• Nenhum resultado encontrado

Para classificar as relações estabelecidas entre as dimensões e decisões de direcionamento de uma pesquisa, indicando a consistência metodológica da intervenção científica, Mazzon (2018) propôs um instrumento de análise focado na questão da aderência e da compatibilidade entre modelo de pesquisa, objetivos da pesquisa, hipóteses de pesquisa e técnicas de análise. Essas etapas são planejadas para tratamento dos dados em termos qualitativos (Telles, 2001).

De forma conceitual, esse instrumento, denominado de Matriz de Amarração, é composto como uma estrutura matricial, comparando as decisões e definições de pesquisa, como exposto na Tabela 1, de forma simplificada.

Tabela 1 – Matriz de amarração da tese

Questão central da tese: Como ocorre a implementação coercitiva de métodos ágeis no ambiente de gerenciamento de projetos em práticas culturalmente dissonantes?

Objetivo geral da tese: Analisar o baixo grau de Cultural Fit, quando aplicadas práticas coercitivas, na implementação de métodos ágeis no ambiente de gerenciamento de projetos

Justificativa de distinção dos estudos Justificativa de interdependência dos estudos O estudo 1 é uma revisão sistemática da literatura, para melhor compreensão do

construto de Cultural Fit, para ter acesso ao referencial teórico e poder enquadrar o construto para o contexto do ágil. O estudo 2 é um estudo qualitativo e exploratório, para compreender o problema de Cultural Fit em uma imposição de prática coercitiva, no caso do ágil. O terceiro estudo, contém um framework para contribuir e orientar as empresas e praticantes, contendo recomendações para a implementação de métodos ágeis no ambiente de gerenciamento de projetos, cujas práticas e cultura são dissonantes

O estudo 1 é uma revisão sistemática da literatura sobre Cultural Fit, para dar suporte ao referencial teórico do artigo empírico. Em especial, aponta para a lacuna de avaliar o problema de Cultural Fit na imposição de práticas coercitivas, que é o tema do estudo empírico. O segundo estudo responde à lacuna apresentada de forma genérica, ao responder, no ambiente de gerenciamento de projetos, no caso de imposição de práticas de gerenciamento ágil, ao explorar um estudo de caso único. O estudo 3 se relaciona com o estudo 2, ao considerar um framework e orientação prática para o Cultural Fit durante a implementação de práticas do ágil.

Título Questão de Pesquisa Objetivo Geral Pesquisas sequenciais ou simultâneas

Método de pesquisa

Procedimentos de coleta de dados

Procedimentos de análise de dados Estudo 1 Adaptação

cultural a partir da adoção coercitiva de práticas ágeis

Quais elementos estão relacionados aos três pilares (implementação da prática,

aprendizagem coercitiva e mudança cultural) que norteiam o Cultural Fit, a partir da abordagem do sensemaking?

Avaliar os aspectos que

influenciam a

implementação de métodos ágeis coercivamente em ambiente cultural dissonante, a partir da pesquisa em Cultural Fit considerando o sensemaking, com base no framework proposto por Canato, Ravasi e Phillips (2013).

Considerar as

contribuições práticas a partir dos trabalhos revisados, analisadas indutivamente em relação aos resultados e discussão

de artigos de

implementação de projetos ágeis, a partir da

abordagem de

sensemaking.

Revisão Sistemática da literatura

Revisão Sistemática da literatura. Foram considerados artigos de seis principais periódicos dedicados ao gerenciamento de projetos: International Journal of Project Management (H- Index 144); Project Management Journal (H-Index 43);

International Journal of Managing Projects in Business (H-Index 32); International Journal of Project Organisation and Management

(H-O método envolve procedimentos

sistemáticos de coleta de dados, técnicas de análise descritiva e qualitativa dos dados e síntese teoricamente fundamentada.

Index 13);

International Journal of Information Systems and Project Management (H-Index 13).

