• Nenhum resultado encontrado

4.3.1. Apresentação e análise

Nesta seção serão apresentados e analisados os dados referentes ao objetivo específico 3 e respectiva questão norteadora: “Quais as funções de mentoria estão mais presentes na relação entre os gerentes de projetos e os membros de suas equipes, na percepção de ambos os atores?”. Para contribuir com a resposta a esta pergunta, foram calculados os escores médios de cada dimensão das funções da mentoria demonstrando a opinião dos respondentes sobre o tema. Esses dados foram analisados levando em consideração três diferentes situações. Na primeira situação foram relatadas as funções possuindo como referência o melhor chefe que o respondente já teve. Na segunda situação, avaliamos as funções em relação ao chefe atual e na terceira, foram verificadas quais as funções que estão mais presentes quando o melhor chefe e o chefe atual são a mesma pessoa. Para facilitar o entendimento, faremos a apresentação de cada situação e depois faremos a comparação.

4.3.1.1 Funções da Mentoria – Melhor chefe

Os dados da tabela 5 apresentam as medidas de tendência central, no tocante ao melhor chefe. Tabela 5 - Funções de Mentoria – melhor chefe

Dimensão Mínino Máximo Média Moda Mediana Desvio

Exposição 1,0 5,0 3,6 4,0 3,8 1,5 Coaching 1,0 5,0 3,7 3,0 3,7 1,1 Proteção 1,0 5,0 3,5 3,7 3,7 1,6 Tarefas Desafiadoras 1,0 5,0 4,0 4,0 4,0 1,3 Patrocínio 2,0 5,0 4,0 4,0 4,0 1,7 Amizade 1,0 5,0 3,3 4,0 3,5 1,7 Aconselhamento 1,0 5,0 3,8 3,7 3,9 1,1 Aceitação 1,0 5,0 3,7 3,4 3,7 1,0 Modelo 1,0 5,0 4,1 4,3 4,3 1,7 GERAL 1,0 5,0 3,7 4,0 3,8 0,3

FUNÇÕES DE MENTORIA -MELHOR CHEFE

Fonte: A autora, em função das pesquisas realizadas.

Os dados da tabela 5 mostram que o escore médio geral dos dados coletados para as funções da mentoria observando o comportamento do melhor chefe que os respondentes tiveram em sua vida profissional, foi de 3,7. A função psicossocial de modelagem de papéis foi a mais evidenciada no comportamento dos melhores chefes, de acordo com a opinião dos respondentes, com escore médio de 4,1.

Logo após aparecem as funções de carreira, tarefas desafiadoras e patrocínio. Essas duas funções obtiveram um escore médio de 4,0. A função psicossocial aconselhamento, aparece na sequência com um escore médio de 3,8. Em seguida, se apresentaram as funções de coaching e aceitação, ambas com escore de 3,7. As funções de carreira exposição e proteção se mostram com escore de 3,6 e 3,5 respectivamente.

Com a menor intensidade do que as funções anteriores, a função psicossocial amizade, tem um escore de 3,3. Das nove funções, seis apresentam escores acima ou igual a média (3,7). Ao analisamos como a frequência com que a função psicossocial Modelagem de papéis foi citada pelos respondentes, verifica-se que a grande maioria dos respondentes (80,2%) perceberam essa

função frequentemente ou sempre. Apenas 4,4% das pessoas apontaram a modelagem de papéis como acontecendo de forma rara ou que nunca aconteceram.

Gráfico 4 - Funções de Mentoria - Melhor chefe - Modelo

Fonte: A autora, em função das pesquisas realizadas.

