• Nenhum resultado encontrado

Projeto 28: Capítulo um/ Princípios Básicos

3. PROJETO

4.1.3. Estudo e execução

Esta fase do projeto corresponde ao período de elaboração e representação gráfica de ideias expressas em desenhos, esboços, rascunhos, as variações dessas diferentes formas ou soluções, permitirão avaliar qual a melhor escolha gráfica a se seguir no projeto. Nesta fase também definiremos a diagramação e as fontes tipográficas que serão aplicadas no manual.

4.1.3.1. Elaboração de raffes

O objetivo desta fase de criação é produzir várias possibilidades e iniciar a estruturação de uma linguagem gráfica que esteja em conformidade com os aspectos levantados na delimitação do problema.

A partir do desenvolvimento dos raffes, inicia-se a conversão das informações teóricas colhidas, em representações gráficas. Levando em consideração estes aspectos, foram utilizados como referenciais de criação da figura humana, pictogramas e símbolos alusivos a acessibilidade.

Projeto 14: Símbolo Internacional de Acesso e Símbolo Internacional de pessoa com Deficiência Visual Fonte: ABNT 9050 ( 2004, p.18,19)

Projeto 15: Estudo de Representação da figura humana Fonte: AUTOR

Considerando o caráter informativo e social do projeto, torna-se necessário estabelecer uma posição mais conservadora na criação das ilustrações, pois elas possuem o importante dever prático de traduzir as normas técnicas em uma abordagem visual acessível a todos, portanto, não deverá chamar a atenção única e exclusivamente para si, mais estabelecer uma sintonia de forma à complementar o texto escrito. Sendo assim, a figura humana, será representada nas ilustrações através de silhuetas, evitando detalhamento seu detalhamento estético, agregando assim, um conceito mais técnico ao projeto.

Dividiremos a etapa da elaboração de raffes em três sub-etapas, estudo de proporções e desenhos técnicos, aprimoramento do desenho, e a geração de alternativas.

4.1.3.2. Estudo de proporções e desenhos técnicos

A abordagem de normas técnicas instiga a busca por conhecimentos nas áreas relacionadas a ergonomia6 e antropometria7.

Quando falamos em acessibilidade, torna-se fundamental o estudo das medidas humanas e sua eventual interação com equipamentos, máquinas e o ambiente ao seu redor.

Neste sentido, foram elaborados raffes que buscaram se aprofundar de modo mais coerente as medidas humanas, com o objetivo de conhecer seus limites e eventuais limitações. Estes estudos levaram em consideração também, as medidas de alguns equipamentos usados por indivíduos com limitações física, bem como análise de suas dimensões ao portarem os cadeirantes.

Projeto 16: Estudos de Padrões Antropométricos 1 Fonte: AUTOR

6

Ergonomia - é um termo que deriva do grego “ergon”, que significa “trabalho” e “nomos”, que significa “leis ou normas”. De acordo com o DICIONÁRIO AURÉLIO, é o conjunto de estudos que visam à organização metódica do trabalho em função do fim proposto e das relações entre homem e máquina.

7

Antropometria - Segundo DICIONÁRIO AURÉLIO, é o conjunto de técnicas utilizadas para medir o corpo humano ou suas partes.

Projeto 17: Estudo de Padrões Antropométricos 2 Fonte: AUTOR

Os desenhos técnicos , tal qual o estudo das proporções, leva em consideração as medidas, estabelecida neste caso, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ( ABNT), através da NBR 9050/04.

Estas normas tem como objetivo estabelecer padrões adequados a todos os cidadãos de forma inclusiva, independentemente de possuírem ou não limitações físicas.

Projeto 18: Desenho Técnico 1 : Fonte: AUTOR

Projeto 19: Desenho Técnico 2 Fonte: AUTOR

A representação dos desenhos técnicos objetivaram atender aos requisitos de medidas sugeridos na NBR 9050/04, com representações de corte ampliação, salientando quando necessário, a aplicação de cores texturas e placas indicativas, de alerta e comunicacionais.

4.1.3.3. Refinamento do desenho

Nesta etapa da execução do projeto ocorreu o refinamento do desenho, a partir deste momento foram definidos o traço e o estabelecido um padrão ilustrativo.

Projeto 20: Aprimoramento desenho 1 Fonte: AUTOR

Projeto 21: Aprimoramento desenho 2 Fonte: AUTOR

As ilustrações elaboradas nesta etapa do projeto possuem um grau maior de complexidade, pois apresentam mais detalhes e elementos, são composições que caracterizam-se pela interação da figura humana com o ambiente urbano.

4.1.3.4. Geração de alternativas

Após a definição e aprimoramento das ilustrações, chegamos a fase de Geração de alternativas, nesta etapa propomos através de raffes, a estruturação e diagramação e layout dos elementos que serão inseridos nas páginas do manual.

Projeto 22: Estudo Layout Fonte: AUTOR

Os desenhos feitos nesta etapa, ajudaram a definir alguns elementos gráficos que formarão a estrutura do projeto. Na sequência detalharemos tais elementos.

4.1.4. Formato

O formato estabelecido para o projeto é o tamanho A4 (210 x 297mm), com encadernação em brochura, este formato proporciona uma maior visibilidade às ilustrações sem atrapalhar o entendimento do texto escrito. Com o objetivo de reduzir custos, sugere-se que em seu interior, o miolo do manual seja impresso em papel offset não revestido com gramatura mínima de 150 g/m². Na parte externa do impresso (capa) indica-se a utilização de papel couché fosco com gramatura mínima 130 g/m², ou papel cartão com gramatura mínima de 250 g/m².

