• Nenhum resultado encontrado

FICHA DE ANÁLISE TÉCNICA 25

02. Número de tombamento do objeto: 356

03. Descrição:

O objeto é constituído de três partes distintas. A primeira é um recipiente esférico, com boca circular, borda direta e base arredondada. Seu diâmetro máximo é de aproximadamente 14,90 cm, e a profundidade é de aproximadamente 7,50 cm.

Contornando este recipiente existem elementos antropozoomorfos, zoomorfos e não- reconhecíveis. Seu tratamento de superfície é feito com as técnicas plásticas e de alisamento.

A segunda parte é formada por três figuras antropomorfas modeladas, que fazem a ligação do recipiente com a base. Sustentam o recipiente sobre suas cabeças e assentam-se sobre a base. Elas possuem a cabeça do mesmo tamanho do corpo. Seus narizes, bocas e orelhas estão representados. O corpo possui apenas a representação do umbigo e do sexo feminino. Os membros superiores apresentam-se em movimento, cobrindo os olhos com as mãos. Os membros inferiores encontram-se dobrados sugerindo que a figura representada esteja agachada. Existe a representação dos dedos dos pés. As três figuras estão na mesma posição. Mede aproximadamente 4,80 cm.

A terceira parte é à base do objeto. Ela é composta de duas bases ocas em forma anelar unidas pelo seu menor diâmetro, ficando uma na posição normal e a outra de cabeça para baixo. Sobre esta base assentam-se em disposição triangular as três figuras antropomorfas. O tratamento da superfície externa é plástico e da superfície interna é alisado. Possui aproximadamente 5,50 cm de altura, 10,30

cm de diâmetro máximo, e 6,40 cm de diâmetro mínimo. Altura total do objeto é de 16,00 cm.

04. Forma: "Vaso de cariátides" 05. Aditivo: Cauixi e caco moído 05.1. Pasta:

A distribuição dos aditivos apresenta-se de maneira homogênea. O cauixi aparece na fratura tanto em espículas como em aglomerados. Na superfície apenas as espículas de cauixi estão presentes. A granulação da pasta é fina.

06. Manufatura:

Os elementos antropomorfos, zoomorfos e antropozoomorfos foram executados através da modelagem. O recipiente e a base provavelmente foram feitos através do acordelamento.

07. Conservação: Completa 08. Tratamento de Superfície: 1º Tratamento:

- Superfície: Externa

- Técnica: Decorativa plástica - Tipo: Incisão

- Descrição: Executado sobre pasta úmida, provavelmente na "dureza do couro". Possui um contorno arredondado e mantém a homogeneidade tanto na profundidade quanto na largura, são rasas. Variam de 0,20 a 0,35 cm. - Instrumento: Ponta dura e arredondada.

2º Tratamento:

- Superfície: Externa

- Técnica: Decorativa plástica - Tipo: Ponteado A

- Descrição: Pequenos buracos circulares. Variam de 0,10 a 0,17 cm de diâmetro.

- Instrumento: Ponta dura e arredondada.

3º Tratamento:

- Superfície: Externa

- Técnica: Decorativa plástica - Tipo: Ponteado B

- Descrição: Círculo em alto relevo rodeado de um círculo inciso, geralmente usados para as representações de olhos. Varia de 0,20 a 0,30 cm de diâmetro.

- Instrumento: Oco, semelhante a um tubo, duro e cilíndrico.

4º Tratamento:

- Superfície: Externa

- Técnica: Decorativa plástica - Tipo: Modelado

- Descrição: Executado e aplicado em pasta no estado plástico, provavelmente recebeu o tratamento final na "dureza do couro". Usado

FICHA DE ANÁLISE TÉCNICA 26

para representação das figuras antropomorfas, antropozoomorfas e zoomorfas. - Instrumento: 5º Tratamento: - Superfície: Externa - Técnica: Acabamento - Tipo: Alisamento

- Descrição: Todo o objeto apresenta a superfície bastante alisada e com brilho não muito intenso, especialmente nas partes sem tratamento plástico.

- Instrumento:

6º Tratamento:

- Superfície: Externa

- Técnica: Decorativa plástica - Tipo: Perfuração

- Descrição: Provavelmente executada com a pasta na "dureza do couro". Possui forma oval e perfura no sentido vertical o rolete aplicado ao corpo do recipiente. Mede aproximadamente 0,40 cm em seu maior diâmetro.

