• Nenhum resultado encontrado

PLANEJAMENTO DESIGN

3.2 AS ETAPAS DA MAA

Alinhada aos processos da metodologia da gestão pedagógica, a MAAI possui etapas e procedimentos organizados e sistematizados, para, a cada novo semestre, acompanhar os resultados e intervir, buscando promover ações de melhoria contínua e de inovação nos processos, agentes e componentes do projeto em EAD.

Um ciclo de aplicação da MAAI (Figura 7) possui quatro etapas constituídas por distintas funções, procedimentos e elementos. Para mantê-las atualizadas, adota-se como ação, a cada fechamento e antes do início do próximo ciclo, rever todas as decisões assumidas no início do ciclo anterior. O objetivo, aqui, é verificar se devem ser mantidas ou adaptadas para seguir atendendo às transformações ou novas demandas da metodologia pedagógica do projeto em EAD.

Figura 7 - O ciclo de etapas da MAAI Fonte: Elaboração da pesquisadora, 2012.

Conforme a figura, as principais etapas da MAAI são:

- planejamento das ações, dos indicadores e itens de desempenho;

- preparação dos instrumentos de coleta de dados; e de ações de envolvimento;

- organização e levantamento dos dados, análise dos dados e produção de relatórios customizados; e

- divulgação dos resultados, promoção de debates e de planos de ação.

As etapas da MAAI, para integrar o projeto de EAD, precisam ser entendidas como um processo contínuo que deve envolver professor, estudante, materiais, metodologia, condução dos processos e aprendizagem. As seções a seguir apresentam em detalhe o modo como elas são definidas e aplicadas.

3.2.1 Etapa de Planejamento dos indicadores e itens de desempenho

A MAAI é desenhada para conferir, entre outros aspectos: o nível de satisfação dos estudantes /comunidade acadêmica (buscar a sua reclamação latente); as características do serviço educacional que não atendem aos agentes/ estudantes; e, novas características a serem agregadas ao serviço, para aumentar a satisfação.

A metodologia, como já dito no início desse capítulo, assume um caráter eclético. Faz uso do método quantitativo, quando considera informações estatísticas: movimentação, média de notas. Realiza métodos qualitativos, ao aplicar pesquisas de autoavaliação institucional, produção de relatório e intervenção junto aos gestores e líderes de equipe.

Como modelo de gestão institucional, a adoção da visão de processo e de aperfeiçoamento contínuo pressupõe como decisão que os critérios de avaliação e os indicadores de desempenho sejam estabelecidos durante o planejamento do projeto educacional, e que estes estejam consistentes com os objetivos e/ou resultados esperados.

Os indicadores e itens de desempenho da MAAI são determinados e articulados junto ao planejamento da metodologia pedagógica e do projeto em EAD (conforme já apresentado na Figura 9). Segue a orientação de que, na modalidade a distância, é mais evidente a necessidade de um sistema que avalie os resultados e a satisfação (recepção) do serviço educacional oferecido. A EAD exige, por sua própria natureza, previsão e antecipação de todas as ações que se irão realizar em quaisquer de seus elementos estruturais, sejam estes processos, agentes ou componentes.

É, portanto, na etapa de planejamento, após estudos do contexto, das necessidades do projeto, dos estudantes, das necessidades das tecnologias utilizadas, durante o desenvolvimento da metodologia da gestão pedagógica, que os objetivos e os indicadores são definidos. Na etapa de Design do projeto em EAD, tendo em conta a entrada de insumos e as estratégias pedagógicas, acadêmicas e tecnológicas, é que serão determinados os itens de desempenho.

Os indicadores e itens de desempenho escolhidos devem estar diretamente relacionados ao motivo do ensino. Como o serviço educacional é a produção de conhecimento, a avaliação deve levar em conta que, assim como a formação de aprendizagem é contínua, este processo também o é. A MAAI, por natureza, espera ser uma forma eficiente de verificação do cumprimento dos padrões, de identificação de problemas e de ação pró- ativa, para fazer as necessárias inovações na modalidade educacional em que atua. Parte do

princípio de que o alcance dos objetivos do projeto em EAD está relacionado à produção de conhecimento pelas pessoas, e, como este não pode ser medido diretamente, é necessário, durante o planejamento do projeto em EAD, que se desenvolvam modelos contendo indicadores e critérios para realizar a avaliação.

