• Nenhum resultado encontrado

FICHA DE LEITURA DAS ATAS DAS REUNIÕES DE SERVIÇO

Atas das reuniões de serviço

Assuntos relacionados com a dinâmica do grupo

Assuntos relacionados com as práticas

colaborativas entre os enfermeiros Observações

(19 enfermeiros envolvidos)

09 de dezembro de 2010

-Foi novamente verificado se todos os

enfermeiros sabiam os procedimentos de preparação, registo e rejeição de estupefacientes.

09 de dezembro de 2010

-Todos os enfermeiros foram novamente

informados que devem preencher as avaliações iniciais com itens obrigatórios pela acreditação no tempo estipulado e com a precisão necessária, nomeadamente no que diz respeito aos eixos do foco dor.

-Foram relembrados os protocolos e verificado se não havia dúvidas na sua execução.

-Os enfermeiros que devem elaborar relatório crítico de atividades foram informados e foi entregue o impresso próprio.

-Começaram a ser efetuadas as entrevistas de orientação anual – sairá lista com as datas para cada elemento.

-Foi pedido a todos os enfermeiros que durante o mês de janeiro devem apresentar sugestões de Formação em Serviço, para a partir de fevereiro que elaborem grupos de trabalho e se comece a desenvolver ações de formação periódicas.

09 de dezembro de 2010

-Foram apresentados dados da observação do programa da lavagem das mãos.

Reunião de Serviço Reunião que se desenrola em simultâneo com a prática profissional. Passa pela reflexão e debate entre os enfermeiros das situações concretas vividas no quotidiano de cada serviço.

Das reuniões de serviço devem ser lavradas atas em modelo próprio.

29 de abril de 2011 29 de abril de 2011 29 de abril de 2011

envolvidos) critério de cada enfermeiro, cada um quando tiver disponibilidade informa a Enfermeira Chefe, que fará um turno no dia pretendido.

-Foram informados que a curto prazo vai iniciar-se a rentabilização dos Enfermeiros Especialistas em Reabilitação – um enfermeiro em cada unidade funcional irá ter dois ou três turnos semanais para exercer esses cuidados específicos.

pertinentes, foram elaborados seis grupos de trabalho, atribuído um tema a cada um e também o prazo para a execução do mesmo com a apresentação em reunião de serviço e elaboração do dossier para o serviço. Fica em anexo na capa de horário.

(21 enfermeiros envolvidos)

28 de junho de 2011

-Foi relembrado que nas avaliações iniciais de doentes devem constar sempre os seis itens obrigatórios (avaliação nutricional, socioeconómica; psico-emocional; do risco de queda; da dor e da atividade motora). Esta informação poderá ser atualizada até 24 horas após a admissão.

28 de junho de 2011

- Foi novamente relembrado o procedimento de elaboração dos espólios dos doentes

-Apresentado o primeiro trabalho do Plano de Formação em Serviço: Tratamento (procedimentos) de úlceras de pressão – escolha de produtos e timings de execução.

28 de junho de 2011

-Formação muito positiva, onde foram colmatadas dúvidas, removidas ideias erradas acerca dos produtos utilizados, o aprofundamento dos conhecimentos existentes e uniformizou-se o trabalho para uma melhoria da continuidade dos cuidados prestados.

(14 enfermeiros envolvidos)

26 de julho de 2011

-Foi apresentado o calendário da Auditoria da Join Comission – será entre os dias cinco e nove de setembro de 2011.

26 de julho de 2011

-Neste contexto, foram relembrados alguns aspetos essenciais a ter em conta: avaliações iniciais com os itens obrigatórios; reavaliação dos focos dor e febre; as metas de segurança (identificação; comunicação eficaz; preparação e administração de medicação; presença de quedas; controles de temperaturas; máquinas de glicemia; estupefacientes; incêndios; paragens cardio- respiratórias, etc.).

-Todos os enfermeiros foram informados que a nossa avaliação de desempenho irá sofrer alterações em breve – será uma variante do SIADAP, pelo que foram incentivados a informarem-se sobre o assunto.

-Foi apresentado o segundo trabalho do Plano de

Formação em Serviço – Anquilose e pé equino – exercícios e monitorização.

26 de julho de 2011

O processo de acreditação teve como objetivo orientar toda a gestão do hospital para uma ação focada no utente, incidindo não apenas nos seus cuidados, mas em todos os aspetos que envolvem a sua passagem pelo hospital.

26 de julho de 2011

De acordo com a A.

Jacobson (Diretora Executiva Internacional da

Join Comission), esta Instituição Hospitalar “(…) continua focada na implementação de processos para reforçar o cumprimento das normas da JCI na segurança dos doentes e qualidade”.

(18 enfermeiros envolvidos)

29 de setembro de 2011

-Todos os elementos foram informados que devem ter as suas formações de SBV atualizadas.

29 de setembro de 2011

-Foi apresentado um trabalho inserido na formação em serviço “Ergonomia no local de trabalho”. Foi um trabalho com aspetos muito práticos ao nosso dia a dia, que ajudará os enfermeiros a executarem corretamente as suas atividades evitando lesões ou sequelas neles próprios.

29 de setembro de 2011

-O dossier possibilita que posteriormente os trabalhos elaborados no âmbito da Formação em Serviço possam ser consultados pela equipa multi-profissional.

29 de setembro de 2011

- O Plano de Formação em Serviço fica em anexo para facilitar a consulta

(19 enfermeiros envolvidos)

27 de outubro de 2011

-Todos os grupos de trabalho foram informados que devem preencher os documentos do SFAP, relatórios da formação (sumários e plano de sessão), para que se possam passar os certificados quer de presença na formação, quer de formadores.

27 de outubro de 2011

-Foi solicitado a todos os elementos para

participarem no trabalho de uma colega respondendo aos questionários que ela trouxe – são longos mas são também um excelente instrumento de reflexão e revisão de conhecimentos sobre os autocuidados.

27 de outubro de 2011

-Foi apresentado o trabalho do grupo de formação em serviço deste mês – “Atividade Diagnóstica” – formulação correta dos diagnósticos de Enfermagem com base na análise dos problemas identificados, atividades a realizar e resultados esperados sensíveis aos cuidados prestados pelos enfermeiros.

-Foi um tema bastante participado e com bons resultados imediatos. Ficou também decidido que este assunto irá ser trabalhado mais especificamente ao longo do próximo ano.

-No contexto desta análise é convicção de todos os elementos que a avaliação dos diagnósticos de Enfermagem se processa continuamente.

ANEXO V