• Nenhum resultado encontrado

1.4 A escola pesquisada

1.4.3 Práticas Gestoras na Escola

1.4.3.3 Gestão Participativa

A gestão participativa é um princípio regulamentado no marco legal, que de acordo com Lück (2009, p.70), está “assentada no pressuposto de que a educação é um processo social colaborativo que demanda a participação de todos da comunidade interna da escola, assim como, dos pais e da sociedade em geral”.

Nesta perspectiva, o modelo participativo-consultivo é marcado pela pluralidade de ideias e controvérsias, e também pela mudança de consciência a

respeito da realidade e da relação das pessoas, que fazem parte deste contexto, demandando uma mudança de cultura.

Segundo Lück (2009, p. 71):

A participação constitui uma forma significativa de, ao promover maior aproximação entre os membros da escola, reduzir desigualdades entre eles. Portanto, a participação está centrada na busca de formas mais democráticas de promover a gestão de uma unidade social. As oportunidades de participação se justificam e se explicam, em decorrência, como uma íntima interação entre direitos e deveres, marcados pela responsabilidade social e valores compartilhados e o esforço conjunto para a realização de objetivos educacionais.

No Colégio Laranjeiras se observam algumas ações elencadas, que dizem respeito às práticas de gestão participativa, como a discussão e reformulação coletiva do Projeto Político Pedagógico. Outra ação, nesta perspectiva, que merece destaque, é a elaboração e implementação de projetos e ações definidos no plano de ação.

Entre as ações propostas e executadas no Plano de Ação Ambiental, orientadas pela metodologia da GIDE, no ano de 2011 encontra-se a elaboração do Pacto de Convivência e também a elaboração do Código de Ética e conduta de funcionários e alunos da escola (CEJHV, 2011).

De acordo com os documentos arquivados, a elaboração do Pacto de Convivência foi realizada a partir de reuniões com os diversos segmentos da escola visando elencar as atitudes e comportamentos que se esperava encontrar por parte de professores, alunos e funcionários em geral, de modo a propiciar uma convivência harmoniosa, pautada no respeito, na solidariedade e na coletividade.

Ao final das discussões, foi selado entre os diferentes atores da escola o Pacto de Convivência, materializado em folder impresso e divulgado na escola (CEJHV, 2011).

O Código de Ética e conduta de funcionários e alunos da escola, de acordo com os registros do Plano de Ação Ambiental de 2011, foi elaborado a partir da escolha de representantes dos diferentes segmentos: alunos, professores, funcionários em geral, constituindo o grupo de trabalho para a elaboração do documento.

A partir das discussões, foi elaborado um escopo do Código de Ética, apresentado para toda comunidade escolar, que teve a oportunidade de opinar,

sugerir e modificar a proposta inicial, acrescentando e retirando aquilo que acreditava ser necessário. Após a aprovação na assembleia, foram feitas cópias do documento e posteriormente a apresentação para a comunidade escolar (CEJHV, 2011).

O colégio conta com órgãos colegiados como a Associação de Apoio à Escola (AAE) e os representantes de turmas, que se reúnem conforme as demandas objetivando discutir os entraves relativos ao processo ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade da educação ofertada envolvendo, por exemplo, os critérios relativos à aplicação dos recursos financeiros da escola e as atividades de organização estudantil.

Diante deste cenário, o caso do Colégio Laranjeiras, é um valioso instrumento de análise e reflexão, que visa identificar os fatores contributivos com os bons resultados alcançados no SAERJ, despertando o interesse em compreender como os aspectos peculiares à prática gestora podem favorecer os bons resultados.

As causas prováveis para os resultados positivos são o objeto desta investigação, suscitando a análise sobre alguns indícios observados. Algumas questões instigam a pesquisa: Que ações gestoras empregadas estão repercutindo sobre os resultados da escola? Qual a influência na atitude dos professores e no desempenho dos alunos? Qual a influência da capacitação, envolvimento e práticas pedagógicas adotadas pelos professores em sala de aula nos resultados? As práticas adotadas pela escola, desde 2011, sofreram influência das políticas educacionais vigentes?

O capítulo a seguir se desenvolverá a partir da análise destas e de outras questões, objetivando compreender e identificar as particularidades existentes na escola pesquisada.

2 MUDANÇAS NA ESCOLA E SUAS IMPLICAÇÕES NOS RESULTADOS

O capítulo 2 se destina a analisar a influência da organização do trabalho pedagógico e da gestão da escola, empregadas no Colégio Laranjeiras, nos resultados positivos obtidos em 2011 e 2013 nas avaliações externas do SAERJ.

A pesquisa foi desenvolvida tendo como fio condutor o referencial bibliográfico e os dados coletados junto à escola por meio de entrevistas com roteiros semiestruturados, aplicação de questionários e registros escolares, considerando-se aspectos relacionados às estratégias, ferramentas e instrumentos utilizados, as ações desenvolvidas, enfocando os resultados a partir da realidade e das informações publicadas nos documentos oficiais, ancorando a investigação no aporte teórico dos autores que nortearam este estudo.

A análise foi realizada a partir de três categorias fundamentais relativas aos principais aspectos das possíveis influências da ação gestora: acompanhamento sistemático do rendimento dos alunos e resgate do seu valor; o efeito do envolvimento, dedicação e práticas pedagógicas adotadas pelos professores e os resultados do desempenho escolar.

O capítulo está organizado em quatro seções. A primeira descreve os principais procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa. A segunda aborda as teorias e as contribuições dos autores que embasam este estudo, a terceira apresenta os resultados da pesquisa de campo e analisa alguns dados coletados na pesquisa documental sobre a ação do gestor, os projetos, registros escolares e ações pedagógicas de acordo com as categorias e delineamentos da pesquisa. A quarta seção traz uma breve síntese do capítulo apresentando as bases para a construção do Plano de Ação Educacional proposto no capítulo seguinte.