• Nenhum resultado encontrado

5 GEOLOGIA ESTRUTURAL

5.3 Fases de Deformações

5.3.1 FASE Dn-1

A única evidência da fase Dn-1 é o reconhecimento de uma xistosidade paralela ao bandamento composicional da rocha. A orientação da superfície Sn-1(figura 5.2) foi medida nas superfícies das dobras da fase Dn.

Figura 5.2: Biotita-clorita-muscovita xisto , apresentando uma foliação Sn-1 (N10/80) e uma foliação Sn (N240/36), Ponto 257.

Na figura 5.3, estão dispostos os estereogramas com os diagramas de contorno dos polos dos planos das medidas de foliação Sn-1 reconhecidas, estes foram divididos por domínios, sendo eles, Grupo Araxá e Greenstone Belt de Pilar.

Figura 5.3: Estereogramas dos pólos dos planos da foliação Sn-1 Greenstone belt (6 medidas).

ŽďƌĂŶ

^ŶͲϭ

^Ŷ

7 medidas N240/44

ϯϰ A foliação Sn-1 em geral encontra-se subparalela à foliação Sn, por isso suas medidas independentes só foram feitas das poucas dobras Dn encontradas na área. Tem-se apenas uma medida nas rochas do domínio do Grupo Araxá, com atitude N09/86, já no Greenstone belt de Pilar possui a atitude preferencial da foliação de N90/44. Estes resultados são pouco significativos para se discutir orientação desta estrutura.

5.2.2 FASE Dn

Esta fase é caracterizada por estruturas como dobras, lineação mineral e foliações, sendo esta última feição a principal indicadora da existência dessa fase deformacional.

A foliação Sn é a principal estrutura da área, ocorrendo por todo o domínio do greenstone belt e do Grupo Araxá e Bloco Moquém, sendo que esta possui forte penetratividade nas rochas sendo a principal e, por vezes, a única feição reconhecida nos afloramentos. A foliação Sn é caracterizada por uma xistosidade bem marcada por minerais micáceos e pelo alinhamento dos grãos de quartzo. Localmente identifica-se que esta foliação principal apresenta-se como uma clivagem de crenulação apertada que transpõe uma foliação (xistosidade) mais antiga Sn-1(e também a estratificação primária evidenciada pelo bandamento composicional).

Na figura 5.4, estão dispostos os estereogramas com os diagramas de contorno dos pólos dos planos das medidas de foliação Sn reconhecidas, estes foram divididos por domínios, sendo eles, Grupo Araxá, Greenstone Belt de Pilar e Bloco Moquém.

     

ϯϱ

 

Figura 5.4: Estereogramas dos polos dos planos da foliação Sn medidas na área, em A) Guirlanda representativa da dispersão da foliação Sn, obtida para o GSP, cujo polo (estrela) indica o eixo da inflexão da foliação principal da área, fornecendo o valor N190/20 Greenstone belt (372 medidas); B) porção sul do GSP (134 medidas) com atitude principal N225/22; C) porção central do GSP (93 medidas) com atitude principal N252/27; D) Porção norte do GSP (151 medidas)com atitude principal N240/22; E) Grupo Araxá (62 medidas) com atitude principal de N160/16; F) Bloco Moquém (65 medidas) atitude principal N247/44.

B E F C D A 372 medidas N190/20 134 medidas N225/22 93medidas N252/27 151medidas N240/22 62 medidas N160/44 65 medidas N225/12

ϯϲ Para um melhor entendimento das medidas de Sn na área de estudo, estes foram divididos em cinco domínios, sendo eles Domínio do Bloco Moquém que possui atitude principal de Sn para N247/44, Domínio Araxá com atitude principal N160/16, o Domínio GSP foi subdivido em três partes sendo Sul com medida principal de N210/22, a Central com N252/27 e a Norte 240/22. Através das direções principais de cada domínio, gerou-se um mapa de orientação das atitudes principais de Sn (Figura 5.5).

Na figura 5.4 E e 5.4 F, os estereogramas foram plotados com os pontos, pois os contornos de estrutura mascaram a atitude principal. Através dos pontos da figura 5.4 E podemos afirmar que as medidas de foliação do grupo Araxá estão próximas às medidas do domínio sul do GSP, isto pode ser confirmado no Anexo 3- Mapa estrutural de foliação.

