• Nenhum resultado encontrado

Formas de ingresso, desempenho, evasão e retenção discente

5 PERSPECTIVA MICROCONTEXTUAL DA ANÁLISE: CODAP-UFS

5.2 A percepção da comunidade universitária (Codap e Licenciaturas)

5.2.5 Formas de ingresso, desempenho, evasão e retenção discente

A distribuição do escore dos indicadores da escala de concordância em relação à temática 4: Codap: entre formas de ingresso, desempenho, evasão e retenção discente é apresentada respectivamente nas questões pareadas 12 – 13. Para tanto vale a alusão aos dados já coletados na pesquisa documental que evidenciaram alto índice de evasão e retenção. 5.2.5.1 Desempenho - Questão pareada 12

“O desempenho discente, nas atividades curriculares, não foi alterado com a mudança na forma de ingresso de seleção por provas para sorteio de vagas” vs “O rendimento escolar dos alunos que ingressaram no Codap, através do sorteio público de vagas, é inferior ao observado nos alunos oriundos da seleção através de provas” nossa hipótese para esta questão, considerando aos dados já coletados na pesquisa documental que evidenciaram altos índices de reprovação é a de que os respondentes dos 2 grupos apontem para a baixa do rendimento escolar após a implantação do ingresso discente, através do sorteio público de vagas.

Figura 16 - Histograma dos escores do indicador da escala de concordância sobre a questão pareada 12, dentro da temática que envolve formas de ingresso do Codap, desempenho, evasão e retenção discente

Fonte: Figura elaborada a partir dos dados coletados na pesquisa.

Para a questão pareada 12 “O desempenho discente, nas atividades curriculares, não foi alterado com a mudança na forma de ingresso de seleção por provas para sorteio de vagas” vs “O rendimento escolar dos alunos que ingressaram no Codap, através do sorteio público de vagas, é inferior ao observado nos alunos oriundos da seleção através de provas”, a opinião mais prevalente de ambos os grupos é de que houve uma redução no rendimento escolar dos alunos que ingressaram no Codap.

A partir da comparação pelos testes de Wilcoxon, é possível observar que as perguntas complementares, dentro do mesmo conjunto de respondentes, apresentaram diferença nas suas médias (p < 0,01), o que é consistente com o antagonismo das duas perguntas. Além disso, a diferença entre os dois grupos, para cada uma das duas perguntas, não foi significativamente diferente (p > 0,05), indicando que, em média, não houve divergência na opinião dos dois tipos de respondentes.

5.2.5.2 Desempenho - Questão pareada 13

“Os alunos do Codap, que ingressaram mediante sorteio público de vagas, demonstram menos interesse e participação no desenvolvimento das atividades intra e extraclasse” vs “O grau de interesse e participação dos alunos, nas atividades intra e extraclasse, não apresentou mudança com a alteração de forma de ingresso de seleção por provas para sorteio público de vagas”, houve grande divergência dentro de um mesmo tema, tendo em vista a grande dispersão dentro de um mesmo grupo de respondentes. Nossa hipótese para a questão pareada 13 foi de que o interesse dos alunos na participação das atividade escolar não mudou em função da alteração da forma de ingresso, fato devido principalmente ao trabalho desenvolvido envolvendo diferentes ações e projetos no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, conforme já apresentado neste estudo, bem como a atuação dos estagiários das licenciaturas e pibidianos que via de regra trazem às salas de aula propostas de ensino diferenciadas.

Figura 17 - Histograma dos escores do indicador da escala de concordância sobre a questão pareada 13, dentro da temática que envolve formas de ingresso do Codap, desempenho, evasão e retenção discente

Fonte: Figura elaborada a partir dos dados coletados na pesquisa.

Para a questão pareada 13 “Os alunos do Codap, que ingressaram mediante sorteio público de vagas, demonstram menos interesse e participação no desenvolvimento das

atividades intra e extraclasse” vs “O grau de interesse e participação dos alunos, nas atividades intra e extraclasse, não apresentou mudança com a alteração de forma de ingresso de seleção por provas para sorteio público de vagas”, houve grande divergência dentro de um mesmo tema, tendo em vista a grande dispersão dentro de um mesmo grupo de respondentes.

Os testes de Wilcoxon não apontam diferença significativa em nenhuma das quatro comparações. Perguntas complementares, dentro do mesmo conjunto de respondentes, não apresentaram diferença nas suas médias (p > 0,05), refletindo a posição média neutra/indecisa dos respondentes quanto a esse tema. Além disso, a diferença entre os dois grupos, para cada uma das duas perguntas, não foi significativamente diferente (p > 0,05), indicando que, em média, não houve divergência na opinião dos dois tipos de respondentes.

5.2.5.3 Evasão - Questão pareada 14

“A mudança da forma de ingresso discente ao Codap, de seleção por provas para sorteio público de vagas, não interferiu no índice de evasão e repetência escolar” vs “O sorteio público de vagas como forma de ingresso ao Codap ocasionou o aumento da evasão e repetência discente”, nossa hipótese para essa questão também considera os dados da coleta documental de que o número de aluno reprovados pós-sorteio destoou numa escala crescente dos anos de seleção por provas.

Figura 18 - Histograma dos escores do indicador da escala de concordância sobre a questão pareada 14, dentro da temática que envolve formas de ingresso do Codap, desempenho, evasão e retenção discente

Fonte: Figura elaborada a partir dos dados coletados na pesquisa.

Para a questão pareada 14 “A mudança da forma de ingresso discente ao Codap, de seleção por provas para sorteio público de vagas, não interferiu no índice de evasão e repetência escolar” vs “O sorteio público de vagas como forma de ingresso ao Codap ocasionou o aumento da evasão e repetência discente”, foi possível notar um padrão de respostas para cada um dos grupos de respondentes. Os respondentes do Codap apresentaram boa consistência interna para esse par de questões, concordando parcialmente que o sorteio ocasionou aumento de evasão e repetência discente. Por outro lado, os respondentes da Licenciatura demonstraram menor concordância para este tema, tendo em vista a alta dispersão dos escores.

A partir da comparação pelos testes de Wilcoxon, é possível observar que as perguntas complementares para o tema, dentro do mesmo conjunto de respondentes, tiveram diferença nas suas médias (p < 0,05), o que é consistente com o antagonismo das duas perguntas. Além disso, a diferença entre os dois grupos, para cada uma das duas perguntas, não foi significativamente diferente (p > 0,05), indicando que não foi possível detectar divergência na opinião média dos dois tipos de respondentes.