• Nenhum resultado encontrado

4.4 ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE VIA EFICIÊNCIA PRODUTIVA

4.4.1 Exame Preliminar dos Dados

4.4.1.1 Avaliação de dados perdidos

Em geral, ocorreu maior índice de respostas em branco na aplicação dos questionários para o Brasil, principalmente para as variáveis referentes às categorias mercado (MMe e CCe) e políticas governamentais e públicas (APT, CCT e Pld), o que indica menor aplicação ou compreensão dessas variáveis pelo empresário brasileiro (Quadro 12).

Ao todo, 13 variáveis apresentaram porcentual de respostas em branco superior a 10%, foram elas: CM, CMot, CMoA, CE, CT e CC para a categoria fatores estruturais; CP para tecnologia; MMe e CCe para mercados; APT, CCT e Pld para políticas governamentais e públicas (Quadro 12). A fim de padronizar o conjunto de dados, permitindo a comparabilidade entre Brasil e Canadá, foram excluídas as mesmas variáveis para ambos os países (HAIR et al., 2005, p. 58).

Sigla Variável Brasil (%)

Canadá (%) CM Custo de madeira comparado aos países concorrentes 11 23 CMot Custo de mão de obra técnica comparado ao dos países

concorrentes

14 23

CMoA Custo de mão de obra administrativa comparado ao dos concorrentes

15 23

CE Custo de energia comparado ao dos países concorrentes 17 23 CT Custo de transporte comparado ao dos países concorrentes 17 23 CC Custo de capital comparado ao dos países concorrentes 17 23

CP Compra de patentes 12 5

MMe Maturidade do mercado externo 11 -

CCe Consciência da qualidade do consumidor externo 11 -

APT Acordo de posses de terra 24 -

CCT Conflito com comunidades tradicionais 24 -

Pld Política de investimentos diretos 23 -

QUADRO 12 – PORCENTUAL DE RESPOSTAS EM BRANCO PARA AS VARIÁVEIS EXCLUÍDAS

A exclusão das variáveis para fatores estruturais foi indiscutível. Além do excesso de respostas em branco, percebe-se a falta de percepção dos empresários de ambos os países para as mesmas variáveis. As variáveis problemáticas referiram-se aos custos existentes em países concorrentes (custo da madeira – CM; custo de mão de obra técnica e administrativa – CMot e CMoA; custo de energia – CE; custo de transporte – CT e custo de capital – CC). Estes resultados já eram esperados, considerando que o segmento de madeira serrada não se caracteriza por fábricas multinacionais e que seus empresários, em geral, não possuem conhecimento global sobre custos de produção em outros países.

A variável CP (compra de patentes pelas companhias) também foi excluída. Provavelmente esta variável não se aplica à realidade brasileira e nenhuma opção de resposta oferecida pelo questionário apresentou-se conveniente aos respondentes, totalizando 12% de respostas em branco pelos empresários brasileiros e 5% pelos canadenses.

Duas variáveis para a categoria mercado apresentaram alto porcentual de respostas em branco para o Brasil: maturidade do mercado externo – MMe - e consciência do consumidor externo – CCe. A sugestão de que os empresários brasileiros apresentam menor conhecimento em relação à maturidade e ao crescimento do mercado externo, bem como à consciência do consumidor externo, refletiu a orientação histórica e mais agressiva do Canadá em direção ao mercado externo. Porém, apesar de o empresário canadense não ter demonstrado

desconhecimento diante essas questões, ambas as variáveis (MMe e CCe) foram excluídas.

As variáveis APT (influência de acordos de posse de terra para o crescimento do segmento de madeira serrada), CCT (significância de conflitos de comunidades tradicionais) e Pld (política que regula investimento estrangeiro) apresentaram porcentual de resposta em branco superior ao dobro preestabelecido de 10% para o Brasil, portanto foram excluídas.

Para as questões APT e CCT, deve ser considerado que, normalmente, as empresas brasileiras de madeira serrada não são verticalizadas com a floresta e devem possuir pouca informação a respeito das questões específicas ao estabelecimento de florestas. Da mesma forma, a política que regula investimentos estrangeiros no Brasil, provavelmente, não deve fazer parte do dia a dia dos empresários de madeira serrada, visto que a participação de investimento estrangeiro, embora crescente, ainda é modesta no segmento brasileiro de madeira serrada (BID, 2004).

A eliminação das 12 variáveis que apresentaram respostas em branco superior a 10% da amostra possibilitou redução substancial da extensão de dados perdidos. O conjunto de dados total (66 variáveis) possuía 4% de valores perdidos (276 observações), e após a exclusão das variáveis passou para pouco mais de 1% dos dados totais, totalizando 90 observações.

O porcentual de respostas em branco, para todas as variáveis referentes ao ambiente de negócios de madeira serrada do Brasil e do Canadá, está apresentado no Apêndice 2.

4.4.1.2 Identificação de outliers

O Brasil apresentou um número de outliers (empresários que responderam em desacordo com a média) ligeiramente superior ao encontrado para o Canadá (33 casos para o Brasil e 27 para o Canadá), concentrado em uma quantidade menor de variáveis (oito variáveis para o Brasil e dez para o Canadá) (Quadro 13).

Não ocorreu convergência entre as respostas discrepantes para os empresários do Brasil e do Canadá. Apenas para a variável ES (estratégia considera novos serviços) identificaram-se outliers para ambos os países (Quadro 13).

As respostas discrepantes para o Brasil concentraram-se em três variáveis: IEA (infraestrutura para administração); TPI (trabalho em parceria com instituições de pesquisa) e ETC (ética corporativa da companhia), o que mostra maior divergência de opiniões para essas variáveis. Para o Canadá, a presença de outliers foi mais bem distribuída entre as variáveis (Quadro 13).

Sigla Variável Brasil Canadá

DC Disponibilidade de capital 2 -

RP Registro de patentes 1 -

IP Investimento em novos produtos - 5

CP Compra de patentes - 5

IEA Infraestrutura para administração 7 -

IlnS Investimento em novos serviços - 1

BC Presença de barreiras comerciais - 3

MME Mercado de máquinas e equipamentos - 2

TPI Trabalho em parceria com instituições de pesquisa 8 -

NT Nível de tributação corporativa 4 -

ABA Apoio burocrático e administrativo - 4

PP Proteção de propriedade intelectual - 2

Pld Política de investimentos diretos - 3

ETC Ética corporativa da companhia 8 -

ES Estratégia considera novos serviços 2 1

EG Estratégia incorpora novo gerenciamento 1 -

EP Estratégia considera novos produto - 1

Total 33 27

QUADRO13 – VARIÁVEIS QUE APRESENTARAM OUTLIERS PARA O BRASIL E O CANADÁ

Todos os outliers foram excluídos, e os gráficos box plot (caixa de bigodes) utilizados na sua indicação encontram-se no Apêndice 3.