• Nenhum resultado encontrado

Atualmente muitos alunos e professores usam a internet como principal meio de pesquisa e ajuda para o meio escolar e para ajuda . E qual é o primeiro passo desse aluno/professor quando precisa pesquisar ou achar alguma informação na internet? Onde esse estudante/professor ou buscador de conhecimento vai? A resposta principal é simples: O Google. O maior mecanismo de pesquisa ​online

​ existente nos dias de

hoje.

O Google, além da sua grande base de pesquisas, tem uma vasta variedade de serviços e ferramentas que podem auxiliar no ensino e aprendizado, em que muitos deles poucas pessoas conhecem. O Google tem aplicativos de livros (Google Books), que possibilita a conversão de textos para um banco de dados digital; Google Earth que é um software popular que mostra imagens de satélite de toda a Terra, muito usada para o ensino de geografia como citada no artigo: (Explorando o software Google Earth nas aulas de geografia no 6º ano do ensino fundamental II;2015) onde é possível ver todos os terrenos, relevos entre outros elementos geográficos; uma ferramenta de produção coletiva e colaborativa (Google Drive) que é muito usada, principalmente, por estudantes de ensino médio e ensino superior; uma parte separada dedicada somente ao ambiente escolar, onde se pode encontrar trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais de universidades e artigos variados (Google Scholar), entre outras ferramentas muito úteis para a melhora e a ajuda do aprendizado.

Ferramentas digitais utilizadas foram reconhecidas como recurso pedagógico, visto que houve aprendizagem de recursos tecnológicos online, ferramentas colaborativas (onde algumas das ferramentas do Google estão incluídas), que podem ser usadas em qualquer tempo e espaço, bem como alguns recursos do laptop e tablets. Além disso, já foi dito por muitos pesquisadores, alunos e professores que as ferramentas e recursos tecnológicos são de grande ajuda para o mundo estudantil por terem fácil acesso e rápida resposta.

7.10 Blogs

O uso do blog como ferramenta de ensino, pode proporcionar diversas possibilidades, dentre elas, podemos destacar um aumento significativo no aprendizado dos alunos. Segundo o artigo (USO DO BLOG COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA;2011), “vantagem do uso do blog na educação é a facilidade de o professor fazer intervenções, corrigindo e orientando todas as postagens, sem o limite de tempo imposto pela sala de aula, e da mesma forma o aluno pode realizar suas atividades no seu ritmo, conforme sua agenda e disposição.“, podemos concluir que os blogs fazem com que as aulas possam ser mais dinâmicas.

Por ser uma ferramenta de uso online, sua disponibilidade é de acesso fácil, fazendo com que o ensino possa abranger públicos alvos diferentes, ao mesmo tempo que oferece um contato mais direto com as pessoas interessadas no assunto.

A internet abre a porta para que comentários possam ser feitos à respeito dos mais variados assuntos, e os educadores podem através dos blogs fazer a análise de exercícios e abrir discussões para melhorar a fixação dos conteúdos.

Os blogs podem ser pessoais ou de e estarem abertos a todos ou afectos a uma comunidade fechada, a qual discute temas específicos de interesse para esse grupo ou turma. No entanto, os blogues, em geral, constituem comunidades abertas, de comentários e sugestões, disponibilizando links e, muitas vezes, proporcionando encontros formais ou lúdicos, como citado no artigo:(Blogue: uma ferramenta com potencialidades pedagógicas em diferentes níveis de ensino;2006). Esse tipo de abordagem permite que os alunos aprendam de acordo com seu próprio ritmo, o que

proporciona um ambiente mais interativo e conduz ao desenvolvimento da relação professor-aluno.

7.11 Ava

O AVA(ambiente virtual de aprendizagem) são softwares ou plataformas onlines, que são criadas para o ensino à distância. O principal objetivo do AVA é o de ensinar turmas, que pode ser usado tanto como ferramenta principal de ensino quanto como ferramenta de auxílio a um curso presencial. Dentre as suas características dessa ferramenta, podemos citar a existência de um fórum, que serve como meio de resolver dúvidas à respeito das aulas realizadas, a realização de atividades avaliativas pelo orientador, a administração de aulas pelos professores e educadores, entre outros.

É compreensível que ainda em fase inicial a educação online incorpore

alguns princípios existentes na educação presencial, inclusive no que diz respeito ao processo de avaliação da aprendizagem(Avaliação da aprendizagem na educação online relato de pesquisa (AVA;2008). É comum que exista uma dificuldade na implementação desse tipo de ensino, e é compreensível, pois sempre ocorre o surgimento de barreiras na comunicação quanto no próprio modo de ensino do sistema. Pode-se citar dificuldades que surgem por parte dos alunos, que pode se sentir uma falta de feedback do professor e interação de outros alunos, a falta de organização dos conteúdos, dificuldade de se adaptar ao tipo de ensino proposto na plataforma e até a falta de recursos(computadores, internet, celular) pode afetar na realização do curso.

Não se trata de pensar programas para quantificar ou monitorar a passagem do cursista dentro do AVA, mas de programas que possam ser “customizados” de acordo com as necessidades do curso, da turma, do professor, com vistas a auxiliá-lo(Avaliação da aprendizagem na educação online relato de pesquisa(AVA);2008). Este trecho do artigo, destaca uma característica do AVA, que deveria ser mais desenvolvida, a falta de personalização do conteúdo por parte dos tutores que podem sofrer com a falta de recursos extras, isso ocorre devido a padronização desse tipo de curso.

Documentos relacionados