• Nenhum resultado encontrado

Peças radiofônicas

Manuscrito de O misterioso assassinato de Maria Gibson. Drama em 1 ato e 2 quadros, extraído das Aventuras de Sherlock Holmes de Conan Doyle e adaptado ao rádio por Heloisa Lentz de Almeida. Departamento de Imprensa e Propaganda, 4 out. 1938. Manuscrito de O assassinato do Hotel Paris. Drama em 1 ato e 3 quadros, extraído das Aventuras de Sherlock Holmes e adaptado ao radioteatro por Heloisa Lentz de Almeida. Departamento de Imprensa e Propaganda, 19 out. 1938.

Manuscrito de O capitão negro. Drama em 1 ato e 3 quadros, extraído das Aventuras policiais de Sherlock Holmes de Conan Doyle, adaptação radiofônica de Heloisa Lentz de Almeida. Departamento de Imprensa e Propaganda, 28 jun. 1938.

Manuscrito de A noiva desaparecida. Drama policial inspirado nas Aventuras de Sherlock Holmes, de Conan Doyle, e adaptado ao rádio por Heloisa Lentz de Almeida. Departamento de Imprensa e Propaganda, 8 jul. 1938.

Manuscrito de O segredo de Isadora Klein. Drama policial em dois atos extraído das Aventuras de Sherlock Holmes de Conan Doyle adaptado ao rádio por Heloisa Lentz de Almeida. Departamento de Imprensa e Propaganda, 1 nov. 1938.

Manuscrito de O diadema de esmeraldas. Drama policial em 1 ato e 3 quadros extraído das Aventuras de Sherlock Holmes, de Conan Doyle, adaptação radiofônica, de Heloisa Lentz de Almeida. Departamento de Imprensa e Propaganda, 14 jul. 1938.

Manuscrito de Os mistérios do Tâmisa. Drama policial em 1 ato e 3 quadros, extraído das Aventuras de Sherlock Holmes, de Conan Doyle, adaptação radiofônica de Heloisa Lentz de Almeida. Departamento de Imprensa e Propaganda, 31 ago. 1938.

Manuscrito de O jaguar negro. Drama radiofônico extraído de um enredo de Conan Doyle, por Heloisa Lentz de Almeida. Departamento de Imprensa e Propaganda, 8 set. 1938.

Manuscrito de O terrível segredo. Extraído das Aventuras de Sherlock Holmes, teatralizado e adaptado ao rádio por Heloisa Lentz de Almeida. 1 ato, 2 quadros e 1 epílogo. Departamento de Imprensa e Propaganda, 22 nov. 1938.

Manuscrito de A traição de James Barclay. Drama policial em 1 quadro, extraído das Aventuras de Sherlock Holmes de Conan Doyle e adaptado ao rádio por Heloisa Lentz de Almeida. Departamento de Imprensa e Propaganda, 25 out. 1938.

Manuscrito de O crime da abadia de Grange. Drama policial em 1 ato e 3 quadros inspirado nas Aventuras de Sherlock Holmes, de Conan Doyle, e adaptado ao rádio por Heloisa Lentz de Almeida. Departamento de Imprensa e Propaganda, 21 jun. 1938. Manuscrito de O desaparecimento do campeão. Drama policial em 1 ato e 6 quadros inspirado nas Aventuras de Sherlock Holmes, de Conan Doyle, e adaptado ao rádio por Heloisa Lentz de Almeida. Departamento de Imprensa e Propaganda, 7 jun. 1938.

Manuscrito de O homem macaco. Drama policial em 1 ato e 2 quadros inspirado nas Aventuras de Sherlock Holmes, de Conan Doyle, e adaptado ao rádio por Heloisa Lentz de Almeida. Departamento de Imprensa e Propaganda, 8 nov. 1938.

Manuscrito de O monstro dos cabelos cor de fogo. Drama policial em 1 ato e 2 quadros inspirado nas Aventuras de Sherlock Holmes, de Conan Doyle, e adaptado ao rádio por Heloisa Lentz de Almeida. Departamento de Imprensa e Propaganda, 11 out. 1938. Manuscrito de Uma trama sinistra. Drama policial em 1 ato e 3 quadros inspirado nas Aventuras de Sherlock Holmes, de Conan Doyle, e adaptado ao rádio por Heloisa Lentz de Almeida. Departamento de Imprensa e Propaganda, 20 set. 1938.

Manuscrito de Vingança de mulher. Drama policial em 1 ato e 3 quadros inspirado nas Aventuras de Sherlock Holmes, de Conan Doyle, e adaptado ao rádio por Heloisa Lentz de Almeida. Departamento de Imprensa e Propaganda, 27 set. 1938.

Manuscrito de O direito de matar. Peça policial de Aníbal Costa. Departamento de Imprensa e Propaganda, 31 jul. 1939.

