• Nenhum resultado encontrado

3 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

3.1 ESTRUTURA CURRICULAR

A concepção do currículo e organização didático-pedagógica prima pela adequação à missão das Faculdades da UPIS, às diretrizes curriculares nacionais e à inovação das áreas profissionais do egresso, considerando-se a vocação econômica regional e nacional, de maneira articulada com as demandas sociais e as necessidades profissionais do mercado de trabalho e à formação generalista do Médico Veterinário.

A estruturação do curso é semestral, com a realização de dois ingressos por ano, o prazo mínimo para a sua conclusão é de dez semestres. O curso é diurno, período integral, sendo os semestres pares ofertados no turno matutino e os ímpares no vespertino.

A organização curricular do curso, em relação ao ciclo de formação básica profissional e ao ciclo de formação profissional está vinculada às três grandes áreas de conhecimento e atuação explicitadas nas Diretrizes Curriculares: Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas e Sociais, e Ciências da Medicina Veterinária.

Ciências Biológicas e da Saúde – este eixo pretende que o aluno conheça a unidade estrutural e os mecanismos funcionais de diferentes espécies animais. E assim correlacione os componentes da cadeia de transmissão das doenças e os mecanismos de imunidade, compreendendo o desenvolvimento do processo saúde- doença. Contempla também os conteúdos (teóricos e práticos) de base moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, bem como processos bioquímicos, biofísicos, microbiológicos, imunológicos, genética molecular e bioinformática em todo desenvolvimento do processo saúde-doença, inerentes à Medicina Veterinária

Ciências Humanas e Sociais – propõe que o aluno compreenda o ser humano como um ser histórico e socialmente determinado, analise os diferentes modos de produção da sociedade e as suas formas de organização. Neste eixo estão incluídos os conteúdos referentes às diversas dimensões da relação indivíduo/sociedade, contribuindo para a compreensão dos determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais e conteúdos

17 envolvendo a comunicação, a informática, a economia e gestão administrativa em nível individual e coletivo.

Ciências da Medicina Veterinária – este eixo pretende que o aluno conheça os sistemas de criação, reprodução e exploração de animais de interesse econômico e ecológico. Compreenda o processamento, padronização, conservação e inspeção higiênica e sanitária dos produtos de origem animal. Adquira conhecimentos clínicos, cirúrgicos e de fisiopatologia da reprodução com ênfase nos aspectos semiológicos e laboratoriais, visando a determinação da etiopatogenia, do diagnóstico e dos tratamentos clínicos ou cirúrgicos das enfermidades. Discuta as atividades relacionadas ao planejamento em saúde, à epidemiologia, ao controle e erradicação das enfermidades infectocontagiosas, parasitárias e zoonoses, saneamento ambiental, produção e controle de produtos biológicos. Estão incluídos neste eixo os conteúdos teóricos e práticos relacionados com saúde-doença, produção animal e ambiente, com ênfase nas áreas de Saúde Animal, Clínica e Cirurgia veterinária, Medicina Veterinária Preventiva, Saúde Pública, Zootecnia, Produção Animal e Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal, contemplando os seguintes conteúdos teóricos e práticos:

a) Zootecnia e Produção Animal - envolvendo sistemas de criação, manejo, nutrição, biotécnicas da reprodução, exploração econômica e ecologicamente sustentável, incluindo agronegócios.

b) Inspeção e Tecnologia dos Produtos de Origem Animal - incluindo classificação, processamento, padronização, conservação e inspeção higiênica e sanitária dos produtos de origem animal e dos seus derivados.

c) Clínica Veterinária - incorporando conhecimentos de clínica, cirurgia e fisiopatologia da reprodução com ênfase nos aspectos semiológicos e laboratoriais, visando a determinação da etiopatogenia, do diagnóstico e dos tratamentos médico ou cirúrgico das enfermidades de diferentes naturezas.

d) Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública - reunindo conteúdos essenciais às atividades destinadas ao planejamento em saúde, a epidemiologia, controle e erradicação das enfermidades infectocontagiosas, parasitárias e zoonoses, saneamento ambiental, produção e controle de produtos biológicos.

3.1.1 Histórico

Em 1998 ao iniciar o curso de Medicina Veterinária foi implementado o currículo de número um, o qual têm sido atualizado de forma a atender as necessidades emergentes, às mudanças de mercado e às Diretrizes Curriculares Nacionais da Medicina Veterinária (Resolução CNE/CES 1, de 18 de fevereiro de 2003) além de aprimorar a distribuição das disciplinas dentro da matriz curricular ao longo do curso. Pequenas alterações de ajustes de disciplinas aos semestres foram realizadas nas estruturas curriculares do número dois ao número quatro atendendo às demandas do curso

A versão cinco foi implementada no segundo semestre de 2014 quando houve uma mudança significativa na estrutura curricular, introduzindo-se as disciplinas optativas e atividades complementares. No semestre seguinte houve a alteração para melhor distribuição de disciplinas e atividades complementares.

Sendo possível aos alunos do currículo cinco passar para o seis. Em 2017 e em 2018 novas redistribuições de disciplinas aconteceram alterando para a oitava versão.

3.1.2 Matriz Curricular

A Matriz Curricular em vigor no Curso de Medicina Veterinária é a de nº 08 a qual está demonstrada no Quadro 1.

Quadro 1 – Matriz curricular vigente do Curso de Medicina Veterinária, onde COD = código da disciplina; SEM = semestre; CH = carga horária; CR = créditos; SP = semi presencial; Pré-requisitos representados pelos dois últimos algarismos do código da disciplina.

COD DISCIPLINAS SE

19

033 19, 21, 24, 27

CLÍNICA MÉDICA DE ANIMAIS DE

COMPANHIA I 07

CLÍNICA MÉDICA DE ANIMAIS DE

COMPANHIA II 08

16,24, 25, 27, 28,

30, 32, 38, 39, 41, 060 04

21 0411-09-

059 DOENÇAS INFECCIOSAS 08 26, 27, 35 090 06 0411-09-

060

CLÍNICA CIRÚRGICA DE ANIMAIS DE

COMPANHIA 08 16, 24, 27, 30, 33,

10 Todas as disciplinas

anteriores 510 34

TOTAL DE DISCIPLINAS CH

SOMA PRESENCIAIS OBRIGATÓRIAS 3780

SOMA SEMI PRESENCIAIS 150

SOMA TCC+AC 750

SOMA TOTAL MEDICINA VETERINÁRIA 4680

Para obter o grau de Médico Veterinário, o estudante deverá cumprir o total de 4680 (quatro mil seiscentos e oitenta) horas aula relativas ao currículo pleno proposto.

Documentos relacionados