• Nenhum resultado encontrado

4.2 O QUE AS INCUBADORAS PROPORCIONAM ÁS EMPRESAS INCUBADAS E

4.2.3 Incentivos ao empreendedorismo inovador na ótica dos gestores das incubadoras

Este tópico descreve o resultado da análise de conteúdo sobre as mensagens obtidas por meio da entrevista semiestruturada (APÊNDICE A) conduzida com os gestores das incubadoras Alfa e Beta em relação:

aspectos e ações prioritárias desenvolvidas pela incubadora no fomento do empreendedorismo inovador

O acompanhamento periódico propiciado pelas incubadoras foi o aspecto mais considerado entre os gestores entrevistados como forma de aperfeiçoamento dos empreendedores e seus negócios. O gestor da incubadora Alfa enfatiza a necessidade de manter os empreendedores no foco do negócio.

O gestor da Beta complementa que a incubadora auxilia a desenvolver a maturidade dos empreendedores, inclusive cita:

“[...] nós realizamos aporte desde minúcias como o que os empreendedores vestem ou a forma com que se apresentam e apresentam suas empresas, promovendo à eles cursos de oratória, coaching e, até mesmo consultorias como na área contábil e jurídica”.

O gestor da Beta expõe ainda que a incubadora não só fornece o apoio, mas também se sustenta no conhecimento de seus incubados e graduados, o que os coloca em evidência nos mais diversos meios de comunicação. São fatores comuns as incubadoras Alfa e Beta a importância do andamento do plano de negócio e registro, necessários para constituição empresarial, além da imprescindível análise de mercado fornecida, apoio gerencial, experiências já consolidadas e a busca de financiamentos.

No que se refere aos aspectos prioritários para desenvolver empresas inovadoras, o gestor Alfa cita durante a entrevista principalmente:

incubadora de laboratórios ágeis e de última geração, além de parcerias com Centros de pesquisa e inclusive outras incubadoras que sejam consideradas de excelência como forma de trabalhar em conjunto com o empreendedor no desenvolvimento de inovações”.

Em contrapartida, na incubadora Beta priorizam-se aspectos baseando-se na seleção de projetos tangíveis, no entanto, com níveis mais avançados de inovação, tais como os que substituam importações não existentes no país e que assim possuam barreiras de mercado reduzidas. Além das parcerias, sinalizadas pelas incubadoras aqui estudadas como uma das ações para desenvolver a inovação, Alfa e Beta destacam o incentivo aos empreendedores para participarem de palestras, cursos e programas fomentadores do fenômeno, tal qual, o Sinapse da Inovação, concebido pela Fundação CERTI com o intuito de estabelecer uma comunidade de empreendedores, promovendo a discussão permanente de ideias inovadoras geradas em teses, dissertações, trabalhos científicos e tecnológicos, elaborados por estudantes, professores e outros profissionais dos diferentes setores da economia (CERTI, 2012). O gestor da incubadora Alfa, no transcorrer da entrevista destaca o Sinapse da Inovação como “[...] o grande programa para o empreendedorismo inovador, não só local, mas também regional”.

Neste contexto, o gestor da Beta ressalta como outro fator importante que a incubadora atua, é em relação aos contatos com diversos fundos, inclusive de capital de risco e investidores, pois auxiliam a oportunizar ambientes inovadores em sua ótica. Em suma, as principais ações destacadas estão ligadas ao acompanhamento periódico, consolidação das empresas, qualificação e capacitação de mão de obra, redes de interação, programas de incentivo a inovação e busca por recursos financeiros, além de estudo de mercado para redução de barreiras.

Frente aos estímulos aqui citados, quais seriam as principais vantagens que os gestores acreditam atrair os empreendedores para ingressarem nestas incubadoras?

motivos e vantagens oferecidas para ingresso nas incubadoras

Na incubadora Alfa, o gestor destaca como principais vantagens ou motivos para que os empreendedores queiram se instalar, as redes de contatos nacionais e internacionais e a trajetória inovadora da incubadora em atrair empreendedores de sucesso, demonstrado na gama de prêmios recebidos (vide item 4.1). Reforça o gestor: “temos hoje contatos com o mundo inteiro, o que nos possibilita inserir nossas empresas em quaisquer mercados, então o networking somado ao serviço inovador prestado pela incubadora é o nosso diferencial”.

Na incubadora Beta, o gestor ressalta o excelente relacionamento interno criado pelas reuniões: “Nós temos encontros chamados “Segunda-Segunda” que acontecem toda segunda, segunda-feira do mês e o Café com Networking as sextas-feiras como forma de motivar a interação e aproximação entre os empresários da incubadora”. Outra vantagem citada pelo gestor para esta incubadora é o fato de o mesmo ter participado do conselho no MCTI, o que proporciona a antecipação de informações estratégicas. O gestor ainda chama a atenção na implantação e execução de projetos pioneiros, como: “Lixo Zero”, “Seeds Foruns” e a “Incubação Virtual”.

Perante as colocações, percebe-se que a prioridade para Alfa são as redes de contatos externas à incubadora. O que apesar de destaque também para Beta, é revertido prioritariamente para as redes internas à incubadora. Comumente, o acompanhamento como vantagem no momento do ingresso dos empreendedores foi novamente ressaltado. A partir das consideradas vantagens até aqui expostas, quais são os resultados que os gestores percebem gerar?

principais resultados percebidos a partir das ações de fomento ao empreendedorismo inovador

O gestor da Alfa revela na entrevista que os resultados da incubadora são percebidos especialmente em três pontos:

(i) na geração de emprego e renda, refletido nas 800 vagas geradas pelas empresas incubadas e graduadas da incubadora.

(ii) na arrecadação de impostos gerados em Florianópolis, espelhado nos 320 milhões que suas empresas incubadas e graduadas geraram (CERTI, 2011b). E, por fim,

(iii) na retenção de mão de obra qualificada para cidade de Florianópolis.

Na incubadora Beta, o gestor expõe como principais resultados, a participação em duas linhas de atuação no programa Sinapse da Inovação, primeiro fazendo parte da comissão julgadora avaliando projetos e, segundo buscando incubar projetos aprovados do programa. Em 2012 foram dois os projetos incubados na Beta originados do Sinapse da Inovação.

Foi destacada ainda pelo gestor, a participação de seus empreendedores no Programa de financiamento de inovação tecnológica disposto pelo Governo do Estado, o Juro Zero. Em 2011, Florianópolis abarcou a maior fatia destes financiamentos, representando 57% de todos os projetos aprovados no estado. Destes, 16% são projetos advindos da incubadora Beta.

Outro ponto ressaltado pelo gestor da incubadora Beta foi a geração de empregos, refletido nos último três anos pelas 925 vagas diretas geradas. E, por fim, o papel fomentador que a incubadora realiza junto aos produtos e projetos da ACATE, o que influencia diretamente e indiretamente todas as empresas de base tecnológica do estado associadas.

Em síntese, os gestores percebem que os principais resultados das ações das incubadoras estão vinculados a: geração de emprego, renda e impostos; conquista de fomento para incentivar novos empreendedores e, a retenção de mão de obra qualificada. Porém, são estas as mesmas percepções que os Empreendedores incubados e graduados possuem?