• Nenhum resultado encontrado

Ferramenta Computacional de Análise de Dados Qualitativos

CAPÍTULO IV – MODELAGEM QUALITATIVA COGNITIVA COMO SUBSÍDIO PARA

4.6 Ferramenta Computacional de Análise de Dados Qualitativos

Uma variedade de métodos são utilizados para o tratamento de materiais que não estão devidamente estruturados ou reduzidos a números. Estes métodos são integrantes do que se denomina pesquisa qualitativa e necessitam de processos para manipulação e interpretação dos dados que podem exigir criatividade e gestão de dados sensíveis, ou formas rigorosas de investigação.

Para esta pesquisa, inicialmente realizou-se o recorte do estudo através do desenho de análise (Figura 17). Neste recorte definiu-se a questão de pesquisa, a hipótese e os temas-chave para a confecção dos capítulos de investigação.

91 FIGURA 17: Desenho de análise inicial da pesquisa

Em seguida selecionou-se o software NVivo 8 para o tratamento dos dados. A escolha deste software se baseou na análise do comportamento do sistema hídrico, através de mapeamento cognitivo, e pela possibilidade da construção de mapas cognitivos das relações auferidas das percepções identificadas pelas entrevistas, e também pelo referencial teórico.

A partir da análise das representações esquemáticas o entendimento é facilitado, sendo possível vislumbrar o significado dos elementos causadores dos problemas. O software foi selecionado também por facilitar o registro de ideias e o registro das alterações de ideias pela adição de novas informações no decorrer da análise, permitindo controle visual da evolução das ideias e das relações entre os conceitos.

Antes da utilização de softwares em pesquisas de análise qualitativa, a codificação dos documentos baseava-se em fotocópias dos textos, destacando-se as partes mais importantes dos textos através de sub-linhos e grifos ou outras marcações, produzindo grande

92 quantidade de notas escritas nas margens dos documentos da pesquisa. Atualmente, toda esta codificação pode ser executada em softwares como o Nvivo 8, os quais possibilitam a extração dos significados de seus dados de uma maneira muito mais simples.

A codificação é uma técnica que realiza a identificação de passagens relevantes do texto em análise (ou outros fenômenos significativos) através da aplicação de códigos que indiquem alguma idéia temática relativa à área pesquisada. Glaser e Strauss (1967 apud FLICK, 2004), entendem codificação como uma representação das operações pelas quais os dados são fragmentados, conceitualizados, e, em conjunto, reintegrados de novas maneiras; trata-se da principal etapa para a construção da teoria a partir do tratamento dos dados. Esta técnica exige do analista a leitura cuidadosa da informação, uma reflexão e a identificação de termos-chaves ou eventos ou ações-chaves.

O software NVivo 8 é uma ferramenta à pesquisa qualitativa, que permite apoio ao processo de análise dos dados registrados em artigos científicos, relatórios, e-mails, teses, dissertações e livros; transcrição de entrevistas, notas e registros de materiais de campo, transcrição de entrevistas, questionários, diários de pesquisa ou referências de fontes secundárias, além da análise de documentos, imagens digitalizadas e gráficos, gravações em áudio e vídeo, permitindo ao pesquisador maior rapidez nas etapas reflexivas de construção da teoria.

As principais vantagens da utilização deste tipo de software são as melhorias para uma análise integrada, havendo maior flexibilidade na estruturação dos dados, além da conveniência de gerar dados quantitativos de saída, a partir de dados qualitativos. Esta ferramenta informacional permite uma transição do qualitativo ao quantitativo, pois realiza análise matricial e modelização, através da análise de materiais alfanuméricos (TAVARES DOS SANTOS, 2001).

Este software caracteriza-se em um sistema inteligente que possibilita realizar uma pesquisa qualitativa de mensagens e de discursos, mas também de materiais visuais, mediante um conjunto de meios para descobrir e explorar os sentidos das informações alfanuméricas não-estruturadas (IBICT, 2004).

93 Flick (2004) acredita que o software possibilita ainda a economia de tempo, que é necessário às tarefas reflexivas. No entanto, entende que este tipo de programa computacional não realiza por si só a análise dos dados, assim como também não automatiza a pesquisa, mas funciona como um processador de textos, que não redige o texto, mas que, de certa forma, facilita a redação do texto.

De acordo com Barp (2006) alguns dos requisitos fundamentais para a análise qualitativa com auxílio deste software, são: a) leitura e reflexão do texto a ser inserido no projeto de análise do software; b) interação e/ou interligação dos dados aos comentários sobre ele; c) percepção e identificação dos ―temas chaves‖ e codificação dos mesmos; d) ligação de ideias similares das diferentes transcrições dos artigos; e) identificação das contradições nos argumentos; f) comparação de dissimilaridades em artigos/transcrições; e g) construção do próprio argumento com ligações à evidência suportado no dado/literatura.

Este software permite a modelagem de comportamento, pois oferece a possibilidade de abstrair elementos, atributos e relacionamentos relevantes de uma determinada situação real. Estas características permitem recriar o contexto do sistema de recursos hídricos no software, possibilitando a busca de dados previamente codificados, fato que possibilita a análise e interpretação da situação de conflito por múltiplos usos da água.

O software é um programa computacional que apóia o processo de análise de dados qualitativos, possibilitando celeridade às etapas de construção da teoria. O software NVivo 8 é uma ferramenta que ajuda na pesquisa de maneira a fazer sentido uma informação não estruturada, fornecendo um sofisticado espaço de trabalho para o gerenciamento das informações, sendo úteis em funções administrativas e em classificar e rearranjar dados.

4.7 Construção do Modelo para Gestão de Conflitos por Múltiplos Usos da