• Nenhum resultado encontrado

Exemplos da transitoriedade da ciência: inicial x final

6.1. Transitoriedade da ciência

6.1.4. Exemplos da transitoriedade da ciência: inicial x final

A proposta de ensino inspirada no caso Plutão traz à tona alguns exemplos do caráter transitório do conhecimento científico. Entre eles:

● a crença de que só existiam os planetas vistos a olho nu e, então, a descoberta de outros planetas no Sistema Solar;

● o processo de transição entre a concepção do modelo geocêntrico para heliocêntrico do universo;

● as várias mudanças das categorias de alguns dos corpos celestes, tais como os casos de Ceres e Plutão que tiveram suas classificações alteradas em consequência das implicações decorrentes de descobertas de asteroides ao seu redor.

Durante a Atividade II da proposta de ensino, ao contar aos alunos sobre alguns episódios relacionados à história da descoberta dos planetas, a professora trouxe estes exemplos à tona. Para verificar se os alunos perceberam que estes episódios ilustram o caráter transitório do conhecimento científico, ao término desta mesma atividade, solicitou-se aos alunos que identificassem situações que revelassem a transitoriedade da ciência. Para ajudar nesta tarefa, os alunos tinham

107 em mãos o texto A descoberta dos planetas do Sistema Solar (ANEXO VIII), uma transcrição da apresentação realizada pela professora.

Para verificar se os alunos ainda tinham em mente estes exemplos sobre a transitoriedade da ciência ao término da proposta de ensino, os exemplos apresentadas pelos alunos no Questionário da Atividade II (ANEXO IX) foram comparados com episódios mencionados por estes mesmos alunos na questão 03 do QF (ANEXO XXI).

Apresentam-se na Tabela 06 as questões analisadas:

Tabela 06: Questões relacionadas à transitoriedade da ciência

Atividade II

Questões: Pensando sobre o trabalho científico

1) Após as discussões feitas em aula e a leitura do texto, descreva situações que revelem as características da ciência mencionadas a seguir: b) Caráter transitório do conhecimento científico.

Questionário Final

3) Modificações nas classificações dos objetos são um caso particular de possível mudança na ciência. De uma forma mais ampla, as explicações científicas podem mudar? Dê exemplos que justifiquem sua resposta.

Ao todo 23 alunos responderam tanto ao Questionário da Atividade II (QII) quanto ao Questionário Final (QF).

Ao término da Atividade II, dentre os 23 alunos que responderam ao pedido de descrição de situações que revelam a transitoriedade da ciência, aproximadamente metade (12 alunos) realmente apresentou exemplos. Ao total, encontramos 15 menções:

a- 4 citações da transição do modelo geocêntrico para heliocêntrico do universo;

A ciência pode mudar sim com o passar do tempo, principalmente com o avanço dos estudos e da tecnologia, por exemplo, quando todos pensam que a Terra era o centro do universo e só depois, de muitos estudos foi provado que o Sol é o centro do universo, e quando Plutão foi descoberto e considerado planeta e depois com estudos e o avanço da tecnologia foi provado que ele não possui características para ser um planeta e então, deixou de ser planeta. A ciência pode sim mudar com o tempo. (Aluno 30)

b- 3 menções sobre a descoberta de mais planetas no céu, além daqueles vistos a olho nu;

Podemos sim descobrir mais com o avanço da tecnologia, pode-se descobrir outros planetas em lugares ainda não estudados ou com um estudo mais avançado, pode-se descobrir que ele não está nas normas ou

108

se uma determinada estrela é na verdade um planeta e não sabemos ainda. (Aluna 08)

c- 8 exemplos relacionados à reclassificação de Plutão;

Sim, a ciência é de caráter transitório, pois em muitas informações há algumas divergências, que normalmente estão relacionadas à dificuldade de fazer medições, pois a distância dificulta a observação. Um bom exemplo nos dias de hoje é Plutão. (Aluna 15)

Já no questionário final, apenas 6 dos 23 alunos trouxeram exemplos. O único exemplo mencionado foi a reclassificação de Plutão.

Sim, pois ao longo do tempo de pesquisas, há um aprofundamento no assunto, há acumulação de experiências que ajudam os cientistas a compreenderem as relações e a possibilidade de mudanças. Um grande exemplo é a classificação de Plutão. (Aluna 10)

Sim, podem mudar, mas tudo depende da velocidade do avanço tecnológico, como por exemplo, o caso Plutão, que até então foi desconsiderado como planeta, isso se deu por falta de informação por causa da distância. (Aluno 23)

Para facilitar a visualização dos dados, apresenta-se a seguir a Tabela 07, que compara individualmente os exemplos mencionados pelos 23 alunos que responderam tanto ao questionário da Atividade II (QII) quanto ao Questionário Final (QF). Os exemplos são apresentados com as seguintes siglas: (G-H) transição do modelo geocêntrico para heliocêntrico do universo, (D.P) descoberta de novos planetas, (R.P) reclassificação de Plutão e (Nada) para aqueles que não apresentaram exemplos.

Tabela 07: Atividade II x Questionário Final

Comparação dos exemplos mencionados pelos alunos que ilustram a transitoriedade da ciência Aluno Atividade II Questionário Final Nada G-H D.P R.P Nada R.P 1, 7, 11, 19,20, 24 33, 36 x x 10, 23, 32 x x 5, 6 x x 21 x x 30 x x x 8, 31 x x 14, 15, 17, 27, 34 x x 35 x x

109 Ao todo, 8 alunos não apresentaram exemplos tanto no QII como no QF e 3 alunos citaram exemplos nestes dois momentos. 05 estudantes mencionaram a reclassificação como exemplo da transitoriedade da ciência no QII, mas não apresentaram exemplos no QF e 3 alunos não citaram exemplos no QII, mas mencionaram a reclassificação de Plutão no QF.

A partir do resultado para o QII, vê-se que nem todos os alunos conseguiram perceber, por eles mesmos, características da natureza da ciência a partir de um estudo de episódios da história da ciência. Ao término da Atividade II, após a professora contar, entre outros exemplos, sobre a crença de que só existiam os planetas vistos a olho nu, e então, a descoberta de outros planetas no Sistema Solar, sobre o processo de transição entre a concepção do modelo geocêntrico para heliocêntrico do universo e sobre as várias mudanças das categorias de alguns dos corpos celestes, tal como o caso de Plutão, próximo da metade dos alunos (46%) percebeu que estes episódios revelavam o caráter transitório do conhecimento científico.

Em relação a questão 03 do QF, verifica-se que a minoria dos alunos (23%) fundamentou sua fala sobre a transitoriedade da ciência com exemplos científicos. Aqueles que o fizeram, citaram a reclassificação de Plutão, tema central da intervenção.

Não é possível saber, pela análise dos dados coletados, se os alunos simplesmente esqueceram-se de trazer exemplos para justificar as respostas ou se não sabiam fornecê-los. De qualquer forma, aqueles que o fizeram não trouxeram nenhum outro exemplo além do estudado de maneira mais aprofundada durante a proposta de ensino.