• Nenhum resultado encontrado

A MÁSCARA DO ANIMAL DE PODER

No documento praticas-wicca-brasil.pdf (páginas 64-73)

Anhangá também é o senhor das Feras, conectando- nos às energias telúricas ancestrais e ao poder xamânico dos animais. Como o Deus que faz a ponte entre os mundos, Anhangá pode nos auxiliar no aprofundamento do contato com nosso Animal de Poder, fazendo com que consigamos acessar esta energia de forma mais plena.

Mas, antes que possamos dar sequência a este tema, faz-se necessário explicar um pouco o conceito de animais de poder, que vem do xamanismo. De forma simplificada, acreditamos que, ao nascer, cada pessoa tem designada para si um Animal de Poder que a acompanha durante a vida. Este Animal é ligado à nossa natureza pessoal e é individual. A forma de descobrirmos qual o nosso Animal de Poder é por meio de uma Jornada Xamânica, um rito específico que deve ser conduzido por alguém com experiência em técnicas xamânicas. O contato com o Animal de Poder nos trará como benefício o aprofundamento das características deste animal em particular, bem como um grande nível de proteção; o Animal de Poder nos acompanha sempre e é responsável por nossa proteção.

Tendo isto em mente, vamos dar sequência ao trabalho da máscara para aprofundar estes laços. Caso você ainda não tenha feito uma Jornada Xamânica para descobrir

Autoria coletiva da TDB - Tradição Diânica do Brasil • · 65

qual seu Animal de Poder, trabalhe com o Cervo Branco, a representação mais comum de Anhangá, confeccionando uma máscara do Deus para honrar a energia animal em você.

Você pode utilizar diversos materiais para a confecção de sua máscara, mas recomendamos o uso de gaze de gesso. Para isto, aplique uma camada de óleo de amêndoas ou hidrante em seu rosto para evitar que o gesso grude ao secar. As tiras de gaze devem ser molhadas, o excesso de água removido e então colocadas sobre o rosto, usando os dedos para fazer os contornos com suavidade. espere secar por alguns minutos e então retire o molde de seu rosto. Você pode usar pó de gesso para deixar a superfície mais uniforme. A máscara pode cobrir seu rosto por completo ou apenas parte dele; isso depende da sua criatividade e conexão com o Animal de Poder. Como ele deseja ser honrado?

Tendo o molde da máscara pronto e seco, você pode pintá-lo e ornamentá-lo de acordo com sua conexão com o Animal. Faça isso de forma ritualística, colocando na máscara seu desejo de aprofundamento no contato com esta energia e, principalmente, sua reverência e respeito a ele. Tenha em mente que você está criando o padrão do rosto do animal sobre sua própria face, mesclando ambas as imagens e reconhecendo o Animal de Poder como parcela de si mesmo. Deixe que o Animal guie você em todo o processo de confecção da máscara e aprenda com ele.

Ao terminar, consagre a máscara com o poder dos quatro elementos, untando-a com essência de almíscar para o Deus, pedindo que ele amplie sua conexão e te ensine a trabalhar de modo mais profundo com seu Animal

Práticas de Wicca Brasil - Saberes da Terra Brasilis 66 · •

de Poder. Uma técnica popular de conexão é a dança do Animal de Poder, na qual você imita seus movimentos ou faz aqueles que forem inspirados pelo próprio Animal, para sintonizar-se com sua energia. Deixe a máscara sobre seu altar e use-a em conexões com seu Animal, para honrar sua essência selvagem e a ligação com a natureza e o Deus de Chifres.

ANHANGÁ

(autor desconhecido) Rios e matas, passarela da ilusão, muitas são as máscaras do desfile de assombração Caçador, muito cuidado com o que irás caçar, se for branco, veado, é melhor não atirar.

Se de seus olhos afogueados nem lhe deite um olhar, pois é alma do outro lado, é o encantado Anhangá. Se quiseres boa caça, faz à ele um agrado: na ponta de uma vara, deixa um pouco de tabaco, os fósforos e a mortalha, para que faça seu cigarro. Anhangá quando fuma,

Autoria coletiva da TDB - Tradição Diânica do Brasil • · 67

deixa de assoviar, caçador vai à caça, foi o trato com Anhangá. Anhangá, Anhangá, Anhangá! Anhangá, Anhangá, Anhangá!

• · 69 · •

PArTe 1.1

RITUAIS PARA OS DEUSES

DO BRASIL

• · 71 · •

Q

uando Mavesper Cy Ceridwen escreveu

Wicca Brasil, registrou que faria no futuro, coleta dos mitos do deuses brasileiros em continuidade ao guia de rituais das Deusas brasileiras.

Hoje, apresentamos parte desse compromisso com os rituais para 13 Deuses dos povos indígenas brasileiros. Neste ponto de nosso trabalho, se fazem necessárias algumas observações.

em primeiro lugar, é preciso ponderar quanto dos mitos que sobreviveram das nações indígenas são fiéis às crenças originárias e quanto esses mitos, mesmo repetidos por diversas gerações indígenas, já não expressam seiscentos anos de aculturação cristã.

Cabe a nós wiccanianos nos aproximar das mitologias indígenas que são patrifocais ou tratam de um deus pai criador e único com uma visão critica. se considerarmos um deus como nhanderu como o deus pai todo poderoso dos cristãos, estaremos, por certo, nos afastando do neo

Práticas de Wicca Brasil - Saberes da Terra Brasilis

72 · •

paganismo. Nossa conexão com esses Deuses deve ser completamente livre das crenças patrifocais a fim de que consigamos atingir a camada de mitologia anterior ao patriarcado, como de resto fazemos com diversos outros panteões do mundo.

Ao mencionar o mito e realizar o culto de alguns Deuses , como jaxy ou guaraxy temos para nós que e impossível esquecer que originariamente esses deuses são Cys, ou seja deusas. Acreditamos que cultuar um deus da lua, por exemplo, ao lado da Deusa da lua não prejudicará nosso culto wiccaniano, pelo contrário, o enriquecera. somente por isso criamos os ritos aqui descritos, sugerindo que o approach desses deuses seja feito com cuidado e total respeito ao divino feminino.

Autoria coletiva da TDB - Tradição Diânica do Brasil • · 73

POrONOMiNArÉ – O seNHOr DA

No documento praticas-wicca-brasil.pdf (páginas 64-73)