- Instrumento: Cilíndrico, maciço, provavelmente de ponta dura e afiada.

7º Tratamento:

- Superfície: Interna - Técnica: Acabamento - Tipo: Alisamento

- Descrição: A superfície interna do recipiente e da base estão alisadas de maneira semelhante à parte exterior.

- Instrumento:

8º Tratamento:

- Superfície: Interna

- Técnica: Decorativa plástica - Tipo: Incisão

- Descrição: Executada sobre pasta úmida, provavelmente na dureza do couro. Possui contorno arredondado e raso. Possui

homogeneidade tanto na profundidade como na largura. Mede aproximadamente 0,20 cm de largura.

- Instrumento: Ponta dura e arredondada.

9º Tratamento:

- Superfície: Externa

- Técnica: Decorativa plástica - Tipo: Aplicado

- Descrição: Executado e aplicado com a pasta no estado plástico, provavelmente recebeu o tratamento final na "dureza do couro". Usado para fazer os elementos não-reconhecíveis. - Instrumento:

09. Observação:

- No meio do recipiente do lado interno há um sulco que o circunda. Isso pode indicar que ele foi preparado, através da formação de uma "lombada" para receber o rolete aplicado. Ou que foi manufaturado em duas etapas, uma na qual se construiu a base do recipiente, e outra onde se construiu a parede.

- Quanto à ordem em que foram executados alguns tratamentos de superfície é possível dizer que:

a) que os elementos decorativos do recipiente foram colocados depois de feitas às incisões que o circundam;

b) que as incisões abaixo do rolete foram executadas antes de serem fixadas as figuras antropozoomorfas e zoomorfas;

c) que a base foi decorada com incisões e alisada antes de ser fixado o resto objeto sobre ela.

- As perfurações estão localizadas em frente ao pé esquerdo ou direito dos pássaros.

- Existe simetria na distribuição dos elementos decorativos do objeto. Sua distribuição obedece a seguinte ordem: uma figura antropozoomorfa, um elemento não-reconhecível, uma figura zoomorfa, um elemento não-reconhecível, uma figura antropozoomorfa e assim sucessivamente.

02. Número de tombamento do objeto: 362 01. Unidade número: 2

FICHA DE ANÁLISE TÉCNICA 27

03. Descrição:

O objeto é constituído de três partes distintas. A primeira é um recipiente esférico, com boca circular, borda direta e base arredondada. Seu diâmetro máximo é aproximadamente 12,80 cm e a profundidade é de 6,50 cm.

Contornando este recipiente existem elementos decorativos antropozoomorfos, zoomorfos. Seu tratamento de superfície é feito com as técnicas plástica e de alisamento.

A segunda parte é formada por três figuras antropomorfas modeladas, que fazem a ligação do recipiente com a base. Sustentam o recipiente sobre sua cabeça e assentam-se sobre a base. Nestas figuras não existem uma divisão muito evidente entre a cabeça e o corpo.

Há apenas um rolete, onde estão representados olhos, narizes, bocas, orelhas e as pernas. As últimas estão dobradas sugerindo que a figura esteja acocorada. Os pés possuem representação de dedos. Embora as figuras sejam iguais, duas possuem representação de sexo feminino e uma não possui representação alguma. Medem aproximadamente 5,8 cm de altura.

A terceira parte é a base do objeto. É composta de duas bases ocas de forma anelar ficando uma na posição normal e a outra de cabeça para baixo. Sobre ela assentam-se as três figuras antropomorfas. Possui aproximadamente 4,00 cm de altura, seu maior diâmetro é de aproximadamente 9,00 cm e o menor é de 6,40 cm. O tratamento de superfície externo e feito com incisões e o interno com alisamento. Altura total do objeto é de 15,00 cm

04. Forma: "Vaso de cariátides" 05. Aditivo: Cauixi e caco moído 05.1. Pasta:

A distribuição dos aditivos apresenta-se de maneira homogênea. Há a presença de carvão em menor quantidade, porém com dispersão homogênea. O cauixi apresenta-se em espículas e apenas ele é visível na superfície. A granulação da pasta é fina.

