• Nenhum resultado encontrado

7 O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFC

7.1 Estrutura do Programa

Atualmente, o Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará estrutura-se de acordo com nove linhas de pesquisa. Cada linha organiza as pesquisas em eixos temáticos.

As pesquisas desenvolvidas são articuladas à estrutura por meio das linhas de pesquisa, as quais são organizadas em eixos temáticos, integrando docentes e discentes nas atividades de investigação científica. Desde a entrada no Programa, os alunos do Mestrado e do Doutorado optam por uma das linhas e recebem orientação dos seus respectivos coordenadores.

Mostramos a seguir as linhas de pesquisa28 da atualidade. Registramos, ainda, o foco das investigações inerentes a cada linha, bem como os eixos temáticos de cada uma.

27Sobre formação de professores consultar NÓVOA, A. Os professores e a sua formação, 1997. 28As informações obtidas acerca do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC, das linhas de

pesquisas, de seus objetivos e respectivos eixos temáticos estão disponíveis em: <http://hbn.multimeios.ufc.br/moodlepg/ course/view.php?id=4>.

104

Avaliação Educacional (NAVE)

A Linha de Pesquisa Avaliação Educacional tem por objetivo a análise do desenvolvimento e/ou criação de modelos em avaliação e instrumentos de medidas para uso em sala de aula, em projetos, e em sistemas educacionais. Avaliação do ensino fundamental e médio, de programas especiais e avaliação institucional. Definição e ampliação de instrumentos para avaliar o desempenho das instituições de ensino superior. Esta linha de pesquisa desenvolve suas pesquisas articuladas aos seguintes eixos temáticos:

 Avaliação curricular

 Avaliação do ensino-aprendizagem  Avaliação institucional

Desenvolvimento, Linguagem e Educação da Criança (LIDELEC)

A linha de pesquisa Desenvolvimento, Linguagem e Educação da Criança tem dois grandes focos: a educação de pessoas com deficiências e a educação da criança pequena. Questões históricas, sociais, culturais e políticas relativas ao processo de desenvolvimento humano em ambientes educativos são partilhadas por esses dois focos.

As pesquisas acerca da educação de pessoas com deficiências são desenvolvidas pelo eixo Escola e educação inclusiva, têm se voltado tanto para práticas de intervenção específicas (como as relativas ao processo de aquisição da linguagem escrita por crianças e jovens com deficiência mental ou à aprendizagem de pessoas surdas ou com deficiência visual em contextos educativos), como a promoção da inclusão escolar nas redes regulares de ensino, na perspectiva de que esta inclusão constitui parte do processo de promoção da qualidade da educação oferecida a todos os usuários destes contextos.

As pesquisas relativas à Educação Infantil centram-se nas práticas pedagógicas e na formação de professores, havendo também interesse nas políticas públicas voltadas a essa etapa da educação. As práticas pedagógicas são tratadas numa perspectiva ampla que tem como referência a Pedagogia da Infância (eixo Educação infantil: práticas pedagógicas e formação de professores), mais focada nas práticas voltadas à aquisição da linguagem oral e escrita e trabalho com a Literatura Infantil (eixo Aprendizagem e ensino da linguagem escrita) ou nas práticas lúdicas (eixo Práticas lúdicas, discurso e diversidade cultural).

A formação de professores é um tema importante para a linha Desenvolvimento, Linguagem e Educação da Criança, sendo investigada tanto a formação para o trabalho com

105

pessoas com deficiências (no eixo Escola e educação inclusiva) como para a Educação Infantil (no eixo Educação Infantil: práticas pedagógicas e formação de professores). As pesquisas desenvolvidas por esta linha de pesquisa encontram-se articuladas aos seguintes eixos temáticos:

 Aprendizagem e ensino da linguagem escrita

 Educação infantil: práticas pedagógicas e formação de professores  Escola e educação inclusiva

 Práticas lúdicas, discurso e diversidade cultural Educação, Currículo e Ensino (LECE)

A linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino desenvolve estudo dos aspectos filosóficos, históricos, socioantropológicos, organizacionais e metodológicos do currículo, ensino e formação docente no âmbito das Ciências Humanas, Exatas e da Natureza, incluindo a análise do processo de implantação e de utilização de novas tecnologias na Educação. As pesquisas desenvolvidas por esta linha de pesquisa encontram-se articuladas aos seguintes eixos temáticos:  Currículo  Ensino de Ciências  Ensino de Matemática  Ensino de Música  Formação de professores

 Tecnologias digitais na educação História e Memória da Educação (NHIME)

Esta linha estuda a história do Ceará, tendo como critério a compreensão da nossa história educacional, tomando como fonte bibliográfica três diferentes grupos de autores: escritores da literatura de ficção, historiadores diletantes e pesquisadores acadêmicos. Proporciona o cotejo e o cruzamento dessas diferentes produções, com a intenção de levar o neófito pesquisador ao entendimento da história como um campo fértil, interdisciplinar e composto por contribuições diversas, que se faz por meio da discussão teórica, metodológica e epistemológica.

106

Propõe-se ainda, contribuir com a formação de pesquisadores na área de História e Memória da educação, na medida em que possibilita ao mestrando a leitura de escritores e historiadores cearenses. Os autores que compõem a leitura, a ser estudada, são catalogados em três grupos: escritores da literatura de ficção, historiadores diletantes e pesquisadores acadêmicos. O primeiro grupo não tem a pretensão de fazer história. O senso estético é a força que movimenta suas produções. Verossimilhança à parte, em tais obras se evidencia um fundo histórico na narração. Por isso, a leitura dos romances permite traçar alguns contornos da realidade social e educacional cearense, no contexto em que o enredo se desalinha. O segundo grupo é composto por historiadores diletantes. São pessoas ocupantes de funções públicas ou profissionais liberais que abraçam, com paixão e zelo, o desejo de recompor momentos da história do Ceará. Tais estudos, independentes de uma condução epistemológica feita pela academia, guiam-se pelo bom senso estético e meticuloso do pesquisador, fundamentado em fontes documentais e/ou orais.

O terceiro grupo é composto por autores cujas produções nascem de pesquisas desenvolvidas e orientadas pelo núcleo de História e Memória (NHIME), do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC. Ao contrário das demais, são estudos que cumprem requisitos e etapas, de acordo com uma exigência institucional. A intenção com as pretendidas leituras é levar o neófito pesquisador ao entendimento da História como um campo fértil, interdisciplinar e diverso, um vale de possibilidades, onde existem territórios sem feudos, cuja apropriação dos achados, contidos em cada uma dessas obras, seja útil na condução da pesquisa de cada um. As pesquisas desenvolvidas por esta linha de pesquisa encontram-se articuladas ao eixo temático História da Educação

História da Educação Comparada (HEC)

A Linha de Pesquisa História da Educação Compara desenvolve o estudo de perspectivas, teorias e métodos das chamadas Ciências Humanas, no campo da História, Sociologia, Psicologia e Antropologia, de modo a discutir possibilidades teórico- metodológicas para a pesquisa educacional comparada e de novas contribuições teórico- metodológicas.

107

Filosofia e Sociologia da Educação (FILOS)

A linha de pesquisa Filosofia e Sociologia da Educação tem por objetivo discutir temas e problemas relacionados à Educação, sobretudo à Educação Brasileira, a partir de perspectivas teóricas diversas no âmbito da Filosofia e da Sociologia. Por outro lado, esse esforço teórico volta-se eminentemente para as questões que, em se tratando da Educação, vêm se apresentando como desafiantes em nossa contemporaneidade. As pesquisas desenvolvidas por esta linha de pesquisa encontram-se articuladas aos seguintes eixos temáticos:

 Economia Política, Sociabilidade e Educação  Filosofia, Cultura e Memória

 Filosofias da Diferença, Antropologia e Educação Trabalho e Educação (T E)

