• Nenhum resultado encontrado

5 RESULTADOS E DISCUSSÕES

5.3 Formação Inicial e Ensino de Ciências

No presente item objetiva-se analisar as respostas dos participantes referentes aos questionamentos feitos sobre a formação inicial dos mesmos em termos do Ensino de Ciências.

Ressalta-se que Lorenzetti e Delizoicov (2001) comentam que são poucas as pesquisas que abordam a formação do pedagogo e o Ensino de Ciências Naturais nas séries iniciais, uma vez que a maioria dos estudos sobre o tema nessa etapa de ensino está centrada em discutir os materiais e recursos didáticos e procedimentos metodológicos em aulas de Ciências.

Um dos questionamentos feitos aos participantes foi referente ao fato do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) estar relacionado ou não ao Ensino de Ciências, somente 1 pedagogo (3% (P1)) marcou a opção sim, 94% (25 pedagogos) disseram que os trabalhos não tinham relação com o Ensino de Ciências e 3% (P37) não respondeu.

Ao serem questionados sobre “Como foi e como avalia sua Formação Inicial para o Ensino de Ciências?”, as respostas foram inicialmente agrupadas conforme as posições em relação à avaliação dessa formação, forma identificados 4 blocos de respostas:

- Positiva: neste bloco encontram-se as respostas que avaliaram a formação inicial positivamente, ou em cujas respostas encontram-se indicações que remetem a situações positivas, satisfatórias e suficientes;

- Negativa: este bloco contempla as respostas que avaliaram a formação de modo negativo, bem como apresentam indicações de insatisfação ou insuficiência;

- Em partes: as respostas que apresentaram comentários positivos e concomitantemente questões negativas da formação foram agrupadas neste bloco;

- Não respondeu: neste bloco encontram-se os sujeitos que deixaram de responder a questão e a resposta em que somente houve descrição do como foi a formação e não emitida uma avaliação.

Considerando cada um dos blocos acima, buscou-se identificar as justificativas que apontam os posicionamentos dos professores.

Deste modo, no bloco “Positiva” temos as seguintes justificativas por avaliarem a Formação Inicial como tal:

- Estrutura do curso de Pedagogia: as respostas que comentaram positivamente sobre as disciplinas, aulas, conteúdos e professores com os quais tiveram contato na universidade, bem como as justificavas que remeteram a questão da finalidade da educação estão contempladas nesta categoria;

No bloco “Negativa” aparecem as seguintes categorias das justificativas de considerarem a Formação Inicial como tal:

- Estrutura do curso de Pedagogia: nessa categoria encontram-se as respostas que mencionaram aspectos negativos relacionas as disciplinas, aulas, conteúdos, professores e a finalidade do curso;

- Fontes distintas de aprendizagem para docência: as repostas que citam outros cursos, projetos e formações além da graduação.

- Dificuldades na atuação: nesta categoria estão as respostas que apontam que a formação não proporcionou a capacitação suficiente para atuar em sala de aula.

Para o bloco “Em partes” se tem as seguintes categorias das justificativas: - Estrutura do curso de Pedagogia: as respostas que emitiram comentários sobre as disciplinas, conteúdos, professores e finalidade do curso como justificativa para a formação inicial não ter sido nem totalmente positiva e nem negativa, apresentando lacunas.

- Cursou magistério: repostas em que a formação inicial deu-se a partir do magistério, sendo os comentários mesclados entre a formação universitária e o mesmo.

Categorias Unidades de Registro Justificativas

Positiva [...] acredito que foi boa para o período em que vivemos (P2) Foi tranquilo! [...] (P7) Avalio positivamente (P10) Ótima [...] (P12) Como professor de Ciências tivemos um docente substituto que superou todas minhas expectativas [...] (P26)

Estrutura do curso de Pedagogia

[...] Digo isso porque faço parte da 1ª turma do curso e praticamente todas as disciplinas estavam sendo ministradas pela primeira vez. Então acredito que nós estávamos aprendendo e os professores também estavam. Todos estavam em uma tentativa de descobrir qual seria o melhor formato para todas as disciplinas e não apenas as disciplinas em Ciências. (P2)

[...] matéria que sempre trazia algo novo e interessante [...] (P7)

[...] Tive bons professores na Unesp Bauru que me abriram o caminho fornecendo conhecimento suficiente para atuar como Pedagoga (P12) [...] As aulas foram dinâmicas e muito esclarecedoras. Era um professor que gostava muito de Paulo Freire e suas explicações sempre eram voltadas para essa linha. (P26)

