• Nenhum resultado encontrado

Princípio 6: A história da tecnociência é, em grande medida, a história dos recursos dispersos ao longo das redes para acelerar a mobilidade, a fidedignidade, a combinação e

3. METODOLOGIA DA PESQUISA

3.3. Etapas da Pesquisa

Este estudo foi desenvolvido de acordo com a pauta descrita a seguir.

3.3.1. Planejamento

O planejamento da pesquisa foi realizado, com algumas adaptações, conforme sugerido por Bunge (1976, p. 63 e 64) e compreendeu as seguintes etapas:

Reconhecimento dos Fatos: Análise dos fatos, classificação preliminar e seleção dos que a priori pareceram relevantes. No caso, os fatos estão relacionados com a mudança de paradigmas na construção do pensamento contábil brasileiro.

Revisão da Literatura Relacionada aos Fatos a serem Analisados: Seleção e análise da literatura sobre a história do desenvolvimento do pensamento contábil no Brasil.

Descobrimento do Problema: Constatação da existência de uma lacuna na literatura que explique, esse processo de mudança.

Formulação do Problema: Redução do problema a seu núcleo mais significativo através da formulação das questões de pesquisa. As preocupações principais estão relacionadas

em entender processo de mudanças de paradigmas na contabilidade brasileira, ou seja, como paradigmas que, conforme será demonstrado ao longo deste trabalho, estavam consolidados em nosso país, foram sendo paulatinamente substituídos e dominados por outros.

3.3.2. Seleção e Adaptação do Modelo Teórico de Análise

Revisão de Literatura I: Seleção e análise da literatura sobre o processo de construção do conhecimento científico, em particular os trabalhos de Law, Callon e Latour já citados, que deram origem e desenvolveram a sociologia da tradução.

Revisão de Literatura II: Seleção e análise das pesquisas que utilizaram a abordagem da sociologia da tradução em contextos diferentes daquele para o qual ela foi inicialmente desenvolvida, para constatar a eficácia dessa interdisciplinaridade. Foram examinados trabalhos realizados tanto no exterior como no Brasil, com uma atenção maior na análise daqueles cuja preocupação central estava focada em processos de mudança.

Seleção e Adaptação do Modelo de Análise: Seleção do modelo de análise desenvolvido por Callon (1986) e conhecido pela denominação de Momentos da Tradução. Esse modelo, a partir de sua construção, vem sendo continuamente aperfeiçoado e adaptado, pelo próprio Callon e por outros pesquisadores dentre os quais cabe destacar Law e Latour. No estudo em questão, o modelo foi adaptado para seguir os atores, humanos e não humanos, não diretamente como na maioria das pesquisas que utilizam esta abordagem, mas através de uma análise da produção científica da época, principalmente daquela divulgada através dos periódicos e congressos especializados.

Construção da Hipótese: Para responder às questões levantadas pela situação problema que motivou o presente estudo, não existem idéias preconcebidas, não se buscando, assim, relações de causa e efeito entre variáveis a serem testadas, mas sim um modelo que possa ser aplicado com sucesso na análise e explicação das mudanças de paradigmas ocorridas na contabilidade brasileira durante o Século XX quando a escola americana passa a predominar sobre a italiana e início de Século XXI, quando a abordagem positiva passa a predominar em relação à normativa nas pesquisas acadêmicas. Dessa forma, a hipótese é formulada no sentido de que a abordagem da tradução é eficaz para esse tipo de análise,

da mesma forma que tem sido eficaz na análise de processos que envolvam mudanças, em particular daqueles relacionados com a construção do conhecimento científico e tecnológico e com as estruturas organizacionais.

3.3.3. Execução da Pesquisa

Seleção da Amostra de Periódicos: A amostra de periódicos de contabilidade examinados foi selecionada intencionalmente. A intencionalidade dessa seleção está relacionada a considerações de ordem prática, ou seja, da facilidade ao acesso a eles.

Seleção da Amostra dos Exemplares dos Periódicos: Uma vez selecionados os periódicos como descrito acima, a seleção dos exemplares examinados de cada periódico foi feita aleatoriamente, embora nem sempre da mesma forma em função da sua periodicidade. De uma forma geral, todos os exemplares do primeiro ano de vida do periódico foram examinados e para os anos subseqüentes do horizonte temporal foi examinado um exemplar ao ano, quando disponível. Em alguns casos todo o universo foi examinado. Estes critérios e os motivos para adotá-los são apresentados de forma mais detalhada no item 3.4. a seguir.

A relação dos exemplares examinados por periódico é apresentada nos Apêndices 1, 2 e 3.

Seleção da Amostra de Eventos Científicos: Foi selecionado intencionalmente um único evento para análise dos anais. Trata-se, no caso, do encontro anual organizado pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração – ANPAD. Nesse caso, não houve uma seleção amostral. Todo o universo foi examinado.

Análise dos Periódicos: Foram analisados todos os artigos publicados nos exemplares selecionados. Esta análise incluiu também as resenhas sobre livros e revistas encaminhados à redação ou selecionados por seus redatores.

Análise dos Anais de Eventos Científicos: Análise de todos os trabalhos sobre contabilidade publicados nos anais do evento científico selecionado.

Tradução que permite acompanhar os atores humanos e não humanos e estudar as conseqüências de suas ações. Esses momentos, conforme a proposta de Callon (1986) são a problematização, a persuasão, o alistamento e a mobilização de aliados. No estudo em questão esse acompanhamento é realizado, indiretamente, por intermédio da análise dos trabalhos publicados nos periódicos da amostra selecionada e nos anais do único evento científico selecionado

3.3.4. Análise dos Resultados da Pesquisa

Análise dos resultados da pesquisa e sua comparação com os de pesquisas realizadas anteriormente.

3.3.5. Conclusões

Apresentação das conclusões e sugestões para pesquisas futuras