Manuscrito de O mistério da companhia lírica. Peça policial de Aníbal Costa. Departamento de Imprensa e Propaganda, 2 ago. 1939.

Manuscrito de Crime pelo telefone. Drama policial radiofônico em 4 quadros, original de Aníbal Costa. Departamento de Imprensa e Propaganda, 21 jun. 1939.

Manuscrito de O mistério do fogo sagrado. Drama policial radiofônico em 3 cenas, original de Aníbal Costa. Departamento de Imprensa e Propaganda, 17 abr. 1940.

Manuscrito de O valor de um álibi. Drama policial em 3 cenas, original de Aníbal Costa. Departamento de Imprensa e Propaganda, 30 abr. 1940.

Manuscrito de O assassinato da condessa. Peça radiofônica em 1 ato e 3 quadros. Departamento de Imprensa e Propaganda, 21 jun. 1939.

Manuscrito de Presente fatal. Peça radiofônica em 3 quadros, original de Aníbal Costa. Departamento de Imprensa e Propaganda, 26 jul. 1939.

Manuscrito de Mistério do chapéu. Drama policial radiofônico em 3 quadros, original de Aníbal Costa. Departamento de Imprensa e Propaganda, 14 dez. 1939.

Manuscrito de Roberto Ricardo em Montevidéu. Drama policial em 3 cenas, original de Aníbal Costa. Departamento de Imprensa e Propaganda, 19 jan. 1940.

Manuscrito de Roberto Ricardo em Veneza. Drama policial em 3 quadros, original de Aníbal Costa. Departamento de Imprensa e Propaganda, 24 jan. 1940.

Manuscrito de Roberto Ricardo no Cairo. Drama policial em 3 cenas, original de Aníbal Costa. Departamento de Imprensa e Propaganda, 21 fev. 1940.

Manuscrito de Um drama no instituto de beleza. Drama policial radiofônico inspirado no romance de Vivian por Aníbal Costa. Departamento de Imprensa e Propaganda, 28 dez. 1938.

Manuscrito de Noite de São João. Drama policial radiofônico em 3 quadros, original de Aníbal Costa. Departamento de Imprensa e Propaganda, 26 jun. 1939.

Manuscrito de Roberto Ricardo recebe um convite. Drama policial radiofônico em 2 quadros original de Aníbal Costa. Departamento de Imprensa e Propaganda, 9 ago. 1939. Manuscrito de O mistério do galpão. Peça policial radiofônica em 4 quadros original de Aníbal Costa. Departamento de Imprensa e Propaganda, 4 jun. 1939.

Manuscrito de O mistério do carnaval. Drama policial em 3 cenas, original de Aníbal Costa. Departamento de Imprensa e Propaganda, 7 fev. 1940.

Manuscrito de Um crime impossível. Drama policial radiofônico em 3 cenas, original de Aníbal Costa. Departamento de Imprensa e Propaganda, 11 abr. 1940.

Manuscrito de Roberto Ricardo no parque de diversões. Drama policial radiofônico em 3 quadros, original de Aníbal Costa. Departamento de Imprensa e Propaganda, 18 jul. 1939.

Manuscrito de Prisão sem grades. Original de Aníbal Costa. Departamento de Imprensa e Propaganda, 8 set. 1939.

Manuscrito de Uma peça policial sem autor. Fantasia em 2 cenas, original de Aníbal Costa. Departamento de Imprensa e Propaganda, 6 set. 1939.

Manuscrito de Um crime no sanatório. Drama policial em 2 cenas, original de Aníbal Costa. Departamento de Imprensa e Propaganda, 27 mar. 1940.

Manuscrito de O réveillon de natal. Drama radiofônico em 3 quadros, original de Aníbal Costa. Departamento de Imprensa e Propaganda, 20 fev. 1939.

Manuscrito de Roberto Ricardo recebe uma carta. Peça policial em 3 cenas, original de Aníbal Costa. Departamento de Imprensa e Propaganda, 13 abr. 1940.

Manuscrito de Quatro suspeitos. Drama policial em 3 quadros, original de Aníbal Costa. Departamento de Imprensa e Propaganda, 19 out. 1939.

Manuscrito de O fantasma da mansão Ramirez. Original de Allan Doyle (pseud. de Hélio do Soveral) Departamento de Imprensa e Propaganda, 13 jul. 1938.

Manuscrito de O fantasma da mansão Ramirez. Original de Allan Doyle (pseud. de Hélio do Soveral) Departamento de Imprensa e Propaganda, 13 jul. 1938.

Manuscrito de A terrível mentira. Original de Jorge Marinho. Cine-Rádio Jornal, 8 abr. 1942.

Manuscrito de Duas almas gloriosas. Original de Berliet Júnior. Cine-Rádio Jornal, 20 mai. 1942.

