• Nenhum resultado encontrado

31- Disponibilidade de canais de comunicação

6.5 Fatores de escolha e permanência nas empresas

Identificar, na percepção dos colaboradores técnicos, os fatores que os levam a escolher e permanecer nas empresas pesquisadas é o terceiro objetivo específico da pesquisa, cujas respostas são evidenciadas nas informações seguintes.

6.5.1 Escolha

Para Almeida (2004), a decisão de escolha é precedida pelo rol de opções (vantagens e benefícios) que a organização se utiliza para atrair candidatos e concorrer com outras organizações. No entanto, lembra Almeida, tudo o que for oferecido será cobrado pelo colaborador e influenciará seu comportamento futuro no trabalho, pois gera-se uma expectativa.

Para 36% dos colaboradores técnicos da Fortes (Gráfico 10), a decisão de ingresso na empresa está relacionada com a “oportunidade de crescimento profissional/carreira”, seguindo-se da “imagem e reputação positiva da empresa no mercado,” com 21%, e, como terceira condição mais importante, “a capacitação profissional que proporciona para os seus colaboradores’, com 20%. Percebe-se que os fatores pontuados em primeiro e terceiro lugares relacionam-se com características de gestão e o segundo, com posicionamento de mercado.

Fonte: Dados da Pesquisa

Empregar tecno lo gias e ferramentas de trabalho de última geração 6% A imagem e reputação po sitivas no mercado 21% Outro s 8% A capacitação pro fissio nal que pro po rcio na para o s seus co labo rado res

20% Opo rtunidade de

crescimento pro fissio nal/carreira

36% A atratividade do co njunto de benefício s – salário s indireto s– dispo nibilizado s 6% A atratividade do s salário s pago s 3%

Gráfico 10 – Fortes Informática - Decisão de Ingresso na Empresa

Para os pesquisados na Lanlink (Gráfico 11), os fatores mais importantes foram a “imagem e reputação positiva da empresa no mercado” e “oportunidade de crescimento profissional/carreira”, ambos com 28%, sendo relacionados fortemente com a decisão de ingressar na organização, seguidos da condição “capacitação profissional que proporciona para os seus colaboradores” para 19% dos pesquisados.

Fonte: Dados da Pesquisa

A atratividade do s salário s pago s 6% A atratividade do co njunto de benefício s – salário s indireto s– dispo nibilizado s 7% Opo rtunidade de crescimento pro fissio nal/carreira

28%

A capacitação pro fissio nal que pro po rcio na para o s

seus co labo rado res 19% Outro s 1% A imagem e reputação po sitivas no mercado 28%

Empregar tecno lo gias e ferramentas de trabalho de última

geração 11%

Gráfico 11 – Lanlink Informática - Decisão de Ingresso na Empresa

Na análise comparada dos dados dos colaboradores técnicos das empresas pesquisadas (Gráfico 12), pode-se inferir que variáveis atreladas a imagem, plano de carreira e crescimento, mediante programas e práticas de

recursos humanos voltados para a capacitação profissional no tipo de negócio investigado, são decisivas para a admissão de candidatos.

Fonte: Dados da Pesquisa

21 20 3 6 6 35 8 29 19 6 7 11 29 1 0 5 10 15 20 25 30 35 40 % Fortes Lanlink

Gráfico 12 – Comparativo das Empresas - Decisão de Ingresso na Empresa

Na gestão de talentos, alinhar as pessoas à estratégia da empresa é condição para se criar um valor duradouro. Quando não se tem este enfoque, pode- se estar enviando mensagens erradas para os candidatos interessados em fazer parte da empresa.

Para Chowdhury (2003, p. 79), a busca constante pelo talento deve ser a principal estratégia gerencial. “A maioria das empresas não consegue recrutar pessoal de talento com a devida rapidez. Essa carência de talentos é o maior obstáculo para o crescimento, e supera-lá pode significar uma enorme vantagem estratégica.”

