• Nenhum resultado encontrado

Fígado e Vias Biliares, Pâncreas e Baço 1 A propósito do fígado diga:

a. Em que região(ões) do abdómen está localizado. Qual(ais) das suas faces é(são) acessível(eis) à palpação através da parede abdominal.

Hipocôndrio direito e esquerdo e região epigástrica. Face anterior e bordo anterior.

b. Que lobos anatómicos o formam. Que estruturas permitem estabelecer a fronteira entre esses lobos.

Lobo direito e esquerdo. Inserção do ligamento falciforme (na superfície diafragmática do fígado) e fissuras para o ligamento redondo e venoso (superfície visceral).

2. A propósito do corpo do pâncreas indique:

a. O nome das suas faces. O nome da(s) face(s) revestida(s) por peritoneu do grande saco e o das estruturas viscerais que com ela(s) se relaciona(m).

Face anterior, posterior e inferior. A inferior. Ângulo duodenojejunal, jejuno e ângulo esplénico.

b. Nome dos seus bordos. Qual deste bordos tem importantes relações vasculares e com que vasos se relaciona.

Bordo superior, anterior e inferior. O superior; artérias hepática comum e esplénica e tronco celíaco.

3. Relativamente ao sistema excretor do fígado diga:

a. Como se designam os componentes extra-hepáticos deste sistema. Com rigor, onde termina este sistema.

Canais hepático esquerdo e direito, canal hepático comum, vesícula biliar, canal cístico e colédoco (canal biliar). Na papila duodenal major da 2ª porção do duodeno.

b. Para além do fígado, com que outras vísceras estabelece relações de grande proximidade o componente mais inferior deste sistema. Neste local, quais são as suas principais relações vasculares.

1ª porção do duodeno e cabeça do pâncreas. O coledoco localiza-se à direita da artéria gastroduodenal e anteriormente à veia cava inferior.

4. Relativamente ao corpo do pâncreas diga:

a. Como se designam as suas faces e indique qual(ais) delas é(são) revestida(s) por peritoneu da grande cavidade. Que estruturas viscerais se relacionam com esta(s) face(s).

Faces anterior, posterior e inferior; a inferior. Ângulo duodeno-jejunal, jejuno e ângulo esplénico do cólon.

b. Como se designam os seus bordos. Qual(ais) deles tem(êm) relações vasculares importantes. De que vasos se trata.

5. A propósito do fígado diga:

a. Em que região(ões) do abdómen está localizado. Qual(ais) das suas faces e bordos é(são) acessível(eis) à palpação através da parede abdominal.

Hipocôndrio direito e esquerdo e epigastro. Face anterior e bordo inferior.

b. Que lobos anatómicos o formam. Que estruturas permitem definir a linha de fronteira entre esses lobos.

Lobo esquerdo e direito. Inserção do ligamento falciforme (na superfície diafragmática do fígado) e fissura para o ligamento redondo e venoso (superfície visceral).

6. Relativamente ao canal biliar (colédoco) diga:

a. Como se forma e em que segmento do tubo digestivo termina. Como se designa a formação no seu vértice da qual é visível o seu orifício de terminação.

Pela junção do ducto cístico com o ducto hepático comum. Na 2ª porção do duodeno. Papila duodenal maior. b. Qual a sua localização relativamente às estruturas vasculares com que se relaciona inferiormente ao bordo

superior da 1ª porção do duodeno.

Inicialmente, está anteriormente à veia porta e à direita da artéria gastroduodenal. Mais inferiormente, é anterior à veia cava inferior.

7. A propósito do baço indique:

a. A sua área de projecção parietal.

Área da 9ª à 11ª costelas esquerdas; bordo superior +/- 4cm lateral à linha mediana dorsal, ao nível da apófise espinhosa de T10; bordo inferior alcança a linha axilar média.

b. O nome das estruturas e/ou espaços que se interpõem entre o baço e a região parietal que referiu na alínea anterior.

Diafragma, recesso costo-diafragmático esquerdo e parte inferior do pulmão esquerdo.

