• Nenhum resultado encontrado

O mercado atual exige mudanças em sua óptica de uma maneira geral, e em se tratando de acessórios femininos as organizações precisam inovar sempre para satisfazer seus desejos, já que as mulheres são o público que mais consome.

Para Filomena Garcia diretora da Franchise Store.

Já faz algum tempo que as mulheres vêm ganhando mais e mais espaço no mercado de trabalho. E à medida que elas se destacam nas empresas, passam a se dedicar mais tempo à carreira e ao seu aprimoramento profissional. As consequências disso logo aparecem no dia-a-dia: elas ficam com mais dinheiro no bolso e menos tempo para cuidar da família, da casa, de si mesma e para tocar outras tarefas cotidianas. (GARCIA, 2013).

Ainda segundo a autora citada anteriormente, as mulheres conquistam dia-a- dia um maior campo de trabalho inclusive em áreas por elas antes não realizado, porém, estas conquistas estão tirando o “seu” tempo e exigindo mais praticidade em suas atividades.

Se tratando de franquias e acessórios femininos podem-se destacar várias empresas que atuam nesse ramo identificamos algumas principais como, por exemplo, a PINKBIJU que fundada em 2005 e em 2010 foi à empresa que mais cresceu no segmento, contando hoje com mais de 260 lojas em todo o Brasil.(Site Pink Biju, 2012).

Conforme Filomena Garcia, diretora da Franchise Store,

Empreendedores que buscam modelos de negócios para atender esse público encontram no mercado de franquias várias oportunidades. E são oportunidades que atendem não apenas as mulheres como consumidoras, mas também como empreendedoras (GARCIA, 2013)

Segundo Garcia, o negócio que tem como foco as mulheres é bastante promissor e nas franquias podem ser encontrados diversos nichos para atender este mercado, onde inclusive as mulheres podem ser as empreendedoras, onde “com base em diversas pesquisas realizadas, a PINKBIJU - a franquia mais rentável do

Brasil - detectou um nicho de mercado em potencial, no qual a marca poderia ganhar espaço e representatividade” (PINK BIJU, 2013).

Para o franqueador Belle Bijou, a pessoa que deseja ser fazer uma franquia “deve ter espírito empreendedor, ser comunicativo, e se identificar com o setor de moda e bijuterias. O suporte da empresa oferece treinamento específico, portanto não há a necessidade do franqueado apresentar nível acadêmico” (Site BELLE BIJOU, 2012).

Como todo o empreendimento, o sistema de franchising apresenta aspectos nos quais são destacados pontos importantes na formatação de uma franquia(Site PINKBIJU, 2012).

No entendimento da consultoria Rizzo (2011) Franquias, de acessórios femininos se destaca como um dos segmentos que mais cresce no mercado nacional, tanto em quantidade de franqueadores, quanto em tamanho de rede e geração de empregos. No ranking de faturamento, está entre os cinco que mais se destacaram em 2011 com uma alta de 13,15%, que significa uma boa taxa de crescimento tornando atrativos os investimentos.

Para a franqueadora Pink Biju, “parcerias são fundamentais para fazer de uma empresa um case de sucesso” e por este motivo, “o padrão visual é uma preocupação constante quando o assunto é franquia de bijuteria”. Onde a organização dispõe de “todo o suporte para a realização de ações publicitárias, até mesmo para a realização de campanhas sazonais em sua localidade” e ainda diz que “com a globalização da indústria da moda para atender os desejos da mulher independente e bem resolvida, que busca qualidade na vida e nos produtos que compra” (Site PINK BIJU, 2013).

No entendimento de Garcia (2013),

Várias marcas que operam no varejo e vendem produtos para mulheres também preferem ter mulheres como franqueadoras. As redes escolhem as empreendedoras para operar suas franquias porque acreditam que as mulheres entenderão melhor as clientes e estarão mais alinhadas com os produtos oferecidos. Para um negócio ter sucesso, é muito importante que seu dono – ou, no caso, sua dona – tenha afinidade com a área em que trabalha. E, neste quesito, muitas empreendedoras têm realmente a cara da marca que representam (GARCIA, 2013).

Segundo a autora, a preferência por mulheres empreendedoras neste ramo de franquias se dá ao fato das mesmas terem mais afinidade com os produtos ofertados e conhecerem os desejos das mulheres.

Segundo Rodrigo Stocco diretor da My Gloss, falando sobre o destaque de sua empresa no ramo de acessórios femininos diz que,

O mercado de acessórios no Brasil cresceu de forma considerável nos últimos anos. O setor voltado ao público feminino está inflando significativamente a cada dia e as mulheres buscam moda a preços competitivos. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de acessórios pessoais é um dos que mais cresce no setor de franquias. O comércio de bijuterias está inserido nesse segmento que no ano de 2012 apresentou um faturamento de R$ 4.842 bilhões e crescimento de 29,9% em relação a 2009 (STOCCO, 2012).

