• Nenhum resultado encontrado

Como produto final deste trabalho apresenta-se os doze (12) cenários desenvolvidos, que devido ao seu formato, foram colocados em apêndices a este estudo no tamanho original para melhor exposição e contemplação do trabalho elaborado pelo autor.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A inspiração inicial para este projeto foi a disposição em contribuir e aprofundar o tema sobre concept art, o processo de seu desenvolvimento, o quanto a produção de uma imagem pode auxiliar na narrativa ou transportar uma ideia. Além disso, abordar a geração de novas alternativas através do uso de uma metodologia de Design que pode contribuir para uma organização e aumento no potencial criativo.

Dessa maneira, através do estudo sobre parte da indústria de entretenimento, principalmente sobre games e filmes, percebe-se a relevância sobre o concept art dentro do processo criativo do produto, através das considerações de artistas que influenciaram este trabalho.

A pesquisa expõe que concept art tem como objetivo comunicar a ideia através de diferentes mídias anteriormente ao produto final, envolvendo a resolução de problemas, relacionados com design, belas artes e também arte digital, meios pelo qual o artista desenvolve diferentes soluções baseados na ideia inicial.

Fundamentou-se a aplicação de uma metodologia de Design a qual se mostrou eficiente no planejamento, na organização e na geração de alternativas criativas para o processo criativo dos cenários. Assim, as construções destes cenários poderiam auxiliar a narrativa e apresentar novas ideias, como no caso, desenvolver parte da história do jogo Uncharted 4 em regiões e localidades brasileiras.

O desenvolvimento deste projeto também questionou a relação entre o concept art e a ilustração, os meios de expor os trabalhos relacionados ao concept art e a representatividade de localidades e paisagens através dos cenários. Assim, expondo uma parcela da diversidade presente no país, da qual julga-se necessário a criação e desenvolvimento de novos concepts para se desenvolver um artbook sobre o tema.

Nestas questões, a pesquisa teórica contribuiu para amadurecimento do senso crítico em relação às decisões tomadas e a direção das artes. À medida que maiores informações sobre o desenvolvimento e criação de concept art e sua finalidade dentro do processo de pipeline eram obtidas, melhores eram as interpretações e aplicação da metodologia para concepção dos cenários de forma a refletir as características das paisagens e localidades brasileiras, também como a narrativa do jogo. Não obstante, na pesquisa optou-se por referências buscadas na história do design e da arte, com o intuito de conciliar a influência destas áreas com a pintura digital e as demais técnicas utilizadas de produção que contribuíram para o amadurecimento teórico-

prático e estilo pessoal do autor. Assim sendo, espera-se auxiliar outros artistas a produzirem novos projetos relacionados ao concept art e a produção de cenários.

7. REFERÊNCIAS

ALVES, Maria Bernardete Martins; ARRUDA, Susana Margareth. Como fazer referências: bibliográficas, eletrônicas e demais formas de documento. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, Biblioteca

Universitária, c2001. Disponível em:

<http://www.bu.ufsc.br/design/framerefer.php>. Acesso em: 20/10/ 2016. ARTSPACE, From Duchamp to Demand: 10 Masterpieces that show the evolution of Conceptual Art. Disponível em: <

http://www.artspace.com/magazine/art_101/book_report/theartbookconcept ualart153038>. Acesso em: 03/11/2016.

ASSOCIÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.

CELESTINO, Luiz, Brushwork Atelier: Além da superfície – Investigando o Concept art no entretenimento. Disponível em: < http://brushworkatelier.com/blog/2016/5/17/estudodecasonaughtydogunchar ted4>. Acesso em: 16/09/2016.

CRAWFORD, Chris. The art of computer game design. Califórnia, EUA: McGraw-Hill, 1982.

DORNE, Albert; LUDEKENS, Fred; ROCKWELL, Norman; PARKER, Al; STHAL, Ben; DOHANOS, Stevan; WHITCOMB, Jon; FAWCETT, Robert; HELCK, Peter; GIUSTI, George; BRIGGS, Austin; SCHMIDT, Harold Von; Famous Artist Course, EUA, 1960.

GURNEY, James, Color and Light, Kansas, EUA, 2010.

IMAGINEFX, Be bold with Black & White, issue 134, maio, 2016.

IMAGINEFX, Paint explosive environments, issue 139, outubro, 2016.

IMAGINEFX, How to Draw and Paint Game Art, ImagineFX Presents,

volume # 1, 2012.

IMPRESSIONISMO. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3638/impressionismo>.

Acesso em: 15 de Março. 2017. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7

LILLY, Eliot, the Big Bad World of Concept Art for Video Games, Design Studio Press, EUA, 2015.

MALE, Alan. Illustration: A Theoretical And Contextual Perspective. AVA Publishing, 2007.

MAIA, Carolina. Criação visual de personagens femininos do livro O Silmarillion de Tolkien / Carolina Maia; orientador; Mário César Coelho – Florianópolis, SC, 2016.

MILLER, P. (ed.). Eleventh Salary Survey. Game Developer 2012 Annual Game Career Guide. UBM: San Francisco, CA, EUA, p.33-41. 2012. Disponível em:

http://gamedeveloper.texterity.com/gamedeveloper/fall2012cg MOLNAR, Mark. Behind the Pixels, 2015.

NEWZOO, 2016 Global Games Market Report: An Overview of trends & insights. Junho, 2016. Disponível para download em: < https://newzoo.com/insights/markets/games/>

RUPPEL, Robh, Graphic L.A., Design Studio Press (September 15, 2014)

RUPPEL, Robh, Simplify lines and values. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=MllVdNxvi2s >.

SANTOS, Dan dos, Composition Basics: Sketching Thumbnails. Disponível em: <

http://muddycolors.blogspot.com.br/2012/10/composition-basics-sketching- thumbnails.html >. Acesso em: 01/11/2016

SENNA, Marcelus Gaio Silveira de; Concept Art: design e narrativa em animação / Marcelus Gaio Silveira de Senna; orientador: Nilton Gonçalves Gamba. – 2013.

SCOTT, Robertson, BERTLING, Thomas. HOW TO DRAW: Drawing and sketching objects and environments from your imagination, 2013.

SCOTT, Robertson; YAMADA, Mike; YOON, Felix; LE, Khang, THE SKILLFUL HUNNTSMAN, Design Studio Press, EUA, 2004.

TEODOROSKI, Pedro Clark. Criação de personagens 3D para jogos: Etapas e processo de criação / Pedro Clark Teodoroski; orientador, Flávio Andaló - Florianópolis, SC, 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca

Universitaria. Trabalho acadêmico: guia fácil para diagramação: formato A5.

Florianópolis, 2009. Disponível em: <

http://www.bu.ufsc.br/design/GuiaRapido2012.pdf>. Acesso em: 15/09/ 2016

ZANA, Eytan, Graphic Composition for Environments. Disponível em:

https://gumroad.com/eytanzana

ZHU, Feng, Design Cinema – EP 40 – Fantasy Landscape. Disponível em: <

https://www.youtube.com/watch?v=xCmz3XuS6TI>.

ZHU, Feng, Design Cinema – EP 53 - Illustration & Industrial Design.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3TVji_fiKsw>. Acesso em: 25/10/2016.

Documentos relacionados