Negativa Foi muito básica e superficial [...] (P3)

O curso é mais voltado para a questão da alfabetização e, conteúdos relacionados ao Ensino de Ciências não são trabalhados, o que faz com que a formação inicial do pedagogo nesse quesito seja falho. (P4)

[...] com certeza minha formação inicial não respondeu às necessidades que vim a ter ao ministrar a disciplina [...] a disciplina cursada foi útil para localizar o tema e trazer uma ideia geral do assunto (P5)

Muito ruim [...] (P6)

Deixa muito a desejar, assim como todos os conteúdos específicos que acabamos aprendendo na prática [...] (P13)

Acho que ela ficou restrita

Estrutura do curso de Pedagogia

[...] acredito não ter dado todos os parâmetros para entrar na sala de aula e ensinar [...] (P3)

[...] O curso é mais voltado para a questão da alfabetização [...] (P4) [...] considero que fiz um curso amplo e, assim, com certeza minha formação inicial não respondeu às necessidades que vim a ter ao ministrar a disciplina, o que, na minha opinião, seria algo previsto. Entretanto, a disciplina cursada foi útil para localizar o tema e trazer uma ideia geral do assunto. Destaco ainda que esta disciplina se colocou dentro de um curso como um todo, o qual teve um impacto mais amplo para minha formação. (P5) [...] Os conteúdos que tivemos um contato maior na faculdade foram de alfabetização e matemática, mesmo assim insuficientes. Quanto ao Ensino de Ciências, os conteúdos abordados na faculdade não são os conteúdos que devemos trabalhar na educação infantil ou educação fundamental de acordo com os PCNs, também não são ensinadas metodologias adequadas para o Ensino de Ciências para crianças. (P13)

às metodologias de ensino. Não teve um aprofundamento. (P15) Foi superficial e insuficiente para atuação na docência. (P17)

Insuficiente (P22)

Minha formação inicial para o Ensino de Ciências em minha opinião foi precária e bastante distante da realidade da sala de aula [...] (P23)

Muito ruim. [...] (P25) Na graduação em pedagogia, me lembro de cursar apenas uma disciplina semestral que abordou especificamente o Ensino de Ciências. Chamava-se “conteúdos e metodologia de ciências”. O professor responsável pela disciplina elaborou uma espécie de apostila. [...] acredito que como formação inicial, esta disciplina foi válida, porém não suficiente para a atuação docente na área [...] (P27)

Acho que ela ficou restrita às metodologias de ensino. Não teve um aprofundamento. (P15)

[...] o máximo que tive foram dicas de conteúdos a serem ensinados. Mas como ensinar, o que abordar, estratégias de avaliação, nada disso foi passado na faculdade. (P25) [...] acho que houve uma ênfase na prática e pouco aprofundamento teórico nos conceitos e conteúdos que devem ser ensinados para as crianças de educação infantil e de ensino fundamental I. (P27)

Fontes

distintas de aprendizagem para docência

[...] o que me deu base para trabalhar ciência foi este projeto no qual nas capacitações eu aprendi muito (P6)

Dificuldades

na atuação [...] Hoje atuando como professora de Ciências para o ensino fundamental I sinto um pouco de dificuldade em abordar determinados conteúdos que me exigem muito estudo e planejamento. (P23)

Em partes Acredito que a formação inicial me deu os subsídios necessários (P1)

[...] Não critico a formação, acho que ela somente dá um norte pra depois o professor pesquisar por si, afinal não dá pra se aprofundar demais em uma matéria pois o pedagogo tem que dar conta de todas as outras matérias também. (P8)

Mediana. [...] (P9)

[...] Embora ela não tenha sido ampla o suficiente para dar conta de todos os conhecimentos necessários para o Fundamental I me deu uma boa base para minha atuação profissional.

Estrutura do curso de Pedagogia

[...] a graduação é um espaço mais para a pesquisa e o enfoque não estava tão voltado ao ensino (P1) Em minha graduação tive 2 disciplinas dedicadas ao Ensino de Ciências, uma mais simples dedicada à educação infantil e outra mais específica. Apesar da específica ter trazido bastante textos científicos, exemplificações, pesquisas e discussões ainda tenho dúvida sobre o que é ciência em si mesmo, os conteúdos que ela abrange [...] (P8)

[...] Acredito que precisaria de mais matérias sobre este assunto e com mais abordagens práticas, pois tivemos poucos exemplos. Aprendemos maneiras, em sua maioria, já conhecidas em nossa própria formação como educandos. (P9)

