• Nenhum resultado encontrado

EQUAÇÃO 16 COMPOSIÇÃO DA NOTA DA VARIÁVEL DIREITOS HUMANOS

2.3 GOVERNO E SUAS FORMAS DE EXPRESSÃO

Consoante o objetivo deste estudo, torna-se necessário diferenciar os conceitos de Estado e Governo. Segundo Dallari (1998), a principal noção de governo refere-se a um conjunto particular de pessoas que, temporariamente, exercem posições de autoridade dentro de um Estado. Assim, os governos se revezam em períodos, ao passo que o Estado é permanente (ou mais difícil de ser mudado).

Atualmente, governo é classificado de três maneiras: quanto ao seu regime, que pode ser a democracia e a autocracia; quanto a sua forma: monarquia ou república; e também quanto aos sistemas adotados: parlamen- tarismo e presidencialismo.

2.3.1 Regimes de Governo

O regime de governo relaciona-se ao poder soberano do Estado, ao modo como este poder é dividido e ao papel da sociedade nesse governo. Os regimes de governo podem ser mais ou menos autoritários, e são classificados em regimes democráticos ou autocráticos. O quadro 2 evidencia esses conceitos:

Regimes de Governo Características

Democrático

Origina-se dos radicais gregos demos: povo e kratos: poder. Abraham Lincolno definiu como o governo do povo, pelo povo e para o povo.

A maior contribuição teórica para a democracia moderna vem do filósofo Rousseau através de sua obra O Contrato Social (1762), quando afirma que a soberania pertence ao povo e a lei deve ser expressão da vontade geral.

Segundo Dallari (1998, p.54-55), um Estado é considerado democrático se apresentar os seguintes requisitos: 1. A Supremacia da vontade popular, que pressupõe: sufrágio

universal com eleições livres e periódicas e também outras formas de participação popular, como plebiscito, referendo, iniciativa popular e orçamento participativo; prestação de contas, transparência.

2. A preservação da liberdade: limitação do poder, liberdade de imprensa, de expressão, de associação e outras liberdades públicas; oposição; respeito às minorias. 3. A igualdade de direitos: garantia de livre acesso e de forma

igualitária aos direitos civis, sociais e políticos. Para Bobbio (2007), a democracia é ao mesmo tempo técnica e valor. Como técnica, sob o ponto de vista formal, ela é definida como "regras de procedimento para a formação de decisões coletivas, facilitada a participação mais ampla possível dos interessados". Sob esse ponto de vista, a vontade da maioria deve prevalecer na democracia. Ainda segundo Bobbio (2007), a democracia representa valor - um conjunto de fins (e não apenas de meios), dentre os quais sobressaem a liberdade e a igualdade jurídica, social e econômica.

Autocrático

Origina-se dos radicais gregos autos: por si próprio e kratos: poder, poder por si próprio.

É uma forma de governo na qual há um único detentor do poder, que pode ser um indivíduo ou um grupo deles que governa livre de qualquer controle.

É uma denominação para o regime político que se contrapõe à democracia.

Loewenstein (1970) observa que na maior parte da história os povos viveram sob as autocracias, dos antigos impérios teocráticos ao império romano até as monarquias

absolutistas do Estado Moderno.

No século XX até o fim da Guerra Fria, floresceram autocracias, tanto de esquerda como de direita. Pode-se inferir como formas de autocracia, ainda que possuam conceitos e características próprias, os termos despotismo, absolutismo, totalitarismo, tirania e ditadura.

Quadro 2 - Regimes de Governo e suas Características

2.3.2 Formas de Governo

As formas de governo estão ligadas ao modelo de organização política adotado pelo Estado para sua organização e funcionamento e levam em conta, segundo Bonavides (2000b), o numero de titulares no poder, a separação de poderes e as práticas governativas (exercício limitado ou absoluto do poder estatal).

As formas praticadas atualmente são a república ou a monarquia, cujas características são descritas no quadro 3, a seguir:

Formas de Governo Características

A Monarquia é o "governo de um só". A vitaliciedade, a hereditariedade e a não responsabilidade do chefe de Estado. Pode ser absoluta ou relativa. Na forma absoluta o poder é exercido por um único governante, enquanto na monarquia relativa, também conhecida por monarquia constitucional, há limitação do poder devido à existência de uma Constituição à qual o monarca se submete. Exemplos: Grã-Bretanha, Espanha e Japão. A República: expressão originária do latim res

publica (coisa pública).

Eletividade dos governantes, temporariedade de mandatos e responsabilidade do chefe de Estado. É a forma adotada em inúmeros Estados contemporâneos republicanos, como o Brasil, a Alemanha, a França, os Estados Unidos, entre outros.

Quadro 3 - Formas de Governo e suas Características

2.3.3 Sistemas de Governo

Os sistemas de governo, por sua vez, dizem respeito aos regimes adotados pelos Estados para as relações entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, podendo ser o sistema presidencialista ou o parlamentarista de acordo com o quadro 4, a seguir:

Sistemas de Governo Características

Presidencialismo – o governo é exercido pelo presidente da República.

Três poderes, que são totalmente independentes. O presidente da República acumula as funções de chefe de Estado e chefe de governo, sujeito ao sufrágio, é eleito pelo povo direta ou indiretamente, por tempo determinado, e não existe destituição pelo Parlamento, exceto em situações extremas, por meio de um processo de impeachment com amplo direito de defesa. Exemplos: Brasil e Estados Unidos. Parlamentarismo – o governo é exercido pelo

Primeiro Ministro.

Os Poderes Legislativo e Executivo são interdependentes, sendo a chefia de Estado exercida pelo Presidente ou pelo monarca. A chefia de governo é exercida pelo Primeiro Ministro, que não detém mandato por prazo determinado, podendo ser destituído a qualquer tempo, quando não mais contar com o apoio do Parlamento ou pela aprovação de moção de desconfiança. Prevê a possibilidade de dissolução do Parlamento pelo chefe de Estado e a convocação de novas eleições.

Exemplos: Grã Bretanha e Japão.

Quadro 4 - Sistemas de Governo e suas Características Fonte: Elaboração da autora a partir de Dallari (1998, p.84-86).