• Nenhum resultado encontrado

6. Objetivos Operacionais e Atividades por Departamento / Unidade

6.7 Gabinete Jurídico e do Cidadão (GJC)

Nos termos do disposto no artigo 7º dos Estatutos da ARS Algarve IP, publicados em Anexo à Portaria nº 156/2012, de 22 de Maio, compete ao Gabinete Jurídico e do Cidadão:

 Emitir pareceres e prestar informações sobre as questões de natureza jurídica,

suscitadas no âmbito da atividade da ARS Algarve IP, bem como acompanhar a instrução dos respetivos processos administrativos;

 Participar na análise e preparar projetos de diplomas legais relacionados com a

atividade da ARS Algarve IP, procedendo aos necessários estudos jurídicos, bem como na elaboração de minutas de contractos, protocolos, regulamentos, circulares ou outros documentos de natureza normativa que lhe sejam solicitados pelo conselho diretivo;

 Emitir parecer sobre reclamações ou recursos administrativos que sejam dirigidos aos

órgãos da ARS Algarve IP, bem como sobre exposições ou petições respeitantes a atos ou procedimentos dos mesmos órgãos;

 Assegurar a instrução de processos de averiguações, de inquérito ou disciplinares;  Assegurar, por si ou em articulação com mandatário judicial quando a sua constituição

seja obrigatória, o patrocínio judicial, nas ações propostas pela ARS Algarve IP, ou em que esta seja demandada;

 Assegurar o apoio à instrução dos processos de contra-ordenação nos termos previstos

na lei;

 Prestar apoio técnico às diferentes unidades orgânicas da ARS Algarve IP;

 Assegurar, em cooperação com o Observatório Regional de Saúde, a gestão das

reclamações/sugestões apresentadas pelos utentes do SNS, diretamente dirigidas ou encaminhadas para a ARS Algarve IP;

 Assegurar as funções inerentes à existência de um Observatório Regional de Apoio ao

Sistema Sim-Cidadão, com acompanhamento e monitorização das exposições e reclamações dos utentes do SNS no âmbito da ARS Algarve IP, apresentando propostas corretivas;

 Produzir indicadores que permitam avaliar a qualidade dos serviços prestados ao

utente final pelos serviços de saúde, designadamente o grau de satisfação e a participação dos cidadãos;

 Promover ações de formação, em articulação com a DGAG, destinadas a responsáveis

e profissionais dos gabinetes do utente e do cidadão dos serviços das unidades de saúde do SNS da área de influência da ARS Algarve IP.

Atribuições

As responsabilidades do GJC são todas aquelas que constam das suas competências, bem como outras que, no âmbito daquelas, lhe sejam atribuídas pelo Conselho Directivo da ARS Algarve IP, pelo seu Presidente ou por cada um dos seus Vogais.

188

O Gabinete Jurídico e do Cidadão tem por missão, garantir a legalidade da atuação da ARS

Algarve IP na prossecução das suas atribuições e a satisfação dos utentes, bem como a melhoria da qualidade dos serviços.

Objetivos:

O1. Manter a oferta e qualidade dos serviços.

O2.Melhorar a eficiência, a organização e a documentação dos processos.

O3.Manter a coordenação interna e com outros organismos do Ministério da Saúde.

As responsabilidades do GJC são todas aquelas que constam das suas competências, constantes no artigo 7º dos Estatutos da ARS Algarve IP, publicados em Anexo à Portaria nº 156/2012, de 22 de Maio, bem como outras que, no âmbito destas, lhe sejam atribuídas pelo Conselho Directivo da ARS Algarve IP, pelo seu Presidente ou por cada um dos seus Vogais.

Este Gabinete estrutura-se no Núcleo do Cidadão e Documentação

Competências :

Compete a este Núcleo assegurar, em colaboração com o Observatório Regional de Saúde, a gestão das reclamações/sugestões apresentadas pelos utentes do SNS, directamente dirigidas ou encaminhadas para a ARS Algarve, IP;

Produzir indicadores que permitam avaliar a qualidade dos serviços prestados ao utente final pelos serviços de saúde, designadamente o grau de satisfação e a participação dos cidadãos; Em articulação com a DGAG promover acções de formação para os profissionais e responsáveis em exercício nos gabinetes do cidadão;

Ao nível da documentação, assegurar o arquivo e manutenção do acervo documental e biblioteca, a execução e divulgação das várias circulares internas, bem como toda a variada documentação recepcionada e com despacho para a sua difusão, quer pelos ACES quer pelos Hospitais.

