• Nenhum resultado encontrado

104 7. GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO

No documento Relatório de Gestão - Exercício 2013 (páginas 107-111)

A gestão da tecnologia da informação é feita pela SPOA, portanto tais informações constam no Relatório de Gestão da referida unidade.

8. GESTÃO DO USO DOS RECURSOS RENOVÁVEIS E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

8.1. Gestão Ambiental e Licitações Sustentáveis

Quadro 70 – Gestão ambiental e licitações sustentáveis

Aspectos sobre a gestão ambiental Avaliação

Licitações Sustentáveis 1 2 3 4 5

1. A UJ tem incluído critérios de sustentabilidade ambiental em suas licitações que levem em consideração os processos de extração ou fabricação, utilização e descarte dos produtos e matérias primas.

Se houver concordância com a afirmação acima, quais critérios de sustentabilidade ambiental foram aplicados?

RL:

1 – Na aquisição de insumos consta em Editais a exigência de produtos bio degradáveis. 2 – Consta em Editais a necessidade de utilização de produtos de limpeza e conservação de

superfícies que obedeçam às classificações e especificações determinadas pela ANVISA. 3 – Consta em Editais a determinação de que a vencedora do certame adote medidas para

evitar o desperdício de água tratada.

4 – Consta em Editais a determinação da necessidade de observância da Resolução CONAMA (nº 20) quanto aos equipamentos de limpeza que geram ruídos quando de seu funcionamento.

5 – Especificamente em Contrato de manutenção de veículos, entre outras determinações; consta no Edital a determinação de observância da destinação ambiental adequada a aparelhos e baterias considerados inservíveis, conforme Resolução CONAMA (nº 257). 6 - Especificamente em Contrato de manutenção de veículos, consta no Edital a determinação

de observância do recolhimento e o adequado descarte dos pneus usados ou inservíveis, originários da contratação, recolhendo-os aos pontos de coleta ou centrais de armazenamento, conforme instrução Normativa IBAMA nº 01.

X

2. Em uma análise das aquisições dos últimos cinco anos, os produtos atualmente adquiridos pela unidade são produzidos com menor consumo de matéria-prima e maior quantidade de conteúdo reciclável.

RL: Cabe salientar que as ações concernentes à gestão ambiental são relativamente novas, não cabendo parâmetros de comparação com aquisições nos últimos 05 (cinco) anos; uma vez que as inclusões nos editais de exigências de produtos de cunho reciclável e bio degradável passaram a ser inseridas recentemente.

x

3. A aquisição de produtos pela unidade é feita dando-se preferência àqueles fabricados por fonte não poluidora bem como por materiais que não prejudicam a natureza (ex. produtos reciclados, atóxicos ou biodegradáveis).

RL: São inseridas exigências contratuais quando das aquisições de produtos bio degradáveis e

105

recicláveis. Convém salientar que há necessidade de treinamento específico na área de Gestão Ambiental para melhor identificação de especificidades de cada contratação.

4. Nos obrigatórios estudos técnicos preliminares anteriores à elaboração dos termos de referência (Lei 10.520/2002, art. 3º, III) ou projetos básicos (Lei 8.666/1993, art. 9º, IX) realizados pela unidade, é avaliado se a existência de certificação ambiental por parte das empresas participantes e produtoras (ex: ISO) é uma situação predominante no mercado, a fim de avaliar a possibilidade de incluí-la como requisito da contratação (Lei 10.520/2002, art. 1º, parágrafo único in fine), como critério avaliativo ou mesmo condição na aquisição de produtos e serviços.

Se houver concordância com a afirmação acima, qual certificação ambiental tem sido considerada nesses procedimentos?

x

5. No último exercício, a unidade adquiriu bens/produtos que colaboram para o menor consumo de energia e/ou água (ex: torneiras automáticas, lâmpadas econômicas).

Se houver concordância com a afirmação acima, qual o impacto da aquisição desses produtos sobre o consumo de água e energia?

RL: Houve aquisições de lâmpadas eletrônicas compactas para substituição gradativa de lâmpadas fluorescentes tubulares, assim como, aquisição de descargas com retenção de água; torneiras de meia volta e reatores de menor demanda de energia de alto fator. Não há condições de mensurar o impacto, uma vez que para tal intenção, seria necessário

mensurar em conjunto com as substituições, os demais fatores que compõem o consumo de água e energia (sazonalidade do clima, períodos de maior quantidade de usuários, tempo de uso dos variados equipamentos dos sistemas, etc.).

x

6. No último exercício, a unidade adquiriu bens/produtos reciclados (ex: papel reciclado). Se houver concordância com a afirmação acima, quais foram os produtos adquiridos? RL: PAPEL SULFITE.

x

7. Existe uma preferência pela aquisição de bens/produtos passíveis de reutilização, reciclagem ou reabastecimento (refil e/ou recarga).

