• Nenhum resultado encontrado

IV Diretrizes / Esforços / Políticas do Governo Brasileiro e Tendências Técnicas Privadas que Incluam Empresas Startup no Setor de

IV.4 Exemplo de Introdução da Agricultura Inteligente e Seu Resultado

As grandes fazendas empresariais já introduziram a agricultura inteligente, e estão realizando atividades apresentadas na figura a seguir.

Exemplo e Ciclo de Trabalho

Fonte: Equipe de Estudo

As fazendas empresariais utilizam seus próprios funcionários e empresas startup, empregando técnicas nos processos acima, e como medidas para aumento da produtividade elaboram dados da propriedade relacionados com o relevo / solo, utilizando estas informações para inserir nas máquinas agrícolas, realizando a adubação automática adequada com base nas informações. Após isso, semea-se variedades adequadas à cada tipo de solo, e durante a vegetação coleta-se informações relacionadas a doenças / pragas, condição de crescimento e aplica-se defensivos agrícolas e fertilizantes adicionais utilizando drones, além de mapear essas informações. A colheita é feita com colheitadeiras automatizadas, junto com a coleta de informações da colheita e de volume colhido em cada ponto. Estas informações serão a base para o plantio do ano seguinte. As fazendas empresariais estabeleceram este ciclo, e o plantio do ano a seguir terá mais precisão. Os métodos mais utilizados são os seguintes.

71. Coleta de dados com sensores;

Dispositivo de controle automático (operação automática); Aplicativo de controle de adubação.

Adubação com base no aplicativo; Semeadura com máquinas automáticas;

IV-33

Monitoramento das condições de crescimento;

Confirmação e mapeamento dos locais de ocorrência de doenças / pragas / plantas daninhas com drone;

Aplicação de defensivos agrícolas / herbicidas com base nos dados de mapeamento; Colheita com operação simultânea de várias máquinas (colheitadeira e semeadora para a

2ª safra);

Coleta de dados da colheita e mapeamento das condições na hora da colheita; Planejamento do próximo plantio.

A agricultura de precisão nas fazendas empresariais é administrada utilizando tecnologias de ponta mundiais, possibilitando uma agricultura que utiliza eficientemente os recursos.

IV.4.1 Exemplo do Estado do Mato Grosso

O estado do Mato Grosso é o estado mais avançado na agricultura inteligente de cultivo de grãos. O IMEA realizou a “Pesquisa sobre mecanização agrícola em Mato Grosso” em 2015. O conteúdo do relatório foi o seguinte.

No de agricultores visitados: 318

Área média das fazendas: 2.450 ha (total: 710.000 ha) No médio de máquinas agrícolas: 12

Taxa de uso de equipamentos da agricultura inteligente Taxa de uso de light bar: 47%

Taxa de uso de operação automática: 61% Controle de seção do aplicador: 58% Controle de seção do semeador: 37% Taxa de realização da agric. inteligente: 42% Experiência na agric. Inteligente: 5 anos Itens realizados

Mapa de distribuição da fertilidade: 41% Mapa de distribuição da colheita: 18% Mapa de doenças / pragas: 15% Execução de medidas: 36%

Execução de medidas por lote: 36% Treinamento de funcionários

Na instalação: 3 vezes No campo: 10 vezes

Treinamento para ajustes: 75% Inspeção prévia: 73% Manutenção: 54% Técnicas de máquinas: 57% Modo de operação: 56% Principais problemas Relacionado a máquinas

1. Inovação técnica de máquinas agrícolas: 23% 2. Aumento do tipo de produtos maquinários: 7% 3. Satisfeito: 32%

4. Melhoria na assistência técnica: 22% 5. Preço: 10%

6. Treinamento em novas técnicas: 5% Inovação técnica

1. Aumento da capacidade das máquinas: 59% 2. Facilidade na operação: 26%

3. Falta de operador

Exemplo de Light Bar

IV-34

4. Treinamento da nova tecnologia Financiamento

1. Dificuldade no acesso: 19% 2. Procedimento: 11%

3. Alta taxa de juros: 4%

4. Demora da autorização do banco: 9% 5. Sem problemas: 56%

Mudaram os seguintes pontos com a introdução da agricultura inteligente

 Houveram mudanças na forma de administração com a introdução de novas máquinas agrícolas;

 A maioria dos agricultores introduziram a agricultura inteligente de alguma forma no estado do Mato Grosso;

 O problema na promoção da agricultura inteligente é a falta de trabalhadores que possuem técnica;

 No futuro, são necessários elevar a capacidade dos operadores e analistas.

