• Nenhum resultado encontrado

FORMAÇÃO, TRAJETÓRIA POLÍTICA E PROFISSIONAL E CONCEPÇÕES SOBRE INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO DOS AGENTES DAS PRÁTICAS

QUADROS E DIAGRAMAS

FORMAÇÃO, TRAJETÓRIA POLÍTICA E PROFISSIONAL E CONCEPÇÕES SOBRE INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO DOS AGENTES DAS PRÁTICAS

APÊNDICE F – Formação, trajetória política e profissional e concepções sobre integralidade da atenção dos agentes das práticas das equipes de saúde da família.

PROF. DE SAÚDE FORMAÇÃO TRAJETÓRIA PROFISSIONAL E POLÍTICA CONCEPÇÕES SOBRE INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO (EVIDÊNCIAS) CLASSIFICAÇÃO “FORMULAÇÃO SÍNTESE” MÉD. A Residência em Ginecologia e Obstetrícia (Maternidade Climério de Oliveira)

Iniciou carreira na área hospitalar trabalhando em municípios do interior do Estado. Referiu residir no município atual há 25 anos e trabalhava numa cidade próxima quando foi convidada por uma pessoa da Secretaria de Saúde para atuar no Programa de Saúde da Família. Está no PSF há 03 anos e 6 meses.

Relata não ter nenhum conhecimento sobre a Reforma Sanitária, SUS e a relação destes com o Programa de Saúde da Família Integralidade da atenção. Nenhuma participação em movimento social ou militância estudantil: disposições políticas conservadoras

“Integral é você olhar as condições sociais, de saúde, tudo da família, não é só ver a doença na família, orientação de idoso, de gestante, de adolescente, vacina, tudo, pra mim é tudo, é a família como um todo” pág. 6 Document 3 of 8Passage 1 of 2 Section 2, Paras 31 to 32, 302 chars.

“É você acompanhar, fazer o diagnostico, encaminhar pra um serviço especializado, é resolver o problema de saúde da pessoa, tenho assim pacientes que chegam com dores, que vão pro pronto socorro toda semana e eu já faço o diagnostico já encaminho pra cirurgia faz a cirurgia e ta resolvido o problema..” pág.6 Passage 2 of 2Section 2, Paras 33 to 34

Exemplo de Integralidade: J.L., 62 anos, é um paciente hipertenso, diabético, já ta no quarto infarto, não fumava, bebia e esse ano já ta na quarta internação, e vai pra UTI e faz acompanhamento, eles estão querendo mandar pra Salvador pra fazer angioplastia, ponte de safena, mas ele é assim, agente chama a ambulância ele vai pro hospital fica geralmente na UTI e volta, agente pensa que ta com repouso, ele começa a pegar peso, não faz dieta, e não tem conselho, participa de todos os grupos, não falta medicação pra ele, quando agente pensa que não, ele come uma feijoada no fim de semana e chega aqui com pressão ate de 26/12.” pág.7 Document 2 of 8 Passage 1 of 1Section 2, Para 35, 995 chars.

A concepção de integralidade agrega um conjunto de idéias:

1.A idéia de atenção curativa: fazer diagnóstico, cuidar da doença; 2. A idéia de prevenção: orientar idoso, gestante, dar vacina;

3. A noção de continuidade da atenção: encaminhar para um serviço especializado;

4.Resolutividade: é resolver o problema de saúde da pessoa;

5.Vínculo, responsabilização: é você acompanhar..

6. Conhecer os determinantes sociais da saúde-doença: é você olhar as condições sociais..

Expressa também redundância e senso comum: integral é tudo, é a família como um todo, como algo evidente. Definição redundante: integralidade pelo integral. Quando solicitado um exemplo revela pouca clareza sobre o significado de uma abordagem integral.

Síntese: Integralidade como atenção

curativa e preventiva, continuidade nos demais níveis do sistema, vínculo e resolutividade. Envolve a necessidade de compreensão dos determinantes sociais do processo saúde-doença.

