• Nenhum resultado encontrado

PARTE II Sexualidade: Vamos

2. Estratégias de Análise de Dados

2.1 Método Qualitativo - Análise de notas de campo

Tal como foi referido anteriormente, na presente investigação, utilizou-se como intrumentos de recolha de dados qualitativos a observação participante e a elaboração de notas de campo.

As notas de campo têm a limitação de já serem reflexo da análise que o investigador faz da situação, no entanto, é possível torná-las mais fiáveis. Em relação à recolha das notas, Silverman (2000) considera importante seguir duas regras: registar o que se vê e ouve e expandir as notas para além das observações imediatas. Estas sugestões foram levadas em conta, tendo-se elaborado as notas de campo obedecendo aos quatro passos propostos por Spradley (1979 cit. in Silverman, 2000):

− Expandir as notas o mais cedo possível depois de cada sessão;

− Fazer um registo de problemas e ideias que surjam durante as sessões; − Fazer um registo provisório de análises e interpretações.

Silverman (2000) afirma ainda que nos estudos qualitativos raramente estão disponíveis as notas de campo ou as transcrições e que isso poderia ser uma estratégia importante por permitir a quem lê os estudos validar as interpretações e conclusões a que se chegou. Todas as notas de campo do presente estudo encontram-se em anexo, em suporte informático.

No final da intervenção, procedeu-se à análise de conteúdo das notas de campo de todas as sessões. A análise de conteúdo é um conjunto de técnicas de análise das comunicações, que utiliza procedimentos sistemáticos e objectivos de descrição do conteúdo das mensagens e envolve três etapas (Bardin, 2006): a) fase de categorização, através da classificação dos elementos de significação que constituem a mensagem vão- se atribuindo categorias aos segmentos das comunicações; b) fase de inferência, através da análise das mensagens inferem-se dados e informações acerca do emissor da mensagem ou dos seus contextos de vida; e c) fase de interpretação, na qual se atribui significado ao texto analisado.

No sentido de tornar mais fiável a análise efectuada, todas as notas de campo foram lidas por dois juízes independentes e discutidas no âmbito do Seminário de Orientação, tendo sido feitas algumas alterações, nomeadamente ao nível da codificação, de modo a alcançar-se consenso.

2.2 Tratamento estatístico

Nos dois instrumentos realizou-se uma análise descritiva univariada e multivariada, ou seja, analisou-se cada uma das variáveis seleccionadas, individualmente ou cruzando-as com outras variáveis, efectuando-se a análise de frequências para as variáveis qualitativas e o cálculo de médias e desvios-padrão para as variáveis quantitativas.

Além destes procedimentos, em relação à segunda parte da ECAS, começou-se por realizar uma análise da consistência interna (Cronbach), no sentido de verificar a existência ou não de itens que afectassem a consistência da análise dos dados da

escala. Foram retirados os itens que faziam baixar a consistência da análise. Após este primeiro procedimento, realizou-se uma Análise Factorial de Componentes Principais, com rotação Varimax. Os critérios definidos para a análise de componentes (ou factores) principais foram:

- Regra de Kaiser, são retidos os factores com valores próprios superiores a 1; - Inclusão, no mínimo, de três itens em cada factor;

- A percentagem da variância total que é explicada pela solução factorial deve ser superior a 45%;

- Uma análise de consistência interna total com um bom grau de fidelidade, ou seja, resultados do alpha de Cronbach iguais ou superiores a 0,7;

- Solução factorial coerente.

Quanto aos critérios para reter um item num factor foram tidos em conta os seguintes:

- Saturação igual ou superior a 0,4 no factor hipotético;

- Análise de consistência interna de cada factor (resultados do alpha de Cronbach iguais ou superiores a 0,7);

- A retirada do item não deveria fazer baixar a fidelidade do suposto factor; - Item não redundante com outro item no mesmo factor.

Foram também eliminados da análise os itens que apresentavam valor negativo na matriz invertida pelo método varimax, dado que estes afectam a consistência dos componentes.

Através da Análise Factorial de Componentes Principais verificou-se a existência de 8 componentes. Após a eliminação dos itens com valor negativo e observação da matriz de componentes foram excluídos dois por não incluírem pelo menos três itens (segundo o critério previamente definido). Chegou-se assim a uma solução final com 6 componentes principais e 25 itens.

Uma vez neste ponto procedeu-se à testagem da normalidade da amostra, procedimento que não verificou este importante pressuposto. Assim, tendo em conta que o principal construto que interessava avaliar eram as atitudes sexuais e mais especificamente o liberalismo/conservadorismo, foi feita uma análise dos itens com o objectivo de determinar a sua validade de conteúdo. Segundo Almeida & Freire (2003) a validade de conteúdo relaciona-se com encontrar um paralelismo entre aquilo que o teste pretende avaliar e o conteúdo dos itens que o compõem. Segundo os autores, através de

uma tabela de especificações pode analisar-se em que medida os aspectos mais importantes da definição operacional do construto aparecem reunidos nos itens da escala, salvaguardando-se o critério da relevância. A mesma tabela permite verificar se os itens que aparecem com maior frequência ou ponderação correspondem às definições mais importantes da descrição do construto (critério de representatividade). Seguindo as orientações destes autores, realizou-se essa análise dos itens e chegou-se a uma selecção dos 20 itens que mais se relacionam com o construto de liberalismo/conservadorismo, tendo-se optado por calcular um score total desse conjunto de itens. Tendo em conta que a análise na base desta selecção de itens se trata de uma análise qualitativa, substantiva e bastante difícil (ibidem), calculou-se uma correlação não paramétrica de Spearman para cada item e o resultado da escala total, tendo-se concluído perante os resultados que estes itens medem, de facto, o mesmo construto. Por fim, realizou-se uma análise de medidas repetidas, no sentido de verificar a existência ou não de diferenças significativas entre os grupos nos três momentos de avaliação.

Como suporte para o tratamento dos dados e realização das análises estatísticas atrás referidas foi utilizado o software SPSS 13.0, versão para Windows.

3. Apresentação de resultados