Duas funções de carreira da mentoria que obtiveram destaque com resultados semelhantes à modelagem de papéis, foram as funções tarefas desafiadoras e patrocínio. As duas funções tiveram scores muito próximos (4,0) à modelagem de papéis e as frequências também foram percebidas de forma bastante parecida. Na função tarefas desafiadoras 75,1% perceberam este comportamento com frequência ou sempre no melhor chefe e na função patrocínio, 78,3%. Gráfico 5 - Funções de Mentoria - Melhor chefe – Tarefas Desafiadoras

É preciso destacar que na função patrocínio, nenhum dos respondentes revelaram nunca ter vivenciado esse comportamento e apenas 21,3% deles perceberam essa função de forma ocasional e raras. Na função tarefas desafiadoras 25,1% vivenciaram com baixa intensidade.

Gráfico 6 - Funções de Mentoria - Melhor chefe - Patrocínio

Fonte: A autora, em função das pesquisas realizadas.

As funções psicossociais de mentoria aconselhamento e aceitação e a função de carreira coaching que se mostram com um escore entre 3,7 e 3,8 tiveram suas frequência apresentadas de forma equilibrada. Dentre essas três funções, a função de coaching, obteve a menor frequência (62,0%) entre as respostas que apontam para um comportamento que ocorre sempre ou pelo menos frequentemente por parte do melhor chefe.

Gráfico 7 - Funções de Mentoria - Melhor chefe - Coaching

A função de aconselhamento obteve uma frequência de 68,1% entre as respostas que apontam para uma vivência frequente ou que sempre ocorreu. Esta função apresentou o menor número de respostas (4,3%) apontando para uma percepção de que seus melhores chefes nunca exerceram esta função com os respondentes.

Gráfico 8 - Funções de Mentoria - Melhor chefe - Aconselhamento

Fonte: A autora, em função das pesquisas realizadas.

Já a função de aceitação, apresentou uma frequência de 65,5% entre os que diziam vivenciar frequentemente ou sempre esse comportamento perante seus melhores chefes. Apenas 12,3% dos respondentes disseram nunca ou raramente ter observado esta função.

Gráfico 9 - Funções de Mentoria - Melhor chefe – Aceitação

As duas últimas funções de carreira da mentoria, proteção e exposição, que se apresentaram com um escore de 3,5 e 3,6 respectivamente, também mostraram a mesma frequência (52,2%) entre as respostas que apontam para um comportamento que ocorre sempre ou pelo menos frequentemente por parte dos melhores chefes. A função proteção obteve o menor escore (17,4%), entre as funções de carreira, na frequência que apontava perceber sempre este comportamento.

Gráfico 10 - Funções de Mentoria - Melhor chefe - Proteção

Fonte: A autora, em função das pesquisas realizadas.

A exposição foi a função com maior percentual (5,4%) de respondentes que afirmaram nunca ter vivenciado este comportamento com seus melhores chefes. Porém, 59,8% deles percebem esta função frequentemente ou sempre.

Gráfico 11 - Funções de Mentoria - Melhor chefe - Exposição

A amizade foi a última função psicossocial analisada. Esta função obteve o menor escore médio (3,3) de todas as funções da mentoria de maneira geral. Ela concentra a menor frequência de respostas (44,6%) quando afirmam que frequentemente ou sempre experimentaram esta função da mentoria no comportamento do melhor chefe. Mais da metade das respostas (55,5%) apontam para uma frequência ocasional, rara ou que nunca aconteceu.

Gráfico 12 - Funções de Mentoria - Melhor chefe - Amizade

Fonte: A autora, em função das pesquisas realizadas.

Na próxima seção serão apresentados os dados referentes às funções de mentoria pensando no chefe atual.

4.3.1.2 Funções da Mentoria – Chefe Atual

Ainda nesta seção, serão apresentados e analisados os dados referentes ao objetivo específico 3 no que diz respeito às funções de mentoria percebidas em relação ao chefe atual.

