• Nenhum resultado encontrado

2 REVISÃO DE BASES CONCEITUAIS

2.2 FERRAMENTAS UTILIZADAS EM ANÁLISE DE RISCO

2.2.4 Failure Model and Effect Analysis – FMEA

A FMEA é uma ferramenta de análise do tipo Efeito de Falha. Ela opera fazendo uso dos métodos estatísticos e, portanto, realizando análises quantitativas. Pode ser aplicada no desenvolvimento do projeto do produto (são consideradas as falhas que poderão ocorrer com o produto dentro das especificações do projeto), em processos de produção (são consideradas as falhas no planejamento e execução do processo) e em sistemas administrativos (são analisadas as falhas potenciais de cada etapa do sistema de comando, ou seja, os procedimentos).

O principal objetivo da FMEA é revisar os modos de falhas dos componentes. Para que tal revisão aconteça são estabelecidas as linhas de ações, entre elas: verificar todas as formas possíveis em que um componente pode falhar; determinar os efeitos dessas falhas em outros componentes do sistema; determinar a probabilidade de falha e apresentar soluções para promoverem a redução dessas falhas.

As informações obtidas com o emprego da FMEA são as seguintes: catalogar as informações sobre as falhas dos produtos e processos sistemicamente; formalizar o conhecimento dos problemas existentes nos produtos e processos; indicar ações de melhoria no projeto do produto e processo, baseando-se em dados reais; promover o monitoramento das melhorias e diminuição de custos, por meio da prevenção de ocorrência de falhas.

Sempre que seus conceitos de melhoria contínua são introduzidos em uma organização, acontece uma mudança no comportamento dos funcionários. Eles passam a atuar proativamente, estabelecendo uma relação de prevenção de falhas, de

51

preocupação com a satisfação dos clientes e de atitude de cooperação no trabalho em equipe.

Para o desenvolvimento dos trabalhos de análise, é necessária a formação de uma equipe multissetorial. Essa equipe se utiliza das listas de verificação que busca respostas às seguintes questões: Qual a probabilidade de a falha ocorrer? Qual a conseqüência da falha?

Cetesb (1994) apud Martins, (2000), coloca:

[...] deve-se destacar que a probabilidade de falha é, em geral, determinada através de consulta a banco de dados de confiabilidade, desenvolvidos a partir de testes realizados pelos fabricantes dos componentes ou pela comparação em equipamentos ou sistemas similares.

A aplicação da FMEA exige a definição das etapas de sua aplicação; de um modo geral, elas seguem a seguinte seqüência:

a) planejamento das ações:

b) descrição dos objetivos e abrangência da análise: identifica qual(ais) produto(s)/processo(s) será(ão) analisado(s);

c) formação dos grupos de trabalho, em que se definem os integrantes do grupo (entre quatro a seis pessoas);

d) montagem do cronograma das reuniões; e) preparação da documentação e

f) análise dos dados.

Essas etapas visam buscar as falhas em potencial. Ela é realizada pelo grupo de trabalho que discute e preenche o formulário FMEA, de acordo com os seguintes passos:

identifica todas as partes dos componentes;

52

listar os tipos de falhas potenciais para cada função;

identifica as possíveis conseqüências;

identifica as possíveis causas para cada modo de falha; e

avalia a probabilidade de falha e a severidade das conseqüências.

A estimativa de risco só é aplicada nos pontos considerados significativos. Só então, a partir dos resultados, inicia-se o processo de determinação das ações corretivas para os modos de falhas considerados críticos ou relevantes. A definição dos indicadores de riscos é dada pelos índices de severidade (S), ocorrência (O) e detecção (D) para cada causa de falha, de acordo com critérios previamente definidos. Depois são calculados os coeficientes de prioridade de risco (R), por meio da multiplicação dos outros três índices. O ideal é que a empresa tenha seus próprios critérios. Erro! Fonte de referência não encontrada.3. Tabela 4 e 5 são exemplos de indicadores utilizados por empresas.

Tabela 3 – Exemplo de níveis de risco / severidade SEVERIDADE

ÏNDICE SEVERIDADE CRITÉRIO

1 Mínima O cliente mal percebe que a falha ocorre 2

3

Pequena Ligeira deterioração no desempenho, com leve descontentamento do cliente

4 5 6

Moderada Deterioração significativa no desempenho de um sistema, com descontentamento do cliente 7

8

Alta Sistema deixa de funcionar e grande

descontentamento do cliente 9

10

53

Tabela 4 – Exemplo de freqüência OCORRÊNCIA

ÍNDICE OCORRÊNCIA PROPORÇÃO CPK

1 Remota 1:1.000.000 Cpk > 1,67 2 3 Pequena 1:20.000 1:4.000 Cpk > 1,00 4 5 6 Moderada 1:1000 1:400 1:80 Cpk <1,00 7 8 Alta 1:40 1:20 9 10 Muito Alta 1:8 1:2 Tabela 5 – Exemplo de gravidade DETECÇÃO

ÍNDICE DETECÇÃO CRITÉRIO

1 - 2 Muito grande Certamente será detectado

3 - 4 Grande Grande probabilidade de ser detectado 5 - 6 Moderada Provavelmente será detectado

7 - 8 Pequena Provavelmente não será detectado 9 - 10 Muito pequena Certamente não será detectado

Quando o grupo estiver avaliando um índice, os demais índices não podem ser considerados; vale dizer que a avaliação de cada índice é independente. Por exemplo, se estamos avaliando o índice de severidade de uma determinada causa, cujo efeito é significativo, não podemos colocar um valor mais baixo para esse índice, somente porque a probabilidade de detecção é alta.

No caso de FMEA de processo, é possível utilizar os índices de capabilidade da máquina (Cpk), para se determinar o índice de ocorrência.

Na fase de proposição de melhorias, o grupo utiliza seus conhecimentos, criatividade e, até mesmo, de outras técnicas para listar todas as ações que podem ser realizadas para diminuir os riscos. Essas medidas podem ser: de prevenção total ao tipo de falha; de prevenção total de uma causa de falha; de dificultar a ocorrência de falhas; de limitar o efeito do tipo de falha, e as medidas que aumentam a probabilidade de detecção do tipo ou da causa de falha. Elas devem ser analisadas quanto à sua

54

viabilidade, sendo, então, definidas aquelas que serão implantadas.

O controle do resultado é realizado por meio do próprio formulário FMEA, que tem uma estrutura de formatação em colunas em que ficam registradas as medidas recomendadas pelo grupo, o nome do responsável, o prazo, as medidas tomadas e a nova avaliação dos riscos. O formulário FMEA recebe revisões periódicas ou sempre que houver uma alteração nesse produto ou processo.

2.2.5 Quadro sinótico das ferramentas analisadas sob a ótica da pesquisa de