8. Em relação à face inferior (visceral) do fígado diga:

a. Que áreas não são revestidas por peritoneu. Nestes locais, que componente do fígado é a estrutura mais superficial. Que prega aí se continua com o peritoneu que reveste o fígado.

Porta hepática, sulco para o ligamento redondo e fossa para a vesícula biliar (e início da fissura para o ligamento venoso). Cápsula hepática fibrosa (de Glisson). Pequeno omento.

b. Com que estrutura se relaciona a face inferior do lobo direito nos diferentes locais em que está revestida por peritoneu.

O lobo quadrado com a parte pilórica do estômago e início da 1ª parte do duodeno; o resto do lobo direito com o rim direito, ângulo duodenal superior e ângulo hepático do cólon.

9. Relativamente ao ducto biliar (canal colédoco) indique:

a. De que modo se forma. Onde termina, com que estrutura se junta antes de terminar.

Pela junção do canal hepático comum com o canal cístico. Na 2ª porção (porção descendente) do duodeno. Junta- se com o canal pancreático principal.

b. Com que estruturas vasculares se relaciona ao longo do seu trajecto e de que modo o faz.

Bordo livre do pequeno omento – à direita da artéria hepática e anteriormente à veia porta. Posteriormente à 1ª porção do duodeno – à direita da artéria gastroduodenal. Posteriormente à cabeça do pâncreas – à frente da veia cava inferior. (É acompanhada pela artéria pancreático-duodenal posterior superior).

10. Relativamente ao pâncreas diga:

a. Como se designam os dois componentes que formam a sua porção direita. Que estruturas mantêm a fronteira entre ambos.

Cabeça e colo. Anteriormente e à direita pelo sulco para a artéria gastroduodenal; posteriormente e à esquerda pela sulco para a união entre aveia mesentérica superior com a veia esplénica para formar a veia porta.

b. Para que grupo ganglionar drena maioritariamente. Que outro(s) orgã(s) drena(m) também para este grupo ganglionar. Onde se localiza este grupo.

Gânglio pancreaticosplénicos. O baço e o estômago. Ao longo da artéria esplénica, ou ao longo do bordo superior e da face posterior do pâncreas.

11. Em relação ao baço indique:

a. A sua área de projecção parietal.

Área da 9ª à 11ª costelas esquerdas; bordo superior +/- 4cm lateral à linha mediana dorsal, ao nível da apófise espinhosa de T10; bordo inferior alcança a linha axilar média.

b. O nome da(s) prega(s) parietal(ais) que se fixa(m) na proximidade do seu hilo e do recesso peritoneal que essa(s) prega(s) ajuda(m) a delimitar. Em que divisão (compartimento) da cavidade peritoneal é esse recesso visível.

Ligamentos gastro-esplénico e lieno-renal (espleno-renal). Recesso esplénico da bolsa omental (pequeno saco).

12. A propósito do fígado diga como se denomina(m):

a. As estruturas que delimitam lateralmente a sua área nua. O músculo que se relaciona com esta área.

Ligamento triangular direito e sulco para a veia cava inferior. Diafragma.

b. O lobo que possui uma impressão renal. O lobo delimitado à esquerda pelo sulco para o ligamento redondo. A estrutura que define o limite anterior deste lobo.

Lobo direito. Lobo quadrado. Bordo inferior do fígado.

13. Sobre a drenagem linfática do fígado e das vias biliares diga:

a. Para que grupo(s) ganglionar(es) primário(s) drenam os linfáticos hepáticos profundos.

Gânglios localizados na proximidade da veia cava inferior (gânglios diafragmáticos médios) e gânglios hepáticos. b. Para que grupo(s) ganglionar(es) primário(s) drenam os linfáticos provenientes da parte terminal do colédoco.

Para que grupo terminal drenam estes gânglios linfáticos.

14. Em relação ao corpo do pâncreas diga:

a. Como se classifica quanto às suas relações que estabelece com o peritoneu. Que pregas peritoneais se fixam no seu bordo anterior.

Falsamente retroperitoneal. Os 2 folhetos posteriores do grande omento (epiplon) e o mesocólon transverso. b. Com que estruturas viscerais e vasculares se relaciona a sua face posterior.

