• Nenhum resultado encontrado

1 SISTEMAS DE NOTAÇÃO LINEAR DA LÍNGUA DE SINAIS

1.1 A NOTAÇÃO DE STOKOE

1.4.1.4 Movimento (M)

A ELiS possui 44 visografemas de M, 20 para movimentos externos da mão (movimentos de braço), 12 para M internos da mão (movimentos de dedos ou punho) e 12 para M realizados sem as mãos, apresentados nos Quadros 22, 23 e 24 abaixo.

Quadro 22 – Movimentos de braço – externos à mão.

Quadro 23 – Movimentos de dedos e punho – internos da mão.

Fonte: Elaborado pela autora.

Quadro 24 – Movimentos sem as mãos.

Fonte: Elaborado pela autora.

Finalizada a apresentação dos visografemas, iniciaremos a explanação da estrutura geral ELiS, considerando-a como um sistema linear, escrito da esquerda para a direita e com separação de uma palavra da outra, por um espaço em branco. Quanto aos sinais de pontuação, são utilizados os mesmos das línguas orais, sendo que o ponto final e os dois pontos são pequenos círculos, para que não sejam confundidos com diacríticos ou CD. Algumas informações gramaticais dadas por expressões faciais, como a subordinação de orações encaixadas e os tipos de frase (interrogativo, exclamativo, afirmativo e imperativo) também são expressos pela pontuação. Nesse sentido, as expressões faciais são consideradas como movimento. A ordem em que os grupos visológicos são escritos é sempre a mesma para cada sinal: CD – OP – PA – M. Omite- se o movimento em sinais em que não há a ocorrência do mesmo.

No sinal monomanual, apenas a mão direita é representada. No exemplo abaixo, da escrita do sinal NOME, podemos considerar a sinalização com a mão direita. No Quadro 25, abaixo da escrita do sinal NOME, apresenta-se cada representação com a função que ocupa na escrita.

Quadro 25 – Escrita ELis do sinal NOME.

CD OP PA M

Dedos indicador

e médio juntos, estendidos

Dorso Espaço neutro17 Para a direita

Fonte: Elaborado pela autora.

Em sinais bimanuais simétricos, o visografema , indicativo de simetria, é alocado no início da escrita, e apenas um visografema será escrito em cada grupo. Tendo em vista que a simetria corresponde às duas mãos, cada visografema corresponde também às duas mãos. Abaixo do sinal FORMAÇÃO, escrito em ELiS, o Quadro 26, apresenta a função de cada visografema.

Quadro 26 – Escrita ELiS do sinal FORMAÇÃO.

Simetria Mãos E e D

CD Dedos curvos

OP Para baixo

PA Espaço neutro

M Mov. para frente e

para trás

Diacrítico Mov. alternado.

M de

dedos Fechar as mãos

Fonte: Elaborado pela autora.

Quanto aos sinais bimanuais assimétricos, cada um dos quatro grupos deve conter informação para as duas mãos, como se o espaço do grupo fosse um quadrado subdividido verticalmente, em que o espaço à esquerda abrigará o visema da mão esquerda, e o espaço à direita, o da mão direita. Exemplificaremos com o sinal bimanual assimétrico LETRAS-LIBRAS, no Quadro 27.

Quadro 27 – Escrita ELiS do sinal LETRAS LIBRAS.

CD Dedo polegar estendido, perpendicular à palma.

Dedo indicador estendido e contínuo à palma.

CD Dedos polegar estendido, perpendicular à palma.

Dedo indicador estendido e contínuo à palma.

OP Mão D Palma para frente

OP da Mão

E Palma para a medial

PA Neutro em frente ao tronco.

Pontuação Entre o

PA e o M

M M do punho CME pela

Lateral

Diacrítico Repetição do M do punho da CME

Fonte: Elaborado pela autora.

Os visografemas de CD podem receber os diacríticos que indicam a orientação do eixo pulso-palma. Estes diacríticos são os mesmos visografemas de OP, porém são escritos acima e à direita da CD e em tamanho menor, conforme exemplificado na escrita para o sinal ANO, mostrada no Quadro 28, a seguir.

Quadro 28 – Escrita ELis do sinal ANO.

Simetria

CD Dedos fechados

Diacrítico Orientação de eixo/pulso Mãos Palmas para medial Mãos Lateral dos dedos Movimento Circular horizontal

Fonte: Elaborado pela autora.

Os visografemas do PA podem receber os diacríticos que indicam “lado direito” e “lado esquerdo” , caso a informação seja necessária. Os diacríticos são escritos acima e à direita do visografema a ser detalhado.

Em sinais que há contato, os visografemas do parâmetro PA devem ser sublinhados com traço contínuo para contato parado , com traço descontínuo para contato no começo e no fim do movimento e com três traços descontínuos para contato intermitente . No Quadro 29, pode-se verificar os referidos traços no sinal PIJAMA, alocados abaixo do visografema PA.

Quadro 29 – Escrita ELiS do sinal PIJAMA.

CD Demais dedos OP PA Contatos M

Polegar Curvo Curvos/estendidos Contínuos à palma Palma para a Medial À frente do Tórax 3 contatos ou Mais M do braço para baixo.

Fonte: Elaborado pela autora.

Alguns visografemas do grupo PA podem receber o diacrítico , que indica “parte de trás”. Esse diacrítico pode ser usado com os PA que indicam espaço à frente do rosto , tórax , conforme exemplo do sinal PIJAMA acima, e abdômen , nos casos em que a informação seja necessária. O diacrítico é escrito acima e à direita do visografema a ser detalhado.

Os visografemas do Movimento (M) podem receber os diacríticos que indicam “repetição” , conforme demonstrado no sinal LETRAS-LIBRAS acima, ou “alternância” , quando necessário. No Quadro 30, exemplifica-se, na escrita ELiS do sinal TELEVISÃO, o diacrítico para alternância.

Quadro 30 – Visografemas do sinal TELEVISÃO. SIMETRIA CD OP PA M Diacrítico Mãos E e D Polegar18 Palma para frente Na frente do rosto Para cima e para baixo Mov. alternado das mãos

Fonte: Elaborado pela autora.

A palavra digitada com o alfabeto datilológico terá apenas o parâmetro CD repetido para cada letra da língua oral que estiver sendo representada por um visografema. Os 27 visografemas são apresentados no Quadro 31.

Quadro 31 – Alfabeto datilológico de ELiS. A B C Ç D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Fonte: Elaborado pela autora

Apresentam-se abaixo dois exemplos da datilologia de nomes próprios da escrita ELiS, elaboradas com base na apostila ELiS:

(Carla)

(Marianne)

Documentos relacionados