Para tanto, foram calculados os escores médios de cada dimensão das funções da mentoria que demonstra a opinião dos respondentes a respeito do tema. Os dados na tabela 6 apresentam as medidas de tendência central

Tabela 6 - Funções de Mentoria – Chefe Atual

Dimensão Mínino Máximo Média Moda Mediana Desvio

Exposição 1,0 5,0 2,4 2,3 2,3 1,4 Coaching 1,0 5,0 2,5 2,3 2,4 1,2 Proteção 1,0 5,0 2,2 2,0 2,0 1,4 Tarefas Desafiadoras 1,0 5,0 2,5 3,0 2,5 1,6 Patrocínio 1,0 5,0 2,6 2,0 2,5 2,0 Amizade 1,0 5,0 2,2 1,5 2,0 1,5 Aconselhamento 1,0 5,0 2,7 3,0 2,7 1,5 Aceitação 1,0 5,0 2,7 3,0 3,0 1,8 Modelo 1,0 5,0 2,3 2,0 2,3 1,6 GERAL 1,0 5,0 2,5 2,0 2,4 0,2

FUNÇÕES DE MENTORIA- CHEFE ATUAL

.

Fonte: A autora, em função das pesquisas realizadas.

Quando são analisados os dados coletados e apresentados na tabela 6, percebe-se que as funções psicossociais de aconselhamento e aceitação possuem escores médio iguais (2,7) e são os maiores de todas as funções. A função aconselhamento, com escore médio de 2,7, apresentou 20,9% das respostas apontando para uma percepção frequente desta função no comportamento do chefe atual e somando as respostas que apontam para uma percepção ocasional, rara ou que nunca ocorreu, o percentual foi bastante elevado com o valor de 71,9%.

Gráfico 13 - Funções de Mentoria – Chefe Atual - Aconselhamento

A aceitação foi a função que apresentou a maior frequência (12,3%), diante de todas as funções, quando foi apontado que essa função era sempre percebida pelos respondentes em relação aos seus chefes atuais. Porem, assim como no aconselhamento, revelou que 71,7% percebiam de forma ocasional, rara ou nunca a presença da aceitação.

Gráfico 14 - Funções de Mentoria – Chefe Atual - Aceitação

Fonte: A autora, em função das pesquisas realizadas.

Ainda analisando funções psicossociais da mentoria, a modelagem de papéis obteve escore médio de 2,3, o segundo menor de todas as funções, quando se tratava da percepção da existência dessas funções nas relações com os chefes atuais.

A minoria das respostas (15,7%) apresentadas pelos respondentes apontou que frequentemente ou sempre presenciaram este tipo de função no comportamento do chefe atual. Na figura abaixo, é apresentada a frequência relativa da vivência dos respondentes em relação aos chefes atuais que dizem respeito à função de modelagem.

Gráfico 15 - Funções de Mentoria – Chefe Atual - Modelo

Fonte: a autora em função das pesquisas realizadas.

A amizade, última função psicossocial a ser apresentada, obteve o menor escore médio (2,2) de todas as funções, juntamente com a função de proteção. No quadro a seguir, esta função concentra uma baixa frequência de respostas (12%) nas que afirmam que frequentemente ou sempre presenciaram esta função da mentoria no comportamento do chefe atual. Se somadas as respostas que apontam para uma frequência ocasional, rara ou nunca percebida, este percentual chega a 88% das respostas, como pode ser visto na figura abaixo.

Gráfico 16 - Funções de Mentoria – Chefe Atual – Amizade

Assim como na função amizade, o escore médio da função de carreira proteção também foi o mais baixo (2,2). Essa função apresentou a menor frequência (9,5%) entre os respondentes que perceberam frequentemente ou sempre esse comportamento diante do chefe atual. E também foi a que teve o maior valor (90,5%) quando somadas as ocasionais, raras ou nunca percebidas funções.

Gráfico 17 - Funções de Mentoria – Chefe Atual – Proteção

Fonte: A autora, em função das pesquisas realizadas.

