• Nenhum resultado encontrado

2. Caracterização da empresa

Neste capítulo pretende-se fazer uma breve descrição sobre a empresa onde foi aplicado o estudo de caso, a Sanitop. A abordagem contempla a história da empresa, a sua missão, valores e visão, a estrutura organizacional e alguns projetos desenvolvidos pela mesma.

A informação apresentada foi recolhida através da investigação de fontes eletrónicas, assim como de elementos facultados por observadores privilegiados.

2.1. Breve história sobre a empresa

A Sanitop foi fundada por Johan Stevens e Elisa Carvalho em 1993 em Viana do Castelo e a sua área de atividade distribui-se, atualmente, por três áreas distintas de produtos:

 Sanitop sistemas: sistemas de instalação;

 Sanitop climatização: aquecimento, energia solar e ar condicionado; e  Sanitop collection: equipamentos sanitários/decorativos.

Trata-se de uma empresa de distribuição e foca, essencialmente, a prestação dos seus serviços nas soluções que permitam elevados níveis de eficiência energética e hídrica, conforto e soluções para reabilitação no setor da construção.

Emprega atualmente 144 colaboradores e dispõe de 17 Centros de Atendimento a Profissionais (CAP) em território nacional e de um armazém e ponto de venda em Maputo, Moçambique. A abertura deste último surge numa lógica de internacionalização num mercado em ascensão e de resposta às solicitações de empresas nacionais a operar nessa região africana, insinuando-se como marco da internacionalização da Sanitop e ponto de partida na aposta de novos mercados internacionais.

Tem como principal objetivo ser reconhecida pelos profissionais como o melhor parceiro em sistemas sanitários e de climatização e tem como prioridade a proximidade com os clientes. Pretende oferecer aos profissionais a melhor relação qualidade/preço, responder às suas necessidades, proporcionar as melhores soluções técnicas, dinamizar uma relação forte entre profissionais e fabricantes e acompanhar a evolução e mutação no mercado da construção.

A empresa considera o ano de 2013 como um ano de mudança e inovação, nomeadamente na introdução de produtos específicos para a renovação das habitações nos CAP, acompanhado de uma reorganização dos produtos em loja, assim como do reforço de stocks e entrada de novas áreas de produto. Também a alteração do sistema de atendimento a internacionalização marcaram esse ano. Para uma melhor compreensão da evolução e crescimento da Sanitop são evidenciados os aspetos principais do seu percurso em anexo (ver Anexo VI).

Assente em três grandes pressupostos “Product Leadership”, “Customer Intimacy” e “Operational Excellence”, a Sanitop pretende desta forma proporcionar uma oferta vencedora no mercado através do melhor produto, do melhor serviço e da melhor performance.

Representante exclusivo de várias marcas em Portugal, a Sanitop distingue-se assim pela aposta em marcas empenhadas na investigação e desenvolvimento de tecnologias de vanguarda, procurando promover aos seus parceiros uma estreita relação com os fornecedores nas diferentes iniciativas que desenvolve, nomeadamente nos Fóruns Sanitop e nas Feiras Profissionais realizados em vários pontos do país.

Presente de norte a sul do país (Figura 5), a Sanitop pretende que os locais de venda sejam caracterizados como serviços de atendimento de proximidade na prestação de apoio técnico e comercial, bem como serviço especializado de assistência técnica para a manutenção dos equipamentos.

Figura 5 - Pontos de venda em Portugal

Fonte: Sanitop, 2014

2.2. Política da qualidade e da responsabilidade social

No âmbito da política da qualidade e da responsabilidade social, Johan Stevens assume como princípios estratégicos da Sanitop a satisfação do cliente, o aperfeiçoamento e inovação, o desenvolvimento sustentável, os compromissos sociais e a melhoria contínua (Stevens, 2011).

Certificada pela NP EN ISO 9001:2008 nas atividades de comercialização de produtos sanitários e de aquecimento e na assistência técnica em caldeiras a gás e gasóleo, pretende ainda a certificação em Responsabilidade Social pela SAI SA 8000:2008 (Social Accountability Internacional) pelo que se encontra em processo de certificação, regendo-se pela mesma.

Apresentam-se então a missão, os valores e a visão da empresa (Stevens, 2011).