06. Manufatura:

Os elementos antropomorfos, zoomorfos e antropozoomorfos foram executados através da técnica de modelagem. O recipiente e base foram provavelmente feitos através do acordelamento.

07. Conservação: Restaurado 08. Tratamento de Superfície: 1º Tratamento:

- Superfície: Externa

- Técnica: Decorativa plástica

- Tipo: Ponteado A

- Descrição: Executado em pasta úmida, provavelmente na "dureza do couro". São pequenos buracos circulares. Medem

aproximadamente 0,10 a 0,20 cm de largura. - Instrumento: Ponta dura e arredondada.

2º Tratamento:

- Superfície: Externa

- Técnica: Decorativa plástica - Tipo: Ponteado B

- Descrição: São círculos em alto relevo tendo em volta um círculo inciso. São usados para as representações de olhos. Medem aproximadamente de 0,30 a 0,40 cm de diâmetro.

- Instrumento: Oco, semelhante a um tubo duro e cilíndrico.

3º Tratamento:

- Superfície: Externa

- Técnica: Decorativa plástica - Tipo: Modelado

- Descrição: Executado e aplicado em pasta no estado plástico, provavelmente recebeu o tratamento final na "dureza do couro". Usado para a representação de figuras antropomorfas, zoomorfas e antropozoomorfas.

- Instrumento:

4º Tratamento:

- Superfície: Externa

- Técnica: Decorativa plástica - Tipo: Perfuração

- Descrição: Provavelmente executada com a pasta na "dureza do couro". Possui forma circular e perfura no sentido vertical o rolete aplicado ao corpo do recipiente. Mede aproximadamente 0,15 cm de diâmetro.

- Instrumento: Cilíndrico, maciço, provavelmente de ponta dura e afiada.

5º Tratamento:

- Superfície: Interna - Técnica: Acabamento - Tipo: Alisamento

- Descrição: As superfícies internas do recipiente e da base estão alisadas. O brilho não é muito intenso.

- Instrumento:

6º Tratamento:

- Superfície: Externa

- Técnica: Decorativa plástica - Tipo: Incisão

- Descrição: Executada sobre pasta úmida, provavelmente na "dureza do couro". Possui contorno arredondado, é rasa e mantém a homogeneidade tanto na profundidade como na largura. Variam de 0,10 a 0,15 cm de largura.

FICHA DE ANÁLISE TÉCNICA 28

- Instrumento: Ponta dura e arredondada.

09.Observação:

- Parte do objeto encontra-se restaurado com gesso. - Quanto a ordem em que foram executados alguns

tratamentos de superfície é possível dizer: a) que os elementos decorativos do recipiente

foram colocados depois de feitas as incisões e ponteados na região que circunda o lábio.

b) que o recipiente foi alisado antes de ser fixado ao resto do objeto.

- A distribuição dos elementos decorativos no rolete é a seguinte: um antropozoomorfo, um zoomorfo, um antropozoomorfo e assim sucessivamente.

- A s perfurações estão no meio das figuras zoomorfas.

- A parte externa, embora conservando a decoração plástica, sofreu processo de desgaste.

02. Número de tombamento do objeto: 364

03. Descrição:

O objeto e constituído por três partes distintas. A primeira é um recipiente esférico, com boca circular, borda direta e base arredondada. Seu diâmetro máximo é aproximadamente de 14 cm, a profundidade é de 8,00 cm e a espessura da parede varia de 0,50 a 0,90 cm.

Contornando o recipiente existem elementos decorativos antropozoomorfos, zoomorfos e não- reconhecíveis. Seu tratamento de superfície é feito com as técnicas plástica e alisada.

A segunda parte é formada por três figuras antropomorfas modeladas, que fazem a ligação do recipiente com a base. Sustentam o recipiente sobre suas cabeças e assentam-se sobre a base. Apenas uma destas é original, as outras foram reconstruídas através de restauração em gesso. Elas possuem a cabeça do mesmo tamanho do corpo. Os olhos, narizes, bocas e orelhas estão

representados. O corpo possui a representação do umbigo e do sexo feminino. Os membros superiores apresentam-se cobrindo os olhos com as mãos. Os membros inferiores encontram-se na posição agachada e os pés possuem

representação de dedos. Medem

aproximadamente 4,2 cm de altura.