Se houver concordância com a afirmação acima, como essa preferência tem sido manifestada nos procedimentos licitatórios?

RL: Há inclusão em Edital em que alguma aquisição se encaixe na citada especificidade, de exigência, como exemplo material reciclável, como na aquisição de papel A4.

x

8. No modelo de execução do objeto são considerados os aspectos de logística reversa, quando aplicáveis ao objeto contratado (Decreto 7.404/2010, art. 5º c/c art. 13).

RL: A logística reversa por definição é a área da logística empresarial que visa equacionar os aspectos logísticos do retorno dos bens ao ciclo produtivo e neste contexto, s.m.j., faltam capacitação e material humano para iniciação de procedimentos pertinentes.

x

9. A unidade possui plano de gestão de logística sustentável de que trata o art. 16 do Decreto 7.746/2012.

Se houver concordância com a afirmação acima, encaminhe anexo ao relatório o plano de gestão de logística sustentável da unidade.

RL: A SPOA/DF aderiu através do Termo de Adesão nº 27 de 13/03/2013 ao PROJETO ESPLANADA SUSTENTÁVEL, abrangendo as SAMF’s.

106

OBS: Como se solicita anexar, a trilha para localizar o referido Projeto é: INTRANET – SPOA – RECURSOS LOGÍSTICOS – SUSTENTABILIDADE – PLANO DE GESTÃO

10. Para a aquisição de bens e produtos são levados em conta os aspectos de durabilidade e qualidade (análise custo-benefício) de tais bens e produtos.

RL: Para as aquisições são levados em contas quesitos tais como: melhor oferta e qualidade. Tal análise carece de melhores parâmetros técnicos para viabilizá-la.

x

11. Os projetos básicos ou executivos, na contratação de obras e serviços de engenharia, possuem exigências que levem à economia da manutenção e operacionalização da edificação, à redução do consumo de energia e água e à utilização de tecnologias e materiais que reduzam o impacto ambiental.

RL: O volume de contratações na área especificada tem sido mínimo, e as contratações contempladas no contexto, procuraram atender aos quesitos acima elencados.

x

12. Na unidade ocorre separação dos resíduos recicláveis descartados, bem como sua destinação, como referido no Decreto nº 5.940/2006.

RL: Em cumprimento ao Decreto nº 5940 de 25 de outubro de 2006, a Comissão Seletiva Solidária foi constituída através da Portaria nº 820 de 08/11/2007, com a designação de 06 (seis) servidores da Superintendência de Administrativa do Ministério da Fazenda em Rondônia, tendo como Plano de Ação/Estratégias para formalização de parcerias com os órgãos do Ministério da Fazenda: PFN/RO e DRF/RO, como também os órgãos clientes/parceiros CGU/RO e SPU/RO. Com a falta de estrutura das associações de catadores exigidas pelo Decreto 5940/06, esta Unidade deixou de dar continuidade à atividade.

x

Considerações Gerais: LEGENDA

Níveis de Avaliação:

(1) Totalmente inválida: Significa que o fundamento descrito na afirmativa é integralmente não aplicado no contexto

da UJ.

(2) Parcialmente inválida: Significa que o fundamento descrito na afirmativa é parcialmente aplicado no contexto da

UJ, porém, em sua minoria.

(3) Neutra: Significa que não há como afirmar a proporção de aplicação do fundamento descrito na afirmativa no

contexto da UJ.

(4) Parcialmente válida: Significa que o fundamento descrito na afirmativa é parcialmente aplicado no contexto da UJ,

porém, em sua maioria.

(5) Totalmente válida: Significa que o fundamento descrito na afirmativa é integralmente aplicado no contexto da UJ.

8.2. Consumo de Papel, Energia Elétrica e Água

Quadro 71 - Consumo de papel, energia elétrica e água Adesão a Programas de Sustentabilidade

Nome do Programa Ano de Adesão Resultados Esplanada Sustentável

2013 Até a presente data não temos como auferir os resultados, pois a implantação do programa tem previsão para dezembro de 2014.

107

Recurso Consumido Quantidade Valor Exercícios 2013 2012 2011 2013 2012 2011

Papel 1.058 resmas 2.000 resmas 950 resmas 10.313,99 17.799,00 8.696,00

Água 110 m³ 102,79 m³ 112,90 m³ 1.485,60 1.369,19 1.412,76

Energia Elétrica

467.546KWH 391.722,06kWh 429.778,63kWh 195.692,18 164.356,91 153.985,26

Total 207.491,77 183.525,10 164.094,02

108

No documento Relatório de Gestão - Exercício 2013 (páginas 107-111)