• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO IV- AS PUBLICAÇÕES DOS SUBPROJETOS PIBID FILOSOFIA: NOVAS POSSIBILIDADES PARA O SEU ENSINO

4.3 EXPERIÊNCIAS FILOSÓFICAS ENUNCIADAS NAS NARRATIVAS DOS SUBPROJETOS PIBID FILOSOFIA

4.3.2 Filosofia, Arte e Literatura: Prisma Filosófico

A arte existe porque a vida não basta. (Ferreira Gullar)

Arte, Filosofia e Literatura são temas do projeto Prisma Filosófico, elaborado pelo subprojeto PIBID UFMT, campus de Cuiabá, que objetiva promover o acesso a questões filosóficas através da sensibilização estética. Com a proposta de integrar Filosofia e Arte numa perspectiva interdisciplinar, os autores acreditam que a Filosofia pode ser conhecida e produzida através de obras de arte, pois, no decorrer de sua história, ela teorizou sobre questões estéticas. Relacionam, ainda, além de Filosofia e Estética, disciplinas como Literatura, Artes, Antropologia e História. Segundo Chico,

procura levar os alunos a contextualizarem o tema tanto no plano de sua origem específica quanto em outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sócio-político, histórico e cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica. O professor agradece aos alunos por sua participação e resume as principais ideias e conceitos examinados durante o seminário discussão.

Pós-seminário Após a discussão, os observadores/conselheiros fornecem feedback para os participantes a fim que eles reconheçam seus pontos fortes e identifiquem os seus pontos fracos em uma pós-conferência. O professor dará nota a cada observador/conselheiro com base no seu feedback escrito e oral para o participante. (MANUAL SEMINÁRIOS SOCRÁTICOS, 2014, p. 4 - 5)

Silva e Filho (2015), o projeto, que atende todas as séries do ensino médio, apresenta como objetivo:

[...] ampliar o encontro entre questões filosóficas e as manifestações artísticas presentes no cotidiano, já que a filosofia, historicamente, tematizou questões sobre a arte, o belo, o sublime, a natureza, a emoção, a intuição, enfim, sobre a experiência estética humana. E a arte, por sua vez, se encontra assimilando as questões filosóficas sobre conhecimento, ciência, valores entre o bem e mal, identidade humana, moral, sociedade e assim por diante. (p. 420).

Os autores ainda destacaram que pretendiam provocar nos estudantes que participaram do projeto a construção de diferentes percepções sobre a Filosofia utilizando outras linguagens, como a artística. Para atingir tal propósito, utilizaram diferentes obras como:

Platão, em A República; Nietzsche, em Ecco Homo, O Caso Wagner e Crepúsculo dos Ídolos; Descartes, baseados no livro Imaginação de Descartes, de Dennis L. Sepper, e Compendium Musicae, do próprio Descartes; Adorno, em A filosofia da Nova Música. Em paralelo, trabalharemos as seguintes obras artísticas: a música Comfortably Numb, de Pink Floyd; músicas de Bach; as telas plásticas Guernica, de Pablo Picasso, Os pilares da Sociedade, de George Grosz, As Duas Fridas, de Fridah Kahlo, e A Loucura, de Angelo Bronzino. (CHICO, SILVA E FILHO, 2015, p 421).

As obras filosóficas, literárias e artísticas serviram como pano de fundo para as atividades realizadas no projeto, que tratou, em cada uma, diferentes problemas como: "Ética e Educação, em Platão; Moral e Liberdade, em Nietzsche; Estética em Adorno; Racionalismo, em Descartes; interpretação filosófica em outras linguagens, além de trabalhos em grupo e incentivo à produção de escrita filosófica”. (Chico, Silva e Filho, 2015, p 420). Os assuntos foram inter-relacionados, procurando estabelecer a compreensão dos problemas filosóficos através da obra de arte e de temas artísticos, fazendo-o pela sua relação com a Filosofia. As habilidades de interpretação e a formação de conceitos são priorizadas no projeto e para, além disso, ocupam-se em oferecer maior visibilidade para a Filosofia, propondo atividades filosóficas fora da sua zona de conforto, ou seja, além da linguagem discursiva, almeja levar os jovens a descobrir a Filosofia na perspectiva “artística, expressiva, intuitiva e figurativa manifestada em nosso dia a dia”. (Chico, Silva e Filho, 2015, p 421).

QUADRO 2 - Obras filosóficas, literárias e artísticas, autor e tema desenvolvido

OBRA/TEXTO AUTOR TEMA DESENVOLVIDO

Alegoria da Caverna Platão • Questões epistemológicas pela busca do conhecimento verdadeiro, conceitos como alienação, realidade relacionados com o contexto atual.

Música: Comfortably

Numb Pink Floyd • Alienação, desesperança, viver de aparências - vida na solidão, nostalgia e caverna, isolamento entre os homens.

• Critica a opressão capitalista.

Música: Tocata e fuga em ré menor

Bach • Ruptura com o discurso tradicional, inquietude na forma de pensar o mundo; reflexão.

• A modificação das estruturas harmônicas vigentes em uma época. (p.424)

• Compreensão do mundo através da música

A Filosofia da Nova Música

T. Adorno • Desconstrução da noção tradicional de ordem e harmonia através da música, na cultura burguesa.

• Modificação das estruturas harmônicas vigentes em uma época. (p.424)

• Compreensão do mundo através da música

Compendium Musicae

Descartes • Explicação das bases da harmonia e dissonância da música pelo viés matemático [...] relação entre o mundo sensível dos sentidos e a razão com a harmonia da música através da vibração que cada nota proporciona ao corpo. (p. 424)

Ecco Homo, O Caso Wagner e Crepúsculo dos Ídolos

Guernica Pablo Picasso Filosofia Política Os Pilares da

Sociedade George Grosz • Filosofia Política

Duas Fridas Fridah Kahlo Autopercepção

. Fonte: Chico, Silva e Filho, 2015.

O projeto trata temas atuais como, por exemplo, educação, alienação e consumo usando como referência a Alegoria da Caverna, fazendo-os conversar com a música de Pink Floyd ou músicas de Bach com o conceito de Dionisíaco em Nietzsche.

Figura 6- Panfleto do projeto distribuído nas escolas

Fonte: (Chico, Silva e Filho, 2015, p 426)

. De acordo com os autores, ao estabelecerem as relações entre Filosofia e

obra de arte, a intenção é que a Filosofia seja a chave de entendimento para pensar a realidade sob o prisma de uma obra de arte e que a arte possa contribuir para a compreensão da Filosofia. Os autores classificam essa atividade na categoria materiais didáticos.

Desde Platão, a arte é tema de discussão filosófica. Pela arte, o ser humano manifesta as suas emoções e sensibilidade, expressando-as através da música, da escultura, da literatura, da poesia e muitas outras formas.

Utilizar obras artísticas, relacionando-as a teorias filosóficas como maneira de promover no estudante a compreensão destas últimas e vice-versa é uma forma de dar sentido à Filosofia no ensino médio, já que ela se ocupou desde os gregos com questões estéticas. É um modo de filosofar sobre temas do cotidiano, a partir da linguagem artística. Merece destaque nesse projeto a valorização e o incentivo para que o jovem desenvolva a escrita filosófica.