• Nenhum resultado encontrado

Método de Pesquisa

3.4 Etapa DSR: D Teste e validação

Nesta seção é apresentada o método de pesquisa utilizado para a quarta etapa principal da estratégia de pesquisa DSR, que se refere ao teste e validação da solução proposta, conforme indicado na Figura 7.

Figura 7 – Teste e validação, conteúdos abordados nesta seção, destacados no método de pesquisa proposto e nas etapas da DSR

.

Fonte: o próprio Autor.

O teste do método proposto visou verificar se o método pode ser aplicado aos dados disponíveis de forma eficaz, chegando a saída esperada, ou seja, a definição da manifesta- ção patológica mais importante.

Para testar o método proposto, este foi aplicado aos dados coletados, o que foi feito pelo próprio autor deste trabalho, para verificar a eficácia do mesmo.

A validação do método proposta foi feita com o objetivo de verificar se o método proposto é adequado a solução do problema identificado. Ou seja, verificou se os cola- boradores da indústria da construção, que poderiam utilizar o método proposto, seriam capazes de aplicar esse método aos dados disponíveis com facilidade, chegando à saída esperada, que é a definição da manifestação patológica mais importante.

Como forma de validação, o método proposto foi aplicado pelo corpo técnico da em- presa que forneceu dados para a pesquisa. O algoritmo desenvolvido foi aplicado conforme proposto por este trabalho, simulando uma aplicação real. Solicitou-se aos colaboradores que a aplicação fosse considerada como parte da rotina da empresa. É esperado que o método seja utilizado por colaboradores do corpo técnico de empresas construtoras, com formação em engenharia ou arquitetura, e que tenham cargos envolvidos com decisões de

produtos, processos construtivos e especificações. Como exemplo, cita-se colaboradores de departamentos de qualidade, desenvolvimento, produto, projetos, obras, orçamento, além de gerentes/diretores de áreas técnicas.

Para a aplicação, foi realizado junto a empresa que forneceu os dados, um treinamento sobre os conceitos e aplicações do CBA, e uma apresentação do método de pesquisa e dos resultados sobre os estudos referentes ao impacto das manifestações patológicas na satisfação dos clientes e sobre o impacto financeiro das manifestações patológicas. Foi realizada então uma reunião para a aplicação do CBA. Houve a presença um facilitador na reunião para a auxiliar a aplicação do método.

Após a aplicação do método proposto, os resultados foram coletados, e também foram solicitados comentários, incluindo sugestões e críticas dos colaboradores das empresas que participaram da aplicação. Essas sugestões e críticas foram utilizadas para a validação e para eventuais ajustes da solução proposta.

A compilação dos resultados, comentários, sugestões e críticas foi apresentada aos participantes do grupo, para que estes validassem ou retificassem o conteúdo.

Os resultados da aplicação do teste, feito pelo autor deste trabalho, e da validação, feita por colaboradores de uma empresa construtora, não necessariamente deveriam ser o mesmo. A decisão de qual a importância de cada uma das vantagens na aplicação do CBA é subjetiva, e, com isso, a aplicação com diferentes pessoas ou grupos gerará resultados diferentes. A decisão de qual a manifestação patológica mais importante é uma decisão tática, que deve ser afetada pelas estratégias da organização. Por exemplo, se a diretoria informar aos colaboradores que o foco deve ser a redução de custos e contenção de gastos, o impacto financeiro das manifestações patológicas deve ganhar mais importância. Em um segundo momento, a diretoria pode definir que uma das estratégias é melhorar o relacionamento com o cliente, buscando aumentar sua satisfação, o que deverá aumentar o peso do impacto das manifestações patológicas na satisfação dos clientes. Essa é uma decisão subjetiva, com isso, a saída do CBA deve variar com a mudança das pessoas que estão utilizando a ferramenta, e mesmo com as estratégias em vigor no momento da aplicação.

3.5

Principais pontos do capítulo

Neste capítulo apresentou-se a estratégia de pesquisa, que foi a DSR, amplamente utilizada na literatura correlata a resolução de problemas práticos da indústria da cons- trução civil. A partir de um problema real da indústria da construção civil, foi proposto um método de pesquisa para validar o problema identificado através do contato direto com empresas construtoras e com a realização de entrevistas e do mapeamento do processo produtivo.

cesso onde são gerados dados de inspeções e de pesquisas de satisfação dos clientes, foi proposto que esses dados fossem coletados e avaliados no que diz respeito a sua adequa- ção para a utilização neste trabalho. Buscou-se correlações capazes de indicar situações que determinem a satisfação ou não-satisfação dos clientes, e, em caso da impossibilidade da realização de tal tarefa com os dados disponíveis, propôs-se a aplicação de pesquisas de satisfação com os clientes, as quais possuam perguntas objetivas sobre o impacto das manifestações patológicas na satisfação dos mesmos.

Foram propostos métodos de pesquisa para a determinação do impacto das mani- festações patológicas na satisfação dos clientes, bem como do impacto financeiro das manifestações patológicas.

Por fim, propôs-se a elaboração de uma ferramenta, que, a partir da determinação do impacto das manifestações patológicas na satisfação dos clientes e do impacto financeiro das mesmas, seja capaz de determinar qual a manifestação patológica mais importante, que deve ser objeto das atividades de melhoria contínua das empresas construtoras. O método foi testado com dados reais e validado através de sua aplicação em uma empresa construtora.

Capítulo

4