• Nenhum resultado encontrado

Força entre condutores com corrente

No documento Física 2. Eletricidade e magnetismo (páginas 134-137)

8. Campo magnético

8.6. Força entre condutores com corrente

Cada condutor com corrente cria um campo magnético que produz forças magnéticas sobre outros condutores com corrente. Assim, entre dois condutores com corrente existem forças magnéticas. Calculando o sentido do campo produzido por cada condutor, e o sentido da força que esse campo exerce sobre o segundo condutor, conclui-se que a força entre dois fios com correntes no mesmo sentido é atrativa, e a força entre dois fios com correntes em sentidos opostos é repulsiva.

I1 I2 I1 I2 (a) (b) F12 F21 F12 F21

Figura 8.14.: Forças magnéticas entre dois fios com corrente.

Se os dois fios condutores forem retilíneos e paralelos, com comprimento L muito maior que a distância r entre eles, o campo de cada um pode ser calculado pela equação obtida no fim da seção anterior; por exemplo, o campo do fio 1 nos pontos onde se encontra o fio 2 tem módulo:

B1= 2 kmI1

r (8.17)

e a força que esse campo exerce sobre o fio 2 obtém-se a partir do produto vetorial~I2×~B1L. Assim, o módulo da força que o fio 1 exerce sobre o fio 2 é:

F12=2 kmL I1I2

r (8.18)

Perguntas

1. Dois fios retilíneos e paralelos, afastados 6 cm entre si, transportam correntes de 190 mA, em sentidos opostos. Calcule o módulo do campo magnético no ponto P no meio entre os dois fios.

A. 1.25 µT B. 0

C. 3 µT D. 2.5 µT

E. 1.5 µT

2. Se o campo magnético aponta para o norte, em que direção será a força mag- nética sobre uma partícula com carga pos- itiva que se desloca para o este?

A. Para cima. B. Para o oeste. C. Para o sul.

D. Para baixo. E. Para o este.

8.6 Força entre condutores com corrente 121 3. Uma partícula alfa é formada por dois

protões mais dois neutrões. Se uma partícula alfa se deslocar com velocidade igual a 6.15 × 105m/s, numa direção per- pendicular a um campo magnético com módulo B = 0.27 T, qual será o valor da força magnética sobre a partícula? A. 5.3 × 10−14N

B. 3.3 × 105N C. 2.7 × 10−14N D. zero

E. 4.8 × 105N

4. Um segmento de fio condutor retilíneo, que transporta uma corrente I, encontra- se numa região onde existe um campo magnético uniforme, não nulo. Se a força magnética sobre o fio for nula, qual das seguintes afirmações é verdadeira? A. O campo é paralelo ao fio. B. O campo é perpendicular ao fio.

C. O campo é variável.

D. É uma situação impossível. E. O campo é conservativo.

5. Três fios retilíneos, compridos e parale- los, transportam todos uma corrente de 2 mA no mesmo sentido (perpendicular à folha). A distância entre quaisquer dois fios vizinhos é 5 cm. Calcule o ângulo que a força magnética sobre o fio B faz com o semi-eixo positivo dos x.

x y B C A 5 cm A. 27◦ B. 60◦ C. 90◦ D. 45◦ E. 30◦

Problemas

1. Um protão "navega"na atmosfera solar, a uma velocidade de 0.15c, onde c é a velocidade da luz no vazio (2.998 × 108m/s). O protão atravessa um campo magnético uniforme de 0,12 T, formando um ângulo de 25◦. Calcule o raio do cilindro que envolve a órbita helicoidal do protão (use o valor da massa do protão dado no apêndiceBe admita que com a velocidade 0.15c a mecânica não-relativista ainda é uma boa aproximação). 2. Considere dois fios de cobre, retilíneos e paralelos, de 60 cm de comprimento, distanci-

ados de 9 cm e com raios de 2 mm e 3 mm. Calcule o valor da força magnética entre os fios quando cada um deles for ligado a uma fem de 1.5 V. (Use o valor da resistividade do cobre à temperatura ambiente: 17 nΩ·m.)

3. Na figura está representado esquematicamente um corte transversal de dois fios compridos e parale- los, perpendiculares ao plano xy, cada um com uma corrente I, em sentidos opostos. (a) Represente os vetores do campo magnético de cada fio e o campo resultante no ponto P. (b) Deduza a expressão para o módulo do campo de magnético em qualquer ponto sobre o eixo x, em função de x.

x x y a a P

4. Um feixe de protões desloca-se com velocidade constante ~v, segundo o eixo dos x, atravessando duas regiões, I e II, caraterizadas do seguinte modo: em I, existe um campo magnético, ~B1 e em II, coexistem um campo magnético, ~B2, e um campo elétrico, ~E = E~ey. Todos os campos são uniformes nas regiões em que foram definidos e anulam-se fora delas. O peso dos protões não é significativo. Quais as condições a que devem obedecer os campos ~B1e ~B2para que o feixe não sofra qualquer perturbação no seu movimento, enquanto atravessa duas regiões? Se em vez de protões, fosse um feixe de eletrões, as condições estabelecidas manter-se-iam?

x z

y

I II

5. Num filtro de velocidades os módulos dos campos magnético e elétrico são 0.1 T e 0.2 MV/m, respetivamente. (a) Qual deve ser a velocidade de uma partícula para que não seja desviada ao passar pelos campos? (b) Qual é a energia que deve ter um protão para passar através do filtro? (c) E qual a energia de um eletrão que sai do filtro? (os valores das massas do eletrão e do protão encontram-se no apêndiceB).

6. Considere uma bobina circular de 400 espiras e raio 0.1 cm, num campo magnético uniforme de 0.3 T. Calcule o torque máximo na bobina quando a corrente for 92 mA. 7. A figura mostra as linhas de campo mag-

nético de um fio com corrente, dentro de um campo magnético uniforme ~Bext; o fio é perpendicular à folha e os eixos y e z foram escolhidos sobre o plano da folha. (a) Es- creva o versor na direção do campo externo, usando o sistema de eixos dado. (b) Escreva o vetor unitário na direção da corrente no fio. (c) Calcule e represente o vetor unitário na direção da força sobre o fio. (d) Con- siderando que I = 0.5 A e se a força sobre o fio, por unidade de comprimento, for de 2 × 10−5 N/m, calcule a distância até ao ponto P.

z

y

P

30°

8. Os dois fios representados na figura são muito compridos e cada um transporta uma corrente de 3 A. Um dos fios encontra-se sobre o plano xy e o outro se encontra num plano paralelo a xy mas 5 cm acima deste (z = 5). Calcule o campo magnético total no ponto P com coordenadas x = −1 m, y= z = 0. x y 3 A 3 A 30° 30° 1 m P

No documento Física 2. Eletricidade e magnetismo (páginas 134-137)