(P11)

[...] Considero uma formação razoável e me sinto capaz e à vontade para buscar informações pois meu conhecimento de ciências não é suficiente para ensinar [...] (P16) [...] foi bom, porém considero que a quantidade de horas incumbidas para este assunto na formação da pedagogia foi pouco, poderia ser mais aprofundado. (P18)

Minha formação inicial foi regular, tanto em relação à estrutura curricular do curso quanto ao aprofundamento dos conteúdos nas disciplinas. [...] (P19)

Foi regular (P21)

Gostei muito da disciplina que fez parte da minha grade curricular na época da graduação, visto que era ministrada por um biológo e tivemos várias atividades práticas. Embora ela não tenha sido ampla o suficiente para dar conta de todos os conhecimentos necessários para o Fundamental I [...] (P11)

[...] considero que a quantidade de horas incumbidas para este assunto na formação da pedagogia foi pouco, poderia ser mais aprofundado. (P18) [...] em relação à estrutura curricular do curso quanto ao aprofundamento dos conteúdos nas disciplinas (P19) Cursou

magistério [...] mas também atribuo isso ao magistério [...] (P1) Minha formação começou no magistério com a disciplina de Metodologia para o Ensino de Ciências [...] (P16)

Não

respondeu (P14) (P20)

Tive disciplinas na graduação que abordavam o Ensino de Ciências, com estudos, leituras e experiências. (P24)

Quadro 23 - Como foi e como avalia sua Formação Inicial para o Ensino de Ciências?

Relevante perceber que ao avaliarem a formação inicial para o Ensino de Ciências, tantos os professores que a avaliaram de forma positiva, como negativa ou em partes utilizam a estrutura do curso de Pedagogia como justificativa, ou indicando que ele deu subsídios necessários para sua atuação por oportunizar a aprendizagem através de aulas interessantes e dinâmicas, ou mencionando que o foco foi em alfabetização e matemática deixando de lado o Ensino de Ciências.

Além disso, nota-se que algumas respostas mencionam o fato de ter cursado magistério (P1 e P16), ou seja, a formação inicial começou antes do curso superior, o que é indicado como um fator importante na formação, possibilitando que esse profissional sinta-se capaz de pesquisar e estudar para apropriar-se melhor do conteúdo que será trabalhado em sala de aula.

A maior concentração das repostas consideram a formação inicial negativa, aparecendo como justificativas para tal julgamento, a oportunidade de aquisição de conhecimentos fora do ambiente da graduação, que foi no caso um projeto do qual participou (P6) e também a sensação de despreparo frente à atuação em sala de aula (P23). Além disso, as colocações dos professores são corroboradas com as informações encontradas por Gatti e Barretos (2009, p. 257) sobre a formação dos professores serem precárias e deficitárias nas palavras das autoras

[...] o processo de oferta dos cursos de licenciatura no país permite inferir que as condições de formação de professores, de modo a preparação de docentes para os anos iniciais da escolaridade em nível superior está sendo feita de forma um tanto precária. Constata-se nas instituições de ensino superior que oferecem licenciaturas a ausência de um perfil profissional claro de professor. Os currículos não se voltam para as questões ligadas ao campo da prática profissional, seus fundamentos metodológicos e formas de trabalhar em sala de aula.

Segundo Libâneo (2010b, p. 580) ao analisar os currículos do curso de Pedagogia do Estado de Goiás, comenta que

O que se conclui é algo tão corriqueiro quanto dramaticamente verdadeiro: a formação profissional de professores para os anos iniciais requer, imediatamente, reformulação dos currículos, em que se assegure aos futuros professores o domínio dos conhecimentos que irão ensinar às crianças, articulados com metodologias de ensino adequadas.

Apesar da distinção dos Estados, tal afirmação condiz com as queixas dos entrevistados em relação à ausência de aprofundamento nos conteúdos de Ciências que serão ensinados para as crianças, bem como sobre as metodologias desse ensino.

Outras justificativas apresentadas pelos entrevistados apontam fatores que podem auxiliar em uma melhor estruturação tanto das disciplinas como da grade curricular do curso, objetivando oportunizar uma carga horária mais adequada que possibilite discussões aprofundados sobre o que é Ciências, quais são os conteúdos que devem ser contemplados no ensino dessa disciplina nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como apresentar metodologias de ensino, possibilitando momentos em que os estudantes possam envolver-se com temas relevantes para proporcionar um ensino adequado e satisfatório em sua atuação em sala de aula nas escolas de Educação Básica.