ENF. A

Especialização em Saúde

Pública (UESC/ENSP)

Depois de formada trabalhou em hospital no interior do Estado onde enfrentou situações de precariedade de infra-estrutura hospitalar para atendimento aos pacientes. Se identifica com a saúde pública desde estudante, por ocasião de estágio em unidade de saúde. Veio trabalhar neste município devido a segurança do vínculo trabalhista. Atua no PSF há 1 ano e é professora de curso técnico de enfermagem noturno. Para a sua formação profissional considerou importante a especialização em saúde pública e a experiência de atuação em gestão municipal de saúde: trabalhou com Dr. W. que, dentre outras coisas, foi presidente do CONESEMES e é um nome de referência na saúde pública. Compreende a Reforma Sanitária como um grande movimento em prol da saúde pública, a saúde como direito de todos e dever do estado assegurado constitucionalmente. Reconhece a ampliação do acesso através da implantação do SUS e seus princípios dentre os quais o da integralidade da atenção.

Compreende o PSF inserido na lógica de implantação do SUS e acredita que o modelo deste Programa favorece a ampliação do conhecimento sobre as condições de vida dos pacientes que habitam oterritório adscrito. Não atuou em mov. social ou militânciaestudantil.

É você oferecer ao paciente o atendimento que ele precisa em toda sua integralidade, se precisa de atenção básica você vai atender, se precisar de uma média complexidade você oferece, se precisar de alta complexidade você oferece, então você vai dar um atendimento integral; ainda tem aquela questão pra ver o paciente de forma holística né? de ver o todo do paciente, acho que isso agente ainda não conseguiu fazer no PSF...” pág12

Document 2 of 8 Passage 1 of 5 Section 1, Para 61

“...a questão de você olhar o paciente de forma holística, às vezes ele vem pra consulta não ta sentindo nada, ele quer conversar com a médica quer contar um problema que ele tem” Exemplos de integralidade: “...quando agente atende o paciente de planejamento familiar agente oferece o método mas você vai ter que olhar ela como um todo, então você vai olhar se já fez preventivo, nunca fez, então você já tem que direcionar essas coisa” p.14 Document 1 of 8 Passage 1 of 1 Section1, Paras 64 to 65 “...agente faz o pré natal da gestante, ela faz todas as consultas, quando ganha neném agente faz a visita de puerpério, os agentes sinalizam agente faz a visita domiciliar onde já vai ter todo aquele cuidado com a puérpera e o recém nascido, dessa visita domiciliar agente já agenda o CD que é o acompanhamento ao crescimento desenvolvimento da criança e já é agendada a segunda consulta de puerpério dela que já é com a médica, quando ela vem pra consulta com a médica ela já aborda a questão do planejamento familiar que é justamente quando ela tá mais ou menos com um mês, então realmente é um seguimento que agente vai dando que é justamente a integralidade da atenção que agente vai fazendo e ela vai saindo de um programa digamos assim entrando em outro de acordo com a sua necessidade, daí ela já sai pro programa de planejamento familiar novamente pro CD que ela vai acompanhando todo mês”

Document 1 of 8 Passage 1of1 Section1, Paras 64 to 65

A concepção de integralidade agrega:

1. A noção de continuidade: um atendimento integral significa disponibilizar a assistência em todos os níveis de atenção do Sistema de Saúde (básica , média e alta complexidade), conforme a necessidade;

2. Atender de forma holística entendido como dar suporte a problemas de ordem subjetiva: ele vem pra consulta não ta sentindo nada, quer conversar com a médica quer contar um problema; ;

3. A idéia de oferta articulada de serviços/programas (pré-natal, planejamento familiar, crescimento e desenvolvimento)

Expressa também redundância tentando definir a palavra por ela mesma: é você oferecer ao paciente o atendimento que ele precisa em toda sua integralidade. Definições redundantes: definir o holístico pelo todo.

Síntese: Integralidade como atenção curativa e preventiva (oferta articulada de serviços/programas) com base na investigação de problemas de saúde; assistência em todos os níveis de atenção do Sistema de Saúde (continuidade da atenção); e suporte a problemas de ordem subjetiva.

MÉD.C