• Nenhum resultado encontrado

4.4 SISTEMA E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: MCDA-C

4.4.3 Fase de Elaboração de Recomendações

Esta fase tem o intuito de apoiar às incubadoras Alfa e Beta a identificar ações para melhorar a avaliação dos descritores que se apresentaram abaixo da expectativa na proposta avaliada, bem como demonstrar as consequências destas ações na melhoria do perfil, caso venham a ser implementadas.

Segundo Gamba-Júnior (2012), a metodologia MCDA-C proporciona uma avaliação minuciosa que atinge todos os níveis da estrutura hierárquica de valor, tornando possível explorar os pontos que necessitam ser trabalhados a fim de aprimorar o grau de atratividade do contexto global.

Deste modo, a partir do perfil de impacto obtido na fase de avaliação, exclusivamente para os descritores sinalizados à nível comprometedor, serão sugeridas ações que possam impactar positivamente no desempenho das incubadoras, sendo a primeira proposta para a incubadora Alfa, conforme quadro 27.

Quadro 27 - Recomendações descritores à nível comprometedor da Incubadora Alfa

Fonte: Elaborado pela autora a partir de dados da pesquisa, 2013.

As sugestões abordadas no quadro 30 basicamente trataram do incentivo a cultura criativa e captação de recursos, sendo este último influenciado pelo método de subsistência da incubadora (autossustentável), contudo ainda passível de melhorias. Diante disso, a tabela 12 demonstra para a incubadora Alfa a evolução pontual que se pode atingir a partir das ações propostas. Cabe lembrar que o confronto do desempenho atual destes descritores com uma futura proposta de desempenho, objetiva demonstrar a eficiência e efetividade do modelo aqui construído em simbiose com a metodologia de avaliação MCDA-C e, que a evolução de níveis de performance apesar de potenciais, são ilustrativas.

INCUBADORA ALFA

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO AÇÕES RECOMENDADAS

1.2 Capital Humano

1.2.7 Funcionários que produzem ideias (%)

 Incentivar a cultura criativa e o comportamento inovador entre os colaboradores da incubadora criando mecanismos que contribuam para geração de ideias: flexibilidade para trocar feedbacks, banco de ideias, reuniões informais.

1.3 Fonte de Recursos

1.3.1 Volume de recursos aquinhoados junto às Agências de Fomento

 Mesmo a incubadora sendo autossustentável recomenda-se, aumentar o número de parcerias com órgãos de fomento.

 Submeter-se a mais editais para captação de fomento.

 Rever os projetos submetidos a fim de buscar maior número de aprovação nos editais.

1.3.2 Volume de recursos aquinhoados junto ao Governo

 Conforme sinalizado pelo gestor há pouco investimento do Governo junto às incubadoras, desta forma, recomenda-se buscar maneiras de aproximar o governo e incubadora, além do empresariado local a fim de demonstrar as vantagens de investimento no setor e principalmente os impactos socioeconômicos gerados em favor do Estado e população.

1.3.3 Captação de recursos por meio de outras fontes

 Aumentar o envolvimento em iniciativas que possam se transformadas em oportunidades de investimentos, tais como: sessões de coaching, rodadas de negócios e divulgação do portfólio de serviços das empresas em eventos, fóruns, etc.

1.3.5 Incentivos fiscais para P&D

 Buscar concessões de incentivos fiscais, tais como a lei da informática e da inovação, seja estadual ou nacional.

 Aumentar a divulgação de incentivos fiscais concedidos às empresas iniciantes.

1.3.6 Financiamento de pesquisas acadêmicas

 Divulgar entre os empreendedores e a academia local editais de financiamento à pesquisas acadêmicas fomentando assim, a formação de novos empreendedores.

Tabela 12 - Desempenho atual e futuro - incubadora Alfa DESCRITORES NÍVEL ATUAL DESEMPENHO ATUAL NÍVEL FUTURO DESEMPENHO FUTURO

1.2.7 Funcionários que produzem ideias (%) N1 -3,3 N3 3,35 1.3.1 Volume de recursos aquinhoados junto às Agências

de Fomento

N1

-5,28 N3 5,36

1.3.2 Volume de recursos aquinhoados junto ao Governo N1 -6,27 N3 7,81 1.3.3 Captação de recursos por meio de outras fontes N1 -1,5 N3 4,50

1.3.5 Incentivos fiscais para P&D N1 -7,6 N3 7,60

1.3.6 Financiamento de pesquisas acadêmicas N1 -0,75 N3 2,25 Fonte: Elaborado pela autora a partir de dados da pesquisa, 2013.