Referência

Anuário Brasileiro de Literatura. Rio de Janeiro: Pongetti, 1937. Enciclopédia Itaú Cultural

Periódicos

Cine-Rádio Jornal. Rio de Janeiro. 1938-1942

O Globo. Rio de Janeiro. Busca on-line por palavras-chave. O Estado de S. Paulo. São Paulo.

Folha da Manhã. Busca on-line por palavras-chave. Folha da Noite. Busca on-line por palavras-chave. O Correio Paulistano. Busca on-line por palavras-chave. Jornal do Comércio. Busca on-line por palavras-chave. Sherlock. 1937.

Documentação sonora

Entrevista com José Medina. Arquivo Multimeios do Centro Cultural São Paulo

Radionovela. Centro Cultural São Paulo. Arquivo Multimeios do Centro Cultural São Paulo

Entrevista com Arnaldo Câmara Leitão. Arquivo Multimeios do Centro Cultural São Paulo

Entrevista com Cardoso Silva. Arquivo Multimeios do Centro Cultural São Paulo.

Manuscrito

OLIVEIRA, Thalma de. “Como realizar (bem) uma novela de rádio.” Arquivo Multimeios do Centro Cultural São Paulo.

Livros

ARNAU, Frank. À sombra do Corcovado. Rio de Janeiro: Vecchi, 1940. 260 p. (Coleção Xis 4).

COELHO, Luiz Lopes. A ideia de matar Belina. São Paulo: DBA Artes Gráficas, 2004. 156 p.

__________________. O homem que matava quadros. Rio de Janeiro: Ediouro, s/d. 88 p.

__________________. A morte no envelope. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1957. 217 p.

CONDÉ, João et al. “O homem das três cicatrizes”. In: Letra e Artes. Suplemento de A Manhã, publicado na seção Flash (p. 8-9), entre 12 jun. 1949 e 9 out. 1949.

COSTA, Aníbal. Três aventuras de Roberto Ricardo: detetive brasileiro. Rio de Janeiro: [Est. de Artes Graph. C. Mendes Junior], 1940. 143 p.

______________. Morto no cassino. Rio de Janeiro: A Noite, s/d. 190 p.

GALVÃO, Patrícia (Pagu) como King Shelter. Safra macabra: contos policiais. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.

HALL, Jack (pseud. de Hildebrando de Lima). O crime dos três inocentes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1940. 318 p.

_______________________________________. Os estranhos assassínios de Mr. Artwill. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1937. 229 p.

_______________________________________. Os assassínios do castelo Saint-Denis. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1937. 288 p.

MEDEIROS E ALBUQUERQUE, J.J.C.C. et al. O mistério. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1928.

___________________________________. O assassinato do general. Rio de Janeiro: Benjamin Costallat & Micolis, 1926. 219 p.

___________________________________. Se eu fosse Sherlock Holmes. Rio de Janeiro: Guanabara, s/d. 226 p.

MINAS, João de. (pseud. de Ariosto Palombo). “Nos subterrâneos de São Paulo”. In: Diário da Noite. Folhetim publicado entre 20 dez. 1934 e 27 fev. 1935.

SHELTER, King (pseud. de Patrícia Galvão). Safra macabra: contos policiais. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998. 239 p.

TABORDA, Doryol. O estranho vingador. Rio de Janeiro: Coeditora Basilica, 1940. 192 p.

________________. A dama da túnica escarlate: contos policiais. Rio de Janeiro: A Noite, 1939. 183 p.

WELLS, Ronnie (pseud. de Jeronymo Monteiro). “O fantasma da Quinta Avenida”. In: PAIXÃO, Fernando (org.). Para gostar de ler: Volume 12 – Histórias de detetive. São Paulo: Ática,1993. p. 55-82.

______________________________________. O clube da morte. São Paulo: O Livreiro, s/d. (Coleção Aventuras de Dick Peter 1).

______________________________________. A febre verde. São Paulo: O Livreiro, s/d. (Coleção Aventuras de Dick Peter 2).

______________________________________. O enigma do automóvel de prata. São Paulo: O Livreiro, s/d. (Coleção Aventuras de Dick Peter 3).

______________________________________. O crime de represa nova. São Paulo: O Livreiro, s/d. (Coleção Aventuras de Dick Peter 4).

______________________________________. O homem solitário. São Paulo: Martins, 1948. (Coleção Aventuras de Dick Peter 5).

______________________________________. A teia invisível (1ª parte). São Paulo: O Livreiro, s/d. (Coleção Aventuras de Dick Peter 6).

______________________________________. O misterioso tarântula (2ª parte de A teia invisível). São Paulo: O Livreiro, s/d. (Coleção Aventuras de Dick Peter 7).

______________________________________. O tesouro do tio Onek. São Paulo: O Livreiro, s/d. (Coleção Aventuras de Dick Peter 8).

______________________________________. A serpente de bronze. São Paulo: O Livreiro, s/d. (Coleção Aventuras de Dick Peter 9).