A Linha de Pesquisa Trabalho e Educação tem por objetivo contribuir com a reflexão atinente ao campo da relação trabalho e educação, tal como se efetiva sob a vigência das leis que determinam o modo de ser das relações capitalistas contemporâneas, e de participar do amplo debate sobre o papel do Estado capitalista e da educação nesta quadra histórica. Professores e alunos (mestrandos/as e doutorandos/as) membros dessa linha de pesquisa tomam como referencial teórico-metodológico básico a Ontologia marxiana, desenvolvida posteriormente por Gramsci e Lukács, e na contribuição de intelectuais marxistas contemporâneos.

Marxismo, Educação e Luta de Classes (E-LUTA)

A linha Marxismo, Educação e Luta de Classes pretende aprofundar a investigação em torno dos elementos essenciais de compreensão do trabalho como fundamento ontológico do processo de reprodução social (Marx; Engels; Gramsci; Lukács); sobre esta base, permitindo o tratamento do complexo educacional, numa perspectiva histórica, como na contemporaneidade, de forma a recuperar as devidas conexões ontológicas entre uma proposta de educação emancipadora e a revolução socialista. Assume como marca investigativa, por excelência, a análise radical e contextualizada dos fenômenos sociopedagógicos, ancorada na crítica marxista ontologicamente perspectivada. Nesse sentido,

108

busca desvelar as mediações fundamentais que vinculam os chamados novos paradigmas epistemológicos afinados com as visões pós-marxistas, pós-modernas e neopragmáticas, hoje dominantes no cenário acadêmico e político-sindical e o processo de reprodução do capital, no contexto de sua crise estrutural (Mészáros). As pesquisas desenvolvidas por esta linha encontram-se articuladas aos seguintes eixos temáticos:

 A Relação teoria-prática e o problema da transição socialista  Ontologia marxiana e educação

Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola (MSEPE)

A linha de pesquisa Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola tem como objetivo o estudo das diferentes formas de educação que se correlacionam com os movimentos sociais, compreendendo seus objetivos, funções, estrutura e funcionamento. Análise das condições sob as quais operam os programas e as práticas educativas desenvolvidas pela escola na produção do saber social e sua apropriação. As pesquisas desenvolvidas por esta linha encontram-se articuladas aos seguintes eixos temáticos:

 Educação ambiental, juventude, arte e espiritualidade

 Educação de Jovens e Adultos, dinâmicas sociais no campo e na cidade e políticas públicas

 Sociopoiética, cultura e relações étnico-raciais

Apresentamos nesse item a estrutura atual do Programa, suas linhas de pesquisa, o objetivo que norteia a investigação científica em cada linha e os eixos temáticos nos quais as pesquisas se organizam. A estrutura atual do Programa reflete a sua evolução histórica. Convém lembrar que nos meados da década de 1960, a Faculdade de Educação já era considerada referencial no campo da pesquisa educacional no Estado do Ceará. Desse modo, a estrutura atual, constituída por nove linhas de pesquisa, as quais se organizam em 22 eixos temáticos, vem demonstrar a consolidação do Programa como referencial no campo da pesquisa educacional, não mais apenas para o Estado do Ceará, mas para toda a região Nordeste.

Outrossim, por analisarmos a socialização da produção do Programa para com a escola pública, neste exame da estrutura do Programa, buscamos, também, identificar a relação entre as linhas de pesquisa/eixos temáticos e as práticas curriculares que se desenvolvem na escola. Sob este aspecto, a leitura dos nomes dos eixos temáticos revela que

109

há uma relação intensiva da pesquisa que o Programa desenvolve com a escola. Tal relação também foi confirmada na fala de um professor-coordenador, que disse:

[...] pelo que eu conheço essa é uma preocupação geral do Programa e se examinados os eixos, as denominações dos eixos, [...]os títulos das dissertações e teses que são defendidas e acolhidas há como você identificar esse compromisso e essa preocupação com a questão da escola pública. (Professor-coordenador 02).