• Nenhum resultado encontrado

1 SISTEMAS DE NOTAÇÃO LINEAR DA LÍNGUA DE SINAIS

2.4 EXPRESSÕES NÃO MANUAIS – EXPRESSÕES FACIAIS

Em SW, há componentes para representar a testa, as sobrancelhas, a boca, os dentes, os lábios, a língua, os olhos e a bochecha, alocados dentro de um círculo representativo da cabeça (BOUTORA 2003 apud STUMPF 2005; NOBRE, 2011). O círculo somente com preenchimento branco, de acordo com Barreto e Barretto (2012), representa a cabeça vista por trás. Portanto, serão abordados posteriormente – como expressões não manuais – a cabeça e seus movimentos. Nesta tese,

29 O quadro 22 a seguir foi elaborado, tendo e vista que são encontradas, pelos menos umas destas representações nos sinais: ACARICIAR, AMÉRICA/LATINO AMERICANO, AMÉRICA CENTRAL, AMÉRICA DO NORTE, AMÉRICA DO SUL, ANSIEDADE/AGITAÇÃO, ANSIEDADE/ANGÚSTIA, ARRUMAR, INCLUSÃO, INCLUSÃO (UMA PESSOA), LIMITE, MARROM, MÊS, MUDAR/TROCAR, PARCIAL, que fazem parte do instrumento de coleta de dados.

considera-se a cabeça, o círculo com fundo branco, e a cabeça/face, quando apresenta delimitação e/ou expressão facial.

Strobel (2008, p. 43) considera que as expressões facial e corporal são fundamentais na comunicação na língua de sinais, como um modo de emissão de mensagens, por contextos não decorrentes da oralidade, mas do corpo e da expressão da face que reforça e comunica uma ideia.

Visando ao objetivo desta tese de supressão de componentes quirêmicos para simplificar a escrita, verifica-se no instrumento de coleta de dados que Capovilla, Raphael e Maurício (2009) alocam, em algumas escritas, mais de duas expressões faciais em um mesmo círculo (cabeça/face). Identificamos que Barreto e Barretto (2012) aloca até duas expressões faciais. No texto escrito em SW por Nobre (2011, p. 74), “A menina e o cão” (que será apresentado no Capítulo 4), verificamos que o autor alocou, na maioria das escritas, até duas expressões faciais. No artigo escrito em SW “Tradução e interpretação da Língua Brasileira de Sinais: Formação e Pesquisa”, Stumpf e Quadros (1996) alocaram, no máximo, duas expressões faciais. Nesse sentido, durante a análise e elaboração dos sinais simplificados, tentaremos alocar uma ou, no máximo, duas expressões faciais.

Os Quadros 71, 72 e 73 mostram representações SW para expressões faciais de testa, sobrancelhas e boca. As expressões faciais para dentes e língua não serão abordadas neste capítulo. As referidas expressões podem ser pesquisadas em Barreto e Barretto (2012, p. 196, 197 e 211), Stumpf (2005, p. 82) e Sutton (2003, p. 176 a 179). Quadro 71 – Testa Testa Testa franzida Exemplo: ABORRECIDO

Quadro 72 – Sobrancelhas30

Fonte da escrita em SW: Capovilla, Raphael e Maurício (2009, p. 1856, 1915, 2158).

Quadro 73 – Boca Boca

Sorriso fechado Triste Aberta Triste –aberta Exemplos, da esquerda para a direita: GOSTOSO, TRISTE,

ADMIRADO E DESESPERADO.

Beijo Lábios tensos

Exemplos, da esquerda para a direita: O QUÊ? e LIMÃO.

Fonte da escrita em SW: Barreto e Barretto (2012, p. 164/165).

30 Linha 1, da esquerda para a direita, sobrancelha: para cima, para baixo e para cima com o centro da testa contraído. Linha 2, da esquerda para a direita: TRISTE, QUE ABSURDO e REMORSO.