A definição de indicadores MAAI para projetos em EAD tem como valor permitir acompanhar e avaliar a qualidade de seus resultados item por item, colocar a sua “estrutura em ação”, isto é, colocar agentes, processos e componentes em movimento. Quando os processos falham na tarefa de satisfazer as necessidades dos estudantes, altos custos são incorporados ao Serviço educacional devido às perdas, necessidade de inspeção total, de novos procedimentos, refugo ou retrabalho. Fica impossível atender a preferência dos estudantes, se cada agente, dentro do projeto em EAD, não tiver a preocupação de promover, também, a satisfação do seu agente interno. Aqui cabe lembrar que, na outra ponta de cada processo dos serviços educacionais oferecidos, temos os fornecedores dos processos, os agentes internos. A avaliação de processos, desse modo, é conduzida para verificar se cada processo da metodologia EAD é capaz de alcançar o nível de qualidade estabelecido para o projeto, se os processos e agentes desempenham com sinergia as suas funções.

Os indicadores estabelecidos e valorados pela instituição revelam-se como um poderoso instrumento e se tornam importantes aliados para acompanhamento, autorregulação e desenvolvimento institucional. Os indicadores aferem os resultados globais da instituição e contribuem para o diagnóstico e o gerenciamento da melhoria contínua e da inovação. As suas medidas são oriundas de uma metodologia que se inicia logo após o planejamento da missão educativa do projeto pedagógico, com a definição dos mesmos, e as consideram.

Os indicadores de desempenho apreciados pela MAAI para compor a avaliação de Projetos em EAD são os seguintes:

Movimentação de estudantes (números de ingressantes por ano ingresso, matrículas, veteranos, formados, transferências, abandonos, evadidos – investigam-se as causas de evasão). Índice de evadidos = Ingressos – (Formandos + Restantes);

Aproveitamento, média de notas do aproveitamento de aprendizagem (percentual de aprovados, de reprovados, notas acima de, notas abaixo de...);

Resultados da Pesquisa de Autoavaliação Institucional sobre o serviço educacional oferecido no projeto em EAD (percentual de participação; índice de satisfação, necessidades e desejos a partir de respostas abertas de comentários e sugestões). Desdobramento dos componentes e agentes da metodologia.

Os indicadores Movimentação de estudantes e Aproveitamento escolar oportunizam importantes avaliações para compreensão de como está sendo encaminhando o projeto pedagógico e envolvem questões puramente quantitativas.

Os itens de desempenho na Pesquisa de Autoavaliação Institucional, além do aproveitamento e movimentação escolar, considera o índice de satisfação relacionado ao conjunto de serviços educacionais oferecidos pelos elementos didático-pedagógicos presentes na metodologia oferecida e ação da gestão pedagógica do projeto em EAD. Para aferir a satisfação com os elementos didáticos, sugere que a lista de elementos didáticos presentes no questionário coincida com a lista de itens de desempenho, é base para a composição do questionário da MAAI.

Como contextualizado no capítulo 2, a metodologia da gestão pedagógica de um projeto em EAD é um conjunto estruturado e sequenciado de ações combinadas ou de etapas sequenciais que, ao acontecerem, dão forma e ofertam o serviço educacional a distância. A metodologia aplicada no projeto em EAD em estudo nessa pesquisa, coincide, portanto, com o como se faz e como se organiza um sistema de EAD. Neste sentido, a metodologia tem a função de permitir o planejamento e a organização, serve como uma orientação para um projeto em EAD. E se ela serve para planejar e organizar, ela bem pode também servir como orientação para avaliar o projeto em EAD, todos os processos, agentes e componentes que existem nela. A metodologia, ao ser acompanhada, torna possível o controle do funcionamento dos processos, a substituição ou incremento de agentes e componentes por procedimentos afins, a ação que possa ter falhado ou deixado a desejar; permite fixar tempos, estabelecer responsáveis para o cumprimento das ações, facilita a criação de canais de informação e comunicação.

A experiência da MAAI em aperfeiçoamento contínuo tem contribuído para a gestão pedagógica da EAD. Conforme acontece no Campus UnisulVirtual da Unisul, é um processo em contínuo desenvolvimento, que deve responder às necessidades de seus stakeholders25 .

A seguir, no Quadro 5, ao lado da metodologia (processos, agentes e componentes) da gestão pedagógica do projeto específico em EAD, são descritos os itens de desempenho presentes na AAI e relacionados a cada elemento da metodologia na gestão pedagógica em EAD.

INDICADORES