• Nenhum resultado encontrado

Estudo de caso Aplicações online de aprendizagem de PLNM

CAPÍTULO II – ENQUADRAMENTO TEÓRICO

2.1. O PAPEL DO E-LEARNING NA EDUCAÇÃO EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

2.1.9. Estudo de caso Aplicações online de aprendizagem de PLNM

Quanto ao recurso da utilização simples de páginas Web, importa realçar a importância de aplicações que hoje em dia se pode ter acesso e que cada vez mais são numerosas e aperfeiçoadas, que se podem revelar muito práticas e menos entediadas que o uso do livro. Sob todas essas perceções, investigamos neste trabalho a utilização destas aplicações online, como a ferramenta social e interativa, cujos conteúdos e processos de ensino contemplam tanto ao professor quanto ao aprendente, numa experiência que possibilita um envolvimento entre mestre-aprendente e aprendente-aprendente na busca do desenvolvimento de habilidades comunicativas em outras línguas.

54

Entre estas, importa destacar a MosaLingua, Babbel, LiveMocha e Busuu que propõem aprendizagem de diversas línguas estrangeiras. Estas aplicações podem ser usadas em simples Smartphones, Android, Phone, iPod Touch, iPad e Android. e outros meios tecnológicos, facilitando ao utilizador na memorização de vocabulário recuperado numa base de dados interna das referidas aplicações. Em suma, elas permitem uma aprendizagem interativa e dinâmica e permitem melhorar a escrita e inclusivamente a compreensão, graças à possibilidade de ouvir os registos de áudio. Para além disso, a aprendizagem é centrada nas situações da vida quotidiana e com testes interativos permitindo medir os resultados. Os utilizadores das aplicações podem igualmente trocar entre eles e partilhar seus resultados com a comunidade.

Inúmeros benefícios possuem estas aplicações, mas entres elas, a mais cativante ao aprendente é o facto de termos acesso 24h/24h, sem necessidade de recorrer ao professor e despojados de livros e dicionários dispendiosos e densos. Por outro lado, demonstra que a ênfase na interação incrementa na satisfação do aprendente com o processo ensino- aprendizagem via Internet. A interação nestas aplicações encoraja o pensamento crítico, a solução de problemas, análise, integração num ambiente totalmente virtual.

Como estudo de caso, apresenta-se em análise o site Livemocha, pelo facto de ser considerada como uma rede social, curso virtual de ensino de línguas que adota em seus princípios metodologias de ensino de idiomas a partir dos usos efetivos destes como prática social, destinada para a aprendizagem/ensino de línguas estrangeiras nomeadamente do PLE.

Conforme o site do Livemocha indica, “Our methodology is structured around the

Whole-Part-Whole learning model.” Dividindo-se em três pilares fundamentais: na

55

O Livemocha presenteia materiais didáticos de utilização mundial desenvolvidos por Pearson1 e Harper Collins2 , além de ensino gratuito e cursos online em mais de 32 idiomas, com níveis que variam entre o básico e o intermediário. No entanto, por uma questão de sustentabilidade do serviço, o site propõem uma instrução adicionalmente personalizada através de cursos pagos, disponíveis para as línguas espanhola, francesa, inglesa, alemã, espanhola e italiana, pagos em dólar.

Figura 5 - Aplicação online do LiveMocha Fonte: livemocha.com

A grande vantagem de utilização desta aplicação, diz respeito à possibilidade de desenvolver habilidades comunicativas, dentre as quais se destacam o processo de compreensão e produção escrita (ler/escrever) e o processo de compreensão e produção oral (ouvir/falar). Em suma, conclui-se a grande utilidade, pois a grande maioria de sites não possuí a assimilação de todos estes elementos no desenvolvimento do PLE.

Partindo, para outro meio de aprendizagem temos as ditas páginas Web 2.0, que têm sido utilizados por inúmeros professores do ensino do PLE, a nível internacional. Como

56

exemplo, apresentaremos um site pedagógico pelo professor José Batista que mencionou a utilidade deste mediante a seguinte declaração oficial no seu site:

“A implementação do Projecto Educacional em contexto educativo permitiu constatar que as ferramentas tecnológicas têm efectivamente enormes potencialidades, quer dentro quer fora da sala de aula, pois, além de “quebrarem” a rotina, contribuíram para a inovação das práticas pedagógicas, despertando a motivação, o interesse e o empenhamento dos alunos, bem como tornaram o processo de ensino e de aprendizagem mais enriquecedor e adaptado às exigências do novo paradigma de ensino, onde os estudantes puderam desenvolver não só competências específicas das diversas disciplinas, mas também a nível das várias literacias, preparando-os, assim, para o presente e para o futuro.O balanço de todo o trabalho desenvolvido no âmbito do Projecto Educacional é, até ao momento, bastante positivo e compensador.” Fonte: http://joseantoniobatista1.blogspot.fr visitado no dia 12/05/13

Este projeto denominado “Navegar é preciso” possui os objetivos seguintes:

 Desenvolver a capacidade de expressão/produção oral e escrita, a literacia digital, a autonomia, o espírito crítico e criativo.

 Conhecer/explorar ferramentas da Web 2.0

 Incentivar os alunos e professores para a utilização das TIC em contexto educativo;

 Criar/publicar conteúdos diversos;

 Promover o trabalho colaborativo e a partilha de saberes e experiências;

 Contribuir para uma aprendizagem mais estimulante, significativa e inovadora; Como refere o autor deste projeto que veio a comprovar a mais-valia das ferramentas tecnológicas no novo paradigma de ensino, pois têm efetivamente enormes potencialidades, quer dentro quer fora da sala de aula, estimulando ainda mais a vontade de aprender uma LE.

57

Conclui-se, assim que qualquer que seja a tecnologia utilizada na aprendizagem em contexto modalidade via E-learning, é fundamental fazer uma preparação e análise, por parte do professor/tutor, com vista a recorrer aos recursos tecnológicos que permitirão práticas inovadoras e promovam o desenvolvimento linguístico dos aprendentes. Revela-se essencial uma boa organização e a pedagogia mais adequada a este sistema de ensino, de forma como esses recursos serão utilizados garantindo assim uma aprendizagem de qualidade no PLE.