• Nenhum resultado encontrado

P1.IV.A Exigências operacionais para obter continuidade de serviço e possível nova integração de serviços por meio da transição

1115 Esta seção deve descrever o que sua comunidade considera como implicações das

mudanças propostas na Seção III.

 Descrição dos requisitos operacionais para conseguir a continuidade dos serviços e a integração de possíveis novos serviços durante a transição.

 Riscos para a continuidade operacional e como eles serão tratados.

1116 As questões de continuidade do serviço associadas à transição devem ser minimizadas, já que a proposta de transição do CWG de administração recomenda a continuação do uso da ICANN como IFO.

1117 Embora o CWG de administração proponha uma mudança estrutural com a separação jurídica entre o IFO e a ICANN (com as funções da IANA sendo transferidas para a PTI, afiliada da ICANN), por motivos práticos e administrativos espera-se que essa mudança exerça pouco ou nenhum impacto sobre as operações de clientes do IFO durante toda a transição, dado que os sistemas, processos, procedimentos e equipe do IFO para essas atividades permanecerão exatamente iguais.

1118 Para a comunidade de nomes, os serviços exigidos do IFO são:

Operação do TLD .INT.23

Implementação ou participação na implementação de alterações no ambiente da zona raiz.

Processos de validação para acréscimo, modificação ou remoção de TLDs na zona raiz e no banco de dados do WHOIS associado (e sistemas associados em apoio a isso).

Solicitação de alterações na zona raiz mediante a validação de uma solicitação por parte do IFO (e sistemas associados em apoio a isso).

1119 Operação do WHOIS de TLDs e do TLD .INT - O CWG de administração não propõe nenhuma alteração material com relação à operação do banco de dados do WHOIS de primeiro nível por parte do IFO.

1120 Implementação de alterações no ambiente da zona raiz A implementação de alterações no processo de aprovação de alterações no ambiente da zona raiz será necessária quando a NTIA deixar de dar a aprovação final a todas essas alterações. A proposta de transição do CWG de administração recomenda que a diretoria da ICANN assuma a

responsabilidade de aprovar todas as alterações consideráveis (arquitetônicas) no ambiente da zona raiz (sendo que essas alterações são eventos raros). Em linha com o processo da NTIA, a diretoria da ICANN somente aprovará essas alterações se elas mantiverem a segurança, a estabilidade e a flexibilidade da Internet (o primeiro valor essencial da ICANN de acordo com seu Estatuto) e forem apoiadas pela maioria das respectivas partes afetadas. A ICANN coordenará com a NTIA os processos em andamento de aprovação de alterações consideráveis no ambiente da zona raiz para garantir a continuidade destas. Dessa forma, espera-se que a transição não deva gerar nenhum problema com a continuidade do serviço associado a isso para os clientes de nomes do IFO.

1121 Processos de validação das solicitações de alteração na zona raiz por parte de

clientes – O CWG de administração recomenda a remoção da exigência de autorização atualmente concedida pela NTIA para todas as solicitações de alteração na zona raiz ou em seu banco de dados do WHOIS associado, porque essa exigência não contribui de modo significativo para a segurança, a estabilidade e a flexibilidade do DNS da Internet. Essa função de aprovação atualmente está sustentada por uma sistema baseado em um computador protegido entre o IFO, a NTIA e a Verisign, na qualidade de mantenedor da zona raiz. Enquanto esse sistema não puder ser modificado, a IANA confirmou que ele poderia funcionar simplesmente como a NTIA nesse sistema, permitindo que aprove suas próprias solicitações de alterações na zona raiz e removendo, assim, a exigência de autorização da NTIA. Dessa forma, espera-se que esse elemento da transição não gere nenhum problema de continuidade do serviço para os clientes de nomes do IFO.

1122 Solicitação de alterações na zona raiz - Solicitação de alterações na zona e no

respectivo banco de dados do WHOIS associado mediante validação de uma solicitação. O mantenedor da zona raiz é responsável por implementar as solicitações de alteração do IFO. Como a NTIA declarou que a transição da função de mantenedor da zona raiz será um processo separado (que não é responsabilidade do CWG de administração e ainda deve ser iniciado),24 esse elemento está fora do escopo do CWG de administração. O CWG de

23 O CWG de administração considerou o domínio .INT e concluiu que, desde que não haja alteração na política do .INT pela ICANN/IANA, o CWG de administração não vê nenhuma necessidade de alterações no gerenciamento do domínio .INT em conjunto com a transição.. A futura administração do domínio .INT deve ser objeto de revisão após a transição.

24 A NTIA tratou disso em “Perguntas e respostas sobre as funções da IANA e gerenciamento da zona raiz relacionado”, em 18 de março de 2014. Consulte http://www ntia.doc.gov/other-publication/2014/iana-functions-and-related-root-zone-management- transition-questions-and-answpara obter mais detalhes.

administração presume que a NTIA garantirá que haja um serviço adequado do

mantenedor da zona raiz disponível para o IFO que possa funcionar usando os sistemas atuais.

1123 Conforme descrito acima, a continuidade do serviço está garantida: não há alterações materiais na operação do banco de dados do WHOIS ou no TLD .INT; e as alterações foram levadas em consideração no ambiente da zona raiz, na medida do escopo de

trabalho do CWG de administração. O CWG de administração ainda garante a continuidade da supervisão do serviço com a criação do CSC. O CSC supervisionaria as operações dos serviços de nomes da IANA, substituindo a supervisão da NTIA. O CSC deverá basear-se em clientes e fazer parte de outras comunidades operacionais – caso essas comunidades desejem coordenar conhecimentos em relação a operações de serviços de nomes. Com o CSC, o CWG de administração reforça uma administração das funções da IANA baseada em clientes.