• Nenhum resultado encontrado

ESTRUTURA DO TRABALHO: O ritual da lunação

No documento praticas-wicca-brasil.pdf (páginas 184-188)

A base litúrgica e prática desse trabalho se baseiam em um ritual Wiccaniano. Os rituais servirão como ponta-pé inicial da construção dos Templos interiores e do rosário em si. esse trabalho deve ser feito todas as semanas, mas cada FACe da Deusa deve ser “penetrada” uma vez ao mês, vivenciado-a por uma lunação completa.

O ritual que segue, deve ser realizado no Plenilúnio, com as alterações que você desejar, desde que mantenha a estrutura de conexão com as Deusas da maneira apresentada neste livro. Após o primeiro rito, no plenilúnio, você deve, uma vez por semana, se conectar com essa face da Deusa, até a próxima lunação. Para essas conexões semanais, é preciso somente que seja feita a Meditação onde você reencontra com aquela face especifica e deve ser rezada a oração prévia do rosário. O rosário pode ser rezado quantas vezes e onde você quiser, ele deverá servir como meio de conexão e acesso a essa energia primordial que é a Deusa e não somente durante o ritual ou as Conexões.

esse trabalho é divido em 10 luas, sendo Cada lua, um encontro inicial com um das Faces apresentadas para este trabalho (vide tabela 4), por vezes em cada encontro na seção TAreFAs poderá conter informações

Autoria coletiva da TDB - Tradição Diânica do Brasil • · 185

complementares para serem usadas durante o ritual e outras informações para dar prosseguimento ao próximo encontro.

sugerimos a compra de um Diário, ou um caderno simples, onde você deverá anotar toda sua vivência, insights, e respostas ao questionário. se você já é um@ praticante de bruxaria, muito provavelmente você deve ter um livro das sombras, assim, se preferir, use-o para o mesmo fim.

Abaixo segue a estrutura ritualística do ritual Wiccaniano com a descrição de como deve ser realizado o rito para encontro com a cada face deste trabalho:

PREPARAÇÃO: A preparação é o planejamento do

ritual. ela consiste em como será realizado o ritual, onde, qual lunação, etc. Neste caso tenha em mente que cada face deve ser feita no Plenilúnio, e caso não seja possível, você pode realizá-lo até no máximo no 3º dia da lua Cheia. leia cada face, e prepare seu esbat normalmente, com todos os itens que você deseja usar. O esbat deve ser conduzido por você e, caso esse seja um trabalho a ser vivenciado em Grupo, faça sua lunação conforme o que vocês costumam fazer. lembre-se que essas vivênciassão apenas um complemento vivencial para ser adicionado ao seus ritos de lua Cheia, e não devem substituí-los. se você não realiza rituais na lua Cheia, ou não se considera brux@, mas pagão, e, ainda assim, deseja experimentar essa vivência, aumentando sua conexão com a Deusa, sugiro que comece praticando ritos de esbat, em sua estrutura básica. Há ótimos livros para serem lidos, alguns até gratuitos na Web, e sugerimos essas leituras para que você dê segmento ao trabalho.

Práticas de Wicca Brasil - Saberes da Terra Brasilis

186 · •

O RITUAL:

Limpeza: A limpeza é o momento inicial do ritual, ela

serve para retirarmos todas as energias conflitantes ou não compatíveis com o propósito do ritual. efetue a limpeza como você já o faz de Costume;

Traçado do Círculo: Após a limpeza é o momento de

criar seu espaço ritualístico, seu espaço sagrado. O Círculo é o local onde todas as energias serão mantidas e depois enviadas ao Universo, no intuito de realizar o propósito do ritual em todos os mundos. O Traçado do círculo envolve a invocação de Pontos, a invocação da Deusa Tríplice e seu Consorte o Deus Chifrudo. Neste trabalho, o Deus sempre será deverá ser invocado. Como este é um complemento, as Deusas e Deuses invocados deverão estar de acordo com seu propósito e culto da Lunação específica. Então invoque conforme sua vontade e conexão, mas a Deusa Brasileira da Face que será trabalhada DeVe ser invocada durante essa parte do ritual;

Harmonização: É o momento que você harmoniza

todas as energias do grupo, ou suas para concentrar-se no ritual em si e seu propósito. Há várias harmonizações, faça a sua harmonização com você já esta acostumad@;

Conexão com a Energia Da Deusa: este é o momento

em que você deverá seguir para a Visualização de cada face. É neste momento que você entrará em contato com a Deusa Brasileira. reze seu rosário, e siga os procedimentos de visualização e meditação, contidos em cada face. lembre- se de que este ritual servirá para o Primeiro contato com cada face. Após esse término, anote todas as suas respostas aos questionários que seguem a cada lua, seus insights, anotações em geral. siga normalmente em conexão com o

Autoria coletiva da TDB - Tradição Diânica do Brasil • · 187

Propósito do ritual (Como é um esbat você poderá manter outro propósito e realizar essa conexão com os Deuses invocados da forma como você já procede. lembre-se, este é um trabalho complementar).

Feitiço: Neste momento, você poderá realizar o feitiço

que deseja fazer. ele seguirá o propósito do seu ritual, estabelecido na etapa de Planejamento. este é um momento opcional, onde você irá realizar a magia para modificar a realidade habitual. realize o feitiço conforme a sua vontade e intenção, determinados no seu planejamento.

Cone de Poder: Momento de extravasar as energias

trabalhadas dentro do Círculo Mágico; é o momento em que você comunica a todos os mundos e realidades o propósito do seu ritual. A forma como proceder varia de brux@ para brux@; erga o cone conforme seu costume;

Grande Rito: Todos os rituais Wiccanianos seguem

essa estrutura e este é o momento de celebrar a União da Deusa e do Deus (Divino Feminino e Divino Masculino), representados pela junção simbólica da Taça com e do Athame, relembrando o ato criador e origem da vida.

Celebração: Partilha de comidas e bebidas, dança,

comemoração. Todas as celebrações/rituais Wiccanianos são festivos. Você deve comemorar conforme o planejamento do seu esbat.

Enceramento e desfazer o Círculo: encerre

normalmente seu ritual, se despedindo e agradecendo da Deusa dessa Face e dos Deuses invocados neste ritual.

Até a próxima lunação, reze o rosário ao menos uma vez na semana e, em seguida, vá até o templo da face que você está vivenciando, converse com a Deusa, e reflita sobre cada questão respondida. responda-as de novo. No

Práticas de Wicca Brasil - Saberes da Terra Brasilis

188 · •

final do trabalho com CADA FACE, você deve comparar suas respostas iniciais com as da última semana. (Você deverá responder, no mínimo, 4 vezes os questionários, antes de seguir para a próxima face).

Que seja esse o início de um lindo trabalho com as Deusas Brasileiras. indicamos a leitura do livro “WiCCA BrAsil: GUiA De riTUAis COM As DeUsAs BrAsileirAs” para melhor aproveitamento desse trabalho.

Abençoad@ seja.

No documento praticas-wicca-brasil.pdf (páginas 184-188)