• Nenhum resultado encontrado

OCIPITAL TOTAL

9- FALANGETAS OU TERCEIRA FALANGE

Obs:As pregas interfalangeanas encontram-se entre as falanges 1ª, 2ª e 3ª.

Para a localização das marcas particulares e anomalias, examinam-se primeiramente a Região Anterior ou Palmar e depois a Região Posterior ou Dorsal (costas da mão).

As falangetas são em número de três para os dedos indicador, médio, anular e mínimo e duas para os polegares. Tem nomes particulares de falanges (as que confinam com os metacarpianos), falanginha (as que ficam no meio, nos dedos em que há três) e falangetas (as que ficam nas extremidades, sobre as quais assentam as unhas).

Acima da prega dígito-palmar está situada do lado do dedo mínimo a Região Hipotenar; na base do polegar, a Região Tenar; no centro a Região Palmar ë por cima desta a munheca ou pulso (carpo) que serve de ponto de referência para indicar a distância das marcas, cicatrizes, tatuagens, etc, que se encontram nas regiões acima mencionadas, tomando-se por base a linha do pulso. Feito o exame da Região Palmar, passa-se à Região Dorsal. O exame dos dedos é exatamente igual, com diferença apenas de que as bordas mudaram de posição, por estarem em sentido oposto. Quando a Região Palmar se encontrar voltada par o identificador, o bordo externo está localizado na parte externa do polegar e quando em sentido contrário, isto é, a Região Dorsal, o bordo externo está localizado na parte externa do mínimo.

Anomalias dasMãos

Em seu tratado “Dactiloscopia Comparada - La Plata - 1904” - Juan Vucetich, refere-se as anomalias das mãos e, apoiado em Guiot Daubés, classificou-as nos três tipos gerais: Sindactilia, Polidactília e Ectrodactília.

Nesse assunto vamos orientar-nos principalmente pelo que doutrina o Dr. J. Pires de Lima, abalizado Professor da Universidade do Porto, em sua interessante obra “As anomalias dos membros dos Portugueses - Porto – 1927”. O autor, secundando a doutrina de Dubreuil, ocupando-se da diferenciação e nomenclaturas dos vícios das mãos, classifica-as nos seis grupos seguintes:

1 - Variação quanto ao número de raios digitais:

a) Aumento de número...HIPERDACTÍLIA b) Diminuição de número...HIPODACTÍLIA 2 - Variações de comprimento digital, sendo normal o número de falanges: a) Aumento de comprimento...MEGALODACTÍLIA b) Diminuição de comprimento...BRAQU1DACTÍLIA 3 - Variação do volume digital:

a) Aumento de volume...MACRODACTÍLIA b) Diminuição de volume...MICRODACTÍLIA 4 - Variações de direção do eixo digital:

a) Desvios antero-posteriores...CAMPODACTÍLIA b) Desvios laterais...VAROS ou VALGOS 5 - Variações do número de falanges:

a) Aumento de número...HIPERFALANGIA b) Diminuição de número...HIPOFALANGIA 6 - Variações na interdependência dos dedos ...SINDACTÍLIA

Quando ao 1º grupo, observa o professor Pires de Lima, a HIPERDACTLLLA ou (POLIDACTILIA) é muito vulgar e o número de dedos nas extremidades polidactilas pode ser desde seis até dez e mesmo treze dedos.

A HIPODACTÍLIA (também chamada de ECTRODACTÍLIA) é um vício de conformação antônima à HIPERDACTÍLIA, isto é, enquanto nesta há quantidade superior a cinco dedos, (6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e até 13), naquela há apenas 4, 3, 2, 1 ou mesmo nenhum.

A SINDACTÍLIA é a união de dois ou mais dedos. Esta anomalia apresenta dois graus, ou consiste na simples ligação do segmento proximal por meio de uma membrana parecida com a dos palmípedes ou então apresenta coalescência digital mais profunda, ou seja, fusão de dois ou mais dedos, geralmente entre os dedos indicador e médio.

A mão ainda pode ser torta ou bota.

As mãos de gengibre são os lesos-manos portadores do mal de Lázaro, vítimas de efeito fagedênico lepróide, que lhes corrói os dedos deformando-os.