Barreto e Barretto (2012) não consideraram a representação como expressão facial. Galea (2014, p. 659) denominou como “boca fechada (neutra)”, Bianchini (2012, p. 407), Nobre (2011, p. 83), Stumpf (2005, p. 81), denominaram como “boca reta, fechada”. Observa-se que estes autores a consideram como expressão facial. Quando analisado, no capítulo seguinte, o sinal em SW DEPRESSA (CAPOVILLA; RAPHAEL; MAURÍCIO, 2009, p. 771), a boca fechada (neutra) será considerada como locação e não como expressão facial. Nesse sentido, a boca fechada (neutra) será abordada, posteriormente, como locação.

Quadro 74 – Olhos31. Olhos

Abertos Fechados Apertados

Exemplos, da esquerda para a direita: OLHOS, DEFUNTO e POUQUÍSSIMO.

Exemplo:

Semiabertos Semi-

fechados Arregalados Exemplos, da esquerda para a direita: CLAREAR, SONO e CORUJA.

Fonte da escrita em SW: Barreto e Barretto (2012, p. 180).

Observa-se, no corpus desta tese, que Capovilla, Raphael e Maurício (2009) apresentam os sinais ABRIR OS OLHOS (p. 145), ACLAMAR (p. 159), ACORDAR (p. 162) e ASSISTIR (p. 313), com a expressão facial “olhos arregalados”, quando podemos sugerir “olhos

31 Barreto e Barretto (2012, p. 181) e Sutton (2003, p. 169 e 170), apresentam a direção do olhar em que os componentes dos olhos são substituídos por setas de ponta geral. As setas com haste simples representam a direção do olhar para frente, para a direita, para a esquerda ou diagonal para frente. Quanto às setas com haste dupla, representam a direção do olhar para cima, para baixo, diagonal para cima, diagonal para baixo e diagonal para os lados direito e esquerdo.

abertos” (conforme o Quadro 74, acima). Para estes sinais, mesmo que não ocorra proposta de simplificação dos componentes (a ser abordada posteriormente), sugeriremos a substituição da referida expressão facial.

Quadro 75 – Bochechas. Bochechas

Infladas Sugadas Tensas

Exemplos da esquerda para a direita: GORDO, MAGRO e AMARGO.

Aspirando o ar Soprando o ar BEBER COM CANUDINHO SOPRAR A VELA

Fonte para a escrita em SW: Barreto e Barretto (2012, p. 196).

No Quadro 75, acima, elaborado com base em Barreto e Barretto (2012), Stumpf (2005) e Sutton (2003), encontramos diferenciação de denominação para a representação . Barreto e Barretto (2012, p. 195) e Stumpf (2008, p. 23) denominam de “bochechas infladas”; Capovilla, Raphael e Maurício (2009, p. 1991) e Sutton (2003, p. 171) denominam de “bochechas estufadas”. Quanto às demais denominações para a bochecha, não há variações.

Observa-se que, quando as bochechas estão infladas/estufadas, aloca-se, em cada lado da face, delimitação com preenchimento preto

. Nas bochechas sugadas, aloca-se no lado esquerdo da face a delimitação > e no lado direito da face a delimitação <. Nas bochechas

tensas, alocam-se na face duas linhas sinuosas . Na expressão facial aspirar o ar, aloca-se em cada lado da face, três linhas não pontilhadas

. Por fim, na expressão facial soprando o ar, aloca-se em cada lado da face três linhas pontilhadas .

Observa-se que as expressões faciais dos sinais GORDO, MAGRO, BEBER NO CANUDINHO e SOPRAR A VELA foram alocadas acima dos demais componentes quirêmicos dos referidos sinais. Quando à expressão facial do sinal AMARGO, foi alocada entre as CMs. Além destas expressões faciais, há outras que podem ser pesquisadas nas referências apresentadas neste parágrafo.

Documentos relacionados