6.5.2 Permanência

Possuir um eficiente sistema de atração e seleção de talentos, mas não gerir os fatores organizacionais que garantirão a permanência destes é incorrer em elevados custos no futuro, tanto os de ordem financeira quanto nos relativos a

continuidade e competitividade do negócio. Para Milkovich e Boudreau (2000), as organizações que pretenderem reter seus talentos precisam ser criativas para estabelecer programas e ações de recursos humanos que viabilizem suas permanências no longo prazo.

Na Fortes (Gráfico 13), a decisão dos colaboradores técnicos pesquisados está relacionada, principalmente, a “um ambiente de trabalho estimulante e de colaboração entre os colaboradores” – para 35% dos pesquisados – seguindo-se de “oportunidade de crescimento profissional/carreira” – com 25% –, embora não se verificasse na prática da organização programa formal de carreira e sucessão. Como terceiro fator mais apontado está “ofertar programas de capacitação profissional para seus colaboradores”, para 15% dos pesquisados.

Fonte: Dados da Pesquisa

P ro gramas de capacitação pro fissio nal para seus

co labo rado res 15% A mbiente de trabalho

estimulante e de co labo ração entre o s

co labo rado res 35%

Outro s 1%

Empregar tecno lo gias e ferramentas de trabalho de última geração 11% A atratividade do co njunto de benefício s – salário s indireto s– dispo nibilizado s 7% Opo rtunidade de crescimento pro fissio nal/carreira

25%

A atratividade do s salário s pago s

6%

Gráfico 13 – Fortes Informática - Decisão de Permanência na Empresa

Já na Lanlink (Gráfico 14), os fatores decisivos para permanência na empresa, segundo os colaboradores técnicos, foram, por ordem de importância: “oportunidade de crescimento profissional/carreira”, com 35%; “ambiente de trabalho estimulante e de colaboração entre os colaboradores” para 23% dos investigados; e “empregar tecnologia e ferramentas de trabalho de última geração”, para 14% dos pesquisados.

Fonte: Dados da Pesquisa

A atratividade do s salário s pago s

10%

Opo rtunidade de crescimento pro fissio nal/carreira

35% A atratividade do co njunto de benefício s – salário s indireto s– dispo nibilizado s 5% Empregar tecno lo gias

e ferramentas de trabalho de última geração 14% Outro s 2% A mbiente de trabalho estimulante e de co labo ração entre o s

co labo rado res 23%

P ro gramas de capacitação pro fissio nal para seus

co labo rado res 11%

Gráfico 14 – Lanlink Informática - Decisão de Permanência na Empresa

Na análise comparada das respostas dos colaboradores técnicos das empresas (Gráfico 15), tem-se que a variável “ambiente de trabalho estimulante e de colaboração entre os colaboradores” aparece como decisiva para a permanência dos colaboradores na organização, externando, para a prática das empresas e dos gestores de recursos humanos, a preocupação com questões e aspectos até então pouco percebidos como relevantes. “Oportunidade de crescimento profissional/carreira” ocupa também posição de destaque, demonstrando que as empresas sinalizam a geração de oportunidades de crescimento de seus colaboradores.

Fonte: Dados da Pesquisa 25 7 11 15 6 35 1 36 5 14 11 10 23 2 0 5 10 15 20 25 30 35 40 % Fortes Lanlink

Acrescente-se ao Gráfico 15 que o grau de competitividade em que a empresa se depara influencia os modelos de gestão de recursos humanos, gerando modelos agressivos para a permanência de talentos na empresa. No caso específico da pesquisa, as opiniões majoritárias dos colaboradores técnicos dizem respeito a questões ligadas a ambiente de trabalho propício à troca de conhecimentos e ao crescimento profissional/carreira.

Para Chowdhury (2003, p. 79), as “pessoas de talento querem fazer parte de uma empresa na qual possam confiar, uma empresa que as estimule”. Ainda segundo Chowdhury, para manter os talentos satisfeitos, a empresa deve tratá-los como clientes, fornecendo serviços contínuos que tornem a empresa o melhor lugar para trabalhar e contribuir para a sociedade.

6.6 Práticas utilizadas na atração, no desenvolvimento e na