• Nenhum resultado encontrado

3.5. A NÁLISE DAS FICHAS PEDAGÓGICAS DA CAMPANHA D IS MOI DIX MOTS QUE TU ACCUEILLES ,

3.5.3. Etapa 3: Compréhension de manière détaillée

As atividades propostas nesta terceira etapa visam trabalhar a compreensão detalhada da palavra e da crônica estudadas, a fim de fornecer ao aluno meios de entender em detalhes a palavra em questão, ressaltando todos os seus usos e os elos semântico e linguístico associados a ela. Em sua maioria, os exercícios são de caráter fechado e buscam incitar o aluno a articular suas capacidades a fim de reconhecer e fornecer informações precisas, indicar definições específicas em relação às mais gerais dadas pelo texto, associar as palavras trabalhadas na compreensão global com sinônimos que ainda não foram trabalhados etc. São propostas atividades em que o aluno precisa e detalha as informações vistas anteriormente de forma superficial. Desse modo, encontramos as seguintes instruções aos alunos:

- “indique se as palavras abaixo são ilustradas, ditas ou escritas no filme animado”;

- “dê a definição de cada palavra abaixo, seguindo o que foi dito da crônica radiofônica”;

- “indique palavras você ouviu e que palavras você viu no filme”, a partir das imagens seguintes”;

- “precise quais podem ser associadas à acepção X da palavra e quais podem ser associadas à acepção Y”.

AMALGAME

Figura 81 – DMDM - Compréhension détaillée – Amalgame 1 A atividade A elaborada para a etapa de compréhesion de manière détaillée elaborada para a palavra amalgame propõe ao aprendiz de restabelecer a ordem cronológica das informações dadas no filme animado, que neste momento já foi exibido pelo menos duas vezes. Como se trata de uma ficha elaborada ainda para níveis iniciantes (A2/B1), mesmo que as informações apareçam reformuladas na atividade são usadas imagens do próprio filme para auxiliar os aprendizes a encontrar a resposta adequada

Figura 82 – DMDM - Compréhension détaillée – Amalgame 2 Já a atividade B faz com que o aprendiz não só utilize todas as palavras e sinônimos vistos até agora, como possa compreender detalhadamente quais palavras são ditas em que momentos. Não se trata, portanto, de compreender de modo geral àquilo a que a palavra e seus sinônimos fazendo referência, mas sim de já ter conhecimento delas a ponto de ser capaz de reconhecer os momentos nos quais são citadas num registro oral. Assim, propondo a última exibição do filme, essa atividade pede que os aprendizes completem com precisão um excerto da crônica.

BRAVO

Figura 83 – DMDM - Compréhension détaillée – Bravo 1 A atividade A dessa etapa utiliza as atividades desenvolvidas anteriormente (de reconhecimento do uso da palavra com sentido de bravo ou de bravoure) e propõe, a partir da compreensão da crônica radiofônica, que os aprendizes associem a bravo ou a bravoure uma lista de substantivos que podem ser combinados apenas com um dos dois sentidos presentes na palavra em estudo. Desse modo, propõe-se uma definição mais detalhada de cada um dos dois sentidos da palavra em estudo.

Figura 84 – DMDM - Compréhension détaillée – Bravo 2 A atividade B, por sua vez, promove a compreensão detalhada de cada um dos gestos e barulhos que compõem o significado da palavra bravo em situações de espetáculo, conduzindo os aprendizes ao enriquecimento lexical ligado a esse contexto. Por meio da compreensão da crônica radiofônica, propõe que os aprendizes construam expressões ligadas ao gesto de aplaudir.

INUIT(E)

As atividades A e B elaboradas para a palavra inuit(e) promovem uma compreensão bem detalhada da crônica radiofônica e das imagens disponíveis no filme animado. A atividade A propõe que o aprendiz recupere na exibição do filme sem som informações sobre os inuits ligadas à região geográfica, à língua falada, ao clima da região, ao tipo de habitação provisória e às práticas que desenvolvem

(saber-fazer). Já a atividade B propõe seis questões dissertativas de caráter fechado nas quais o aprendiz deve compreender e responder quais os sentidos atribuídos à palavra em estudo, como os inuits se consideram, a origem da palavra, qual termo é utilizado pelos franceses para se referir aos inuits e de que tipo de eles fazem parte. Essa atividade leva o aprendiz a fazer uma espécie de resumo de tudo o que é dito sobre a palavra em estudo ao responder as questões, algo que só pode ser realizado se ele houver compreendido de maneira detalhada todas as informações dadas pela crônica.

Figura 85 – DMDM - Compréhension détaillée – Inuit(e)

SÉRÉNDIPITÉ

Figura 86 – DMDM- Compréhension détaillée – Séréndipité A atividade A dessa etapa elaborada para a palavra séréndipité propõe que o aprendiz recorra à sua compreensão global da crônica para indicar se as afirmações feitas estão corretas ou não. Como tarefa, ele deve identificar as incorretas e corrigi- las. Já a atividade B propõe que ele faça uma pequena produção escrita a fim de elaborar uma definição da palavra em estudo com o auxílio das atividades

precedentes e de algumas palavras-chave que deveriam conter nessa definição para que ela seja o mais precisa possível.

ZÉNITUDE

A atividade A proposta para a palavra zénitude na terceira etapa é uma atividade de associação entre a compreensão da crônica, os termos ilustrados em cada uma das imagens escolhidas e sua natureza ou contexto de uso.

Figura 87 – DMDM - Compréhension détaillée – Zénitude 1 Bem lúdica, a atividade B é um caça-palavras. A partir da compreensão do filme, o aprendiz deve localizar as oito palavras-chave utilizadas para definir a palavra zénitude. Uma vez encontradas, elas devem ser reescritas a fim de criar uma lista de palavras-chave que estão associadas à palavra em estudo. Esse tipo de atividade permite que o aprendiz brinque com as palavras e que desenvolva mecanismos de constituição de redes semânticas construídos a partir da experiência pessoal com a palavra. O jogo traz um desafio para o aprendiz, que é levado a “ganhar” e a se sentir recompensado pelo esforço que dedicou na realização dessa tarefa.

Figura 88 – DMDM - Compréhension détaillée – Zénitude 2 Conforme foi possível observar nas atividades da Etapa 3 aqui apresentadas, elas correspondem à compreensão detalhada da palavra em estudo e articulam os conhecimentos já mobilizados nas etapas 1 e 2 para promover uma compreensão total da palavra. As atividades mobilizam capacidades e competências bastante distintas, variando também em função do nível de proficiência previsto para cada uma dessas fichas pedagógicas, porém nos dão vários exemplos de como fazer com que o aprendiz seja totalmente responsável pela descoberta e relação estabelecida entre si e a palavra. O professor entra, aí, como mediador dessa relação, mas cabe ao aprendiz ser o responsável pela sua própria aprendizagem visto que as atividades o engajam totalmente no trato com a palavra em estudo.