• Nenhum resultado encontrado

ETAPAS DA PESQUISA E CONSTITUIÇÃO DOS DADOS

Segundo Ventura (2007) e Gil (2008), a investigação com delineamento de um estudo de caso consiste nas seguintes fases:

[...] exploratória (especificar os pontos críticos; estabelecer os contatos iniciais para entrada em campo e localizar as fontes de dados necessárias ao estudo); delimitação do estudo (determinar os focos da investigação e estabelecer os contornos do estudo para proceder à coleta de informações, utilizando instrumentos variados); análise sistemática e elaboração do

relatório (estabelecer um movimento teoria-prática, podendo iniciar desde a

Os critérios para a escolha dos participantes desta pesquisa perpassaram os seguintes aspectos: 1) docentes em plena atuação no componente curricular híbrido CA; 2) participante responsável por elaborar a Proposta Curricular e a Matriz de Referência Curricular do Componente Curricular híbrido Ciências Aplicadas que ainda tivesse vínculo profissional com a rede SESI Paraná. Para melhor visualização das fases do estudo de caso e respectivas ações, o Quadro 11 foi elaborado.

QUADRO 11 - FASES DA PESQUISA

FASES AÇÕES

Exploratória Contato com Unidade SESI da região metropolitana de Curitiba e Gerência

de Educação SESI; leitura da Proposta Curricular e da Matriz de Referência Curricular do Componente Curricular híbrido CA; leitura do referencial teórico da Educação CTS.

Delimitação do Estudo

Etapa 1 - análise documental Proposta Curricular e da Matriz de Referência

Curricular do Componente Curricular híbrido CA;

Etapa 2 - entrevista semiestruturada com o Técnico educacional responsável

por elaborar Proposta Curricular e a Matriz de Referência Curricular do Componente Curricular híbrido CA;

Etapa 3 - observações participativas das aulas de um docente durante um

trimestre no Componente Curricular híbrido CA da região metropolitana de Curitiba;

Etapa 4 - entrevista semiestruturada com o Docente do Componente

Curricular híbrido CA, que teve as aulas observadas.

Análise Sistemática e

elaboração do relatório

Por meio da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2011), juntamente a autores referenciais da Educação CTS.

FONTE: A autora (2020).

A Fase exploratória iniciou em maio de 2018, a partir do contato com a

unidade SESI da região metropolitana de Curitiba, iniciando o processo de aceite da instituição e da Gerência de Educação do SESI – GEDUC, para o desenvolvimento da pesquisa. No início de setembro de 2018 foi realizada uma reunião com o técnico educacional, designado pela gerente de educação do SESI, para comunicar o aceite favorável da GEDUC à pesquisa e as condições em que a investigação poderia acontecer.

Ficou acordado com a GEDUC que a pesquisa decorreria em uma única unidade do SESI, em uma única turma interseriada, durante um trimestre. Nesse ínterim foi realizada a leitura da Proposta Curricular do Componente Curricular híbrido CA e dos referencias da Educação CTS, os quais foram dando subsídios para a elaboração dos questionários e da entrevista semiestruturada, bem como da

elaboração da fundamentação desta dissertação. Na Figura 6 se apresenta as quatro etapas em que se desdobrou o estudo de caso e seus respectivos objetivos.

FONTE: A autora (2020).

Nos subitens a seguir, serão explicitadas cada uma das etapas de constituição de dados presentes na figura acima.

4.2.1 Pesquisa Documental

O Componente Curricular híbrido CA está descrito na Proposta Curricular das Disciplinas da Parte Diversificada do Colégio SESI Paraná (SESI, 2016a). Como já mencionado, na fase exploratória a pesquisadora teve contato com o documento e os pressupostos da Educação CTS identificados de uma forma geral. Posteriormente, a Matriz de Referência Curricular do Componente Curricular híbrido CA do Segmento 8 - Sociedade e Sustentabilidade (SESI, 2016b) foi disponibilizada à pesquisadora. O objetivo, portanto, foi identificar as aproximações conceituais e práticas desses documentos com a Educação CTS.

A pesquisa documental se caracteriza por ser abrangente, tendo em vista que documentos podem ser escritos, imagens, cartas e etc., tanto de instituições como de

Etapa 1: Análise PC e Matriz de CA. Analisar as convergências com a Educação CTS

.

Etapa 2: Entrevista semiestruturada com Responsável Ciências Aplicadas. Analisar concepções do RCA sobre o Componente Curricular híbrido CA. Etapa 4: Observações participativas das aulas do docente Ciências Aplicadas Analisar como se desenvolve na prática pedagógica docente o Componente Curricular híbrido CA. Etapa 5: Entrevista semiestruturada com Docente Ciências Aplicadas. Verificar concepções do docente sobre o Componente Curricular híbrido CA.

pessoas. Essa modalidade de investigação é muito valiosa para a área das ciências humanas, porque além de permitir (re)construções críticas de fatos e conhecimentos, possibilita “[...] partir de dados passados, fazer algumas inferências para o futuro e, mais, a importância de se compreender os seus antecedentes numa espécie de reconstrução das vivências e do vivido” (SÁ-SILVA; ALMEIDA; GUINDANI, 2009, p. 13-14).