As funções de carreira exposição e tarefas desafiadoras obtiveram o mesmo escore médio (2,4). Essas funções também apresentaram frequências extremamente semelhantes. Na função exposição apenas 16,7% percebem esse comportamento em seus chefes atuais de maneira frequente ou sempre. No entanto, esta função apresentou grande parte das respostas (82,3%) apontando para uma percepção de que seus chefes atuais, nunca, raramente ou ocasionalmente exerceram esta função com os respondentes.

Gráfico 18 - Funções de Mentoria – Chefe Atual - Exposição

Fonte: A autora, em função das pesquisas realizadas.

Na função tarefas desafiadoras, alcançou um score semelhante (2,4) à exposição, e esta função também teve um desempenho semelhante na frequência. Somente 18,5% das respostas apontaram para uma percepção de comportamento frequente ou sempre nesta função. Podemos destacar que aqui também 81,5% das respostas apontaram para uma baixa percepção deste tipo de comportamento no chefe atual que se apresentaram em percepções ocasionais, raras ou que nunca aconteceram.

Gráfico 19 - Funções de Mentoria – Chefe Atual – Tarefas Desafiadoras

A função coaching ficou com escore médio de 2,5. A maioria dos respondentes (85,6%) demonstraram não perceber de maneira satisfatória o comportamento do chefe atual sobre esta função. Apenas 15,1% revelou notar frequentemente ou sempre a função coaching.

Gráfico 20 - Funções de Mentoria – Chefe Atual - Coaching

Fonte: A autora, em função das pesquisas realizadas.

A última função de carreira analisada foi o patrocínio. Esta função obteve o maior escore médio (2,6) de todas as funções de carreira. Na figura a seguir, esta função concentra a maior frequência de respostas (21,7%) nas que afirmam que frequentemente ou presenciaram esta função de carreira da mentoria no comportamento do chefe atual. Se somadas as respostas que apontam para uma frequência ocasional, rara ou que nunca aconteceu, este percentual chega a 78,3% das respostas, como pode ser visto na figura na próxima página.

Gráfico 21 - Funções de Mentoria – Chefe Atual – Patrocínio

Fonte: A autora, em função das pesquisas realizadas.

Na próxima seção serão explicitados os achados sobre as funções de mentoria, no tocante ao melhor chefe sendo a mesma pessoa do chefe atual.

4.3.1.3 Funções da Mentoria – Chefe Atual e melhor chefe são a mesma pessoa.

Nesta subseção ainda serão apresentados e analisados os dados referentes ao objetivo específico 3. Nesta parte vamos analisar as funções da mentoria em todas as suas dimensões contemplando a opinião dos respondentes sobre o chefe atual e o melhor chefe sendo a mesma pessoa.Para isso foram calculados os escores médios de cada dimensão das funções da mentoria. Os dados da tabela 7, apresentam as medidas de tendência central.

Tabela 7 – Funções de Mentoria – Melhor Chefe =Chefe Atual

Dimensão Mínino Máximo Média Moda Mediana Desvio

Exposição 1,0 5,0 3,4 3,7 3,7 0,7 Coaching 1,0 5,0 3,4 4,0 3,3 1,2 Proteção 1,0 5,0 3,4 3,7 3,7 0,8 Tarefas Desafiadoras 1,0 5,0 3,6 4,0 4,0 0,9 Patrocínio 1,0 5,0 3,6 4,0 4,0 1,6 Amizade 1,0 5,0 3,1 4,0 3,0 1,2 Aconselhamento 1,0 5,0 3,6 3,8 3,7 0,7 Aceitação 1,0 5,0 3,6 4,3 3,7 1,2 Modelo 1,0 5,0 3,8 3,8 3,8 0,8 GERAL 1,0 5,0 3,5 4,0 3,7 0,3

FUNÇÕES DE MENTORIA-MELHOR CHEFE = CHEFE ATUAL

Nota-se, através dos dados da tabela 7, que os respondentes perceberam as funções de mentoria, no tocante ao comportamento do chefe atual e melhor chefe, de maneira bastante parecida. Das nove funções da mentoria, quatro apresentaram escores médios 3,4, inferiores ao escore médio geral (3,5).