Desta forma, a metodologia possibilita observar o comportamento dos descritores, que passam de nível comprometedor (N1) para competitivo (N3), sendo capaz inclusive de gerar a visualização local e global da performance da incubadora, conforme estrutura hierárquica elaborada. Logo, a figura 31 é composta pelo perfil de impacto atual global da incubadora Alfa, bem como o perfil de impacto futuro para fins de melhor visualização.

Figura 31- Perfil de impacto global - atual e futuro Incubadora Alfa

Fonte: Elaborado pela autora a partir de dados da pesquisa, 2013.

Em tela, percebe-se que as ações implementadas aos descritores podem gerar impactos positivos locais nos PVFs: 1.2 Capital Humano, o qual apresenta desempenho atual

de 30,79 pontos e passa no desempenho futuro para 32,66 pontos; e, com maior significância em 1.3 Fonte de Recursos, o qual o resultado de 3,82 passa para 13,11 pontos. Embora as alterações sejam em apenas dois dos seis PVFs, tal desempenho representa aumento no perfil atual da área de interesse 1 Inputs de aproximadamente cinco pontos na escala que por sua consequência, eleva a performance global da incubadora Alfa de 95,34 para 99,80 pontos, atingindo praticamente o nível de excelência, conforme taxas de substituição do modelo.

Assim como realizado para a incubadora Alfa, se propôs ações de melhoria para os descritores da incubadora Beta que se posicionaram na avaliação atual em nível comprometedor, conforme se registra no quadro 28.

Quadro 28 - Recomendações descritores à nível comprometedor da Incubadora Beta

INCUBADORA BETA

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO AÇÕES RECOMENDADAS

1.2 Capital Humano

1.2.2 População com Ensino Técnico (%)  Apesar de todos os colaboradores da incubadora possuírem ensino superior, a maior divulgação do ensino técnico pode ampliar os horizontes contribuindo com a gestão da incubadora por contemplar outros conhecimentos e capacitações.

 Estabelecer parcerias com escolas técnicas e estendê-las aos empreendedores.

1.2.6 Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática opções de Carreira e Grau

 Incentivar os colaboradores da incubadora a optarem por formações nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

 Divulgar na incubadora as oportunidades de carreira nestas áreas.

1.3 Fonte de Recursos

1.3.2 Volume de recursos aquinhoados junto ao Governo

 Conforme sinalizado pelo gestor há pouco investimento do Governo junto às incubadoras, desta forma, recomenda-se buscar maneiras de aproximar o governo e incubadora, além do empresariado local a fim de demonstrar as vantagens de investimento no setor e principalmente os impactos socioeconômicos gerados em favor do Estado e população. 1.3.3 Captação de recursos por meio de

outras fontes

 Aumentar o envolvimento em iniciativas que possam se transformadas em oportunidades de investimentos, tais como: sessões de coaching, rodadas de negócios e divulgação do portfólio de serviços das empresas em eventos, fóruns, etc. 1.3.7 Financiamento a fundo perdido  Aumentar a divulgação entre os empreendedores de editais à

fundo perdido.

 Apoiar com serviço especializado os empreendedores que apresentam dificuldade na construção de projetos para participação de editais com esta finalidade.

 Rever os motivos da não aprovação de projeto submetidos a fim de buscar maior número de aprovação nos editais.

1.3.8 Fomento para inovação – exportações  Aumentar a captação de recursos para incubadora por meio da participação em novos editais de fomento à inovação.

 Buscar benefícios concedidos por meio de incentivos fiscais ou financiamentos à fundo perdido para seus empreendedores.  Buscar parcerias com o Governo do Estado e empresariado local, nacional ou internacional a fim de criar oportunidades que gerem investimentos em inovação.

Fonte: Elaborado pela autora a partir de dados da pesquisa, 2013.