Valores

De entre os valores que a Instituição defende este Núcleo desenvolve actividades que incidem sobretudo no Acesso e Equidade nos Cuidados de Saúde e na Centralidade nos Cidadãos.

Missão

Da à vozà aoà ute teà doà “erviço Nacional de Saúde (SNS) e tornar o sistema de sugestões e reclamações mais eficiente, melhorando o atendimento e a prestação de cuidados aos

189

Responsabilidades

As constantes na Portaria 186/2012 do Ministério da Saúde, bem como as transcritas na Circular Interna no 105/2012 do Conselho de Administração da ARS Algarve, IP.

Atividades previstas

O Gabinete Jurídico e do Cidadão/ Núcleo do Cidadão e Documentação funciona como um espaço privilegiado de cidadania e de interactividade com os cidadãos, com carácter criativo e empreendedor, na medida em que através das opiniões, sugestões, reclamações e avaliações do grau de satisfação dos utentes detém um conjunto de informação que serve como instrumento de apoio à organização, no que concerne à introdução de políticas de mudança, enfatizando a opinião dos cidadãos.

Assim, no desenvolvimento de uma heterogeneidade de actividades e de propostas, contribui para a adopção de medidas que vão de encontro às necessidades e expectativas dos cidadãos, sempre numa perspectiva da prestação de serviços de qualidade; bem como numa lógica de proporcionar ao máximo o bem-estar aos utentes. Para humanizar os serviços e numa vertente holística do doente, participa, concebe e coordena vários projectos/programas em parceria com outros serviços e entidades que visam a satisfação global do utente; dos quais se destacam a participação em comissões e grupos de trabalho, o Voluntariado, a dinamização da Biblioteca.

Intervenção

 Gestão dos Processos das exposições formalizadas pelos cidadãos (Reclamações, Sugestões, Elogios), com registo no Sistema de Gestão de Reclamações da Entidade Reguladora da Saúde.

 Atendimento personalizado aos utentes.

 Gestão das monitorizações da Avaliação do grau de satisfação dos doentes/utentes que recorrem aos serviços do Núcleo.

 Promoção e/ou participação em projectos que visem a qualidade e humanização dos serviços prestados pela ARS.

 Participação em Comissões, grupos de trabalho e auditorias (Observatório Regional de Saúde; Comissão de Humanização e Qualidade dos Serviços, grupos no âmbito da Acreditação, grupos de preparação para realização de eventos científicos).

 Registo e actualização das unidades funcionais do SNS da região na plataforma da Entidade Reguladora da Saúde.

 I ple e taç oàeàa o pa ha e toàdoà Pla oàVe oà - 32 postos de praias em toda a região algarvia no período de 02 Julho a 15 de Setembro.

 Coordenação e gestão do acervo documental e Biblioteca. Outras Actividades

 Taxas Moderadoras – Intervenção activa no esclarecimento aos utentes sobre o processo, articulação com a ACSS e serviços partilhados do ministério e inscrição dos utentes na Plataforma digital de requerimento para isenção por insuficiência

190

económica e desemprego, bem como sobre o regime especial de comparticipação de medicamentos.

 Direcção Geral dos Serviços prisionais – Continuação da articulação directa com vista à inscrição dos utentes reclusos no SNS, nomeadamente assegurando o seu direito à isenção do pagamento de taxa moderadora.

 Cartão Europeu de Seguro de Doença – Articulação com a secção de reembolsos através da análise de dezenas de pedidos de reembolso sobre cuidados de saúde recebidos noutro Estado Membro.

 Cidadãos estrangeiros em situação irregular – Apoio operacional e processual aos três ACES sobre a inscrição destes utentes e seu acesso ao SNS.

 Tratamentos médicos na União Europeia (requisição de assistência médica no estrangeiro) – emissão de atestados de direito – articulação com a Direcção Geral da Saúde - emissão de documentos portáteis S2.

 Transferências sanitárias de doentes - Articulação com a Direcção Geral da Saúde.  Website da ARS Algarve – Actualização dos conteúdos sobre mobilidade de doentes,

literacia e educação para a saúde.

A proposta de Quadro de Pessoal para 2016 identifica um total de 10 postos de trabalho para esta Direção de Serviços, distribuídos pelas seguintes categorias profissionais:

Grupo profissional Postos de trabalho propostos para 2016

Dirigente 1

Técnico Superior 6

Assistente Técnico 3

Total 10

193