Uma versão em arquivo formato pdf será disponibilizada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano obras e trânsito do município de Ijuí, o objetivo é esta versão estar futuramente disponível para download no site da Prefeitura Municipal.

4.1.5. Diagramação

A diagramação será feita através de um grid em duas colunas, o objetivo é diminuir o número de páginas e com isso, reduzir os custos de impressão.

Projeto 23: Grid Manual Fonte: AUTOR

Além disso a diagramação em duas colunas possibilitará um maior dinamismo, sem perder o caráter institucional do impresso.

4.1.6. Tipografia escolhida

A escolha da tipografia é o elemento primordial para o bom entendimento de qualquer projeto gráfico. Ao analisarmos os outros elementos constituintes deste projeto (diagramação e ilustrações), podemos supor que, mesmo um manual com problemas de diagramação ou mau ilustrado poderá ser compreendido pelo leitor, se este possuir a escolha tipográfica adequada, em contrapartida o inverso, nem sempre é comprovadamente válido.

Alguns fatores foram preponderantes na escolha tipográfica, entre eles a busca por uma tipografia limpa e legível, levando-se em consideração que o projeto elaborado é um Manual de Acessibilidade a sua leitura também deverá ser "acessível" a todas as pessoas que pretendem lê-lo, sendo estas portadoras, ou não, de limitações visuais. A tipografia é tão importante que possui personalidade própria e à agrega indelevelmente ao projeto, sendo

assim a escolha a ser feita deve estar em consonância com os conceitos pré-estabelecidos no decorrer da pesquisa.

Estabelecendo uma breve análise da parte escrita do projeto, constata-se que a quantidade de texto não é extensa, isto pode ser considerado bom, pois não cansará o leitor durante a leitura, sendo assim, optamos por usar uma fonte sem serifa, propõe-se através desta escolha que a tipografia trabalhe em conjunto com a diagramação e as ilustrações, proporcionando maior entendimento e dinamismo à leitura do manual.

A fonte tipográfica escolhida para compor o projeto foi a Lucida Sans, a escolha se deve ao fato desta fazer parte de uma família tipográfica ampla, considerada uma das mais extensas do mundo, isto por si só já comprova sua viabilidade técnica, além do que a escolha de uma família tipográfica maior proporciona segurança ao designer no momento da criação, pois possibilita a variação do layout do texto sem perder as características fundamentais nem a unidade gráfica.

A organização tipográfica do projeto procedera da seguinte forma; Títulos capa e capítulos - Lucida Sans Seminegrito corpo 60 pts; Títulos principais - Lucida Sans Seminegrito superior a 30 pts; Sub-títulos - Lucida Sans Seminegrito 12 pts; Textos - Lucida Sans Normal 11 pts; Rodapé - Lucida Sans Normal 8 pts; Borda - Lucida Sans Normal 20 pts.

4.1.7. Compilação dos resultados

Esta fase caracteriza-se na aplicação de todos os dados coletados e analisados no projeto, adaptados e convertidos de acordo com as tecnologias gráficas existentes.

4.1.7.1. Vetorização do projeto (modelos virtuais)

Após o desenvolvimento das etapas estabelecidas na metodologia proposta, chegamos através de inúmeros desenhos desenvolvidos de forma manual, ao resultado gráfico considerado mais adequado para o projeto do Manual de Acessibilidade das Vias Públicas do município de Ijuí. Sendo assim, dando prosseguimento a execução do projeto utilizamos como ferramenta de adaptação gráfica o software Corel Draw, que auxiliou na conversão dos desenhos feitos a mão em imagem vetorial.

4.1.7.2. Ilustração

Ao começarmos o processo de digitalização das ilustrações percebemos a necessidade da escolha de uma paleta tonal que se diferenciasse das cores escolhidas para diagramação do projeto. Sendo assim, para execução das ilustrações foram mantidos os tons em azul, a diferença estará na quantidade de preto contida na cor, consistindo assim, em tons de azul mais acinzentado

Projeto 24: Escala tonal escolhida para as ilustrações Fonte: AUTOR

A escala tonal escolhida será a base para a elaboração das ilustrações, entretanto, no decorrer de cada capítulo quando for necessário salientar algum elemento da ilustração as mesmas deverão ser aplicadas em meio-tom e o elemento de destaque deverá assumir cores diferenciadas, mais próximas as naturais.

Fonte:AUTOR

Conforme exemplo mostrado( projeto 10), são apresentadas duas imagens iguais uma executada com as cores padrão escolhidas e outras destacando um único elemento da composição ( calçadas e rampas de acesso a cadeira de rodas).

4.1.7.3. Diagramação do trabalho final

Após serem definidos os elementos que configurarão o projeto, os mesmos foram organizados no grid proposto (conforme projeto 26), com isso busca-se encontrar eventuais erros ou possíveis falhas na diagramação e no layout do manual.

Projeto 26: Variações do Layout na Diagramação Fonte:AUTOR

Esta etapa define a organização dos elementos gráficos do projeto proporcionando a finalização e acabamento do mesmo. As imagens aqui inseridas representam as principais decisões do projeto gráfico adotadas na elaboração do layout do manual. No entanto, a versão parcial do protótipo pode ser observada no apêndice deste trabalho.

Documentos relacionados