Conforme os dados apresentados na reportagem da My Gloss, o mercado de acessórios femininos está em constante crescimento, e por isso as organizações precisam investir em franquias que atendam os desejos, que acompanhem a moda e ainda que sejam competitivos.

A Belle Bijou atua como franquia no mercado de acessórios femininos desde 1993. Com o propósito empresarial de oferecer uma rede de franquias lucrativas, sendo uma real opção de ganhos para empresários, parceiros e que complementasse a beleza da mulher brasileira. A Belle Bijou está inserida no mercado de luxo acessível, caracterizado por peças de excelente qualidade e de preço que permeia em todas as classes sociais. Destaca-se pelas qualidades das peças e pela sua variedade e versatilidade de estilos. São brincos, pulseiras, pingentes, colares, anéis, semi-jóias que dão destaque e complementam as mais exigentes mulheres. Um dos diferenciais da Marca é ser uma excelente opção de presente para o público feminino. Datas comemorativas como dias das mães, dia das mulheres e dia dos namorados passam a ter um forte desempenho em vendas. (BELLE BIJOU, 2012).

Segundo a franqueadora Pink Biju, além de oferecer segurança aos franqueadores é importante “viabilizar as metas para o crescimento esperado da rede”, tais como:

• Comercial focado na avaliação dos novos franqueados, aliado a

escolha dos locais para as nova franquia de bijuteria;

• Atenção redobrada nas tendências de moda;

• Reciclagem constante para promover as equipes de vendas e franquia de bijuteria;

• Supervisão permanente à todas unidades instaladas em território

nacional;

• Verificar o estoque, efetivar a compra, e chegar no momento certo

à loja (Site, PINK BIJU, 2012).

Conforme a franqueadora, é importante que as metas sejam alcançadas para que aconteça a satisfação de ambas as partes, franqueado e franqueador, bem como a satisfação dos clientes.

A Belle Bijou hoje, com 21 lojas e até ao final de 2012 estará com 40 lojas espalhadas por todo Brasil, expandindo em vários lugares como Salvador, Brasília, Fortaleza, João Pessoa, Rio de Janeiro e São Paulo, onde tem sua atuação nos principais shoppings do país.Este crescimento se baseia pelo fato da franquia está atuando no segmento de acessórios femininos que foi um dos que mais cresceram em 2010 e pelo nível de satisfação dos franqueados que estão na rede formando um verdadeiro ciclo positivo e fomentador de novos negócios. (BELLE BIJOU, 2012)

Pode-se dar destaque também para a rede Morana está presente em 18 estados do Brasil com aproximadamente 175 pontos de vendas. Nos últimos seis anos a marca conquistou um rápido crescimento, resultado de amplo trabalho de consolidação da marca e estruturação da operação, reconhecida pelo mercado. O Grupo conta com mais de 30 anos no mercado de acessórios femininos no Brasil e mais de 15 anos de experiência em franchising através da franquia Jin Jin. Foi considerada pela PEGN (Pequenas Empresas Grandes Negócios) em 2005 como a melhor franquia de acessórios do Brasil e em 2006/2007 pela ABF como a melhor franqueadora do ano. Com um mix resultante da criação de profissionais competentes e antenados com as tendências do mercado, a Morana respeita e valoriza a personalidade da mulher com peças únicas, de desenhos delicados e materiais de qualidade, que vão do simples ao sofisticado. A rede conta com poderosas ferramentas de gestão de vendas e conhecimento, capacitando seus franqueados e sua equipe e mantendo-os sempre muito bem informados sobre as novidades e demandas relacionadas ao negócio. Hoje a marca está expandindo internacionalmente e já possui quatro operações fora do Brasil, duas nos Estados Unidos e duas em Portugal. A internacionalização teve início em 2004 quando a rede conseguiu colocar seus produtos na loja de departamento El Corte Inglês, de Madrid, na Espanha. Essa ação projetou a Morana no âmbito internacional, abrindo

a perspectiva de internacionalização a médio e longo prazo, com a prospecção de novos negócios fora do Brasil (ABF, 2012).

Através dos dados coletados através de sítios relacionados ao tema, pode-se concluir que a franquia de acessórios femininos está em ascendência no mercado, tornando atrativos os investimentos em uma franquia.

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Nesta seção foram definidas algumas dimensões que buscaram um adequado método de planejamento e desenvolvimento da pesquisa em questão.

Documentos relacionados