A terceira parte é a base do objeto. E composto de duas bases em forma de pedestal unidas pela parte mais estreita, ficando uma na posição normal e a outra de cabeça para baixo. Sobre ela estão assentadas as três figuras antropomorfas. Possui aproximadamente 5,90 cm de altura, seu maior diâmetro é aproximadamente 10,00 cm e o menor de 3,80 cm. O tratamento de superfície externo é feito com incisões e o interno é alisado. Altura total do objeto é de 17,00 cm

04. Forma: "Vaso de cariátides" 05. Aditivo: Cauixi e caco moído 05.1. Pasta:

Os aditivos possuem distribuição uniforme. O cauixi aparece em espículas e aglomerados. O caco moído é de cauixi. Há carvão em menor quantidade, porém com distribuição uniforme. Na superfície há presença de espículas de cauixi e grãos de quartzo hialino. A granulação da pasta é fina.

06. Manufatura:

Os elementos antropomorfos, zoomorfos e antropozoomorfos foram executados através de modelagem. O recipiente e a base provavelmente foram feitos por acordelamento.

07. Conservação: Restaurado 08. Tratamento de Superfície: 1º Tratamento:

- Superfície: Externa

- Técnica: Decorativa plástica - Tipo: lncisão

- Descrição: Executada sobre pasta úmida, provavelmente na "dureza do couro". Possui contorno arredondado, são rasas e mantém a homogeneidade tanto na largura quanto na profundidade. Sua largura varia de 0,15 a 0,30 cm.

- Instrumento: Ponta dura e arredondada.

2º Tratamento:

- Superfície: Externa

- Técnica: Decorativa plástica - Tipo: Ponteado A

- Descrição: Executado em pasta úmida, provavelmente na dureza do couro. São pequenos buracos circulares. Medem

aproximadamente 0,20 a 0,30 cm de diâmetro.

FICHA DE ANÁLISE TÉCNICA 29

- Instrumento: Ponta dura e arredondada.

3º Tratamento:

- Superfície: Externa

- Técnica: Decorativa plástica - Tipo: Ponteado B

- Descrição: Executado em pasta úmida, provavelmente na "dureza do couro". São círculos, cuja parte central é em alto relevo e ao redor possuem um círculo inciso. São usados para a representação dos olhos. Sua medida varia de 0,35 a 0,40 cm de diâmetro.

- Instrumento: Oco, semelhante a um tubo duro e cilíndrico.

4º Tratamento:

- Superfície: Externa

- Técnica: Decorativa plástica - Tipo: Modelado

- Descrição: Executado e aplicado em pasta no estado plástico, provavelmente recebeu o tratamento final na "dureza do couro". Usado para a representação de figuras antropomorfas, zoomorfas e antropozoomorfas.

- Instrumento:

5º Tratamento:

- Superfície: Externa

- Técnica: Decorativa plástica - Tipo: Perfuração

- Descrição: Provavelmente executada na "dureza do couro". Possui forma circular e perfura no sentido vertical o rolete aplicado ao corpo do objeto. Mede aproximadamente 0,40 cm de diâmetro.

- Instrumento: Cilíndrico, maciço, provavelmente de ponta dura e afiada.

6º Tratamento:

- Superfície: Externa - Técnica: Acabamento - Tipo: Alisamento

- Descrição: Todo o objeto sofreu processo de alisamento, possuindo um brilho não muito intenso. - Instrumento: 7º Tratamento: - Superfície: Interna - Técnica: Acabamento - Tipo: Alisamento

- Descrição: A parte interna da vasilha e da base possui brilho não muito acentuado, como no exterior.

- Instrumento:

8º Tratamento:

- Superfície: Externa

- Técnica: Decorativa plástica - Tipo: Aplicado

- Descrição: Executado e aplicado em pasta no estado plástico, provavelmente recebeu o tratamento final na "dureza do couro". Usado para fazer elementos não-reconhecíveis.

- Instrumento:

09. Observação:

- Parte do objeto foi restaurado com gesso.