Missão:

 Serem reconhecidos pelos profissionais como o melhor parceiro em sistemas sanitários e de climatização;

 Promover soluções que conciliem o conforto e o bem-estar com as necessidades e equilíbrio ambiental e do desenvolvimento sustentável; e

 Dinamizar a colaboração técnica entre os profissionais e os fabricantes Valores:

 Rigor profissional com abertura à mudança;  Espírito de equipa com ambição e humildade; e  Responsabilidade social e ambiental.

Visão:

 Crescimento sustentado com desafios.

2.3. Estrutura organizacional

A estrutura organizacional e os diferentes departamentos da Sanitop distribuem-se da seguinte forma:

Figura 6 - Organigrama da Sanitop

Fonte: Sanitop, 2015

A estrutura logística da empresa apresenta um avançado sistema informático, semi-automatizado, através do WMS (warehouse management systems) onde o controlo dos armazéns é efetuado de forma automatizada, e unidades de kardex para os produtos de reduzida dimensão e rotação média, em que permite controlar em tempo real operações de receção e armazenamento, de picking, packing e expedição, através de equipamentos de digitalização, códigos de barras e rádio frequência. Direção Geral Marketing Gestão de Produto Sistemas Climatização Collection Serviço Após Venda Compras Comercial Profissional Gab. Apoio Técnico Serviço Apoio Cliente Força de Vendas Centro Atend. Profissionais Estúdio Água Comercial Do It Yourself Logística Distribuição Armazém Administrativa Contabilidade Controlo de Crédito Tesouraria Serviços Gerais Planeamento e Gestão Conselho Estratégico Qualidade e Resp. Social Recursos Humanos Sistema Informação e Comunicação Academia

Possui um gabinete técnico que é vital para o sucesso da missão da empresa, que tem como funções a procura de novos produtos nos mercados internacionais, dar apoio técnico do acompanhamento em obra, elaborar estudos, projetos e orçamentos.

Dispõe ainda de um departamento interno especializado em design e comunicação, orientado para o desenvolvimento de estratégias de comunicação e de adequação dos produtos aos contextos em que são utilizados, nomeadamente: catálogos comerciais e técnicos, adaptação de produtos às melhores condições de utilização, conceção de stands para participação em feiras, design de interiores e desenvolvimento de merchandising.

2.4. Projetos

Distinguida pelo seu crescimento e inovação contínuos (Sanitop, 2014), a Sanitop tenta desenvolver iniciativas no âmbito da preocupação pela responsabilidade social e ambiental, propondo iniciativas inovadoras no sentido das boas práticas de gestão, reutilização de materiais, sensibilização para redução de desperdício, otimização de recursos e bens.

Desenvolve iniciativas caracterizadas pelo seu espirito inovador e empreendedor, dos quais se destacam:

 Fórum Sanitop, evento bienal;

 “Inovação Sanitop/IPVC” no âmbito das energias renováveis e eficiência energética;  Academia Sanitop, inaugurada em 2010 em Viana do Castelo, conta já com mais três,

Aveiro, Lisboa e Faro. Trata-se de uma estrutura pedagógica de qualificação de pessoas que pretende promover aos profissionais do setor conhecimento aprofundado das melhores e mais recentes soluções existentes no mercado, dispõe de salas de formação com o intuito de proporcionar formação teórica, técnica e comercial. Considerada como a grande aposta da empresa no futuro;

 Estúdio Água, conceito desenvolvido pela Sanitop. Trata-se de uma estrutura autónoma dentro da empresa mãe, um espaço inovador, um show-room, com a exposição de objetos e conta com a presença de designers, onde são promovidas atividades de consultoria, tal como aconselhamento técnico do produto. Oferece excelentes produtos topos de gama e elevados padrões de eficiência energética e hídrica, tecnologia inovadora e excelência no design; e

 Conceito Homie, desenvolvido pela Sanitop. Tem por objetivo contribuir para o aumento da qualidade de vida das famílias, mantendo e melhorando os níveis de conforto no lar e garantindo uma utilização mais racional da energia, com o desígnio final de redução dos custos associados à fatura energética através de uma resposta integrada e de elevada qualidade. Utiliza tecnologias que permitem preservar o ambiente.