ϯϳ Através da interpretação deste mapa, confirma-se a curvatura da foliação Sn na área estudada. Esta curvatura é gerada por um evento pós Dn e será descrita a frente. Também se pode afirmar que as superfícies de cavalgamento são de uma geração pré a sin Dn, pois a foliação Sn corta essas superfícies e continuam com mesma direção, essa afirmação pode ser melhor visualizada no Mapa Estrutural de Foliação (vide ANEXO 3).

As dobras identificadas nesta fase possuem comprimento de onda centimétricos a decimétricos, apertadas a isoclinais, harmônicas, simétricas e assimétricas, em geral inclinadas com caimento e possuem a foliação principal (Sn) em posição plano axial (figura 5.6).

Figura 5.6: A) Dobra Dn bem marcada em quartzito (Grupo Araxá), ponto ACT-260

Na figura 5.7, encontram-se os estereogramas com as respectivas medidas de eixo de dobras da fase Dn no Greenstone belt de Pilar e no Grupo Araxá.

ϯϴ Figura 5.7 Estereogramas de contorno das medidas de eixos de dobras da Fase Dn do Greenstone belt de Pilar (8 medidas)

Devido ao escasso número de medidas dos eixos encontradas no Greenstone belt de Pilar não se pode definir uma direção principal, o Grupo Araxá foram encontradas apenas três medidas sendo elas: 170/31, N163/15 e N120/30.

Através dos dados acima é possível concluir que existe uma leve tendência de que a direção preferencial dos eixos da fase Dn, tanto no Greenstone belt quanto no Grupo Araxá, é aproximadamente SSE com baixo ângulo de mergulho. As diferenças de medidas encontradas no Greenstone belt de Pilar e no Grupo Araxá, provavelmente refletem as orientações distintas dos planos de acamamentos das duas unidades, antes do início da deformação Dn, ou ainda, efeitos de redobramento pós-Dn.

A foliação Sn tipo xistosidade que ocorre nos três domínios orientam os cristais no plano de foliação formando lineações mineral e de estiramento.

No Greenstone belt de Pilar, foram encontradas em vinte e três afloramentos com lineações minerais, com predomínio nas unidades metagrauva (Ppmgr), anfibólito(Ppanf) (figura 5.8 D) e biotita quartzo xisto (Ppqbs). Já no Grupo Araxá foram encontradas nove medidas, em mica xistos e nos quartzitos e no Bloco Moquém onze medidas.

As medidas de lineação mineral no Greenstone belt de Pilar apresentam atitude principal N188/04. As lineações minerais são marcadas por cristais anfibólios nos anfibolitos (Figura 5.8 D) e metagrauvacas e por cristais de biotitas no SCS.

O estereograma das medidas de lineação mineral (figura 5.8 A, B e C) no Grupo Araxá indicam atitude preferencial de N170/21. Analisando em conjunto pode-se concluir que as medidas são aproximadamente Sul/Sudoeste-Norte/Noroeste com baixo ângulo de mergulho. As lineações minerais são marcadas por minerais micáceos (muscovita e biotita)

8medidas N165/21

ϯϵ nos xistos e pela muscovita e pelo quartzo nos quartzitos. Já no Bloco Moquém as medidas possuem orientação principal N180/07 e são marcadas por cristais de quartzo e biotita.

Figura 5.8: Estereogramas de medidas das lineação mineral reconhecidas no mapeamento. A) medidas do domínio Greenstone belt de Pilar (26 medidas); B) medidas do domínio Grupo Araxá (9 medidas); C) medidas do domínio Bloco Moquém (11 medidas); D) amostra (ponto ACT-399) de anfibolito evidenciando cristais de anfibólio (hornblenda) com uma orientação N185/20

As lineações de intersecção (Li) não são muito bem marcadas na área mapeada, sendo encontradas em poucos afloramentos, como no caso do Grupo Araxá, em que foi encontrada somente em dois afloramentos correspondendo à intersecção da foliação Sn com os planos de acamamento (S0). As atitudes encontradas (figura 5.9) são: N260/10 e N250/10. Já no Greenstone belt de Pilar são mais bem marcadas e possuem onze medidas, com orientação principal N160/21.

