• Nenhum resultado encontrado

PERCURSO METODOLÓGICO

Esquema 3: Fases da Análise de Conteúdo.

Fonte: pesquisa, 2015.

6.5.Metodologia para a elaboração do produto e da invariante de leitura compreensiva

O desenvolvimento do Sistema Didático para o processo de orientação de Leitura Compreensiva de Textos de Química buscou atender ao que propunha o seguinte objetivo específico deste trabalho: Elaborar uma Base Orientadora para ensinar a ler de forma compreensiva os textos complementares nos livros de Química como referência para o Ensino de Química fundamentado na teoria da assimilação por etapas das ações mentais de P. Ya.Galperin.

6.4.1. Estruturação da invariante da leitura compreensiva

Uma metodologia, visando determinar a invariante do sistema operacional das habilidades, foi proposta por Talízina (1987), conhecido como método Teórico de Análise da Atividade. Segundo Núñez (2009), esse método consiste na análise funcional-estrutural das diversas variantes conhecidas ou modos de agir quando as tarefas são resolvidas segundo a habilidade geral em questão. Assim, ao se aplicar esse método teórico nas ciências naturais em que existem diversas concepções de se entender o que é Leitura compreensiva, analisam-se essas variantes e constrói-se a invariante do sistema operacional como modelo de caráter geral e abstrato. Esse modelo, então, possibilita orientar a leitura compreensiva, de forma geral, constituindo-se no objeto de assimilação.

A invariante da leitura compreensiva de textos de Química é formada pelo conjunto de operações, indispensável para o entendimento de qualquer texto desse tipo. Ao mesmo tempo que o licenciando assimila essa invariante da leitura compreensiva, ele poderá transpor seus

conhecimentos para o entendimento e compreensão de outras situações-problema que lhe sejam propostas.

Para a identificação do invariante da leitura compreensiva, é necessário, antes de tudo, que seja analisada e comparada entre si uma quantidade de estudos que definam como ler de forma compreensiva considerando os limites do procedimento. São examinadas quais operações para a leitura compreensiva propõe cada um dos estudos e se determina o que têm em comum e em que se diferenciam uns dos outros. Fez-se, então, a seleção das operações comuns para todos os estudos analisados permitindo a definição da estrutura da habilidade em forma de um sistema de operações invariante.

Essa estrutura geral de operações, como algo que aparece estável nos diversos casos particulares de leitura compreensiva, é a invariante que define as diversas propriedades da habilidade, ou seja, constitui a essência. A invariante de leitura compreensiva, resultante dessa etapa, encontra-se no (Apêndice A).

6.4.2. Estrutura do Sistema didático

A estruturação do Sistema Didático organiza-se segundo momentos diferentes de Núñez e Ramalho (2013).

a) definição dos pressupostos do Sistema Didático; b) definição dos objetivos do Sistema Didático;

c) determinação do Sistema de Tarefas para a formação da habilidade.

a) Definição dos pressupostos

Como ponto fundamental da organização do Sistema Didático para a leitura compreensiva de textos de Química, foram definidos como pressupostos:

a) A leitura compreensiva de textos de Química é um tipo específico de atividade e está vinculada a um conhecimento necessário para ensinar Química no ensino médio.

b) A habilidade de Leitura compreensiva é um conhecimento profissional dos docentes de Química. Sendo assim, o licenciando em Química é objeto e, ao mesmo tempo, sujeito ativo do processo de formação dessa habilidade, motivado e orientado pela finalidade de se qualificar profissionalmente.

c) A formação da habilidade de ler textos de Química é um processo que segue determinadas etapas, as quais são reveladas pela teoria de Galperin.

b) Definição dos objetivos

Os objetivos de ensino representam o modelo dos resultados esperados em relação ao processo para alcançá-los. Partindo do pressuposto de que a leitura compreensiva de textos de Química é um tipo de atividade, os objetivos são formulados na linguagem das ações realizadas pelo estudante, como um tipo de atividade que engloba a habilidade e os conceitos que se pretende assimilar. O conhecer não se separa do saber fazer, orientado para o desenvolvimento da personalidade integral dos estudantes. “Os objetivos de ensino representam o modelo dos resultados esperados em relação ao processo para se atingir a estes” (NÚÑEZ; RAMALHO, 2013). O objetivo definido pelo sistema didático foi de ler textos de Química de forma compreensiva.

c) Determinação do Sistema de Tarefas para a formação da habilidade.

O sistema de tarefas foi proposto de acordo com as etapas da teoria de Galperin como explicitado anteriormente pelas características de cada etapa. Dessa forma, as tarefas constituem etapas, tais como:

 A motivação para a leitura.

 Etapa do Estabelecimento da BOA III.  Etapa materializada.

 Etapa da linguagem externa.  Etapa mental.

Ao término deste capítulo, é possível observar que o percurso metodológico proposto e implementado para este estudo permitiu obter respostas para os objetivos específicos e, consequentemente, para o objetivo geral da pesquisa. De modo particular, os resultados obtidos por este estudo, a partir da análise e caracterização do conhecimento profissional dos licenciandos sobre a habilidade de leitura compreensiva, foram determinantes para “estruturar um Sistema Didático como produto da dissertação fundamentado na teoria da assimilação por

etapas das ações mentais de P. Ya. Galperin para a orientação da leitura compreensiva” de

7

O CONHECIMENTO PROFISSIONAL PARA ENSINAR A LER DE