A função psicossocial de modelagem de papéis obteve o maior escore médio (3,8) na percepção do comportamento dos chefes atuais e melhor chefe, e também obteve a maior frequência (50%) entre os respondentes que revelaram perceber essa função de maneira frequentemente. 30,0% das respostas apresentadas pelos respondentes apontaram que ocasionalmente ou raramente que nunca perceberam este tipo de função no comportamento do chefe atual. E ainda, com a menor frequência (1,0%) entre todas as funções, revelou que nunca vivenciou esta função.

Gráfico 22 - Funções de Mentoria – Melhor Chefe=Chefe Atual - Modelo

Fonte: A autora, em função das pesquisas realizadas.

As funções de carreira, tarefas desafiadoras e patrocínio e as funções psicossociais de aconselhamento e aceitação obtiveram os mesmos escores médios (3,6). A função de aconselhamento obteve 37,3% respostas apontando para uma percepção frequente desta função no comportamento do chefe atual. Já nas respostas que mostram uma percepção ocasional, rara ou que nunca houve, essa soma foi de 40%.

Gráfico 23 - Funções de Mentoria – Melhor Chefe=Chefe Atual - Aconselhamento

Fonte: A autora, em função das pesquisas realizadas.

Na função de aceitação, 33,8% das respostas estão entre as que os respondentes declaravam perceber frequentemente esta função no comportamento de seus chefes atuais. Essa função foi a que teve, entre todas elas, o maior número de respostas (24,3%) que percebiam sempre este estas atitudes. 41,9% declararam que a função aceitação era reconhecida de forma ocasional, rara ou que nunca foi vivenciada.

Gráfico 24 - Funções de Mentoria – Melhor Chefe=Chefe Atual - Aceitação

Outra função que mostrou resultados semelhantes a aceitação foi a função tarefas desafiadoras. Essa função apresentou um score semelhante (3,6) à aceitação e na análise da frequência, teve 44% das respostas apontando para uma percepção de comportamento frequente. Vale salientar que, nesta função, 36% das respostas apontaram para uma baixa percepção deste tipo de comportamento no chefe atual como sendo o melhor chefe, apresentando respostas tais como ocasionalmente, raramente ou nunca.

Gráfico 25 - Funções de Mentoria – Melhor Chefe=Chefe Atual – Tarefas Desafiadoras

Fonte: A autora, em função das pesquisas realizadas.

A função patrocínio é mais uma que teve escore médio de 3,6 e apresentou características muito parecidas com as tarefas desafiadoras. Nessa função 44% dos respondentes apontaram perceber este comportamento nos seus chefes atuais e melhores chefes de forma frequente e 12% sempre. Também foi de 44% o número de respostas que explicitavam uma vivência de forma ocasional, rara ou que nunca receberam patrocínio.

Gráfico 26 - Funções de Mentoria – Melhor Chefe=Chefe Atual - Patrocínio

Fonte: A autora, em função das pesquisas realizadas.

A função psicossocial amizade apresenta dados um pouco diferenciados das demais funções psicossociais. Seu escore médio (3,1) foi o menor de todas as funções analisadas. No quadro abaixo, esta função concentra a maior frequência de respostas (60%) nas que afirmam que de forma ocasional, rara ou nunca presenciaram esta função da mentoria no comportamento do chefe atual como melhor chefe. 36% dizem vivenciar frequentemente esse comportamento e a amizade tem o menor valor (4%) entre todos que dizem sempre perceberem algo.

Gráfico 27 - Funções de Mentoria – Melhor Chefe=Chefe Atual - Amizade

As demais funções de carreira de mentoria (exposição, coaching e proteção) se apresentaram com um escore médio igual (3,4). A função de coaching obteve a menor frequência (39,1%) entre as respostas que apontam para um comportamento que ocorre frequentemente por parte dos chefes atuais que são os melhores chefes.