A forma mais freqüente de POLIDACTÍLIA é a HEXADACTÍLIA (seis dedos) ou SIDÍGITUS. A conformação, o lugar, o modo de implantação dos dedos supranuméricos tem sido a base de várias classificações polidáctilas.

A HIPERFALANGIA pode acompanhar a POLIDACTÍLIA, mas raramente.

A HEMIMELIA é a falta congênita dos membros superiores ou inferiores. É também chamada de ECTROCÍRIA, que determina a falta da mão, pela origem congênita e não acidental. Não se deve confundir amputação com ectrocíria ou hemimelia.

Sob o ponto de vista propriamente datiloscópico, o que interessa é o registro das anomalias constantes dos grupos do 1º ao 6º, conquanto os demais não deixam de ter um apreço sinalético de grande importância como meios identificáveis. Mas o nosso ponto de vista é puramente datiloscópico.

Qualquer que seja a anomalia, deve a ficha conter a impressão respectiva, completa.

Finalmente, ainda como anomalias das mãos, encontramos as anquiloses das articulações, que classificam-se em:

1 - ANQUILOSE PARCIAL _Quando o membro ou órgão ainda tem movimento, sem contudo poder voltar à sua posição normal;

2 - ANQUILOSE ANGULAR _Quando a articulação está dobrada, impossibilitando de readquirir a sua posição primitiva;

3 - ANQUILOSE TOTAL_ Quando a articulação se acha soldada de tal modo, que o membro ou órgão está impossibilitado de movimento.

Abreviaturas das Anomalias das Mãos

HIPERDACTÍLIA... MEGALODACTÍLIA... MACRODACTÍLIA... CAMPODACTÍLIA... HIPOFALANGE... HEXADACTÍLIA... OCTADACTÍLIA... ÉCTROCÍRIA... A... HIPODATÍLIA... BRAQUIDACTÍLIA... MICRODACTÍLIA... HIPERFALANGE... SINDACTÍLIA... HEPTADACTÍLIA... HEMIMELIA... H P R D M E G A M A C R C A M P H P O F H E X D O C T D E C T R H P O D B R Q D M I C R H P R F S I N D H E P T H E M I HIPERDATÍLIA ou HEXADATÍLIA

HIPODATÍLIA ou TRIDATÍLIA ( o 2º dedo, rudimentar com única falange ; o 5º metacárpio normal, articulando-se com o auricular de duas falangetas).

SINDATÍLIA COM CLJINODATÍLIA E HIPOFALANGIA

DIDATÍLIA ou HIPODATÍLIA

Mão em pinça de lagosta ou em chave inglesa. Apenas 02 (dois) metacarpianos correspondem ao índice e auricular, este com falangeta sem unha.

MICRODATÍLIA,, HIPOFALANGIA e

CAMPODATÍLLA

AGENÉSIA TOTAL DOS DEDOS

Mão esquerda . Em vez de dedos, apenas diminutas protuberâncias com remates de metacárpios.

HEXADATÍLIA, POLIDATÍLIA ou SIDÍGITOS

POLEGAR EM PINÇA DE LAGOSTA

SINDATÍLIA, BRAQUIDATÍLIA e CAMPODATÍLIA

SINDATÍLIA e BRAQUIDATÍLIA

HEPTADATÍLIA - POLIDATÍLIA

7º dedo, apenas uma nesga; 5º dedo muito curto largo intervalo; 6º e 7º no bordo cubital, pequenos, unidos pela base, ligados por prega

dorsal.

Algumas Enfermidades

GOTA

A gôta é uma enfermidade causada pela incapacidade de certos organismos de destruir ou eliminar de maneira normal o ácido úrico.

MÃO AFETADA DE ARTRITE REUMATÓIDE

Nos dedos anular e médio, observaram-se as saliências fusiformes das articulações dos dedos, típicas desta forma de reumatismo.

MÃOS DE UM PACIENTE AFETADO DE UMA FORMA INTENSA DE ARTRITE REUMATÓIDE. As deformações dos dedos são muito acentuadas.

Documentos relacionados