A B C D >ŵ 26 medidas N188/07 23 medidas N170/21 11medidas N180/07

ϰϬ

Figura 5.9 Estereogramas das medidas de lineação de intersecção reconhecidas no mapeamento. A) medidas do domínio Grupo Araxá (2 medidas); B) medidas do domínio Greenstone belt de Pilar (11 medidas)

5.2.3 FASE Dn+1

A fase de deformação Dn+1 resultou predominantemente no dobramento da foliação Sn e as dobras são as principais feições estruturais dessa fase, sendo observada nas rochas do Grupo Araxá e do GSP. Na maior parte dos afloramentos não chegou a gerar foliação Sn+1, esta somente reconhecida em um único afloramento no ponto ACT-300 localizado no Grupo Araxá. As dobras Dn+1 ocorrem localmente no domínio Araxá, essas dobras são abertas a suaves, de pequeno a médio porte (Figura 5.10)

Figura 5.10: A) Foliação Sn dobrada em biotita-clorita-quartzo-muscovita xisto (Araxá), ponto ACT-274; B) foliação principal Sn dobrado em xisto carbonoso, ponto ACT-520.

No GSP essas dobras podem ser encontradas localmente em afloramento (Figura 5.10 B), mas também podem ocorrer em escala quilométrica como é o caso da inflexão que ocorre no depósito Jordino, que rotaciona a foliação Sn evidenciando uma deformação

A B ^Ŷ ^Ŷ   2 medidas N252/7 11medidas N160/21

ϰϭ posterior à fase Dn, sendo, portanto atribuída à fase Dn+1. A guirlanda definida pela dispersão da foliação Sn (esterograma da figura 5.4 A) fornece um eixo 190/20 para esta estrutura, compatível com os eixos das pequenas dobras Dn+1.

A única medida de foliação Sn+1 reconhecida no Grupo Araxá, que possui orientação N350/6.

Os planos axiais pós Dn (figura 5.11), reconhecidos na área de estudo, apresentam atitude preferencial no Greenstone belt de N94/vert e no Grupo Araxá a atitude preferencial é N278/vert.

Figura 5.11: Estereogramas contendo os diagramas de contorno dos pólos dos planos das medidas estruturais de Plano axiais pós Dn. À esquerda as medidas no Greenstone belt de Guarinos (56 medidas) e à direita as medidas no Grupo Araxá (36 medidas).

Analisando os estereogramas das medidas de Plano Axial pós Dn, juntamente com as observações em campo é possível concluir que nos dois domínios a existência da fase de deformação Dn+1 bem marcada, com Planos Axiais apresentando direção preferencial praticamente NS.

É possível indicar a existência de uma fase de deformação Dn+2, com uma família de dobras com Planos Axiais de direção WNW, que contrasta com a direção preferencial dos planos Dn+1.

Na figura 5.12, encontram-se os estereogramas com as respectivas medidas de eixos da fase Dn+1 no Greenstone belt de Pilar e no Grupo Araxá.

56medidas N94/vert

36medidas N278/vert

ϰϮ

Figura 5.12 Estereogramas de contorno das medidas de eixos de dobras da fase Dn+1 em conjunto com as medidas de lineações de crenulação. À esquerda, medidas do Greenstone belt de Pilar (56 medidas), à direita, medidas do Grupo Araxá (34 medidas).

A atitude preferencial dos eixos Dn+1 encontrados no Greenstone belt de Pilar é N186/33. As atitudes preferenciais no Grupo Araxá é N190/21. Através das medidas podemos concluir, que a direção preferencial dos eixos da fase Dn+1, tanto no Greenstone belt quanto no Grupo Araxá, é aproximadamente S-N, com mergulho preferencialmente para sul, com baixo ângulo de mergulho.

A existência de eixos pós-Dn com direções aproximadamente EW. Reconhecida principalmente nas medidas do Grupo Araxá (figura 4.12) sugere uma possibilidade da existência de outra fase de deformação pós-Dn.

Documentos relacionados