Observa-se que a incubadora Beta apresentou maior número de descritores em nível comprometedor do que a incubadora Alfa. Distribuídos em diferentes áreas, na essência o desempenho atual de Beta foi afetado principalmente no que se refere a capacitação dos colaboradores, oportunidades de carreira na área tecnológica, captação de recursos e aprovação de projetos na área de inovação. Com o intuito de simular o desenvolvimento destes descritores construiu-se a tabela 13.

Tabela 13 - Desempenho atual e futuro - incubadora Beta

DESCRITORES NÍVEL ATUAL DESEMPENHO ATUAL NÍVEL FUTURO DESEMPENHO FUTURO

1.2.2 População com Ensino Técnico (%) N1 -15 N3 20

1.2.6 Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática opções de Carreira e Grau

N1

-2,25 N3 4,5

1.3.2 Volume de recursos aquinhoados junto ao Governo N1 -6,27 N3 7,81 1.3.3 Captação de recursos por meio de outras fontes N1 -1,5 N3 4,5

1.3.7 Financiamento a fundo perdido N1 -3,52 N3 11

1.3.8 Fomento para inovação – exportações N1 -3,5 N3 7

1.6.2 Adoção de padrões tecnológicos N1 -10 N3 10

2.3.2 Taxa de sucesso de projetos de inovação N1 -16,75 N3 33,5 Fonte: Elaborado pela autora a partir de dados da pesquisa, 2013.

Caso implementadas as ações sugeridas, o comportamento dos descritores na tabela podem progredir do nível comprometedor (N1) para o nível competitivo (N3). Tal desempenho será melhor percebido na figura 32 que confronta para a incubadora Beta o perfil global atual versus o perfil futuro proposto.

Quadro 28 - Recomendações descritores à nível comprometedor da Incubadora Beta(conclusão)

INCUBADORA BETA

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO AÇÕES RECOMENDADAS

1.6 Sofisticação de Produto/Processo e Negócio

1.6.2 Adoção de padrões tecnológicos  Propiciar cursos para adoção de padrões tecnológicos (PMI) e certificações para capacitação dos colaboradores e gestores da incubadora.

 Motivar a participação de seus colaboradores em congressos, fóruns e eventos tecnológicos.

2.3 Pesquisa & Desenvolvimento

2.3.2 Taxa de sucesso de projetos de inovação

 Investigar os motivos de projetos não aprovados em editais voltados à inovação.

 Fornecer feedbacks e serviços especializados de apoio aos empreendedores que apresentam dificuldades na construção de projetos.

Figura 32 - Perfil de impacto global - atual e futuro Incubadora Beta

Fonte: Elaborado pela autora a partir de dados da pesquisa, 2013.

Os impactos positivos gerados para os descritores da incubadora Beta atingem quatro PVFs, três da área de interesse 1 Inputs e um na área de interesse 2 Outputs. Os resultados mais significativos apresentaram-se em: 1.2 Capital Humano - desempenho de 7,01 pontos passa para 18,70 pontos; no PVF 1.3 Fonte de Recursos de 5,50 pontos passa para 14,70; e 2.3 Pesquisa & Desenvolvimento que de 7,21 direciona-se para 18,26 pontos. Em menor progressão, o PVF 1.6 Sofisticação de Produto/Processo e Negócio aumenta seu potencial atual de 3,70 pontos para 4,70.

A performance local nestes PVFs gera aumento na área de interesse 1 Inputs de 25,60 pontos para 34,10 pontos e na área de interesse 2 Outputs de 32,64 para 39,27 pontos. O reflexo local no desempenho global é significativo, pois acrescenta 15 pontos no resultado atual da incubadora Beta.

Em síntese, acredita-se que o modelo proposto para avaliação das incubadoras somado ao uso da MCDA-C se demonstra consistente, pois proporciona para os gestores de Alfa e Beta além da percepção de sua atuação no fomento do empreendedorismo inovador, acompanhar a evolução a partir da implantação de ações pontuais, aplicadas exclusivamente nos critérios que não estão atingindo as expectativas.

Entretanto, com o intuito de aumentar a solidez da presente dissertação, se faz necessário confrontar as suposições práticas, resultantes deste capítulo com as suposições teóricas do capítulo dois, para tal avança-se a análise para o tópico 4.5.