Veias esplénica e renal esquerda. Aorta abdominal e (origem da) artéria mesentérica superior. Glândula supra-renal esquerda e rim esquerdo.

15. A propósito do lobo caudado do fígado diga:

a. Que formações anatómicas o delimitam inferiormente e à esquerda. Em que espaço da cavidade peritoneal e em que parede desse espaço é visível.

Inferiormente: porta hepática; à esquerda: fissura para o ligamento venoso. Pequeno saco (omental). Parede anterior.

b. Para que ducto(s) hepático(s) drena a bile produzida neste lobo. Que ramo(s) da artéria hepática própria é(são) responsável(eis) pela sua irrigação.

Ducto hepático direito e esquerdo. Ramo direito e esquerdo da artéria.

16. Relativamente à apófise uncinada do pâncreas indique:

a. A que divisão do pâncreas pertence. De que botão pancreático deriva. Para que canal drena frequentemente. Onde termina este canal.

Cabeça do pncreas. Botão pancreático ventral. Canal pancreático acessório. Papila duodenal menor. b. Ordenadamente, com que estrutura se relaciona directamente quer anterior quer posteriormente.

Anteriormente – vasos mesentéricos superiores. Posteriormente – aorta abdominal.

17. Relativamente à vesícula biliar diga:

a. Que artéria é responsável pela sua irrigação. Qual a sua origem. Em que veia termina o vaso responsável pela sua drenagem venosa.

Artéria cística. Ramo direito da artéria hepática. Ramo direito da veia porta.

b. Como se designa a sua extremidade anterior. Qual o seu local de projecção na parede abdominal (desta extremidade).

Fundo. Ponto de cruzamento entre o ápice da 9ª costela com o bordo lateral do recto abdominal (linha semilunar).

18. Em relação à apófise uncinada do pâncreas diga:

a. Qual a sua origem embriológica. Com que vasos está em íntimo contacto quer anterior que posteriormente.

Pâncreas ventral. Anteriormente – vasos mesentéricos superiores; posteriormente – aorta abdominal.

b. A que divisão anatómica do pâncreas pertemce. Qual a extensa relação visceral desta divisão. Qual a principal relação vascular da sua face posterior.

19. Em relação ao corpo do pâncreas diga:

a. Qual das suas faces é revestida por peritoneu da bolsa omental (pequeno saco). Que prega peritoneal se forma (tem a raiz) ao nível do seu bordo anterior.

Face anterior. Mesocólon transverso.

b. Que estrutura(s) canalicular(es) o percorre(m)? em que segmento do tubo digestivo e em que formação é divisível o orifício de abertura desta(s) estrutura(s).

Ducto pancreático principal. Na 2ª porção doduodeno, no vértice da grande papila duodenal.

20. Relativamente ao baço diga:

a. A sua área de projecção parietal.

Área da 9ª à 11ª costelas esquerdas; bordo superior +/- 4cm lateral à linha mediana dorsal, ao nível da apófise espinhosa de T10; bordo inferior alcança a linha axilar média.

b. O nome das estruturas e/ou espaços que se interpõem entre o baço e a região parietal que referiu na alínea anterior.

Diafragma, recesso costodiafragmático esquerdo e parte inferior do pulmão esquerdo.

21. A propósito da cabeça do pâncreas diga:

a. Como se denomina a sua porção inferior e esquerda que se prolonga para o lado esquerdo e em que direcção cefálica. Com que vasos tem esta porção íntimas relações quer anterior quer posteriormente?

Apófise unciforme. Anteriormente vasos mesentéricos superiores. Posteriormente veia cava inferior e terminação das veias renais.

b. Que artéria(s) é(são) directamente responsável(eis) pela sua irrigação. De que ramo(s) da aorta abdominal deriva(m), directa ou indirectamente.

Artéria esplénica (tronco celíaco), Artéria pancreáticoduodenal inferior (artéria mesentérica superior), Artéria pancreáticoduodenal superior (artéria gastroduodenal – artéria hepática comum – tronco celíaco)

22. O baço é completamente revestido por peritoneu, excepto ao longo de uma fissura visível numa das suas faces.

a. Como se designa essa fissura e em que face do baço é visualizável.

