• Nenhum resultado encontrado

Geoecologia das Paisagens e Planejamento Ambiental aplicados aos

3. BASES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DA GEOECOLOGIA DAS

3.1 Enfoque geoecológico como fundamento para os estudos ambientais integrados

3.1.2 Geoecologia das Paisagens e Planejamento Ambiental aplicados aos

A Geoecologia das Paisagens e o Planejamento Ambiental fornecem subsídios fundamentais para o desenvolvimento de trabalhos relacionados à dinâmica dos sistemas ambientais, mais especificamente voltados para o estudo de bacias hidrográficas, pois é

necessário pensar a bacia como um sistema ambiental que deve ser analisado por uma concepção articuladora e integradora dos momentos fundamentais de sua formação e organização (RODRIGUEZ; SILVA; LEAL, 2011).

Tendo em vista que as bacias hidrográficas se caracterizam como sistemas complexos que integram os mais diversos componentes sociais, econômicos, culturais e ambientais, se destaca a necessidade de pensar e trabalhar as mesmas e suas diferentes feições com base em fundamentos teórico-metodológicos que considerem a ação/atuação desses componentes.

Nesse contexto, a Geoecologia das Paisagens é capaz de fornecer os subsídios essenciais para uma análise integrada, uma vez que sua visão sistêmica e complexa considera esses aspectos e os seus desdobramentos na área de influência da bacia.

Para Rodriguez, Silva e Leal (2011) a análise da bacia hidrográfica a partir de uma perspectiva sistêmica é válida, porque no caso dos recursos hídricos, a tarefa consiste em compreender e considerar as relações do arranjo espaço-temporal do papel da água como recurso indispensável no funcionamento da biosfera, surgida e limitada dentro do complexo da geosfera ou esfera geográfica.

Na visão de Rodriguez (2005, 2008), quando se analisa uma bacia sob uma perspectiva ambiental, sistêmica e da sustentabilidade, é necessário atentar para os seguintes aspectos:

 Na bacia interagem componentes de diferentes caracteres (natural, econômico, social, político e histórico) que em conjunto conduzem a formação de diversos sistemas ambientais;

 É uma totalidade sistêmica formada pela interação e a articulação de diversos sistemas ambientais (eco, geo e sociossistemas);

 Na bacia, formada pela organização imposta pelos fluxos de águas superficiais, se manifestam sistemas de caráter espacial, genético e dinâmico que não se subordinam por completo a dinâmica hídrica, e que tem sua própria organização e lógica de reestruturação e funcionamento.

O Planejamento Ambiental e a Geoecologia são instrumentos que subsidiam a gestão e o ordenamento das bacias hidrográficas, viabilizando a adoção de estratégias que convergem para um aproveitamento sustentável dos recursos naturais de maneira compatível com a sua capacidade de suporte. Nos últimos anos, se observa que a gestão dos recursos

hídricos adquiriu um caráter mais integrado na tentativa de coordenar e gerir o uso da água com melhor aproveitamento (JUSTO, 2005).

A aplicação da Geoecologia em pesquisas que tem como recorte de análise a bacia hidrográfica é cada vez mais recorrente, o que demonstra a eficácia de aplicação e elaboração de propostas da mesma, contribuindo também para sua consolidação enquanto método de pesquisa para as análises ambientais. A abordagem geoecológica focaliza a investigação e interpretação que ocorre nas relações funcionais e genéticas, na medida em que estas podem explicar o estado presente (KLINK, 1981), tornando-a uma abordagem cada vez mais utilizada para o estabelecimento de cenários futuros.

Nesse cenário, os trabalhos realizados com o aporte teórico-metodológico da Geoecologia em bacias se destacam: proposta de ordenamento ambiental de bacias em Cuba (PÉREZ, 2013); metodologia de zoneamento ambiental para bacias na Bahia (MORAES; FERREIRA, 2012); análise da paisagem em bacias e caracterização geoecológica no Paraná (NETTO et al.; 2012; MEZZOMO, 2013); análise geoecológica em bacias envolvendo os estados de Goiás e Mato Grosso (FARIA et al.; 2012); elaboração de perfis geoecológicos de bacias em Minas Gerais (OLIVEIRA; NETO, 2013); planejamento ambiental em bacias no estado de São Paulo e Ceará (CAMARGO; LEAL, 2010; LIMA, 2004; 2012).

Nos trabalhos citados a Geoecologia é utilizada como ferramenta para se atingir um objetivo específico, o enfoque principal do trabalho é outro objeto/área de estudo desenvolvidos em grandes escalas de trabalho com detalhamento reduzido.

Porém, alguns estudos já apontam para uma inversão nessa abordagem, os quais têm na Geoecologia o seu objeto principal aplicado em uma área teste, como por exemplo, o trabalho realizado por Vidal (2014), que aplicou os fundamentos da Geoecologia para o planejamento ambiental do baixo curso de uma bacia. A referida autora optou por trabalhar com uma escala menor, a qual viabilizou um maior nível de detalhamento da aplicação da Geoecologia.

A proposta de trabalho citada se assemelha a da pesquisa em questão, que se tem na Geoecologia o seu ponto central de análise, com seus fundamentos teóricos e metodológicos aplicados/testados na bacia hidrográfica do rio Palmeira, com o objetivo de fomentar o planejamento ambiental, se utilizando de uma escala de trabalho que fornece um bom nível de detalhamento.

No caso especifico da bacia, a Geoecologia foi utilizada em duas escalas diferenciadas de análise. A primeira intitulada de regional foi aplicada para a bacia como um todo, considerando a inter-relação entre os componentes que atuam no processo de formação

da paisagem. A segunda com um caráter mais detalhado é chamada de local, onde foi possível através da compartimentação efetivada na escala regional, investigar cada unidade e subunidade geoecológica com um maior nível de detalhamento.

A Geoecologia propõe algumas escalas de aplicação que podem ser utilizadas em bacias hidrográficas, as quais contemplam diferentes níveis que se adéquam de acordo com a dimensão da área: federal (país e grupo de países); regional (agrupamentos de municípios); local (municípios); e executiva (distritos), destacadas por Rodriguez e Silva (2013).

Para trabalhos em bacias com escala de detalhe o nível local é o mais adequado, pois possibilita a elaboração de medidas para melhorar o funcionamento ambiental através de ações concretas; a realização de um diagnóstico ambiental elencando as competências, problemas, estado e intensidade de uso dos recursos naturais na bacia (RODRIGUEZ; SILVA, 2013) .

A Geoecologia das Paisagens e o Planejamento Ambiental foram aplicados na bacia hidrográfica do rio Palmeira em escala de nível local, objetivando testar a viabilidade dessa abordagem em pequenas áreas com maior nível de detalhamento. As etapas metodológicas de execução do trabalho serão discutidas a seguir.