• Nenhum resultado encontrado

6. METODO LOG IA

7.3.4. Grupo B2

O outro grupo recebeu denominação de Grupo B2, é composto de 16 objetos, que estão divididos da seguintes formas: recipiente de bojo cilíndricos e base plana (Recipiente 1), recipientes de bojo arredondado e base plana (Recipiente 2), recipientes de bojo e base arredondados (Recipiente 3), recipiente de bojo arredondado e base anelar (Recipiente 5) e pratos (Recipiente 10). No Grupo B2 reunimos os objetos que, possuem algumas características do Grupo B1, mas também possuem diferenças.

Verificamos no Grupo B2, as seguintes características:

a) o uso dos aditivos cauixi associado ao caco moído de maneira abundante (52,64 %), seguido do cauixi (21,06 %), do cariapé (10,52 %), do cauixi associado a areia (5,26 %) do caco moído (5,26 %) e a ausência de tempero (5,26 %) nos objetos; b) o uso de modelagem ou acordelamento na manufatura dos objetos;

c) o uso dos seguintes tratamentos de superfície incisão, aplicado, excisão,

pintura, perfuração e ponteado A;

d) a utilização de uma técnica de pintura caracterizada pela monocromia e em alguns objetos a solubilidade em água;

e) a superfície da maioria dos objetos não apresenta acabamento de superfície. f) ausência de representações antropomorfas, zoomorfas ou antropozoomorfas; h) as bases apresentam-se nas formas plana, arredondada e anelar (em 1 objeto); i) contorno dos objetos (com exceção de 2) é simples;

j) pasta de textura grossa.

Nos tratamentos de superfície observamos que:

- As incisões eram executadas com a pasta na "dureza do couro", com a pasta no estado plástico ou com a pasta seca. Apresentaram contorno arredondado, agudo ou quadrado. Foram utilizadas para execução de linhas circulares e retilíneas compondo motivos não-reconhecíveis. Tem aparência mais grosseira que as do Grupo B1, devido a textura da pasta ser mais grossa, o que provoca

quase sempre arrastamento de grãos, dando as sulco uma aparência áspera. - O aplicado foi sempre usado para compor os motivos não-reconhecíveis.

- A excisão foi usada para compor motivos não-reconhecíveis. Possui aparência grosseira, também por causa da textura da pasta.

- A pintura apareceu nas cores vermelha e preta. A vermelha apresentou-se em forma de restos espalhados pela superfície interna e externa do objeto. A preta apresentou-se no interior de um objeto.

7.3.4.1. Recipientes de bojo cilíndrico e base plana

Os objetos de bojo cilíndrico e base plana (Recipiente 1) possuem em comum com o Grupo B1, as seguintes características técnicas: o aditivo e a manufatura. Difere na morfologia e nos tratamentos de superfície.

Embora apresente o uso da incisão e aplicado, estes tratamentos foram utilizados de maneira diferente. As incisões foram usadas para executar motivos não- reconhecíveis, porém são menos elaborados que no Grupo B1.

Em um dos objetos (unidade 47) existe apenas incisões em linha reta e em outro (unidade 45) onde ocorrem as linhas curvilíneas, são muito mais largas que as observadas no Grupo B1 e não repetem o mesmo motivo com regularidade como nos "vasos de cariátides" e "de gargalo". Roosevelt (1990) classificou a unidade 45 como integrante da Fase Aldeia.

O aplicado foi usado para executar uma asa17 , que tanto pode ser um elemento decorativo como utilitário. O aplicado e as incisões não apresentam associados a outros para compor os motivos não-reconhecíveis.

As excisões tem contorno arredondado e foram usadas para elaboração de motivos não-reconhecíveis. É o único objeto da coleção estudada que apresenta este tratamento de superfície.

A superfície dos objetos não se apresenta alisada, como do Grupo B1, possuindo textura áspera. O único objeto que possui a superfície alisada, parece ter sido resultado de um acabamento semelhante aos usados por ceramistas atuais.

7.3.4.2. Recipientes de bojo arredondado e base plana

Os objetos classificados como recipientes de bojo arredondado e base plana (Recipiente 2) tem como aditivo o cauixi associado ao caco moído, o cauixi associado a areia e o caripé. Há um recipiente que não apresenta aditivo.

O objeto com aditivo cauixi e areia, unidade 44, foi considerado por Roosevelt (1990), como pertencente à fase hipotética Lago Grande. As incisões deste objeto são

17

cruzadas e estão preenchidas com pintura vermelha, que sai em contato com a água. Os motivos são muito diferentes dos caracterizam o Grupo B1.

O objeto que tem o cauixi associado com areia apresenta incisões curvas associadas ao aplicado, porém são mais largos, grosseiros e não apresentam regularidade na repetição dos motivos.

O objeto temperado com o cariapé, além de não ter semelhança técnica e morfológica com o material do Grupo B1, o tratamento de superfície decorativo do tipo aplicado foi usado para executar um motivo não encontrado no Grupo B1.

7.3.4.3. Recipientes de bojo e base arredondados

Os objetos de bojo e base arredondadas (Recipiente 3) apresentam como aditivo cauixi, caco moído e cauixi e caco moído associados.

Estes objetos apresentam a superfície bastante desgastada, porém é possível observar a presença ou incisões, aplicado e perfurações.

Embora tenham os mesmos aditivos usados no Grupo B1 os tratamentos de superfície foram usados de maneira diferentes. As incisões foram usadas para decorar o bojo das vasilhas, porém são ásperas e não se apresentam elaboradas ou associadas a outros tipos de tratamento para compor motivos.

7.3.4.4. Recipiente de bojo arredondado e base anelar

Existe apenas um objeto de bojo arredondado e base anelar (Recipiente 5). O aditivo é de caco moído.

Este objeto possui forma, aditivo e a escolha do local onde decorar semelhante ao do Grupo B1, porém a escolha do momento, no qual executar as incisões e ponteados e os motivos são diferentes. Estes dois aspectos resultam em uma faixa com o efeito diferentes.

7.3.4.5. Pratos

São três objetos em forma de prato (Recipiente 10), sendo que dois tem como aditivo a mistura de cauixi e caco moído e um o cariapé.

Os dois objetos que tem como aditivo o cauixi e o caco moído apresentam incisões executadas em pasta úmida provavelmente na "dureza do couro". Em um dos objetos as incisões tem contorno arredondado e em outro são quadradas.

O objeto com aditivo cariapé apresenta incisões executadas em pasta no estado plástico e são quadradas. O ponteado A foi usado associado as incisões para compor motivos não-reconhecíveis. Tanto nas incisões como nos ponteados têm aparência grosseira devido a textura da pasta.

Documentos relacionados