- Quanto a ordem que foram executados alguns tratamentos é possível dizer:

a) que os elementos decorativos do recipiente foram colocados depois de feitas as incisões e ponteados.

b) que as figuras antropozoomorfas e zoomorfas, sobre o rolete, foram elaboradas e decoradas antes de sua fixação.

c) que o recipiente foi alisado antes de ser decorado e fixado ao resto do objeto.

d) que a base foi decorada com incisões e feito seu alisamento antes de ser fixado o resto do objeto sobre ela.

- A distribuição dos elementos decorativos no rolete e a seguinte: um antropozoomorfo, um elemento não-reconhecível, um zoomorfo, um elemento não- reconhecível, um antropozoomorfo e assim sucessivamente.

- Os elementos não-reconhecíveis desse objeto não possuem incisões ou ponteados.

- As perfurações estão sempre em frente e ao meio das figuras antropomorfas.

- Existe semelhança entre motivos representados nas incisões do recipiente e da base.

02. Número de tombamento do objeto: 358 01. Unidade número: 4

FICHA DE ANÁLISE TÉCNICA 30

03. Descrição:

O objeto e constituído por três partes distintas. A primeira é um recipiente esférico, com boca circular, borda direta e base arredondada. Seu diâmetro máximo é de aproximadamente 15,00 cm, e a profundidade é 8,50 cm.

Contornando este recipiente existem elementos antropozoomorfos e zoomorfos . Seu tratamento de superfície é feito com as técnicas plástica e alisada. A segunda parte é formada por três figuras antropomorfas modeladas, que fazem a ligação do recipiente com a base. Sustentam o recipiente sobre sua cabeça e assentam-se sobre a base. Elas possuem a cabeça maior que o corpo. Seus narizes, bocas e orelhas estão representados. O corpo possui a representação do umbigo e do sexo feminino. Os membros superiores, apresentam-se em movimento, tendo as mãos direitas sobre os olhos direitos e as mãos esquerdas apoiadas sobre os joelhos. Os membros inferiores encontram-se dobrados, sugerindo estarem as figuras agachadas. As mãos e pés possuem representação de dedos. As três estão na mesma posição, sua altura é de aproximadamente 5,00 cm.

A terceira parte é a base do objeto. É composta de duas bases ocas de forma anelar unidas pela parte mais estreita, ficando uma na posição normal e outra de cabeça para baixo. Sobre esta base estão assentadas as três figuras antropomorfas. Possui aproximadamente 6,00 cm de altura, seu maior diâmetro é 1 1 , 0 0 cm e o menor 6,50 cm. O tratamento de superfície externo é feito com incisões e alisamento, e o interno com alisamento. Altura total do objeto é de 16,50 cm

04. Forma: "Vaso de cariátides" 05. Aditivo: Cauixi e caco moído 05.1. Pasta:

Há a predominância do caco moído. O cauixi embora em menor quantidade, apresenta-se distribuído de maneira uniforme e em forma de espículas. Na superfície observa-se apenas a presença de espículas de cauixi. A granulação da pasta é fina.

06. Manufatura:

Os elementos antropomorfos, zoomorfos e antropozoomorfos foram elaborados pela técnica de modelagem. O recipiente e a base provavelmente foram elaborados pela técnica de acordelamento.

07. Conservação: Restaurado 08. Tratamento de Superfície: 1º Tratamento:

- Superfície: Externa

- Técnica: Decorativa plástica - Tipo: lncisão

- Descrição: Executada em pasta úmida, provavelmente na "dureza do couro". Possui contorno arredondado. São rasas e mantém a homogeneidade tanto na profundidade quanto na largura. Variam de aproximadamente 0,30 a 0,40 cm de largura.

- Instrumento: Ponta dura e arredondada.

2a Tratamento:

- Superfície: Externa

- Técnica: Decorativa plástica - Tipo: Ponteado A

- Descrição: Executado em pasta úmida, provavelmente na "dureza do couro". São pequenos buracos circulares. Medem aproximadamente 0,20 a 0,35 cm de diâmetro. - Instrumento: Ponta dura e arredondada.

3º Tratamento:

- Superfície: Externa

- Técnica: Decorativa plástica - Tipo: Ponteado B

- Descrição: Executado em pasta úmida, provavelmente na "dureza do couro". São círculos cuja parte central estão em alto relevo e em volta possuem um círculo inciso. Usados para a representação dos olhos. Medem aproximadamente de 0,40 a 0,50 cm de diâmetro.

