• Nenhum resultado encontrado

4. Áreas de Intervenção

4.2 Formação dos Juízes

4.2.1 Formação Contínua

No exercício dos princípios de efetiva colaboração recíproca com o Centro de Estudos Judiciários (CEJ), o Conselho Superior da Magistratura participou na planificação das atividades de formação contínua do Centro de Estudos Judiciários, quer na fase da auscultação prévia quanto à temática das mesmas, quer na sua execução, que se inicia com a inscrição e admissão dos Juízes – 1.ª e 2.ª fases, havendo lugar a uma 3.ª fase, em caso de subsistência de vagas nas ações.

No ano de 2019/2020, devido à atual situação de pandemia e ao Estado de Emergência que vigorou no período em análise, grande parte do plano de formação contínua teve de ser adaptado, chegando a haver interrupção de todas as ações de formação, entre março de 2020 e início de junho de 2020.

Os quadros abaixo indicados mostram o número de ações previstas no plano de formação 2019/2020, dirigidas a juízes dos tribunais judiciais, o número de ações que efetivamente se realizaram, o número de Magistrados Judiciais inscritos e o número de presenças nas ações que se realizaram. De um total de 82 ações previstas, apenas 28 se realizaram.

Ações Previstas e Realizadas

Tipologia

Total de ações de formação previstas para Magistrados Judiciais

Jurisdição Cível Jurisdição Penal Jurisdição Família e Menores Jurisdição Trabalho Sem Jurisdição preferencial

Tipo A - Colóquios de 1 dia 4 9 2 5 20 Tipo B - Seminários de 2 dias 8 2 1 3 2 Tipo C - Cursos de Especialização

de 4 dias 0 0 1 0 0

Tipo D - Workshops de 1 dia 8 7 3 0 0

Tipo E - Cursos on-line 0 2 0 0 2

Tipo S - Cursos de Especialização –

Tribunais Superiores 1 1 0 0 1

Total 21 21 7 8 25

Total de ações previstas 82

Tipologia

Total de ações de formação realizadas para Magistrados Judiciais

Jurisdição Cível Jurisdição Penal Jurisdição Família e Menores Jurisdição Trabalho Sem Jurisdição preferencial

Tipo A - Colóquios de 1 dia 0 5 1 3 4

Tipo B - Seminários de 2 dias 4 1 1 2 1 Tipo C - Cursos de Especialização

de 4 dias 0 0 1 0 0

Tipo D - Workshops de 1 dia 2 2 0 0 0

Tipo E - Cursos on-line 0 1 0 0 0

Tipo S - Cursos de Especialização

– Tribunais Superiores 0 0 0 0 0

Total 6 9 3 5 5

Nos meses de junho e julho, pelo centro de Estudos Judiciários foi promovida a ação com o tema “Refletir sobre os efeitos da pandemia de COVID 19 na ordem jurídica Portuguesa”, para cada jurisdição.

Tipologia (ação promovida pelo CEJ - Extraplano)

Total de ações de formação realizadas para Magistrados Judiciais

Refletir sobre o efeitos da pandemia de COVID 19 na ordem jurídica Portuguesa

Jurisdição Cível Jurisdição Penal Jurisdição Família e Menores Jurisdição Trabalho 3 1 1 1 Total 6 Inscrições e presenças

N.º de Inscrições nas ações realizadas (uma inscrição pode equivaler à frequência de até

cinco ações) 2961

N.º de presenças nas ações realizadas (existem juízes que frequentam mais de uma ação) 1609

N.º de desistências ou ausências 1352

Para frequentar ações inscreveram-se um total de 2.961 Juízes (um Juiz em mais de uma ação) e frequentaram ações realizadas 1.609.

No Plano de formação 2019/2020, manteve-se a prioridade de descentralizar os locais de realização e receção de muitas das ações de formação, abrangendo todas as Tipologias (desde as ações de apenas 1 dia - Colóquios, aos cursos de especialização, de 4 dias). Para esse efeito, o CEJ apostou na melhoria da qualidade da transmissão pelos vários meios utilizados: videoconferência, Canal CEJ e “Justiça TV”.

No início do plano de formação, em alguns casos, os Juízes puderam assistir às ações de formação nos tribunais onde exercem funções ou, quando tal não foi possível, nos Tribunais mais próximos, o que resultou numa redução de custos e recursos envolvidos, tanto a nível económico-financeiro, como nas respetivas agendas. Assim, foi possível disponibilizar espaço

físico para realização das ações de formação nas seguintes cidades: Lisboa, Porto, Braga, Aveiro, Faro, Guimarães, Funchal, Viseu, Vila Real, Ponta Delgada, Leiria e Coimbra.

Quanto aos locais de transmissão, foi igualmente possível dilatar os locais de visionamento presencial, a partir de: Beja, Bragança, Guarda, Seia, Leiria, Portalegre, Viana do Castelo, Loulé, Penafiel, Castelo Branco, Vila Nova de Gaia, Mirandela, Évora, Praia da Vitória, Angra do Heroísmo, Ribeira Grande, Vila Franca do Campo, São Roque do Pico e Chaves.

A partir de março de 2020, devido à atual pandemia, foram utilizados única e exclusivamente os meios de transmissão à distância, como o Canal CEJ, Canal Justiça TV e a plataforma Webex, sendo possível, nesta última, o controlo de presença dos inscritos para posterior certificação.

A formação dos Juízes abrange as áreas do Direito privado e público, civil, penal e laboral, com um variado leque de temas, sobre os quais o Conselho Superior da Magistratura se pronuncia antes da aprovação do plano anual pelo Centro de Estudos Judiciários.

Incluem-se, a título de exemplo:  Ferramentas informáticas;

Cibercriminalidade e a prova digital; O regime jurídico do maior acompanhado;

Promoção e proteção – criança em situação de perigo/interesse da criança/ projeto de vida;

Tráfico de seres humanos e de órgãos; Violência doméstica;

Psicologia judiciária; Lei tutelar educativa;

Cooperação judiciária internacional em matéria civil e comercial; Direito dos animais;

Julgar com perspetiva de género – constitucionalidade na construção da igualdade; Multiculturalidade e Tribunais;

Ética e deontologia; Álcool e justiça;

Humor direito e liberdade de expressão;

Justiça e arquitetura – os espaços da justiça e a sua adequação às necessidades atuais. Pessoas com mobilidade diminuída. Crianças;

Para Tribunais Superiores:

Temas de direito civil (arbitragem, decisão sumária, regime geral tutelar cível; Temas de direito europeu;

Temas de direito penal (cooperação judiciária, decisões sumárias, vícios, especificidades dos recursos em matéria contraordenacional).