Gráfico 28 - Funções de Mentoria – Melhor Chefe=Chefe Atual - Coaching

Fonte: A autora, em função das pesquisas realizadas.

A função de proteção obteve uma frequência de 43% entre as respostas que apontam para uma vivência frequente. Esta função mostrou que grande parte das respostas (47%) apontaram para uma percepção de que seus chefes atuais que são os melhores chefes, nunca, raramente ou de maneira ocasional exerceram esta função com os respondentes.

Gráfico 29 - Funções de Mentoria – Melhor Chefe=Chefe Atual - Proteção

Fonte: A autora, em função das pesquisas realizadas.

Apesar de não apresentar o maior escore médio (3,4), a função de carreira exposição, apresentou a maior frequência (50,9%) em relação aos respondentes que perceberam esse comportamento em seus chefes atuais que são os melhores chefes de forma frequente. Mesmo assim, 44% declararam nunca, rara ou ocasionalmente ter vivenciado essa função.

Gráfico 30 - Funções de Mentoria – Melhor Chefe=Chefe Atual - Exposição

Na próxima seção iremos discutir os dados apresentados para uma melhor compreensão da teoria a eles ligados.

4.3.2 Discussão dos achados

As funções de mentoria foram elencadas de acordo com a fundamentação teórica da seção 2.2. De acordo com Kram (1985), essas funções possuem características essenciais que diferenciam o desenvolvimento dessa relação de outras relações de trabalho e podem ser divididas funções de carreira e funções psicossociais.

Os resultados dos achados desta pesquisa sugerem que esta teoria está alinhada com a prática, principalmente na avaliação feita aos melhores chefes e ao chefe atual sendo o melhor chefe. Porém, na avaliação feita aos chefes atuais, as funções de mentoria aparecerem com escores bastante inferiores aos das outras duas situações, demonstrando que os respondentes ainda percebem um espaço para que essas funções de fato sejam percebidas.

Diante das funções de carreira descritas por Kram (1985), todas elas foram referenciadas com uma alta frequência no tocante aos melhores chefes e aos chefes atuais que são também o melhor chefe. Principalmente a função de patrocínio e de tarefas desafiadoras. Porém, na situação do chefe atual, as funções de carreira aparecem com escores muito menores de frequência em todas as funções. A função proteção, que tem a finalidade de proteger o funcionário do contato prematuro, ou potencialmente prejudicial, com outros funcionários, conforme descreve Kram (1988), foi a menos incidente entre todas as funções de carreira.

O desenvolvimento e treinamento das pessoas envolvidas com projetos é condição fundamental para o sucesso dele, de acordo com a descrição de Heldman (2009). As funções de coaching e exposição tiveram uma boa representatividade diante dos achados. Conforme descrição de Kram (1988) a exposição serve como uma força para preparar o indivíduo para maiores responsabilidades e o coaching aprimora o conhecimento dos mentorados para navegar melhor no mundo corporativo. Levando em consideração a dinâmica da rotina dos gerentes de projetos e membros de equipes de projetos, onde precisam cumprir com prazos e orçamentos enxutos, está preparado de forma adequada é fundamental.

As funções psicossociais da mentoria, descritas pro Kram (1885), são aquelas que abordam aspectos de um relacionamento que elevam o sentimento de competência, identidade e efetividade de um indivíduo em um papel profissional. Esta teoria encontrou um bom suporte entre os achados desta pesquisa, principalmente entre os melhores chefes e os chefes atuais como sendo o melhor chefe. Essas funções foram notadas pelos respondentes no comportamento do chefe atual numa melhor frequência se comparado às funções de carreira.

O profissional de projetos precisa ter um feedback de sua atuação de forma constante, afim de não deixar os erros atrapalharem o andamento dos projetos (TRETIM, 2011). A função de aceitação foi a que teve o melhor escore considerando o comportamento dos chefes atuais.

Documentos relacionados