Fonte: IMEA、Pesquisa sobre mecanização agrícola em Mato Grosso;2015

Esta análise foi realizada em 2015, mas a maioria dos agricultores já introduziram de alguma forma a agricultura inteligente no estado do Mato Grosso. A área média das fazendas foi de 2.450 ha, sendo de grande escala, e o número de máquinas agrícolas que possuíam foi de 12 máquinas, e os produtores estão realizando uma agricultura moderna. Os problemas indicados no estudo de 2015 foi de que, com máquinas agrícolas modernas, o problema estaria na capacidade do produtor utilizar / operar estas máquinas para extrair a máxima capacidade e não na tecnologia. O relatório indica que o problema do produtor estaria em como o trabalhador rural poderia operar estas máquinas com tecnologia avançada.

IV.4.2 Exemplo de Propriedade Administrada Empresarialmente

Existem muitas propriedades com administração empresarial, com grande variação como propriedades de grandes produtores, propriedades administradas por empresas de carne, propriedades administradas por usinas de cana-de-açúcar e propriedades administradas por multinacionais de grãos. Existem as seguintes empresas como exemplos de grandes propriedades.

SLC Agrícola (404 mil hectares), Grupo Golin/Tiba Agro (300 mil ha), Amaggi (252 mil ha),

BrasilAgro (177 mil ha), Adecoagro (164 mil ha),

Terra Santa (ex-Vanguarda Agro, 156 mil ha), Grupo Bom Futuro (102 mil ha)

Odebrecht Agroindustrial (48 mil ha)

Fonte: ATLAS DE AGRONEGOCIO Fatos e números sobre as corporações que controlam o que comemos 2018

Estas propriedades realizam várias atividades ao mesmo tempo como agricultura, pecuária, silvicultura utilizando tecnologias de ponta.

No caso de usinas de cana-de-açúcar, parte do cultivo é realizado de aluguel e além do cultivo da cana-de-açúcar, é realizada a produção de açúcar / etanol e geração de energia elétrica, realizando as atividades em cada setor com o uso de tecnologias de ponta. Os

IV-35

multinacioanis de grãos também não realizam somente o comércio de grãos, mas realizam também a produção agrícola com a introdução de tecnologias de ponta. A indústria de carnes também realiza atividades de suinocultura, produção de ração, processamento de carnes, comercialização por conta da própria empresa.

Assim, a maioria destas empresas estão introduzindo ativamente a agricultura inteligente que tem alta economicidade.

O exemplo do grupo SLCAgricola, que supõe-se estarem na frente na introdução da agricultura inteligente, introduziu a seguinte agricultura inteligente.

A SLCAgrícola cultivou em 2018 / 19, em suas 16 propriedades, um total de 457,700 ha (123,721 ha de algodão, 234,149 ha de soja, 88,918 ha de milho e 1,912 ha de outras culturas). Esta empresa realiza suas próprias pesquisas na soja, milho, algodão, sorgo, entre outros, e está realizando pesquisas básicas da agricultura inteligente.

A agricultura inteligente aumenta a produtividade com métodos de cultivo adequados à terra, realizando análises da terra focando locais com baixa fertilidade e baixa produtividade. O grupo emprega o seguinte ciclo como metodologia.

Análises que a SLCAgrícola Realiza

Revisão de mapas temáticos antigos Elaboração do mapa de produtividade Elaboração do mapa temático Construção do banco de dados Elaboração do mapa de cultivo adequado Fonte: SLCAgrícola、https://www.slcagricola.com.br/tecnologia-e-pesquisa/agricultura-de-precisao/

Os seguintes resultados foram conseguidos com estes trabalhos. 72. Conhecimento dos problemas no plantio;

Uso racional de insumos; Melhoria da fertilidade do solo; Aumento da produção unitária; Aumento da produção;

Redução dos custos de produção.

A SLCAgrícola aumentou a produção unitária da soja em média para 3,75 t/ha com a introdução da agricultura inteligente, e reduziu também os custos de produção. Estão prevendo uma produção unitária de 5,7 t/ha para a soja e 10,8 t/ha para o milho.

IV-36