Hilo do baço. Face visceral

b. Que ligamento(s) peritoneal(ais) aí se inicia(m) ou termina(m). Que estruturas estão contidas entre os folhetos desse(s) ligamento(s).

23. Em relação às vias biliares diga:

a. Com que orgãos se relaciona superior e inferiormente o corpo da vesícula biliar.

Superiormente – fígado. Inferiormente – 2ª porção do duodeno e ângulo hepático do cólon. b. Como se forma e onde termina o canal biliar comum (colédoco).

Forma-se através da junção do ducto hepático comum do ducto cístico. Termina na ampola hepatoduodenal juntando-se com o ducto pancreático principal, indo depois terminar na 2ª porção do duodeno (abrindo na papila duodenal maior).

24. A divisão do figado em lobos fisiológicos é importante do ponto de vista cirúrgico. Indique:

a. O nome desses lobos. Os fundamentos anatómicos dessa divisão.

Lobo esquerdo e lobo direito. Divisão feita com base na segmentação da irrigação e drenagem venosa (ramos esquerdo e direito da veia porta e da artéria hepática própria).

b. A orientação e a localização do plano que define essa divisão.

Linha imaginária que se dirige do ponto médio do lobo caudado até ao ponto médio da fossa para a vesícula biliar. Plano que se dirige antero-inferiormente para a direita.

25. Relativamente ao baço indique:

a. Qual o local de projecção parietal da sua extremidade posterior. Que característica do seu bordo superior o torna facilmente identificável quando palpável. A que se deve tal facto.

Apófise espinhosa de T11. Incisuras. Devem-se à origem lobar embriológica típica do baço.

b. Para que grupo ganglionar periférico se processa a sua drenagem linfática. Através de que outro(s) grupo(s) ganglionar(es) e tronco (colector) linfático passa a linfa proveniente do baço até atingir a circulação sistémica.

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________

26. O corpo do pâncreas não é completamente revestido por peritoneu. A este propósito diga:

a. Com que folheto peritoneal, e com que lâmina desse folheto, se continua inferiormente o peritoneu que reveste a sua face anterior. E o que reveste a sua face inferior?

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ b. Qual das suas faces não possui revestimento peritoneal. Com que vasos estabelece relações esta face.

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________

27. Relativamente à área nua do fígado diga:

a. Em que lobo anatómico e em que face desse lobo está localizada. Com que estrutura(s) está habitualmente em contacto directo.

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ b. Que acidente anatómico do fígado o delimita à esquerda. Que estrutura(s) emerge(m) deste acidente.

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________

28. O ducto biliar estabelece próximas com vários vasos sanguíneos ao longo do seu trajecto. Diga:

a. Com que artérias se relaciona no decurso do seu trajecto supraduodenal e retroduodenal. Qual a posição do ducto relativamente a essas artérias.

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ b. Que posição ocupa relativamente à veia cava inferior. Como está separado desta veia quer a nível supraduodenal

quer retroduodenal.

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________

29. Os ilhéus pancreáticos (Langerhans) são especialmente numerosos numa das divisões do pâncreas. Relativamente a esta divisão diga:

a. Como se denomina. Como a classifica quanto à relação que estabelece com o peritoneu.

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ b. Com que órgão, e com que face deste órgão, está em íntimo contacto. Que outras vísceras contactam com a

mesma face desse órgão.

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________

30. Relativamente ao colédoco (ducto biliar) diga:

a. Como se forma. Qual o local de projecção parietal do seu início.

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ b. Com que estrutura peritoneal e com que espaço se relaciona durante parte importante do seu trajecto. Nessa

localização, com que estruturas vasculares estabelece relações (indique-as ordenadamente).

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________

31. Uma das divisões anatómicas do pâncreas é intraperitoneal. Sobre esta divisão diga:

a. Qual o seu nome e o do seu canal excretor.

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ b. Com que órgão(s), prega(s) peritoneal(ais) e vasos tem relações próximas.

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________