• Nenhum resultado encontrado

Etapa III – Planejamento e elaboração da intervenção (POP)

3. OBJETIVOS E HIPÓTESES

4.4 PROCEDIMENTO DE COLETA DE DADOS

4.4.3 Etapa III – Planejamento e elaboração da intervenção (POP)

O POP foi desenvolvido a partir de programas de orientações de pais na abordagem da Análise do Comportamento publicados na literatura nacional, tais como o Programa de Qualidade da Interação Familiar (Weber, Salvador, & Brandenburg, 2011), a intervenção em grupo para pais de Bolsoni-Silva (2007) e o programa estruturado para o treinamento de pais de Marinho (2005).

O POP foi estruturado em 10 sessões, semanais, de 90 minutos cada, com as seguintes temáticas (os objetivos e procedimentos empregados em cada sessão estão descritos no Apêndice D): (1) uma sessão de apresentação e instituição das normas de funcionamento dos encontros, (2) uma sessão de cunho psicoeducacional, na qual foram

abordados aspectos relativos à sibilância e asma e os cuidados de saúde pertinentes à prevenção do agravamento destas enfermidades; (3) oito sessões com enfoque preventivo, nas quais foram ensinadas e discutidas com os cuidadores habilidades sociais educativas que envolvem práticas parentais adequadas, focadas no desenvolvimento infantil saudável, e em estratégias de manejo para lidar com a condição de conviver e cuidar de crianças que necessitam de cuidados de saúde mais frequentes.

Cada sessão foi planejada para apresentar a seguinte estrutura: (1) 10 minutos de tolerância para eventuais atrasos dos participantes; (2) 15 minutos para discussão sobre como foi a execução da “tarefa para casa” (atividades que objetivam propiciar aos participantes oportunidades de praticarem e experienciarem os conteúdos abordados em cada sessão) durante a semana para cada cuidador; (3) 50 minutos para o desenvolvimento da atividade principal da sessão; (4) 15 minutos para combinar a “tarefa para casa” e possibilitar aos participantes oportunidade para esclarecer eventuais dúvidas e relatar dificuldades referentes à participação na intervenção.

Na Figura 2 os objetivos, as atividades desenvolvidas e as tarefas para casa do POP estão descritos sucintamente.

Figura 2. Descrição resumida dos objetivos, das atividades e das tarefas para casa que

compõem a estrutura do Programa de Orientação parental.

Sessão Objetivos da sessão Atividades desenvolvidas Tarefas para casa

1 - Explicitar informações básicas sobre o POP;

- Construir vínculo entre o grupo e o terapeuta, bem como entre os membros do grupo. 1. Dinâmica de apresentação 2. Explicação sobre POP 3. Contrato grupal

Pedir aos pais para anotarem suas observações acerca da ocorrência de crises de asma (crises de sibilância)

2 - Apresentar o conteúdo sobre “Asma na infância: definição, tratamento e prevenção”;

- Promover discussão sobre este tema entre os membros do grupo.

Apresentação e discussão do conteúdo sobre “Asma na infância: definição, tratamento e prevenção”.

Pedir para os pais observarem, durante a semana, uma situação no qual se sentiram tristes e anotar o que aconteceu antes e depois. 3 - Introduzir o conceito de que o

comportamento humano é aprendido e mantido em função da relação indivíduo-ambiente;

- Discutir sobre o processo de mudança. 1. Leitura e discussão sobre causalidade do comportamento; 2. “Mudar para aprender”.

Pedir às mães que identifiquem

comportamentos

(relacionados à educação dos filhos) que gostariam de mudar.

4 - Apresentar e treinar com os participantes as HEP*: manter conversação; fazer e responder perguntas; expressar sentimentos positivos, dar e receber elogios, agradecer.

1. “O corpo humano”; 2. “Dar e receber elogio”

Pedir aos participantes que registrem (anotem) as situações em que expressam sentimentos positivos para o filho.

5 - Apresentar e treinar com os participantes as HEP: identificar comportamentos adequados emitidos

pela criança e

apresentar consequências positivas ao comportamento adequado do filho.

1. “Foco no erro” 2. Demonstrando aprovação pelo comportamento da criança: “A importância de elogiar”

Registrar e reagir positivamente aos comportamentos adequados emitidos pela criança durante a semana.

6 - Apresentação e treinamento das HEP: expressar sentimentos negativos, dar e receber críticas de conteúdo negativo; fazer e recusar pedidos; lidar com críticas, admitir próprios erros, pedir desculpas.

1. Debate de um tema polêmico;

2. Fazer e recusar pedidos, admitir próprios erros, pedir desculpas.

Pedir aos participantes que registrem as situações durante a semana, nas quais expressaram sentimentos negativos aos filhos ou os criticaram por terem feito algo de que não gostaram. 7 - Identificar comportamentos

inadequados no repertório dos filhos; - Apresentar e discutir com os pais o uso de estratégias para demonstrar desaprovação ao comportamento infantil inadequado.

- Discutir a inadequação da aplicação de punição física e/ou verbal.

1. “Teatro pais e filhos”. Registrar e demonstrar desaprovação, de acordo com as estratégias efetivas discutidas na sessão, aos comportamentos

inadequados emitidos pela criança durante a semana. 8 - Discutir a importância de se

estabelecer limites na educação infantil e apresentar e treinar as HEP: elaborar regras claras, consistentes e coerentes e demonstrar aprovação ou desaprovação ao comportamento infantil de seguir as regras dadas pelos pais.

1. “Quem vai para Paris?”; 2. “A instrução de uma tarefa”.

Pedir aos pais que observem durante a semana na interação com os filhos, três regras que estes costumam desobedecer e refletir se estas regras estão claras, coerentes e consistentes.

9 - Propiciar a auto-observação como pessoa antes de serem pais, dando ênfase para qualidades de cada um; - Estimular os pais a se perceberem como modelo de comportamento para seus filhos.

1. “Pessoa significativa da minha Infância”;

2. Leitura e discussão sobre modelo e exemplo para os filhos.

Registrar trê comportamentos que os filhos apresentam e que os pais atribuem a um modelo que a criança esteja seguindo e descrever as razões desta escolha.

10 - Levantar e discutir com o grupo as maiores dificuldades que enfrentam ao aplicar na educação de seus filhos as estratégias treinadas no decorrer do POP;

- Encerrar o grupo e avaliar alcance dos objetivos propostos. 1. Discussão sobre dificuldades encontradas 2. Avaliação do POP 3. Encerramento do grupo.

** - Apresentar e discutir com o grupo as maiores dificuldades que enfrentaram durante estes seis meses após o término da intervenção;

- Reforçar com os participantes os princípios e estratégias ensinados, discutidos e treinados durante a intervenção. 1. Discussão sobre as dificuldades encontradas ao aplicar as estratégias de manejo do comportamento infantil. 2. Leitura e discussão do texto. 3. Encerramento.

4.4.4 Etapa IV – Seleção dos participantes e realização das entrevistas de avaliação