A análise documental foi realizada com base na Proposta Curricular do Componente Curricular híbrido CA (SESI, 2016a), aprovada em 2016 pela gerência nacional de educação do SESI, juntamente com a Matriz de Referência Curricular do componente curricular híbrido CA do Segmento 8 – Sociedade e Sustentabilidade (SESI, 2016b), e os materiais e atividades propostas e disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem – Sistema FIEP (SESI, 2019).

4.2.2 As entrevistas

Conforme Gil (2008), a entrevista permite maior agilidade na constituição dos dados e flexibilidade de (re)formulação das perguntas, caso o entrevistado não as compreenda em seu contexto original, bem como permite ao entrevistado responder às questões com mais liberdade.

Para se obter respostas que possam auxiliar na elucidação do problema alçado pela pesquisa, Gil (2008) explica que o entrevistador precisa ter cuidado ao formular as questões para que não sejam dúbias e invasivas. Como a entrevista parte do interesse do entrevistador, manter a motivação do entrevistado é de suma importância, por isso o pesquisador deve fazer uma apresentação pessoal e da intenção da entrevista de forma cordial.

Para preservar a identidade do entrevistado desta pesquisa, ele foi mencionado como Responsável Ciências Aplicadas – RCA. A intenção da entrevista foi de compreender quais são as motivações para criação do componente curricular híbrido CA, o contexto de sua elaboração e se o Responsável pela elaboração conhece a Educação CTS. A entrevista foi gravada com o apoio de um gravador de voz de um smartphone, e ao todo foram transcritos 50 minutos e 49 segundos de áudio.

A entrevista com o responsável por elaborar a Proposta Curricular do componente curricular híbrido CA, se deu em fevereiro de 2019, logo depois do aceite

do Comitê de Ética, e foi estruturada com um roteiro de 14 perguntas (APÊNDICE 1). O RCA possui licenciatura em Química, é especialista em Metodologia do Ensino de Ciências e Mestre em Formação Científica, Educacional e Tecnológica. O RCA está a oito anos na rede SESI, tendo iniciado como docente no componente curricular de Química e, atualmente, faz parte da equipe Multidisciplinar da Gerência de Educação do Colégio SESI Paraná.

A entrevista com o Docente do componente curricular híbrido CA que teve suas aulas observadas é a quinta etapa desta investigação, e ocorreu em julho de 2019. A intenção era conhecer as impressões, concepções de CT e dos desafios e potencialidades da prática docente durante o Componente Curricular híbrido CA. Para preservar sua identidade ele foi denominado pelas siglas Docente Ciências Aplicadas – DCA, e o roteiro de perguntas semiestruturadas consta no APÊNDICE 2.

A entrevista foi realizada nas dependências do Colégio SESI da região metropolitana de Curitiba, por meio de um gravador de voz de um smartphone, sendo aos todo transcritos 46 minutos e 17 segundos de áudio. O DCA possui licenciatura em Química e é especialista em Educação Ambiental. Iniciou no Colégio SESI – Paraná em 2011 e atualmente é docente no componente curricular de Química, o híbrido Ciências Aplicadas e o de Oficinas Tecnológicas.

O TCLE entregue ao RCA e ao DCA consta no ANEXO 2.

4.2.3 Observações

Em estudos que utilizam a observação participativa é característico um tempo prolongado em campo para a negociação da presença da pesquisadora. É essencial ter cautela com a interação com os participantes da pesquisa, apresentação da pesquisadora e do objetivo de sua presença para que se crie a confiança e, assim, um bom andamento das situações a serem observadas. A técnica de constituição de dados com observação participativa possui vantagens, como o acesso rápido a dados e fatos da comunidade investigada e esclarecimento de palavras com a ajuda da expressão gestual dos participantes investigados (GIL, 2008).

As observações, que compõem a quarta etapa desta pesquisa, ocorreram no primeiro trimestre de 2019.

A escolha da turma se deu pela análise dos Segmentos e suas respectivas temáticas. Durante o primeiro trimestre, o Segmento ofertado que mais apresentou

aproximações com a Educação CTS foi o Segmento 8 – Sociedade e Sustentabilidade.

Ao todo, 14 aulas presenciais compuseram o primeiro trimestre letivo de 2019, sendo que foram observadas 11 aulas. O TCLE do docente (ANEXO 2) e o TALE para os adolescentes (ANEXO 4) foram entregues na primeira aula observada pela pesquisadora. A sala de aula escolhida para as observações possuía 42 estudantes, divididos em oitos grupos. Ressalta-se que as falas e as interações dos estudantes não serão analisados nesta dissertação.

A intenção foi observar como o docente articula e desenvolve o componente curricular em sua prática considerando a Educação CTS nos temas propostos, na condução das discussões, nos recursos pedagógicos e na avaliação. Para a constituição dos dados, foram utilizados dois gravadores, um ficando em posse da pesquisadora em sua mesa na sala de aula e outro com o docente em sua vestimenta, para captar a sua fala com mais nitidez. Para preservar a identidade do docente participante da pesquisa ele foi denominado como Docente Ciências Aplicadas – DCA. A última etapa do estudo de caso consiste na análise sistemática dos resultados e elaboração do relatório, no próximo subitem é apresentada a perspectiva teórica de análise do corpus da pesquisa.