- Instrumento: Oco, semelhante a um tubo duro e cilíndrico.

4º Tratamento:

- Superfície: Externa

- Técnica: Decorativa plástica - Tipo: Modelado

- Descrição: Executado e aplicado em pasta no estado plástico, provavelmente recebeu o tratamento final na "dureza do couro". Usado. para a representação de figuras

antropomorfas, zoomorfas e

antropozoomorfas. - Instrumento:

5º Tratamento:

- Superfície: Externa

- Técnica: Decorativa plástica - Tipo: Perfuração

- Descrição: São circulares e vazam o rolete aplicado ao corpo do recipiente, de um lado a outro, no sentido vertical. Mede aproximadamente 0,60 cm de diâmetro.

- Instrumento: Cilíndrico, maciço, provavelmente de ponta dura e afiada.

6º Tratamento:

- Superfície: Externa - Técnica: Acabamento

FICHA DE ANÁLISE TÉCNICA 31

- Tipo: Alisamento

- Descrição: Todo o objeto recebeu este tratamento. Possui um brilho não muito intenso.

- Instrumento:

7º Tratamento:

- Superfície: Interna - Técnica: Acabamento - Tipo: Alisamento.

- Descrição: A superfície interna do recipiente e da base estão alisadas de maneira semelhante a parte exterior.

- Instrumento:

8º Tratamento:

- Superfície: Interna

- Técnica: Decorativa plástica - Tipo: Incisão.

- Descrição: Executada em pasta úmida, provavelmente na "dureza do couro". Possui contorno arredondado, e rasa. Mantém a homogeneidade tanto na profundidade, quanto na largura. Mede aproximadamente 0,20 cm de largura.

- Instrumento: Ponta dura e arredondada.

09. Observação:

- No meio do recipiente do lado interno há um sulco. Isso pode indicar que ele foi preparado, através da formação de uma "lombada" no lado exterior, para receber o rolete aplicado. Ou que o recipiente foi manufaturado em duas etapas, uma na qual se construiu a base do recipiente e a outra, onde se construiu a parede e a borda.

- Quanto a ordem em que foram executados alguns tratamentos de superfície e possível dizer:

a) que os elementos decorativos do recipiente foram aplicados depois de feitas as incisões que o circundam;

b) que as figuras antropozoomorfas e zoomorfas colocadas sobre o rolete foram elaboradas e decoradas antes de sua fixação;

c) que o recipiente foi alisado depois de decorado e antes de ser fixado ao resto do objeto;

d) que a base foi decorada com incisões e alisada antes de ter sido fixado o resto do objeto sobre ela.

- A ornamentação dos elementos aplicados sobre o rolete e a mesma das unidades anteriores.

- As perfurações estão sempre em frente as figuras antropozoomorfas.

- O padrão de Incisão e o mesmo na borda, na base e no corpo da figura antropozoomorfa.

- Os olhos das figuras que ficam no rolete são diferentes das que fazem a ligação entre a base e o recipiente.

- Parte do objeto está restaurado com gesso. - As figuras antropomorfas que ligam a base ao

recipiente, são provavelmente feitas a partir de um rolete, onde são aplicados os apêndices que Ihe dão a forma humana.

02. Número de tombamento do objeto: 360

03. Descrição:

O objeto é constituído de três partes distintas. A primeira é um recipiente esférico, com boca circular, borda direta e base arredondada. Seu diâmetro máximo é de aproximadamente 12,00 cm e a profundidade de 6,50 cm.

Contornando este recipiente existem elementos decorativos antropozoomorfos e zoomorfos. Seu tratamento de superfície é feito com as técnicas plástica e alisada.

A segunda parte e formada por três figuras antropomorfas modeladas, que fazem a ligação do recipiente a base. Sustentam o recipiente sobre suas cabeças e assentam-se sobre a base. Elas possuem a cabeça do mesmo tamanho do corpo. Seus narizes, bocas e orelhas estão representados. O corpo possui a representação de umbigo e do sexo feminino. Os membros superiores apresentam-se em movimento, as duas mãos cobrem os olhos. Os

Documentos relacionados