• Nenhum resultado encontrado

5 PERCURSO METODOLÓGICO

5.5 ESTRUTURA DAS OBRAS

5.5.1 Estrutura da Coleção Projeto Teláris: Português

A coleção Projeto Teláris: Português dos anos finais do Ensino Fundamental apresenta, em todos os volumes, uma introdução, com questões sobre a língua, e quatro unidades temáticas. As autoras, na introdução dos LDP, trazem textos e um conteúdo digital (exceto no livro do 9º ano) que contextualizam os assuntos/conceitos que serão trabalhados. No Volume 6 (6º ano), o tema é "Língua: diversidade e unidade"; no Volume 7 (7º ano), abordam "Língua: origem e influências"; no volume 8, enfocam "A língua e as transformações no tempo"; e, no volume 9 (9º ano), a temática é "A língua na era da informação".

Cada uma das quatro unidades é composta por dois capítulos. No início de cada unidade aparece um texto imagético e questões sugeridas numa seção denominada "Ponto de partida". Cada capítulo enfoca o estudo de um gênero discursivo, tendo como base o(s) texto(s) apresentado(s) na seção Leitura. Observa- se que há o predomínio de gêneros discursivos de ampla circulação social – debate, biografia, relato de experiência, notícia, cartum, história em quadrinhos, resumo, infográfico, texto publicitário, anúncio, artigo de opinião, propaganda, e gêneros da esfera literária, como poema, conto, crônica, romance. Os gêneros discursivos digitais, foco maior dessa pesquisa, não são, diretamente, contemplados nas seções que enfatizam os gêneros discursivos.

subdivididas em "Compreensão", "Linguagem do texto" e "Construção do texto". Também há a subseção "Conversa em jogo", na qual há uma proposta de argumentação oral relacionada ao texto apresentado. A proposta de se contemplar língua falada no LDP da coleção também aparece na seção "Prática de oralidade". Nela, as autoras objetivam exercitar a habilidade do discente de organizar a fala de acordo com a situação comunicativa proposta e os gêneros discursivos orais sugeridos em cada capítulo.

Logo depois, aparece a subseção "Conexões", que traz textos verbais e não verbais, estabelecendo a intertextualidade e, por vezes, abordagens interdisciplinares. Na seção "Língua: usos e reflexão", aparecem conteúdos ligados a elementos de textualidade (coerência e coesão) e gramática normativa (morfologia e sintaxe), embora as autoras, na apresentação do livro, declarem que a seção tem como objetivo estudar as estruturas linguísticas fundamentais do gênero discursivo trabalhado no capítulo.

Há também a seção "No dia a dia", que contempla a variação linguística e objetiva chamar a atenção para usos da língua que não seguem a gramática normativa. Ao final de cada unidade, a seção Produção de Texto traz propostas de produções textuais escritas e orais, e é acompanhada pelas subseções "Outro texto do mesmo gênero", que oportuniza a leitura de um texto do gênero que está sendo trabalhado, e "Autoavaliação", que sugere a autoavaliação dos discentes acerca do que foi estudado.

A coleção apresenta, ainda, duas seções de conclusão, intituladas "Fechamento das unidades", depois do segundo capítulo de cada unidade com outra autoavaliação, sugestões e a subseção "ponto de chegada", na qual são retomados os conceitos trabalhados na unidade e propõe-se uma produção textual; e a seção "Fechamento do livro", com a subseção "Unidade Suplementar”, na qual são trabalhados conteúdos de ortografia, acentuação e outros conteúdos de estruturas da norma padrão; e a subseção "Projeto de leitura", com textos variados, selecionados para ajudar o aluno a desenvolver com fruição a prática da leitura e, consequentemente, a ampliação de vocabulário, a formação leitora e o exercício da interpretação textual.

5.5.1.1 O livro digital

Como já foi exposto, o Manual do Professor multimídia não chegou às escolas públicas e não está mais disponível no site do PNLD. Assim sendo, a alternativa para a continuação da análise dos objetos educacionais digitais, foi a aquisição dos livros digitais do Projeto Teláris: Português, do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. Cada livro digital do Projeto Teláris foi acessado através de um aplicativo de entrega de livros digitais das editoras Ática e Scipione – o Livrera. O aplicativo possibilita o download do livro e o armazena numa biblioteca virtual; o acesso não exige conexão com a internet.

Em sua constituição formal, o livro digital apresenta, além da reprodução das páginas do livro impresso, um menu digital, na parte superior, onde podem ser consultados o sumário e os OEDs. Além disso, há ferramentas de edição, para inserir marcações e comentários nas páginas, e possibilidades de configuração de leitura (disponibilizando página única e página dupla). Na figura 32, pode-se acompanhar alguns desses recursos.

Figura 32 – Livro digital do sexto ano – Coleção Projeto Teláris: Português (adaptado).

Fonte: Livro Digital – 6º ano, Projeto Teláris: Português, 2015A.

visualização é o de página dupla. Elas representam, nesse primeiro contato com o livro digital, a reprodução do livro impresso. As particularidades do livro digital começam a aparecer quando se aciona o menu: a seta vermelha indica a janela que se abre ao clicar no link dos OEDs e a seta amarela demonstra o espaço de anotações, que pode ser utilizado pelo leitor, como foi feito no exemplo. No canto esquerdo da figura, percebe-se que o ícone indicativo de conteúdo digital está destacado em amarelo, o que foi possível graças à ferramenta “inserir marcações”. O OED disponível na página 21 pode ser acessado com um clique sobre o ícone, que dará origem a outra página. Nela aparece o vídeo de um violeiro narrando um causo. Esse recurso multimídia, segundo as autoras, facilita o trabalho com a oralidade e a expressão corporal. Ele será melhor explanado no capítulo sete, assim como os outros objetos educacionais digitais selecionados como parte dos

corpora.