Estudo 2 Implementaçã o coercitiva de métodos ágeis no ambiente de gerenciamento de projetos.

Como acontece o Cultural Fit (ao longo do tempo) em implementação coercitiva de métodos ágeis?

Entender a adaptação das práticas coercitivas e cultura organizacional na implementação coercitiva de métodos ágeis no ambiente de gerenciamento de projetos.

Fora selecionada uma empresa orientada a

projetos que

implementou métodos ágeis coercitivamente (“top Down”).

Pesquisa exploratória e descritiva a partir de entrevistas e pesquisa documental.

Entrevistas

semiestruturadas com os gestores de projetos, gestores da organização e membros das equipes de projetos de forma longitudinal em três períodos.

Transcrição verbatim e análise de conteúdo qualitativa das entrevistas. Os dados foram tratados com o auxílio do software ATLAS.TI.

Estudo 3 Framework de transformação ágil e cultural:

aplicação a caso real

Como realizar a transformação ágil e cultural, durante a implementação de métodos ágeis, por intermédio de um framework?

Elaborar um framework de transformação ágil e cultural que acompanha qualquer tipo de método ou prática ágil, e em seguida aplicá-lo por meio da apresentação de um caso real.

Demonstração da aplicação do framework de transformação ágil e cultural em um caso dentro de uma empresa prestadora de serviços de telecomunicações.

Pesquisa exploratória e descritiva a partir de entrevistas e pesquisa documental.

Entrevistas

semiestruturadas com gerentes de área, consultores de projetos para levantamentos dos resultados após

aplicação do

framework de transformação ágil e cultural

Apresentação do framework de transformação ágil e cultural e aplicação em um caso real dentro de uma empresa.

Nome e tipo de produto

Descrição Aderência Impacto Aplicabilida

de

Inovação Complexidade

Produto Tecnológ ico

Produto bibliográfico na forma de artigo

técnico/tecnol ógico - artigo apresentando de forma prática o Framework

Apresentar aos gerentes de projetos e executivos as recomendações,

quando da

implementação de métodos ágeis em gerenciamento de projetos em ambiente cultural distinto.

Alta - Relação prática com a pesquisa na linha estratégica e gerenciamento de projetos de tecnologia.

Médio - O impacto do framework nas empresas é médio, pois é sugerido para o processo organizacional quando a empresa aplica métodos ágeis de forma coercitiva e necessita realizar mudança cultural.

Alta - O framework é de fácil aplicação.

Em termo de abrangência aplicada envolve projetos e ambientes da empresa que

Alto - Produção com alto teor inovativo pois é novo e inédito, inicialmente com uso discreto e futuramente intensamente

utilizado.

Alto - grau de interação entre entrevistados, para elaborar novos procedimentos e utilizar

o framework

interferindo,

especificamente, no nível operacional da organização.

produto da tese.

podem realizar transformaçã o cultural

para a

aplicação prática de métodos ágeis.

Fonte: elaborada pela autora

Outro desdobramento da maior importância em relação ao uso da Matriz de Amarração é a facilitação da identificação ou da definição das variáveis de pesquisa a serem adotadas, em relação às decisões quanto a modelo, problema, questões e técnicas tendem a apontar para os indicadores necessários ou, de outra forma, a fornecerem suporte para a análise e a validação das variáveis eleitas (Telles, 2001).

2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Conforme objetivo apresentado anteriormente, este trabalho realizou um estudo com predominância qualitativa, ou seja, exploratório (qualitativo), suportado, inicialmente, por uma revisão sistemática da literatura sobre Cultural Fit e, em seguida, realizar uma pesquisa exploratória e descritiva, a fim de compreender a adaptação das práticas e cultura organizacional na implementação de métodos ágeis no ambiente de gerenciamento de projetos.

Finalmente, há a elaboração de um framework de transformação de ágil e cultural, previamente aplicado em um caso real, para ser apresentado por meio de um artigo técnico/tecnológico a ser publicado em uma revista técnica.